Filme do Dia: Juventude Transviada (1955), Nicholas Ray



Resultado de imagem para juventude transviada 1955
Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, EUA,1955). Direção: Nicholas Ray. Rot.Original: Irving Shulman &  Stewart Stern, baseado no argumento de Ray. Ernest Haller. Música: Leonard Rosenman. Montagem: William H. Ziegler. Dir. de arte: Malcolm C. Bert. Cenografia: William Wallace. Figurinos: Moss Mabry. Com: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran, Corey Allen, Rochelle Hudson, William Hopper, Dennis Hopper, Edward Platt, Marietta Canty.
          Jim Stark (Dean) é um adolescente problemático que vive com uma família que ainda lhe deixa mais confuso e inconformado, já que não suporta ver a fraqueza do pai (Backus) diante da mãe (Doran), que sempre usa como subterfúgio os problemas do filho para constantemente se mudar de cidade. Morando agora em Los Angeles, Jim se interessa pela vizinha Judy (Wood), que vira na delegacia, quando se encontrava embriagado. Porém Judy, que também estuda na mesma escola que ele, faz parte da gangue comandada por Buzz (Allen), que após uma aula no planetário, provoca Jim e parte para um conflito, armados de navalhas. Buzz leva a pior e convida Jim para uma prova de fogo em um perigoso despenhadeiro. Um garoto mais jovem conhecido como Plato (Mineo), é o único amigo de Jim. Tendo que provar que não é um covarde como o pai, pede sugestões a este para como sair da situação sem perder a honra e, cheio das evasivas paternas, sai e vai se encontrar  com a pequena multidão que veio assistir a prova. A prova  consiste em ir com o carro até o mais próximo possível do despenhadeiro e se jogar apenas no último momento. Judy é quem dá a partida. Jim consegue pular a tempo, mas Buzz não tem a mesma sorte, e morre no desastre. Triste com o ocorrido dá uma carona a Judy e Plato. Esses dois também vivem problemas com a família. A primeira sofre com a rejeição do pai (Hopper), enquanto o segundo vive assistido apenas pela empregada (Canty), já que a mãe, divorciada, constantemente viaja. Quando conta sobre a prova e a tragédia resultante dessa aos pais, Jim afirma que também sente necessidade de falar tudo à polícia, decisão que não é aceita pelos pais. Quando vai até a delegacia, é ignorado pelos policiais e não reencontra  Ray (Platt), que o atendera da outra vez, de modo bastante simpático. Porém cruza com a gangue, agora lidarada  por Goon (Hopper). Eles decidem se vingar de Jim, que se refugia com Judy e Plato em uma mansão abandonada. Lá vive sua primeira noite de amor com Judy, enquanto Plato sente-se feliz como se houvesse encontrado uma família. Logo a gangue os encontra. Plato atira em um dos rapazes e fere um dos policias que chega após, refugiando-se no prédio do observatório. Várias viaturas policiais chegam ao local. Jim entra com Judy para tentar negociar a saída de Plato. Esse decide sair, mas é morto pela polícia ao se assustar com os refletores. Jim, ainda chocado com a morte de Plato, apresenta aos pais Judy e todos voltam para suas casas. O dia já amanhece.
Nesse drama, que é a melhor expressão nas telas da delinquência juvenil americana em voga na década de 50, o cineasta se afasta o quanto pode de um moralismo ligeiro e pouco crítico de filmes como Sementes da Violência (1955), de Brooks, deixando patente que a maior fonte de turbulência dos jovens são suas próprias famílias – e famílias de classe média típicas, por sinal, ao contrário das famílias proletárias de onde provém os jovens problemáticos do filme de Brooks. Ainda que também idealista, o herói aqui não apenas visualiza o conflito como algo externo a si mesmo e sobre o qual ele tem um papel regulador, como em Brooks, já que ele próprio é a expressão mais pura desse conflito em que se chocam valores sociais e pessoais, e cuja expressão máxima será o filme seguinte de Ray, Delírio de Loucura. Mesmo que compartilhe com outras produções da época de algumas fraquezas que se acentuam com o passar dos anos, como a de um psicologismo rasteiro (mesmo que não tão rasteiro quanto o de Hitchcock, por exemplo) como na “justificação” da falta de controle de Jim quando é chamado de covarde, como uma forma de exorcizar a fraqueza paterna. A escolha do trio principal é bem acertada, menos por qualquer extraordinário dote artístico que pelo carisma com que os atores vivem seus personagens, particularmente Dean, que principalmente deve a esse filme o seu status de mito. Mineo também se destaca na personagem do sensível Plato, que se projeta no amigo como seu ídolo e pai, numa ambivalência de contornos homossexuais (incluído na galeria de O Celulóide Secreto, documentário que apresenta uma compilação de personagens homossexuais na história do cinema). Ray trabalha com maestria os ângulos e enquadramentos, com destaque para a seqüência em que Jim observa e é observado pela gangue do alto do observatório, que curiosamente chama-se Griffith. Também parece extrair a rapidez com que tudo acontece – na verdade a narrativa se desenvolve quase que integralmente em um único dia, sendo os três protagonistas apresentados logo de início no mesmo espaço, mesmo sem ainda sem se conhecerem – do mesmo espírito de urgência que leva Jim a considerar dez anos como uma eternidade. Em Cinemascope. National Film Registry em 1990. Warner Bros. 111 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar