Filme do Dia: Appétit d'Oiseau (1964), Peter Foldes
Appétit d’Oiseau (França, 1964).
Direção, Rot. Original e Fotografia: Peter Foldes. Música: Edgardo Cantón &
Geneviève Martin.
Se no plano pictórico o curta é
relativamente bem sucedido, sobretudo em sua metade inicial, fazendo uso de
diversos estratagemas visuais distintos para representar o mesmo objeto, e
vários objetos distintos para fazer o mesmo com o desejo de um homem por uma
mulher, com as cores (em um robusto uso do processo Eastmancolor) e referências
fálicas e ginecéicas, voluntárias ou não, abundantes, no plano de sua
simbologia não parece ser tão bem resolvido assim. Talvez por conta de uma
ausência de postura mais evidente sobre o significado de sua alegoria.
Observamos um homem literalmente caçar uma mulher por boa parte da animação,
mesmo que sob a forma de um leão em boa parte dessa caçada. Quando se aproxima
dessa, agora transformada em pássaro, por diversas vezes tenta esmaga-la, e
essa se tornando sucessivamente rediviva como uma fênix. Se por si só tal
simbologia já não era exatamente evidente, embora posse ser observada como um
desejo de submissão e controle masculino sobre a mulher, a presença de mulheres
em poses sensuais e semi-despidas ou mimetizando posições do pássaro da
animação não possuem seu equivalente masculino (ao menos no campo da
semi-nudez) e o final com o pássaro literalmente tornando em cinzas o leão
poderia sugerir uma independência e tomada de posição radical (talvez demasiado
radical, já que pela aniquilação do parceiro) e em voga com certos círculos
feministas, sobretudo de meio século após. Mas também, e com auxílio do título,
encaminhar-se para uma interpretação bastante distinta, da mulher enquanto ser
devorador do gênero masculino; verdadeira ameaça dentada, embora paradoxalmente
sob forma de pássaro (disfarçando sua potência sob a máscara de fragilidade)
contra um dos animais mais fortemente associados com uma dentição vigorosa.
Para complicar ainda mais, na sua transição de “homem à besta”, a determinado
momento se observa um traço de rosto mais caucasiano ceder a um tipo negro que
se torna uma “involução” rumo ao leão. Por mais que posteriormente esse rosto
masculino ganhe formas, perfis e traços étnicos de imensa variedade. Les Films
Europart/Le Service de la Recherche de l’ORTF. 12 minutos e 40 segundos.
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