Filme do Dia: Appétit d'Oiseau (1964), Peter Foldes




Appétit d’Oiseau (França, 1964). Direção, Rot. Original e Fotografia: Peter Foldes. Música: Edgardo Cantón & Geneviève Martin.
Se no plano pictórico o curta é relativamente bem sucedido, sobretudo em sua metade inicial, fazendo uso de diversos estratagemas visuais distintos para representar o mesmo objeto, e vários objetos distintos para fazer o mesmo com o desejo de um homem por uma mulher, com as cores (em um robusto uso do processo Eastmancolor) e referências fálicas e ginecéicas, voluntárias ou não, abundantes, no plano de sua simbologia não parece ser tão bem resolvido assim. Talvez por conta de uma ausência de postura mais evidente sobre o significado de sua alegoria. Observamos um homem literalmente caçar uma mulher por boa parte da animação, mesmo que sob a forma de um leão em boa parte dessa caçada. Quando se aproxima dessa, agora transformada em pássaro, por diversas vezes tenta esmaga-la, e essa se tornando sucessivamente rediviva como uma fênix. Se por si só tal simbologia já não era exatamente evidente, embora posse ser observada como um desejo de submissão e controle masculino sobre a mulher, a presença de mulheres em poses sensuais e semi-despidas ou mimetizando posições do pássaro da animação não possuem seu equivalente masculino (ao menos no campo da semi-nudez) e o final com o pássaro literalmente tornando em cinzas o leão poderia sugerir uma independência e tomada de posição radical (talvez demasiado radical, já que pela aniquilação do parceiro) e em voga com certos círculos feministas, sobretudo de meio século após. Mas também, e com auxílio do título, encaminhar-se para uma interpretação bastante distinta, da mulher enquanto ser devorador do gênero masculino; verdadeira ameaça dentada, embora paradoxalmente sob forma de pássaro (disfarçando sua potência sob a máscara de fragilidade) contra um dos animais mais fortemente associados com uma dentição vigorosa. Para complicar ainda mais, na sua transição de “homem à besta”, a determinado momento se observa um traço de rosto mais caucasiano ceder a um tipo negro que se torna uma “involução” rumo ao leão. Por mais que posteriormente esse rosto masculino ganhe formas, perfis e traços étnicos de imensa variedade. Les Films Europart/Le Service de la Recherche de l’ORTF. 12 minutos e 40 segundos.

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