Filme do Dia: Medo e Desejo (1953), Stanley Kubrick


plano critico stanley kubrick medo e desejo plano critico

Medo e Desejo (Fear and Desire, EUA, 1953). Direção, Fotografia e Montagem: Stanley Kubrick. Rot. Original: Howard Sackler. Música: Gerald Fried. Dir. de arte: Herbert Lebowitz. Com: Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazurksy, Stephen Coit, Virginia Leith, David Allen.
Quarto soldados acuados diante das tropas inimigas, lidam com a situação limítrofe de formas diferenciadas, que vão da completa histeria a uma certa resignação cínica. O grupo consegue avançar sobre a base inimiga e assassinar seu principal líder, dois deles conseguindo fugir de avião.
É mais que provável que esse fosse um filme que Kubrick se envergonharia de ter dirigido. Trata-se do primeiro de seus 13 longas e o seu início, inundado pela magistral e vaporosa fotografia em p&b, assim como por uma decupagem excêntrica e pouco convencional, parecendo ser a consecução de um gênio idiossincrático à altura de outros filmes marcantes do período, por sua originalidade e diferença em relação à produção massiva dos grandes estúdios, como é o caso igualmente de On the Bowery. O resultado, no entanto, demonstra que virtuosidades técnico-estilísticas jamais levarão além do oco formalismo se não forem acompanhadas de algo minimamente substancial. E aqui não o são. Numa mescla entre pretensões de um humor metido a inteligente e algumas soluções dramáticas e/ou visuais dignas do mais banal produto televisivo, o filme capenga sobretudo em sua recusa de ter um chão efetivamente histórico. Enquanto alegoria do que seria “a guerra”, em geral, soa vago e toscamente imaturo, algo ainda mais referendado pelo seu pífio elenco e por cenas de ação constrangedoras. Não se acredita, por um minuto sequer, na situação proposta. E nem tampouco tal senso de não verossimilitude de longe propõe um aceno efetivo para o universo do absurdo – como Kubrick faria, a partir de um contexto específico, muito melhor demarcado por sinal, em Dr. Fantástico. A determinado momento deixado ao lado da bela senhorita que é capturada pelo grupo, após descobri-los escondidos em meio a moitas, um jovem soldado tenta entabular algo como um contato que transcenda às diferenças culturais e linguísticas, situação passível de evocar uma semelhante ao primeiro episódio de Paisà. Porém a comparação com o filme de Rossellini se torna demasiado perversa, por conta da imaturidade e falta de solo histórico específico que consiga emplacar alguma aproximação com a situação apresentada. Aqui, pelo contrário, o resultante é um exercício de estilo inócuo e demasiado pomposo em suas pretensões alegóricas. Algo que se torna gradativamente pior, com o avanço das situações típicas do “teatro do absurdo” que pretende povoa-lo, do início ao final. A forma como o exército inimigo – de uniforme semelhante ao nazista-  é retratada é ainda, se possível, menos crível. Kubrick para Joseph Burstyn. 62 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar