Filme do Dia: Just Rambling Along (1918), Hal Roach




Just Rambling Along (EUA, 1918). Direção: Hal Roach. Fotografia: Robert Doran. Montagem: Thomas J. Criser. Com: Stan Laurel, Clarine Seymour, Noah Young, James Parrot, Bud Jamison.
Rapaz (Laurel), tenta de todas as formas ficar próximo da garota (Seymour) que atraiu um grupo de homens a um restaurante, não se escusando em roubar a moeda de um garoto para poder pagar a refeição e lá provar todos os tipos de comida, alegando que não gosta. Quando a farsa é desmascarada ele não apenas não consegue ficar com a garota, como ainda tem que enfrentar de um lado os trabalhadores do restaurante e de outro o policial e o garoto roubado.
No ano seguinte a sua estréia no cinema, Laurel estréia esse curta, ainda longe da associação que faria com Oliver Hardy, que ficaria conhecida no Brasil como O Gordo e O Magro, em 1925. Roach, produtor de cerca de 1.200 filmes, também dirigiu longas estrelados por Harold Lloyd, assim como os posteriores filmes da dupla O Gordo e O Magro. Este filme é uma típica produção mediana. Talvez toda a situação dele seja inspirada pela cena de restaurante vivida por Chaplin em O Imigrante, lançado apenas 4 meses antes desse filme. De todo modo, está longe de conseguir o mesmo resultado que aquele. Enquanto Chaplin já se aventura em ironias bem mais ambiciosas, como a que empreende em relação aos Estados Unidos enquanto terra da liberdade, atrelando essa liberdade ao dinheiro e consumo, não ficando tampouco restrito a uma única situação, dado o devido desconto de aqui se contar com menos de metade do tempo do filme de Chaplin. Rolin Films para Pathé Exchange. 9 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar