Filme do Dia: Cidade Baixa (2005), Sérgio Machado


Resultado de imagem para cidade baixa sérgio machado

Cidade Baixa (Brasil, 2005). Direção: Sérgio Machado. Rot. Original: Sérgio Machado & Karim Ainouz. Fotografia: Toca Seabra. Música: Carlinhos Brown & Beto Villares. Montagem: Isabella Monteiro. Dir. de arte: Marcos Pedroso. Com: Wagner Moura, Alice Braga, Lázaro Ramos, José Dumont, Harildo Deda, João Miguel, Débora Santiago, Maria Menezes.
Amigos fraternais desde a infância quando praticavam pequenos furtos na zona portuária de prostituição em Salvador, Deco (Ramos) e Naldinho (Moura) vêem a mesma ameaçada com o surgimento da prostituta Karinna (Braga), por quem ambos se apaixonam.
Instigante representação sobre o lumpém-proletariado, atualizando o naturalismo com que produções do início da década de 1960 já o haviam retratado igualmente em Salvador como em A Grande Feira (1961), em sua pujante direção de atores e representação da atmosfera em que os personagens trafegam. Porém aqui distante de uma tentativa de crítica social e mais próximo de um adensamento psicológico dos personagens retratados, que procuram ser construídos evitando o caricato ou a tipificação (adensamento que certamente muito se deve a co-roteirização de Ainouz e Machado, que haviam demonstrado um processo parecido e ainda mais bem sucedido numa realidade semelhantemente marginal em seu Madame Satã). O resultado final é uma tentativa relativamente bem sucedida de democratização de um certa uma certa construção dramática eminentemente burguesa – o triângulo amoroso, densidade psicológica, a leitura  sério-dramática – para um ambiente bem menos favorecido, algo poucas vezes bem trabalhado pelo cinema brasileiro, afastando-se por essa perspectiva de uma visão dramatúrgica somente crua e que se posiciona acima de seus personagens, como em Amarelo Manga. Seu naturalismo se beneficia do corte rápido e de um trabalho de câmera nervoso certamente influenciados em algum nível por Cidade de Deus. E soa ao mesmo tempo mais convencional e menos pretensioso que o de seu contemporâneo Cinema, Aspirinas e Urubus. VideoFilmes/Videofilmes Prod. Artísticas. 93 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar