Filme do Dia: Delírio de Amor (1971), Ken Russell





Delírio de Amor (The Music Lovers, Reino Unido, 1971). Direção: Ken Russell. Rot. Adaptado: Melvyn Bragg, a partir do livro Beloved Friends de Catherine Drinker Bowen & Barbara von Meck. Fotografia: Douglas Slocombe. Música: André Previn. Montagem: Michael Bradshell. Dir. de arte: Natasha Kroll & Michael Knight. Figurinos: Shirley Russell. Com: Richard Chamberlain, Glenda Jackson, Max Adrian, Christopher Gabble, Kenneth Colley, Izabella Telezinska, Maureen Pryor, Sabina Maydelle.
Piotr Tchaikovsky (Chamberlain) é considerado um compositor brilhante no círculo cultural da São Petersburgo, porém sua vida (homo)ssexual desregrada prejudica sua fama, sendo suas composições consideradas demasiado afeminadas por seu mentor, Nicholas Rubinstein (Adrian). Então casado com Sasha (Maydelle), ele a abandonará pela insaciável Nina Milyukova (Jackson). Atormentado pelos fantasmas da mãe e do amigo homossexual Anton (Colley), que pretende evitar a todo custo para manter as aparências de respeitabilidade, sucumbe a um colapso nervoso. Sua mulher, que passa a viver como prostituta de luxo, sob a alcova da própria mãe (Pryor), é confinada num asilo de loucos.
Era bem provável que Russell já ansiasse com o dia que pudesse se libertar dos cânones comportados da biografia de gênios musicais desde seu bem mais convencional documentário Elgar (1962). E é pena que conseguindo ultrapassar as limitações impostas para aquele (tratava-se de um episódio para uma série de televisão),  tenha demonstrado que operava bem melhor dentro de um modelo mais convencional de realização. Aqui, ainda bem mais que em Mulheres Apaixonadas (1969), procura tirar partido de uma “leitura pop” do romantismo exacerbado e delirante com o qual constrói a personalidade atormentada do compositor. Pode-se até afirmar que seria uma opção estética de um equivalente cinematográfico da própria eloquência musical de seu biografado, do mesmo modo que Crônica de Anna Magdalena Bach (1965) representaria o seu oposto, em termos de uma composição cinematográfica fria e impessoal como a música de Bach. Porém, a comparação soa leviana quando se tem como resultado o filme de Russell, marcado por um histerismo vazio que parece transformar Tchaikovski num astro de rock bissexual contemporâneo, histerismo esse que alcança seu zênite na evocação visual da Sinfonia Patética do compositor. Fragmentado e mesclando passado e presente, imaginação e fantasia alucinada o filme se aproxima menos de um cinema que soube lidar de forma densa ou pelo menos virtuosa com tal opção (como em Bergman, Tarkovski ou, para ficar num exemplo mais próximo do realizador, Nicolas Roeg) do que da inconsequência e sensacionalismo visual que seria maximizado em suas obras posteriores, antecipadoras da linguagem do videoclipe. Talvez se torne um exercício insólito sua comparação com a versão soviética da vida do compositor, pomposa e oficialesca, realizada dois anos antes. Russ-Arts para United Artists. 123 minutos.

Comentários

  1. adorei sua resenha! vou postar em minha lista de filmes "baseado em História Real" - http://www.alecrimfilms.com.br/arquivos/plug1/plug-1-filmes-baseado-em-historia-real-e-documentarios

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado...vou conferir em seu blog!! Volte sempre...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar