CONTRA O GOLPE CIVIL-MIDIÁTICO-JUDICIÁRIO EM CURSO E PELO RETORNO DA DEMOCRACIA

#ELENÃO

sábado, 12 de maio de 2018

Filme do Dia: Film (1965), Alan Schneider


Resultado de imagem

Film (EUA, 1965). Direção: Alan Schneider. Fotografia: Boris Kaufman. Rot. Original: Samuel Beckett. Montagem: Sydney Meyers. Dir. de arte: Burr Smidt. Com: Buster Keaton, Nell Harrison, James Karen.
Um homem (Keaton) atravessa um terreno onde se encontra um casal e sobe para seu apartamento onde após perceber que não se encontra observado por ninguém, inclusive animais e fotografias, morre.
Essa original e rara incursão de Beckett no campo do cinema, sonora mas sem diálogos ou trilha musical, reúne não só alguns dos maiores talentos do cinema americano por trás das câmeras como Kaufman e Meyers – esse último associado ao cinema independente americano – como também o genial Keaton diante delas. Já inicia com um estranho superclose de um olho se abrindo e finaliza com o mesmo olho se fechando – apenas um ano  antes da morte do próprio Keaton (1895-1966). O homem busca uma absoluta privacidade no momento de sua morte e na sua paranoia persecutória se livra tanto do cachorro e do gato quanto de desenhos e fotografias, e até mesmo da iluminação que escoa pela janela ou seja, enfim tudo que lembre a possibilidade de olhar. Evergreen. 26 minutos.