Filme do Dia: Christus (1916), Giulio Antamoro

Resultado de imagem para christus 1916 poster giulio antamoro

Christus (Itália, 1916). Direção: Giulio Antamoro. Rot. Original: Giulio Antamoro,  Ignazio Lupi & Maurice V. Samuel. Fotografia: Renato Cartoni. Cenografia: Giulio Lambardozzi. Com: Alberto Pasquali, Amleto Novelli, Leda Gys, Augusto Mastrapietri, Amalia Cataneo, Maria Caserini, Augusto Poggioli, Renato Visca.
Marco Antônio promulga edito que bane todos os cristãos de Roma. José e Maria fogem. Numa morada improvisada recebem a benção de terem como filho Jesus, que é visitado pelos Reis Magos. Jesus (Visca), desde pequeno, demonstra uma capacidade de liderança extraordinária. Já adulto (Pasquali), exibe  suas capacidades seja como homem piedoso, acolhendo a difamada Maria Madalena ou mesmo miraculosas, ressuscitando Lázaro, curando uma princesa egípcia ou caminhando sobre as águas. Sua popularidade passa a incomodar as autoridades romanas. Ele participa da última ceia com os apóstolos, antes de na manhã seguinte ser aprisionado. Levado a corte de Pôncio Pilatos, é condenado em oposição a Barrabás. Vivencia então o flagelo, a crucifixação e a morte, sendo acompanhado por sua sofrida mãe (Gys). Vem a ressuscitar do mundo dos mortos, subindo aos céus pouco tempo após.
Uma das primeiras Paixões de Cristo no formato longa-metragem, o filme de Antamoro torna-se bem menos sucedido do que a versão norte-americana de alguns anos antes, Da Manjedoura à Cruz, de Sidney Olcott. De início, o filme parece trair sua filiação menos ao gênero das Paixões do que aos épicos italianos grandiloquentes, de cenografias estilizadas e fazendo uso de sobreimpressões ao estilo de Nerone (1909). Depois, passa a fazer uso crescente de locações, sobretudo no Egito, período que ganha uma pouco comum referência bastante extensa na biografia de Jesus, provavelmente para destacar o uso das locações reais diante de monumentos egípcios como as pirâmides ou a esfinge de Gizé, algo que a produção de Olcott já acenara. Porém seja o modo que encavala os feitos dramáticos mais relevantes de seu biografado, de forma pouco orgânica, seja ainda a constante necessidade de referendar sua óbvia inspiração em quadros célebres de Da Vinci ou Michelangelo, como a  Santa Ceia ou a Pietá, soa demasiado redundante em comparação com a proposta mais realista, despojada e, inclusive, menos afetada em termos de interpretação, de Olcott. Aqui, pelo contrário, há um excessivo derramamento e languidez na figura de Jesus que chega várias vezes ao patético. Do mesmo modo sua contraposição brusca entre cenários extremamente estilizados e locações soa menos próxima do filme de Olcott, que de experiências anteriores como Vida e Paixão de Jesus Cristo (1905), de Zecca. Vencer (2009), de Bellochio, faz um uso surpreendentemente interessante de suas imagens. Società Italiana Cines.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar