Postagens

Filme do Dia: ABC África (2001), Abbas Kiarostami

Imagem
A BC Africa ( ABC Africa , Irã, 2001). Direção: Abbas Kiarostami. Fotografia: Seyfolah Samadian. Montagem: Abbas Kiarostami.   Kiarostami documenta sua visita à Uganda e particularmente lhe interessa registrar aspectos do projeto organizado pelo Uweso para auto-financiar grupos de mães que criam órfãos da AIDS – quase 2 milhões de contaminados no país. O resultado é irregular: ao mesmo tempo que apresenta algumas sequências interessantes, como as de um número musical coletivo ou a seqüência final, com poéticas imagens das nuvens, sob o ponto de vista do avião   que leva uma criança africana adotada por um casal de europeus também demonstra, em linhas gerais, um abuso de imagens aleatórias e uma lacuna sobre o contexto político e econômico nacional que propiciou o surgimento de tal calamidade. Em outra seqüência o cineasta quer imprimir no ritmo fílmico a impaciência das noites completamente escuras que vivencia no hotel onde ficou alojado, na qual apenas houve-se diálogo e ruí

The Film Handbook#164: Budd Boetticher

Imagem
Budd Boetticher Nascimento: 29/07/1916, Chicago, Illinois, EUA Morte : 29/11/2001, Ramona, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1942-1985 Apesar dos filmes de Oscar Boetticher Jr. (conhecido familiarmente como Budd) nunca tenham ido além do nível das produções B, junto ao ator Randolph Scott, do produtor Harry Joe Brown e do roteirista Burt Kennedy, realizou alguns dos mais criativos e perfeitamente realizados westerns jamais filmados. Renunciando a uma carreira no futebol, o jovem Boetticher foi ao México para se tornar um toureador profissional, antes servindo como consultor em Sangue e Areia / Blood and Sand , de Mamoulian . Ele então progrediu de assistente a diretor de thrillers e westerns de baixo orçamento, ainda que com exceção de dois - Paixão de Toureiro / Bullfighter and the Lady  e O Magnífico Matador / The Magnificent Matador  - a maior parte de seus primeiros filmes tenha sido meramente rotineira. Somente em meados dos anos 50 foi que seu talento para o for

Filme do Dia: O Escorpião de Jade (2001), Woody Allen

Imagem
O  Escorpião de Jade ( The Course of the Jade Scorpion , EUA/Alemanha, 2001). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Zhao Fei. Montagem: Alisa Lepselter. Dir. de arte: Santo Loquasto & Tom Warren. Cenografia: Jessica Lanier. Figurinos: Susanne McCabe. Com: Woody Allen, Helen Hunt, Charlize Theron, Dan Aykroyd, Elizabeth Berkley, John Schuck, John Tormey, Kaili Vernoff, Wallace Shawn, David Ogden Stiers.            Nova York, anos 40. C.W. Briggs (Allen), que possui o respeito de seus pares na companhia de seguros, onde sempre consegue resolver os casos misteriosos de roubo, passa a se sentir ameaçado com a chegada da dinâmica loura Betty Ann Fitzgerald (Hunt). Betty Ann, amante do dono da companhia, Chris Magruder (Akroyd), acredita que Briggs e sua intuição é coisa do passado e faz necessário que a firma modernize-se. Em um espetáculo de mágica, Briggs e Betty Ann tornam-se vítimas do inescrupuloso Voltan (Stiers), que consegue mantê-los sob   transe a partir

Filme do Dia: Os Irmãos da Família Toda (1941), Yasujirô Ozu

Imagem
O s Irmãos da Família Toda ( Todake no kyodai ,  Japão,  1941). Direção: Yasujiro Ozu. Rot. Original: Yasujiro Ozo & Tadao Ikeda. Fotografia: Yuuharu Atsuta. Música: Senji Itô. Com: Mieko Takamine, Shin Saburi, Hideo Fujino, Ayako Katsuragi, Mitsuko Yoshikawa, Masao Hayama, Tatsuo Saito, Kuniko Miyake, Michiko Kuwano, Choko Iida. Após uma reunião familiar que resulta pouco depois na morte do seu patriarca (Fujino), a próspera família Toda se vê envolvida em uma relativa dificuldade financeira. Enquanto o filho mais jovem e considerado a “ovelha negra” da família, Shojiro (Saburi), decide ir trabalhar na China, a mulher mais jovem, Setsuko (Takamine) decide ir morar com a mãe (Katsuragi), na casa do irmão mais velho, Shinichiro (Saito), por conta da mansão ter sido vendida como pagamento das dívidas deixadas pelo falecido. Em pouco tempo, tensões surgem, e Setsuko e mãe vão morar somente com a fiel criada (Iida) em uma humilde residência. Quando o filho retorna da China para

Filme do Dia: O Trabalho de uma Escrava (1973), Alexander Klüge

Imagem
O  Trabalho de uma Escrava ( Gelengheitsarbeit einer Sklavin , Alemanha, 1973). Direção: Alexander Klüge. Fotografia: Thomas Mauch. Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus. Com: Alexandra Klüge, Bion Steinborn, Ursula Birichs, Traugott Buhre, Sylvia Gartmann, Alfred Edel. Roswhita Bronski (Klüge) sustenta sua família, incluindo o marido estudante e pesquisador de química Franz (Steinborn), com os abortos que faz em uma clínica clandestina. A tensão entre servir o marido e ser enganada na profissão pelo Dr. Genee (Buhre), faz com que a relação do casal se torne a cada dia mais tensa. Incriminada sem culpa por Genee e outra médica que realizara um aborto que perfurou o útero da paciente, Roswhita pede que o marido assuma a culpa por ela, sendo ele preso. Ameaçando a médica, Roswhita consegue fazer com que ela retire a denúncia. Solto, Franz decide trabalhar, para que Roswhita não mais tenha que fazer abortos. Roswhita passa a se interessar por política e questões sociais, e provoca um

Filme do Dia: Coração Vagabundo (2008), Fernando Grostein Andrade

Imagem
C oração Vagabundo (Brasil, 2008). Direção e Fotografia: Fernando Grostein Andrade. Rot. Original: Giuliano Cedroni.  Música: Guilherme Wisnik. Montagem: Fernando Grostein Andrade, Manga Campion & Ana Claudia Streva. Documentário que registra os bastidores de uma turnê empreendida por Caetano Veloso em São Paulo, Nova York e Osaka. Talvez o momento que melhor o defina seja logo ao início, a imagem de Caetano nu no banheiro, entrevisto de relance. O próprio filme realizará, de certo modo, essa proximidade que jamais se efetiva de todo já que, como o próprio Caetano fala, no que talvez seja seu momento mais interessante, o que é da ordem da angústia pessoal não se fala, no máximo se tenta expressar, no seu caso, através de uma canção que pensou em fazer quando estava aterrizando só e vulnerável em Los Angeles. Noutro momento interessante, Caetano fala   do quanto é o oposto da figura do mito emblemático e obscuro, ao estilo Bob Dylan, o que acaba decepcionando muito as pessoa

Filme do Dia: Armadilha do Destino (1966), Roman Polanski

Imagem
A rmadilha do Destino ( Cul-de-Sac , Reino Unido, 1966). Direção: Roman Polanski. Rot. Original: Roman Polanski & Gerard Brach. Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Krystof Komeda. Montagem: Alastair McIntyre. Dir. de arte: George Lack. Com: Donald Pleasence, Françoise Dorléac, Lionel Stander, Jack MacGowran, Iain Quarrier, Robert Downing, Marie Kean, William Franklyn, Jacqueline Bisset, Trevor Delaney.             Em Northumberland, Inglaterra, num castelo do século XI, o pouco ortodoxo casal George (Pleasence), escritor e pintor nas horas vagas, e Teresa (Dorléac) vivem praticamente isolados do resto do mundo até a chegada dos foragidos Richard (Stander) e Albie (MacGowran), que se encontra gravemente ferido. Albie morre e é enterrado pelos três. À mercê de Richard, o casal fica aprisionado em sua própria casa. Uma chance de salvação parece acontecer com a chegada inesperada de visitas, porém, após uma série de confusões, elas acabam sendo escorraçadas do castelo pelo próp

Filme do Dia: Coração Iluminado (1998), Hector Babenco

Imagem
C oração Iluminado ( Corazón Iluminado ,    Brasil/Argentina/França/EUA, 1998). Direção:  Hector Babenco. Rot.Original: Hector Babenco & Ricardo Piglia. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Mauro Alice. Com: Walter Quiroz, Maria Luisa Mendonça,  Norma Aleandro,  Villanueva Cosse, Xuxa Lopes,  Oscar Ferrigno,  Miguel Ángel Sola.           Argentina, final dos anos 50. Garoto sensível, Juan (Queiroz), torna-se vítima dos seus colegas de escola que lhe perseguem e tiram sua roupa na frente de todos os estudantes, acusando-lhe de judeu. Afasta-se da escola e se aproxima de um grupo de esotéricos que possuem um plano excêntrico de tentar criar uma câmera que fotografe a aura das pessoas. Certo dia, Ana (Mendonça), leva para o grupo seu namorado advogado, que resolve bancar a experiência. Curiosamente apenas o rosto de Ana foi ofuscado por um flash de luz. Juan passa a se envolver com Ana, que lhe revela seu passado de internações psiquiátricas. De

Filme do Dia: Uma Nova Amiga (2014), François Ozon

Imagem
U ma Nova Amiga ( Une Nouvelle Amie , França, 2014). Direção: François Ozon. Rot. Adaptado: François Ozon, a partir do romance de Ruth Rendell. Fotografia: Pascal Marti.   Música: Philippe Rombi. Montagem: Laura Gardette. Dir. de arte: Michel Barthélémy & Pascal Leguellec. Cenografia: Nathalie Roubaud. Com: Romain Duris, Anaïs Demoustier, Raphaël Personnaz, Isild Le Besco, Aurore Clément, Jean-Claude Bolle-Reddat, Bruno Pérard, Claudine Chatel. Claire (Durís), deprimida com a morte da amiga de uma vida, Laura (Le Besco), hesita se aproximar do viúvo da amiga David (Duris) para não encontrar o bebê do casal, que lhe faz lembrar a amiga morta. Não resiste e certo dia faz uma visita a residência de David, flagrando-o travestido com a criança.   David afirma a uma surpreendida Claire, que Laura sempre soubera de seu desejo de se travestir, mas que nunca sentira necessidade quando vivera com ela.   Claire se aproxima de David, passando a chama-lo de Virginia. A proximidade de am

Filme do Dia: O Céu Que Nos Protege (1990), Bernardo Bertolucci

Imagem
O   Céu Que Nos Protege ( The Sheltering Sky , Reino Unido/Itália,1990). Direção: Bernardo Bertolucci. Rot. adaptado: Bernardo Bertolucci & Mark Peploe, baseado no romance homônimo de  Paul Bowles. Fotografia: Vittorio Storaro. Música: Richard Horowitz &  Ryuichi Sakamoto. Montagem: Gabriella Cristiani. Dir. de arte: Gianni Silvestri. Figurinos: James Acheson. Com: Debra Winger, John Malkovich, Campbell Scott, Jill Bennett, Timothy Spall, Eric Vu-Na, Philippe Morier-Genoud, Afifi Mohamed, Carolyn De Fonseca.         O Casal Kit (Winger) e Port (Malkovich) Moresby resolvem passar uma temporada na África saariana, levando a tiracolo o amigo Tunner (Scott). Provenientes de uma elite americana culturalmente sofisticada e um tanto quanto vazia – ele escritor bissexto, ela tendo escrito uma peça há muitos anos - já do início afirmam que são viajantes e não turistas, delimitando o abismo que distancia entre aquele que apenas pretende passar alguns dias no país e ter uma noção

The Film Handbook#163: Ken Russell

Imagem
Ken Russell Nascimento: 03/07/1927, Southamtpon, Hampshire, Inglaterra Morte: 27/11/2011, Lymington, Hampshire, Inglaterra Carreira (como diretor): 1956-2009 A subjetividade extravagante e aversão ao realismo que marcou Henry Kenneth Alfred Russell como o mais bem sucedido realizador britânico do final dos anos 60 e idos de 70 rapidamente degenerou em excesso sensacionalista e tola fantasia alucinatória. O que uma vez fora antídoto valoroso para as noções constipadas de bom gosto agora parecia um desejo auto-consciente e vão de chocar e provocar. Anteriormente dançarino, ator e fotógrafo, Russell irrompeu na televisão após realizar uma série de curtas amadores. Sua obra para a telinha impressionava por sua surpreendentemente visual e vibrante abordagem da vida de grandes artistas: dessa forma, seus "documentários" sobre Elgar, Debussy, Delius ( Song of Summer ) e Isadora Duncan se situam entre suas melhores façanhas, sendo menos biografias convencionais que tentativa

Filme do Dia: Transamérica (2005), Duncan Tucker

Imagem
T ransamérica ( Transamerica , EUA, 2005). Direção e Rot. Original: Duncan Tucker. Fotografia: Stephen Kazmierski. Música: Lucinda Williams. Montagem: Pam Wise. Dir. de arte: Mark White. Cenografia: Lisa Scoppa. Figurinos: Danny Glicker. Com : Felicity Huffman, Kevin Zegers, Fionnula Flanagan, Elizabeth Peña, Grahan Greene, Burt Young, Carry Preston, Venida Evans. Bree Osborne (Huffman) é um transexual que deseja fazer uma operação para mudança de sexo, mas que se vê atrapalhada no último momento pela notícia de um filho seu,    Toby (Zegers),  em um reformatório de Nova York,, onde o jovem se drogava e prostituía. Bree consegue convencer Toby a viajar com ela até o local em que morou com o pai adotivo, porém ocorre uma cena inesperada de violência, pois o padrasto havia violentado Toby. Bree decide então apresentar a si própria e ao filho para sua conservadora e bem estabelecida família. Toby tenta seduzir Bree e afirma que gostaria de viver com ela, e ela conta a verdade. Desno

Filme do Dia: As 7 Máscaras da Morte (1973), Douglas Hickox

Imagem
A s 7 Máscaras da Morte ( The Theatre of Blood , Reino Unido, 1973). Direção: Douglas Hickox. Rot. Original: Anthony Greville-Bell, a partir do argumento de Stanley Mann & John Kohn. Fotografia: Wolfgang Suschitzky. Música: Michael J. Lewis. Montagem: Malcolm Cooke. Dir. de arte: Michael Seymour. Cenografia: Ann Mollo. Figurinos: Michael Baldwin. Com: Vincent Price, Diana Rigg, Ian Hendry, Harry Andrews, Milo O’Shea, Dennis Price, Robert Morley, Michael Hordern, Jack Hawkins , Arthur Lowe, Diana Dors. Edward Lionheart após um suposto suicídio diante do círculo de críticos que desprezara sua arte e de sua filha, Edwina (Rigg), planeja a morte de todos eles, com requintes de crueldade. Mesmo com a polícia em seu encalço, na figura do Inspetor Boot (O’Shea) ele consegue realizar todos os crimes, menos o de Devlin (Hendry), a quem tivera chance de matar anteriormente, mas apenas ferira. Quando não mata diretamente, provoca a situação para que a vítima assassine a sua companheir

Filme do Dia: La Mosca y Sus Peligros (1920), Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche

Imagem
L a Mosca y Sus Peligros (Argentina, 1920). Direção: Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche. Esse curta da dupla de realizadores que também já era familiarizada com o longa ficcional ( Nobleza Gaucha , com Humberto Cairo, Hasta Después de Morta ) provavelmente pode ter surgido como uma encomenda e se filia aquelas produções de divulgação na linha da higienização que a ciência positiva colocara agressivamente em foco. Assim, aqui observamos inicialmente um médico e sua assistente no laboratório observando detalhes da anatomia de uma mosca em um microscópio e depois passamos ao processo de captura das mesmas com vidros especiais para os propósitos científicos. Posteriormente o filme se esmera em demonstrar o quanto tudo que é tocado pelas patas das moscas se transforma em colônias de bactérias e o faz através de um experimento laboratorial, com a câmera fazendo às vezes de olhar do cientista a partir do momento que o vemos de olho colado no microscópio.   Nas cartelas exp

Filme do Dia: As Aventuras de Pi (2012), Ang Lee

Imagem
A s Aventuras de Pi ( Life of Pi , EUA/Taiwan/Reino Unido/Canadá, 2012). Direção: Ang Lee. Rot. Adaptado: David Magee, baseado no romance de Yann Martel. Fotografia: Claudio Miranda. Música: Mychael Danna. Montagem: Tim Squyres. Dir. de arte: David Gropman, Al Hobbs, Ravi Srivastava, James F. Truesdale & Dan Webster. Cenografia: Terry Lewis & Anna Pinnock. Figurinos: Arjun Bhasin. Com: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Gautam Belur, Adi Hussain, Tabu, Rafe Spall, Vibish Sivakamur. Pi Patel (Sharma) é um adolescente que vai triste e com o coração partido da Índia para o Canadá, abandonando sua amada, pois não há mais condições de se manter os animais no zoológico que era propriedade familiar, levando consigo os animais no barco. Uma tempestade os acomete no ponto mais profundo do oceano e Pi permanece sozinho no bote com um tigre, uma zebra, um orangotango e uma hiena. Com a morte de todos eles, fica somente Pi e o tigre, que ele chama de Richard Parker . Após mui

Filme do Dia: Caterpillar (2010), Kôji Wakamatsu

Imagem
C aterpillar ( Kyatapirâ , Japão, 2010). Direção: Kôji Wakamatsu. Rot. Original: Hisako Kurosawa & Masao Adachi.  Fotografia: Yoshihisa Toda & Tomohiko Tsuji. Música: Sally Kubota & Yumi Okada. Montagem: Shûichi Kakesu. Dir. de arte: Hiromi Nozawa. Figurinos: Makie Miyamoto. Com: Shinobu Terajima, Keigo Kasuya, Emi Masuda, Sabu Kawahara, Maki Ishikawa, Gô Jibiki, Arata, Katsuyuki Shinohara. Japão, 1940. Shigeko Kurokawa (Terajima) retorna à casa surdo, praticamente sem condições de falar e sem os membros superiores e inferiores, resultado de sua participação na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que lhe legou o título de “deus da guerra”. Sua esposa, Tadashi (Kasuya), desesperada com o que vê, corre revoltada. Aos poucos, também auxiliada pelas oferendas trazidas pela população, Tadashi tenta seguir com a vida, desdobrando-se entre as plantações de arroz e os árduos esforços para cuidar do marido. Certas vezes o leva consigo para o trabalho ou para algum passeio. As difi

Filme do Dia: Footnote to Fact (1933), Lewis Jacobs

Imagem
F ootnote to Fact (EUA, 1933). Direção: Lewis Jacob. Era para fazer parte de uma tetralogia sobre a depressão americana e acebou sendo o único. Jacobs utiliza uma montagem hiper-acelerada. Enquanto uma mulher se balança numa cadeira, numa ação que mais parece de um exercício repetido, o mundo também se movimenta lá fora.   Há evidentes alusões a Eisenstein , sobretudo no momento em que contrapõe porcos abatidos e homens em situação semelhante, esparramados no chão. Jacobs parece ironizar com a classe média. A jovem a certo momento parece acordar de seu estado de torpor, porém as imagens mais distintas entrevistas (crianças brincando na rua, desempregados, manifestações fascistas e anti-fascistas) a motivam não para uma tomada de consciência, como seria de se esperar no seu modelo soviético (nesse caso, por se tratar da protagonista do filme), mas para o suicídio com gás. Seu panfletarismo um tanto esquemático   – a sequência muito acelerada de montagem ocorre próximo ao final,

Filme do Dia: Katchem Kate (1912), Mack Sennett

Imagem
K atchem Kate (EUA, 1912). Direção: Mack Sennett. Rot. Original: Dell Henderson. Fotografia: Percy Higginson. Com: Mabel Normand, Fred Mace, Jack Pickford, Vivian Prescott, Anthony O’Sullivan, Sylvia Ashton, Charles Avery, Frank Opperman. Katchem Kate (Normand), entediada da vida, decide se tornar uma detetive e vai até uma agência. Travestida de homem ela consegue se infiltrar em um grupo anarquista que pretende lançar uma bomba contra um rico empresário. Fazendo uso de valores de produção equivalentes aos utilizados por Griffith , que trabalhava no mesmo estúdio e com alguns de seus colaboradores, como é o caso do roteirista Henderson, Sennett não consegue se sair tão bem no território da comédia nesse filme de único rolo, cuja trama torna-se confusa, demasiado rocambolesca para tão pouco tempo de metragem (algo que tampouco Griffith esteve completamente isento). De toda forma, cumpre acentuar a ousadia, inclusive no uso de apenas 5 cartelas, algo habitual nas produções de

Filme do Dia: Tartufo (1925), F.W. Murnau

Imagem
T artufo ( Herr Tartüff,  Alemanha, 1925). Direção: F.W. Murnau. Rot. Adaptado: Carl Mayer, baseado em peça de Molière. Música: Guiseppe Becce. Fotografia: Karl Freund. Dir. de arte e Figurinos: Karl Herlth & Walter Röhrig. Com: Werner Krauss, Emil Jannings, Lil Dagover, André Mattoni, Rosa Valenti, Hermann Picha, Lucie Höflich, Camilla Horn. Criada (Valenti) envenena aos poucos seu velho patrão (Picha) solitário, fingindo ser sua melhor amiga para se apossar de seus bens. Quando o neto (Mattoni) do patrão vai visitá-lo é expulso de casa. Ele logo percebe a influência da criada e retorna, disfarçado de projecionista ambulante, convencendo a criada a exibir um filme na residência de seu avô. O filme narra a história de um rico homem, Orgon (Krauss), que é vítima da hipocrisia travestida de moralidade por Tartufo (Jennings), seu novo guru, para desespero de sua mulher, Elmire (Dagover), que procura afastar a influência de Tartufo sobre o marido a todo custo. Após simular uma

Filme do Dia: Despedida de Ontem (1966), Alexander Klüge

Imagem
D espedida de Ontem – Anita G. ( Abschied von Gestern – Anita G. , Al. Ocidental, 1966). Direção e Rot. Original: Alexander Klüge, sobre seu próprio argumento. Fotografia: Thomas Mauch & Edgar Reitz. Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus. Com: Alexandra Klüge, Günther Macke, Hanns Brammer, Hans Korte, Palma Falck, Ado Riegler, Peter Staimmer, Ursula Dirichs, Eva Maria Meineke. Anita G. (Klüge) é uma jovem sem apoio familiar que, desempregada, procura se manter na sua situação dificil. Presa por tentar roubar um casaco de peles, ao sair ela tenta diversas formas de emprego, estudar em uma universidade, mas se torna amante de um importante funcionário do governo alemão, Pichota (Macke), que a abandona quando não percebe nenhum avanço em seus estudos, orientados agora por ele próprio, além da pressão social pelo fato de ser casado. Anita continua sua jornada sem rumo e se entrega ela própria à polícia por novas infrações. Em seu primeiro longa-metragem, Klüge descreve de modo g