Postagens

Filme do Dia: Mamma Roma (1962), Pier Paolo Pasolini

Imagem
Mamma Roma ( Mamma Roma , Itália,1962). Direção:  Pier Paolo Pasolini. Rot. Original: Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Tonino Delli Colli. Música: Luigi Cherubini. Montagem: Nino Baragli. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Com:Anna Magnani,  Ettore Garofalo,  Franco Citti, Silvana Corsini, Luisa Loiano,   Paolo Volponi, Luciano Gonini,  Vittorio La Paglia,   Piero Morgia,   Franco Ceccarelli,   Marcello Sorrentino,  Leandro Santarelli,  Emanuele Di Bari,  Maria Bernardini.           Em uma festa de casamento, Mamma Roma (Magnani), ex-empregada e prostituta, comemora sua liberdade, já que agora poderá viver livre da presença de seu ex-companheiro, o noivo Carmine (Citti). Vai ao encontro de seu filho adolescente, Ettore (Garofalo), que pretende livrar da marginalidade e levar para Roma, para que possa seguir alguma profissão. Em Roma as coisas não saem bem como ela previa, e ela mora em um cortiço de uma região decadente, e mesmo após mudar-se para uma apartamento melhor, Ettore o

Filme do Dia: O Que Foi Que a Senhora Esqueceu? (1937), Yasujirô Ozu

Imagem
O Que Foi Que a Senhora Esqueceu? ( Shukuju wa nani o Wasureta ka , Japão, 1937). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Original: Akira Fushimi & Yasujirô Ozu. Fotografia: Yûharu Atsuta & Hideo Shigehara. Música: Senji Itô. Montagem: Kenkichi Hara. Cenografia: Tatsuo Hamada & Yoshiatsu Hino. Figurinos: Taizô Saitô. Com: Tatsuo Saitô, Sumiko Kurishima, Michiko Kuwano, Shûji Sano, Takeshi Sakamoto, Chôko Iida, Mitsuko Yoshikawa, Ken Uehara. Komiya (Saitô), bem sucedido professor e pesquisador na área médica, acolhe temporariamente a sobrinha Setsuko (Kuwano). Ele – e principalmente sua mulher, Tokiko (Kurishima), de postura rígida, impressionam-se em como a jovem é independente, fazendo apenas o que deseja e influenciando o tio a visitarem uma casa de gueixas, onde se embebedam,  provocando forte tensão entre tia e sobrinha. Um jovem assistente do professor, Okada (Sano), encontra-se interessado por Setsuko. Após uma segunda farra juntos de tio e sobrinha Tokiko se sente incom

Filme do Dia: Na Captura dos Friedmans (2003), Andrew Jarecki

Imagem
Na Captura dos Friedmans ( Capturing the Friedmans , EUA, 2003). Direção: Andrew Jarecki. Fotografia: Adolfo Doring. Música: Andrea Morricone. Montagem: Richard Hankin. Dir. de arte: Nava Lubelski. Em 1988, um conceituado físico norte-americano, Arnold Friedman, se torna alvo de denúncias de abuso sexual por parte de alunos de um curso de informática do qual era professor, após a Polícia ter encontrado em sua casa revistas de pedofilia. A grande virtude do documentário de Jarecki é o de expressar o poder das imagens e sua capacidade de estimular julgamentos precipitados não através de um discurso convencional que explicite oralmente tal fato, mas em sua própria estrutura. Inicialmente, somos levados pelas evidências de policiais, imprensa e depoimentos de ex-alunos do curso a acreditar que Friedman realmente praticava orgias absurdas e coletivas em sua casa, com a colaboração do filho Jesse. Posteriormente, o que parece seguro se esvanece no ar, quando a jornalista investigat

Filme do Dia: Jardim das Folhas Sagradas (2007), Pola Ribeiro

Imagem
Jardim das Folhas Sagradas (Brasil, 2007). Direção: Pola Ribeiro. Rot. Original: Pola Ribeiro & Henrique Andrade. Fotografia: Antônio Luiz Mendes. Música: Gerônimo & Ildásio Tavares. Dir. de arte: Gilson Rodrigues. Cenografia: Ivana Calumby da Silva. Figurinos: Maurício Martins. Com: Antônio Godí, Harildo Deda, João Miguel, Aurístela Sá, Sérgio Guedes, Érico Brás, Evelin Buchegger. Bomfim (Godí), insatisfeito com sua vida de casado com uma evangélica (Buchegger) e trabalhando como bancário decide se aproximar de suas origens no candomblé. Envolvido afetivamente com o colega de banco, Castro (Miguel), é tido como possuído pelo demônio pela esposa. Ele abandona o banco e a esposa, porém Castro morre em um acidente de automóvel no qual dirigia. Bomfim decide criar o seu próprio terreiro, ao lado de sua nova namorada, Cora (Sá), mas terá que enfrentar a resistência dos evangélicos, assim como a ordem de justiça de desapropriação da área no qual o terreiro já se encontra cons

Filme do Dia: Meu Jantar com André (1981), Louis Malle

Imagem
Meu Jantar com André ( My Dinner with André , EUA, 1981). Direção: Louis Malle. Rot. Original: André Gregory &   Wallace Shawn. Fotografia: Jeri Sopanen. Música: Allen Shawn. Montagem: Suzanne Baron. Dir. de arte: David Mitchell & Stephen McCabe. Com: André Gregory, Wallace Shawn,  Jean Lenauer.        Wallace Shawn (Shawn), teatrológo e ator nova-iorquino se encontra inquieto após receber um convite de um velho conhecido seu, o dramaturgo André Gregory (Gregory), após anos desaparecido da cidade. Ansioso, Shawn chega adiantado e fica esperando por Gregory, enquanto arma estratégias para disfarçar seu nervosismo, como a de fazer infinitas perguntas ao seu futuro interlocutor. Já sentados, em um ambiente excessivamente sofisticado para os que Shawn habitualmente frequenta, esse se interroga sobre o que são os pratos, enquanto Gregory faz sua escolha. Shawn incita Gregory a falar sobre o seu período de desaparecimento, e esse lhe conta, com todos os detalhes, sobre suas

Doris Day - Dream A Little Dream of Me

Imagem

Filme do Dia: Motorista Sem Limites (1970), Milton Barragan

Imagem
Motorista Sem Limites (Brasil, 1970). Direção: Milton Barragan. Rot. Original: Milton Barragan & Clóvis Mezzono. Fotografia: Antônio Gonçalves. Música: Remo Usai. Dir. de arte: Luis C. Cena. Com: Teixeirinha, Walter D’Ávila, Jimmy Pipiolo, Mary Terezinha, Jasson Matel,  Rejane Schumann, Ivan Trilha, Liorrey Gomes. A dupla de caminhoneiros Jorge (Teixeirinha) e Bocão (Gomes), que servem a família de Angelita (Terezinha), fica sabendo que a família se encontra refém de dois bandidos (Trilha e Natel) que acabaram de cometer um grande assalto a banco. Um detetive especializado em disfarces, Leão (D’Avila) se encontra no encalço dos ladrões. Quando chega à residência, travestido como padre, torna-se mais um dos reféns, enquanto os bandidos fogem com Angelita. Após uma série de perseguições, os bandidos são capturados e Jorge e Angelita se tornam um casal. Difícil expressar o quão  medonhamente canhestra é essa farsa, primeiro de uma série de 11 filmes a serem interpretados p

Filme do Dia: Juha (1999), Aki Kaurismäki

Imagem
Juha (Finlândia, 1999). Direção: Aki Kaurismäki. Rot. Adaptado: Aki Kaurismäki, a partir do romance de Juhani Aho. Fotografia: Timo Salminen. Música: Anssi Tikanmäki. Montagem: Aki Kaurismäki. Dir. de arte: Markku Pätilä. Com: Kati Outinen, Sakari Kuosmanen, André Wilms, Markku Peltola, Elina Salo, Ona Kamu, Outi Mäenpäa, Tuire Tuomisto. Juha (Kuosmanen) e Maha (Outinen) vivem uma vida tranquila e cheia de amor até a chegada de um homem da cidade, Shemeikka (Wilms), que seduz Maha com propostas de uma vida menos pacata e sem supresas sem que o ingênuo Juha se dê conta. Numa segunda visita ao casal, Shemeikka consegue levar Maha consigo. Essa deixa um bilhete ao marido. Maha é levada para um prostíbulo, onde se torna praticamente prisioneira de seu cafetão sem, no entanto, dobrar-se ao desejo desse que se prostitua. Conseguindo fugir, desmaia grávida na estação ferroviária e é recapturada pelos homens de Shemeikka. Conhecedor de seu paradeiro, Juha enfrenta o grupo, é baleado po

The Film Handbook#63: Walter Hill

Imagem
Walter Hill Nascimento : 10/01/1942, Long Beach, Califórnia Carreira (como diretor): 1975- Nos anos iniciais de sua carreira, Walter Hill foi um dos talentos mais promissores de Hollywood. Porém, após as desapontadoras bilheterias de sua melhor obra, parece ter sido seduzido pelo sucesso de 48 Horas / 48 Hrs.  dirigindo-se para material mais convencional e anônimo. Antigo assistente de Norman Jewinson e Woody Allen , Hill se consagrou por ele mesmo nos idos dos anos 70 escrevendo roteiros para filmes de ação; o realizado para    Os Implacáveis / The Getaway de Peckinpah  permanece de longe o mais notável. Em 1975 estrou na direção com Lutador de Rua / Hard Times (The Streetfighter) , um  atmosférico filme a explorar o boxe sem luvas ambientado em Nova Orleans durante a Depressão. Mais ambicioso, Caçada de Morte / The Driver > 1  não somente provou as habilidades de Hill no campo da ação (as perseguições de carros são cuidadosamente encenadas) mas revelou seu interesse pelos

Filme do Dia: O Exótico Hotel Marigold (2011), John Madden

Imagem
O Exótico Hotel Marigold ( The Best Exotic Marigold Hotel , Reino Unido, 2011). Direção: John Madden. Rot. Adaptado: Ol Parker, a partir do romance These Foolish Things , de Deborah Moggach. Fotografia: Ben Davis. Música: Thomas Newman. Montagem: Chris Gill. Dir. de arte: Alan MacDonald, Peter Francis & Andrew Rotschild. Cenografia: Tina Jones. Figurinos: Rosie Grant. Com: Judi Dench, Tom Wilkinson, Bill Nighy , Penelope Wilton, Maggie Smith, Dev Patel, Tena Desae, Ronald Pickup, Celia Imrie, Rajendra Gupta. Um grupo de britânicos, via de regra em situação desconfortável em sua vida cotidiana, decide partir para a Índia, motivados pela propaganda do Hotel Marigold. Fazem parte do grupo a viúva Evelyn (Dench), sem condições de manter o seu apartamento após a morte do marido, a preconceituosa Muriel (Smith), que necessita fazer uma cirurgia no quadril, o casal em crise Douglas (Nighy) e Jean Ainslie (Wilton), o fanfarrão Norman Cousins, a caçadora de homens ricos Madge (Imri

Filme do Dia: Criminosos por Acaso (1997), Antonia Bird

Imagem
Criminosos por Acaso ( Face , 1997, Reino Unido). Direção: Antonia Bird. Rot. Original:  Ronan Bennett. Fotografia: Fred Tammes. Música: Paul Conboy,  Adrian Corker & Andy Roberts. Montagem: St. John O'Rorke. Dir. de arte: Chris Townsend & Eddie Andres. Cenografia: Carolyn Scott. Figurinos: Jill Taylor. Com: Robert Carlyle, Ray Winstone, Lena Headey, Steve Sweeney, Steven Waddington, Philip Davis, Gerry Conlon, Eddie Nestor, David Boateng, Leon Black, Christine Tremarco, Andrew Tiernan, Sue Johnston, Damon Albarn, Arthur Whybrow, Hazel Douglas.           Ray (Carlyle) se engaja em um plano de assalto milionário a um depósito de dinheiro de alta segurança, para a insatisfação de sua namorada Connie (Headey), uma ativista de esquerda como a mãe de Ray e, anteriormente, ele próprio. Os mais próximos do bando são o emocionalmente imaturo Stevie (Waddington), que Ray praticamente adotou, e o veterano Dave (Winstone). A invasão é bem sucedida, mas logo a decepção se apossa

Filme do Dia: Faces (1968), John Cassavetes

Imagem
Faces (EUA, 1968). Direção e Rot. Original: John Cassavetes. Fotografia: Al Ruban & Maurice McEndree. Montagem: Al Ruban, Maurice McEndree & John Cassavetes. Dir. de arte:  Phedon Papamichael. Cenografia: Lady Rowlands. Com: John Marley, Gena Rowlands, Lynn Carlin, Fred Draper, Seymour Cassel, Val Avery, Dorothy Gulliver, Joanne Moore Jordan. Richard Frost (Marley), homem de meia-idade, abandona sua esposa, Maria (Carlin) pela mais jovem Jeannie (Rowlands). Maria sai para a noite com amigas e conhece o jovem Chet (Cassel), por quem se sente atraída. Após uma tentativa de suicídio de Maria, a dupla é supreendida pelo repentino retorno de Richard e Chet foge pela janela da casa. Quando se compara o filme de Cassavetes com filmes convencionais que abordavam um tema que incluía elementos da então recente revolução sexual (tais como Bob&Carol&Ted&Alice  e Shampoo ou mesmo dramas como Sweet November , do mesmo ano) dá para ter uma idéia do lugar especial que é

Filme do Dia: A Noite do Lobisomem (1961), Terence Fisher

Imagem
A Noite do Lobisomem ( The Curse of the Werewolf , Reino Unido, 1961). Direção: Terence Fisher . Rot. Adaptado: Anthony Hinds, baseado no romance The Werewolf of Paris, de Guy Endore. Fotografia: Arthur Grant. Música: Benjamin Frankel. Montagem: Alfred Cox. Dir. de arte: Bernard Robinson & Don Mingaye. Com: Oliver Reed, Clifford Evans, Catherine Feller, Richard Wordsworth, Hira Talfrey, Anthony Dawson, John Gabriel, Justine Walters, Warren Mitchell, Yvonne Romain, Ewen Solon, Loraine Carvana.         Um mendigo (Wordsworth) chega ao castelo medieval espanhol  do Marquês Siniestro (Dawson) no século passado. Esse, um sádico nato e recém-casado, humilha o mendigo e o compra para sua mulher. Esquecido no porão do castelo, ele passa a viver como um animal, tendo como único contato humano a garota (Carvana) muda que lhe alimenta. Quando cresce a garota recusa as carícias do Marquês que a manda prender. Presa junto do mendigo, ela é violada por este. Consegue fugir e é acolhida

Filme do Dia: Jack and the Beanstalk (1931), Dave Fleischer

Imagem
Jack and the Beanstalk (EUA, 1931). Direção: Dave Fleischer. Um certo tom “primitivista” imperante na animação produzida por Fleischer, destituída de sua maior criatividade no período mudo, pode ser aqui observada nessa que é mais uma de dezenas de adaptações que a história recebeu do cinema ao longo dos anos, notadamente no universo da animação, faz-se presente logo ao início quando o pretenso “plano ponto de vista” do personagem que arranca um corno de sua vaca para observar de onde caíra o gigantesco charuto do gigante sobre seu telhado é seguido por um plano que pretensamente seria o correspondente de seu olhar, só que de um ângulo totalmente distinto. Embora faça parte da série Betty Boop, esta só surge pela metade da animação, encarnando a personagem da harpista, aqui transformada em mera criada, sendo Bimbo o protagonista. Rapidamente, e sem muitos protocolos, Bimbo passa do status de estranho ao de salvador de Betty, tascando-lhe um beijo na boca. Destaque para a cena em

Filme do Dia: Perseguindo o Lunático (1904), Edwin S.Porter

Imagem
Perseguindo o Lunático (Maniac Chase, EUA, 1904). Direção: Edwin S. Porter. Um maníaco encarcerado em um manicômio agride um dos enfermeiros e após uma briga com esse e outros dois homens da instituição, foge através da janela. Os três enfermeiros o perseguem por um bom tempo. Conseguem alcança-lo algumas vezes, mas ele se desvencilha e surpreendentemente retorna a sua cela. Muitos dos elementos dos filmes do período podem ser encontrados nessa produção em duas partes como o próprio caráter do filme se enquadrar no gênero dos “filmes de perseguição” então emergente. Como outras produções que enfatizam a maior parte do tempo a perseguição, esse filme conta com a habitual estrutura na qual tanto perseguidores quanto perseguidos são sempre observados no mesmo plano. Quando ocorre algum distanciamento, como é o caso da vantajosa e inexplicável dianteira que o maníaco consegue em relação aos seus perseguidores nunca se entremeia planos destes últimos, o que caracterizaria a distinçã

Filme do Dia: Na Garganta do Diabo (1960), Walter Hugo Khouri

Imagem
Na Garganta do Diabo (Brasil, 1964). Direção e Rot. Original: Walter Hugo Khouri. Fotografia: Rudolf Icsey. Música: Gabriel Migliore. Montagem: Mauro Alice & Walter Hugo Khouri. Dir. de arte: Pierino Massenzi. Figurinos: Aldo Bonadei. Com: Luigi Picchi, Odete Lara, Edla Van Steen, Sérgio Hings, José Mauro de Vasconcelos, Milton Ribeiro, André Dobroy, Fernanando Baleroni. Após um breve contato com indígenas, quatro homens invadem a propriedade de um velho estancieiro, próximo das Cataratas do Iguassu. Três deles são soldados desertores da Guerra do Paraguai:  Pedro (Picchi), o líder do grupo, Ramón Quintana, soldado paraguaio e Alferes Reis (Dobroy). Um quarto é um índio aculturado (Ribeiro) que havia morto uma criança para ficar com seu colar. O velho, cujo passado como ladrão de gados havia sido punido com a morte cruel do filho, conduz as filhas de forma tirânica até então. A mais velha, Ana (Lara) se sente atraída por Pedro. A mais jovem, Miriam (Van Steen) apaixona-se

Lady Gaga - Yoü And I

Imagem

The Film Handbook #62: Larry Cohen

Imagem
Larry Cohen Nascimento: 20/04/1947, Chicago, Illinois, EUA Carreira: 1972- Sem ter acesso aos benefícios dos caros efeitos especiais, os filmes de baixo orçamento de Larry Cohen, no entanto, permanecem notáveis por sua engenhosidade, originalidade e elegante desrespeito pela lógica narrativa. Após anos escrevendo para a televisão, a primeiras obra cinematográfica de Cohen foi no gênero sensacionalista negro com O Chefão de Nova York / Black Caesar  e Hell Up in Harlem , filmes de ação eficientes, enquanto Bone (Dial Red for Terror)  transformava um encontro ameaçador entre um negro e um casal branco burguês em um ataque quase pinteresco aos valores americanos. Nasce um Monstro / It's Alive > 1 levou o estilo provocativo de Cohen um passo adiante. Ao mapear a sede de sangue de um bebê mutante (produto das drogas do pré-natal) ele ridicularizou o então popular gênero de horror com crianças demoníacas (as crianças massacram a equipe do hospital ao nascerem) e provarem as q

Filme do Dia: Jango (1984), Sílvio Tendler

Imagem
Jango (Brasil, 1984). Direção: Sílvio Tendler. Rot. Original: Maurício Dias & Sílivo Tendler. Fotografia: Lúcio Kodato. Música: Wagner Tiso & Milton Nascimento. Montagem: Francisco Sérgio Moreira. Documentário que segue a trajetória de João Goulart desde o período em que foi Ministro do Trabalho na gestão de Vargas (1954) até sua morte por problemas cardíacos, exilado no Uruguai (1976). Evidentemente, detém-se sobretudo sobre o intenso momento político suscitado pela renúncia de Jânio Quadros, a tensa posse do então vice Goulart, em 1961, o acirramento ideológico crescente entre esquerdas e direita, Francisco Julião, o então presidente da União Nacional dos Estudantes, o jornalista Marcos Sá Correia e outros militares e civis envolvidos na trama política do período. Há uma evidente opção por efetivar um filme de pretensões quase didáticas no modo com que expõe os eventos, e o que filme consegue efetivar com bastante força, assim como o de traçar um retrato bastante s

Filme do Dia: Família Rodante (2004), Pablo Trapero

Imagem
F amilia Rodante (Argentina/França/Itália/Espanha/Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Pablo Trapero. Fotografia: Guillermo Nieto. Música: Hugo Diaz, Léon Gieco & Juaujo Soza. Montagem: Ezequiel Borovinsky & Nicolas Golbart. Figurinos: Marisa Urruti. Com: Liliana Capurro, Graciana Chironi, Ruth Dobel, Federico Esquerro, Bernarndo Forteza, Laura Glave, Leila Gómez, Nicolás Lopez. Emilia (Chironi) é uma matriarca octagenária  que no dia de seu aniversário, recebe um convite para ser madrinha de casamento em sua cidade natal. Toda a família participa de uma viagem de centenas de quilômetros em um trailer improvisado para visitar uma irmã sua, cuja família celebrará o casamento de uma sobrinha, em Missiones. Durante a viagem ocorre um pouco de tudo: de falhas mecânicas ao enamoramento dos primos adolescentes, da cena de ciúmes entre o marido, apelidado de Gordo, que flagra sua mulher sendo vítima de assédio do cunhado e a filha que se junta de última hora a trupe, após

Filme do Dia: The Forgotten Village (1941), Herbert Kline & Alexander Hammid

Imagem
The Forgotten Village (EUA, 1941). Direção: Herbert Kline & Alexander Hammid. Rot. Original: John Steinbeck, a partir de um argumento seu. Fotografia: Alexander Hammid. Música: Hans Eisler. Documentário encenado que desde as cartelas iniciais adverte para o fato de todos os que se encontram presentes no mesmo não são atores profissionais, algo desnecessário afirmar, soando a afirmação mais como uma aproximação do documental. Narrado do início ao final (pelo ator Burguess Meredith), o filme tropeça com a excessiva dependência do áudio de seu narrador, que inclusive se estende sem cerimônia na simulação dos diálogos de seus personagens, efeito nada incomum na época, mas demasiado paternalista. Embora o fato do filme ser encenado sugira sua filiação a gêneros ficcionais que utilizaram atores não profissionais como é o caso de filmes do Neo-Realismo italiano, em que não profissionais executavam ações que lhe eram próximas no cotidiano (tal como em A Terra Treme ), existe aqui u

Filme do Dia: Turksib (1929), Victor A. Turin

Imagem
Turksib (URSS, 1929). Direção: Victor A. Turin. Rot. Original: Yakov Aron & Victor Shklovski. Fotografia: B oris Frantsisson & Yevgeni Slavinski. Esse documentário, mesmo que possua pontos tangenciais em comum com Nanook, o Esquimó (1922),  como o flagrante do contato de povos “primitivos” com maravilhas tecnológicas, aqui ainda mais enfatizado do que no filme de Flaherty, e o gosto pela encenação e reconstituição,  na verdade segue uma estratégia diametralmente oposta. Enquanto o filme do realizador canadense busca criar estratégias próximas das ficcionais e um senso de identificação com seu protagonista, o objetivo aqui é apresentar um obstáculo, apresentar uma estratégia para driblar esse obstáculo, edificá-lo e pô-lo em prática. O obstáculo é a inexistência de transportes que favoreçam o comércio entre o Turquistão e a Sibéria. A estratégia é o planejamento para a construção de uma ferrovia e posteriormente como será edificada. Por fim, a sua utilização. E é justa