Postagens

Filme do Dia: The Three Little Pups (1953), Tex Avery

Imagem
The Three Little Pups (EUA, 1953). Direção: Tex Avery. Rot. Original: Heck Allen. Música: Scott Bradley. Compará-lo com a série de filmes que Avery dirigiu igualmente parodiando outro conto clássico, o do Chapéuzinho Vermelho, seria de certo modo uma dupla covardia. Não apenas porque os traços aqui se tornam bem menos  apurados do que, por exemplo, Little Red Hiding Hood (1943), como a própria comicidade dos eventos mais maquínica pela mera auto-repetição de convenções. E, igualmente, por conta de já se encontrar escaldado pelas interdições de outros curtas seus, inclusive alguns da série “Chapéuzinho”, pela censura, este curta de dez anos após é bem mais “puritano”, sem a dupla conotação que flertava com o universo adulto. Aqui, trata-se da paródia dos três porquinhos e, curiosamente, dentre os irmãos  para o personagem do cão Droopy, recorrente na produção do estúdio, encontra-se um Snoopy. Como passou a ser habitual então, em grande parte graças ao próprio Avery, imagens de fi

Filme do Dia: Garotos de Fengkuei (1983), Hou Hsiao-Hsien

Imagem
Os Garotos de Fengkuei ( Feng Gui Lai de Ren , Taiwan, 1983). Direção: Hou Hsiao-Hsien. Rot. Original: Chu T’ien-wen. Fotografia: Chen Kun Hao. Com: Shih Chang, Doze Niu, Chao P’eng Chue, Chung Hua Tou, Lai-Yin Yang, Zhang Chun-fang. Grupo de quatro amigos jovens vive pequenas aventuras após abandonarem a escola e viverem sem maiores perspectivas de trabalho, envolvendo-se em brigas de gangues que causam receio às suas famílias. Cansados desse marasmo, três dos quatro jovens resolvem viajar para a cidade grande de Kaohsiung. Dentre eles, encontra-se Ah-Ching, que possui um pai deficiente desde que num jogo de beisebol teve parte de seu crânio afundado. Conseguem, através da irmã de um deles, um apartamento onde passam a morar e passam a trabalhar numa fábrica. Ah-Ching se torna crescentemente interessado pela vizinha Hsiao-Hsing, amante de um criminoso, Ah-Ho, que após um golpe na empresa em que trabalhava, foi preso. Ah-Ching soube da notícia da morte do pai e volta para sua

Filme do Dia: Flaming Creatures (1963), Jack Smith

Imagem
Flaming Creatures (EUA, 1963). Direção: Jack Smith. O radical caráter transgressivo desse curta experimental de um dos ícones do cinema underground norte-americano talvez se torne menos interessante por si mesmo, do que pela teia de referências com as quais pode ser associado. Com uma tremida câmera na mão e fotografia de péssima qualidade, destacando os tons brancos, existe de tudo um pouco. Das figuras de submundo que fazem com que as superstars de Warhol  ganhem uma insuspeita aura de glamour, que como em Warhol, canibalizam as influências do cinema hollywoodiano clássico de forma paródico-grotesca às canções pop - que também eram onipresentes nas obras de Kenneth Anger – e latinas. Da nudez mais agressiva e menos paródica que a dos Irmãos Kuchar ao tom explicitamente amador de seu referido trabalho de câmera, assim como das “interpretações”, que sugerem fortes paralelos com o cinema marginal brasileiro, algo que também fica patente na histeria que acompanha os movimentos c

Filme do Dia: A Antiga e a Moderna (1923), Buster Keaton & Edward F.Cline

Imagem
A Antiga e a Moderna ( Three Ages , EUA, 1923). Direção: Buster Keaton & Edward F. Cline. Rot. Original: Buster Keaton, Clyde Bruckman, Jean C. Havez & (?) A. Mitchell. Fotografia: Elain Lessery & William C. McGann. Com: Margareth Leaky, Wallace Beery, Buster Keaton, Lilian Lawrence, Joe Roberts, Lionel Belmore, Kewpie Morgan, Blanche Payson. As desventuras de um rapaz apaixonado (Keaton) que procura se aproximar sem grande sucesso de sua amada (Leaky) tendo como oponente um homem mais forte e/ou rico (Berry) em três momentos: Pré-História, Roma Antiga e Contemporânea. Após vários obstáculos e da incredulidade da família, o rapaz consegue conquistar sua amada e vencer a contenda que decidirá com quem ela deverá permanecer: no primeiro caso, ao sequestrar a mesma, após ter sido comprovado que ele agira de modo desleal no duelo, no segundo ao ganhar uma corrida de bigas e no terceiro, ao provar para sua amada que estará se casando com um escroque e bígamo. Primeiro l

Filme do Dia: Mão Morta Bate na Porta (2008), Ramón Costafreda

Imagem
Mão Morta Bate na Porta ( Má Morta, Truca a la Porta, Espanha, 2008). Direção: Ramón Costafreda.  Rot. adaptado:  Miguel Obiols, baseado no romance de Serge Pamiès de Si Menges una Limona Sense for Ganyotes . Fotografia: Xavier Gil. Música: Xavier Font & Arturo Vaquero. Montagem: Guillermo Represa. Com:  Pablo Derqui, Georgina Amorós, Carlos Blanco, Helena Carrión, Leticia Dolera. Em Barcelona, o escritor de livros infantis Jan (Derqui), após ter decidido não mais se relacionar com ninguém e apenas viver com sua filha de sete anos Nora (Amorós) muda de opinião após a trágica morte da filha. Já a diarista colombiana Cláudia, mãe solteira, possui uma obsessão mórbida. O casal bem sucedido de advogados Ernest (Blanco) e Júlia (Carrión) não possui mais uma vida afetiva intensa. Certa noite, Ernest descobre entre as coisas da esposa um vibrador. Pili (Dolra), solitária atendente de uma livraria freqüentada por Jan e Nora. O segurança Gasull, que não consegue associar sexo e afetivi

Filme do Dia: Deus Branco (1928), W.S.Van Dyke

Imagem
Deus Branco ( White Shadows in the South Seas , EUA, 1928). Direção: W.S. Van Dyke. Rot. Adaptado: Ray Cunningham,  Ray Doyle & John Colton a partir do romance Frederick O’Brien. Fotografia: Clyde De Vinna, George Gordon Nogle & Bob Roberts. Música: William Axt. Montagem: Ben Lewis. Com: Monte Blue, Raquel Torres, Robert Anderson, Renee Bush, Dorothy King, Napua. O Dr. Matthew Lloyd (Blue) vive insatisfeito com as condições de exploração dos nativos polinésios pelos homens brancos, que fazem uso de todas as artimanhas para conseguir perólas, a custa de muitas vidas, sob o comando do inescrupuloso Sebastian (Anderson). Lloyd cai numa armadilha organizada por Sebastian e se vê abandonado em um navio cheio de vítimas da peste bubônica. Uma tempestade irrompe e Matthew acorda em terra, observando uma cabana relativamente próxima. Quando se aproxima do local observa todo um grupo de nativos que não tiveram qualquer contato com a civilização branca.  A mulher que o descobre e

The Film Handbook#71: Barry Levinson

Imagem
Barry Levinson Nascimento : 06/04/1942, Baltimore, Maryland, EUA Carreira (como diretor) : 1982- Mesmo que Barry Levinson ainda tenha que cumprir com o saldo promissor de sua estreia, ele é um dos mais intrigantes realizadores norte-americanos do cinema mainstream a surgirem nos últimos anos. Ao contrário de muitos da geração pós-Spielberg, parece mais feliz com as palavras que com os efeitos especiais, e é mais adepto na realização de filmes para adultos que adolescentes. Levinson chamou a atenção primeiramente como roteirista de comédias para o cinema e a televisão - seus roteiros incluíram A Última Loucura de Mel Brooks / Silent Movie  e Alta Ansiedade / High Anxiety  de Mel Brooks e Justiça para Todos / ...and Justice for All , co-escrito com Valerie Curtin - então dirigindo o tremendo sucesso Quando os Jovens se Tornam Adultos / Diner> 1. Baseado parcialmente em sua própria juventude e ambientado em Baltimore, em 1959, o filme reconta a experiência de um grupo dos ent

Filme do Dia: O Mistério Picasso (1956), Henri-Georges Clouzot

Imagem
O Mistério Picasso (Le Mystére Picasso, França, 1956). Direção: Henri-Georges Clouzot. Rot. Original: Clouzot & Pablo Picasso. Fotografia: Claude Renoir. Música: Georges Auric. Montagem: Henri Colpi. Ao contrário das habituais cinebiografias ficcionais (uma das mais famosas, Sede de Viver , sobre Van Gogh, tendo sido produzida no mesmo ano) ou dos filmes documentais, sobretudo curtas-metragens que se detém sobre as obras de arte acabadas de grandes artistas, o filme de Clouzot se propõe a mostrar o artista em atividade. Nesse sentido, compõe as seqüências iniciais do filme com gravuras realizadas em tempo real ou próximo do real e, posteriormente, através do recurso da montagem procura ilustrar o que Picasso descrevera como sua técnica de justaposição de cores e desenhos. O sentido de utilizar uma colagem das alterações efetivadas no quadro se faz a partir da própria reclamação de Picasso de que as obras desenhadas em tempo real são bastante superficiais. Pode-se perceber n

Filme do Dia: A Mulher na Lua (1929), Fritz Lang

Imagem
A Mulher na Lua ( Frau im Mond , Alemanha, 1929). Direção: Fritz Lang. Rot. Adaptado: Thea Von Harbou, baseado em conto dela própria. Fotografia: Curt Courant, Oskar Fischinger, Konstantin Irmen-Tschet & Otto Kanturek. Dir. de arte: Joseph Danilowitz, Emil Hasler, Otto Hunte, Karl Vollbrecht. Com: Klaus Pohl, Willy Fritsch, Gustav von Wangenheim, Gerda Maurus, Gustl Gstettenbaur, Fritz Rasp. Wolf Helius (Fritsch) se encontra disposto a empreender uma viagem à Lua a partir das informações do desacreditado cientista excêntrico Georg Manfeldt (Pohl), vivendo na miséria desde que foi escorraçado pela classe científica que não levou à sério suas teorias. Porém, os planos de Manfeldt são furtados das mãos de Helius pelo ambicioso Walt Turner (Rasp), que faz questão de integrar a missão. Juntam-se a eles o melhor amigo de Helius, o engenheiro Hans Windegger (Wangenheim) e sua destemida noiva Gerda Friede Velten (Maurus). A bordo igualmente vai, clandestino, o garoto Gustav (Gstet

Filme do Dia: The Visitor (2002), Dan Castle

Imagem
The Visitor (Austrália, 2002). Direção e Rot. Original: Dan Castle. Fotografia: Richard Michalak. Música: Glen Muirhead. Montagem: Bridget Lyon & Scott Patterson. Dir. de arte e Figurinos: Dorothy Sapinska. Com: Barry Otto, Nick Carpenter, Damian de Montemas. Michael (Otto), escritor homosexual de meia-idade, não consegue lidar com o fato de seu antigo amante, Chris, encontrar-se em estado terminal, recusando atender suas ligações. Seu trabalho é interrompido por um grupo de jovens surfistas que se encontram em sua vizinhança. Michael sente-se extremamente atraído por um deles (Carpenter) e o observa na praia, até que ele some em meio a uma de suas manobras. Michael o redescobre já na areia. Ele retorna a sua casa e para sua completa surpresa, encontra o jovem semi-despido em sua casa. Ambos entabulam uma conversa e após se afastar um momento ele vai reencontrar o garoto em sua cama, porém morto. Esse pretensioso curta que faz várias analogias a Morte em Veneza (1971), de V

Filme do Dia: Everything Will Be Ok (2006), Don Hertzfeld

Imagem
Everything Will Be Ok (EUA, 2006). Direção, Rot. Original, Música e Fotografia: Don Hertzfeld. Montagem: Brian Hamblin. Hertzfeld conseguiu construir um nicho à parte no universo da animação, o que não é pouco, com seu estilo peculiar, construído a partir de traços muito básicos – pouco mais que garranchos – e o uso de máscaras múltiplas sobre a tela, fazendo com que duas ou três ações sejam acompanhadas ao mesmo tempo. E todas elas se encontram vinculadas à figura de Bill, de quem temos conhecimento não apenas pelas ações, mas pela narração, efetuada pelo próprio Hertzfeld. Ocasionalmente a tela fica completamente escura e apenas ouvimos a narração. A música – aqui fragmentos de Bizet e Smetana, além da trilha incidental composta igualmente por Hertzfeld – e elementos evocativos do cinema experimental de um Brakhage, assim como stills e imagens de ação ao vivo  vem se somar aos ingredientes utilizados, sem que se fique com a sensação de saturamento, dado o tempo relativamente lon

Filme do Dia: More (1969), Barbet Schroeder

Imagem
More ( More , Al. Ocidental, 1969). Direção: Barbet Schroeder. Rot. Original: Paul Gégauff & Barbet Schroeder, a partir de argumento do último. Fotografia: Nestor Almendros. Música: Pink Floyd. Montagem: Denise de Casabianca & Rita Roland. Dir. de arte: Nestor Almendros & Fran Lewis. Com: Klaus Grünberg, Mimsy Farmer, Heinz Engelmann, Michel Chanderli, Henry Wolf, Louise Wink, Georges Montant. Stefan Brückner (Grünberg) é um matemático alemão que resolve ganhar o mundo, tendo o vago pretexto de ir ao Marrocos. Ele conhece Charlie (Chanderli), que vive de pequenas trapaças e, numa festa, Estelle Miller (Farmer), a quem Charlie havia advertido de se manter distante. Stefan consegue uma quantia razoável de dinheiro, de um roubo que pratica com Charlie. Estelle afirma que está partindo para Ibiza, e que ele a procure por lá, perguntando por Ernesto Wolf (Engelmann). Stefan vai morar com Estelle, numa ilha deserta, fugindo de Wolf, de quem Estelle furtou 200 doses de he

Mason Daring & Jeanie Stahl - Nevertheless

Imagem
Linda canção e cantada pela mesma dupla que a gravou para o belo e honesto "Lianna" de John Sayles.

Filme do Dia: Um Só Pecado (1964), François Truffaut

Imagem
Um Só Pecado ( La Peau Douce , França/Portugal, 1964). Direção: François Truffaut. Rot. Original: François Truffaut & Jean-Louis Richard. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Georges Delerue . Montagem: Claudine Bouché. Figurinos: Renée Rouzot. Com: Jean Desailly, Françoise Dorléac, Nelly Benedetti, Daniel Ceccaldi, Laurence Badie, Sabine Haudepin, Philippe Dumat, Dominique Lacarrière. Pierre Lachenay (Desailly), renomado intelectual francês apaixona-se pela aeromoça que conhece em uma viagem a Lisboa, Nicole (Dorléac). Casado a 12 anos com Franca (Benedetti), viaja para um seminário em Rouen com a amante, procurando mantê-la incógnita no pequeno hotel, longe da badalação que a comunidade de notáveis  local lhe preparou. Porém, o constante assédio de um intelectual local, Clément (Ceccaldi), faz com que Pierre ignore Nicole, magoando-a. Buscando contornar a situação, Pierre aluga um bangalô afastado da cidade, porém quando se sente na obrigação de avisar a esposa, é descoberto

08 Um Girassol da Cor de Seu Cabelo

Imagem

Filme do Dia: The Love of Zero (1927), Robert Florey

Imagem
T he Love of Zero (EUA, 1927). Direção: Robert Florey. Rot. Original: Slavko Vorkapich, sob argument de Florey. Fotografia: Gregg Toland & Slavko Vorkapich. Dir. de arte: William Cameron Menzies. Com: Joseph Marievski, Tamara Shavrova, Anielka Elter, Cap. Marco Elter, Arthur Hurni. Num domingo, um saxafonista, Zero (Marievski) se apaixona por Beatrix (Shavrova). Em pouco tempo eles se tornam um casal inseparável, até que Beatrix recebe uma carta do Grão Vizir, exigindo seu retorno imediato ao Afeganistão. Para sofrimento de ambos, o casal se separa. Zero ainda tenta o amor de outra mulher (Elter), que escarnece dele. Chega a notícia da morte de Beatrix. Realizado aparentemente ainda com menos recursos que seu The Life and Death of 9413, a Hollywood Extra , Florey , com o auxílio de talentosos colaboradores, demonstra um grande talento para expressar sua fábula, visivelmente inspirada no estilo expressionista de O Gabinete do Dr.Caligari (1919). Suas janelas retorcidas, ins

KILARIÔ DI MELO

Imagem

The Film Handbook#70: Cecil B.DeMille

Imagem
Cecil B.DeMille Nascimento: 12/08/1881, Asfield, Massachussets, Califórnia Morte: 21/01/1959, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1913-1966 Nos filmes de entretenimentos espetaculares de Cecil Blount DeMille, a história é secundária. É como se, através de sua carreira, os eventos factuais, clássicos ou mesmo os que dizem respeito a Deus fossem repetidamente recrutados meramente para emprestar uma falsa respeitabilidade para apresentar sexo, violência e comportamento libertino em geral nas telas. DeMille seguiu seus parentes (seu pai foi um ministro episcopal) rumo ao teatro, onde ele logo encontrou Jesse Lasky. Em 1913, com Samuel Goldfish (posteriormente Goldwyn), viajou para Hollywood, um então obscuro vilarejo californiano, para filmar o primeiro longa de De Mille, Amor de Índio / The Squaw Man . Um western sobre um lorde inglês que se casa com uma índia, seu sucesso ajudou a por Hollywood no mapa do cinema, enquanto em 1918 a companhia de Lasky se tornava a

Filme do Dia: Dr. Fantástico (1964), Stanley Kubrick

Imagem
Dr. Fantástico ( Dr.Strangelove or How I Learned to Stop Worrying and Loving the Bomb , Reino Unido/EUA, 1964). Direção: Stanley Kubrick. Rot. Adaptado: Stanley Kubrick, Terry Southern & Peter George, basedo no romance Red Alert , de George.  Fotografia: Gilbert Taylor. Música: Laurie Johnson. Montagem: Anthony Harvey. Dir. de arte: Ken Adam & Peter Murton. Figurinos: Bridget Sellers. Com: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed. O paranoico brigadeiro Jack Ripper (Hayden) envia uma missão secreta para atacar com ogivas nuclears a União Soviética sem o conhecimento do presidente americano (Sellers). Uma crise político-diplomática se instaura. Enquanto Ripper atira contra soldados americanos e não consegue ser tranqüilizado por seu ajudante, o Capitão Mandrake (Sellers), uma reunião de emergência se dá entre a cúpula do exército e o presidente, com a presença do General Buck Turgidson (Scott), o

Filme do Dia: Inverno de Sangue em Veneza (1973), Nicolas Roeg

Imagem
I nverno de Sangue em Veneza ( Don´t Look Now , Reino Unido/Itália, 1973). Direção: Nicolas Roeg. Rot. Adaptado: Chris Byrant & Allan Scott, baseado no conto de Daphne du Maurier. Fotografia: Anthony B. Richmond. Música: Pino Donaggio. Montagem: Graeme Clifford. Dir. de arte: Giovanni Soccol. Cenografia: Francesco Chianese. Figurinos: Marit Allen & Andrea Galler. Com: Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania, Massimo Serato, Renato Scarpa, Giorgio Trestini, Leopoldo Trieste.            John Baxter (Sutherland) viaja com a esposa Laura (Christie) à Veneza, para comandar a reforma de uma igreja a pedido do bispo Barbarrigo (Serato). Logo, no entanto, uma série de fatos estranhos começam a se suceder, como misteriosos assassinatos e a amizade de Laura com duas irmãs de meia-idade Heather (Mason) e Wendy (Matania), que ela acredita possuírem poderes mediúnicos. John, assustado com o efeito sobre a esposa, que já se encontrava em vias de superar o tra