Filme do Dia: A Antiga e a Moderna (1923), Buster Keaton & Edward F.Cline
A Antiga e a Moderna (Three Ages, EUA, 1923). Direção: Buster
Keaton & Edward F. Cline. Rot. Original: Buster Keaton, Clyde Bruckman,
Jean C. Havez & (?) A. Mitchell. Fotografia: Elain Lessery & William C.
McGann. Com: Margareth Leaky, Wallace Beery, Buster Keaton, Lilian Lawrence,
Joe Roberts, Lionel Belmore, Kewpie Morgan, Blanche Payson.
As desventuras de um rapaz apaixonado (Keaton) que procura
se aproximar sem grande sucesso de sua amada (Leaky) tendo como oponente um
homem mais forte e/ou rico (Berry) em três momentos: Pré-História, Roma Antiga
e Contemporânea. Após vários obstáculos e da incredulidade da família, o rapaz consegue
conquistar sua amada e vencer a contenda que decidirá com quem ela deverá
permanecer: no primeiro caso, ao sequestrar a mesma, após ter sido comprovado
que ele agira de modo desleal no duelo, no segundo ao ganhar uma corrida de
bigas e no terceiro, ao provar para sua amada que estará se casando com um
escroque e bígamo.
Primeiro longa-metragem de Keaton. Mesmo longe do grau de
hilaridadde de algumas dos filmes que estrelou, tais como O Homem das Novidades (1928), o filme apresenta algumas das
características associadas ao cinema de Keaton. Ao contrário de Chaplin, por
exemplo, há uma evidente alusão constante ao universo do próprio cinema, seja a
estrutura narrativa tríptica entrelaçada (referência evidente ao Intolerância, de Griffith), seja no
escracho com gêneros bastante populares da época, como o épico histórico (a
corrida de bigas, por exemplo, seria encenada, de forma sério-dramática, como
uma das sequências antológicas das duas versões de Ben Hur). Outra marca registrada sua é a de tratar as mulheres com
bem menos condescendência e com bem mais auto-ironia que a representação mais
afeita aos moldes vitorianos de Chaplin. Aqui, a certo momento, uma mulher de
quem o rapaz se aproxima com o intuito de fazer ciúmes a amada, na
pré-história, mostra-se muito mais forte que ele e o joga para longe. Entre os
momentos mais hilários e criativos, o que a amada da pré-história demonstra
sorrisos doces e submissos, tais como as heroínas de Griffith, mesmo sendo
arrastada pelos cabelos, o que seu carro literalmente se desmonta (presente em
várias antologias de humor) e a opção por correr com um trenó adaptado aos
patins e cachorros ao invés de cavalos na corrida de bigas. Sua utilização de
um triângulo de personagens desenvolvendo objetivos semelhantes ressalta e
desnaturaliza a narrativa (algo que seria retrabalhado de modo mais sofisticado
em filmes do cinema moderno tais como O Ano Passado em Marienbad), apresentando-a de modo mais explícito enquanto
tal. A estratégia das narrativas entrelaçadas também possuía um objetivo
comercial definido: caso o filme fracassasse nas bilheterias, as três
narrativas poderiam ser lançadas de modo independente enquanto curtas. Buster
Keaton Prod./Metro. 63 minutos.
Comentários
Postar um comentário