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Filme do Dia: Caravaggio (1986), Derek Jarman

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Caravaggio (Reino Unido, 1986). Direção: Derek Jarman. Rot.Original: Derek Jarman & Suso Cecchi D’Amico, a partir do argumento de Nicholas Ward Jackson. Fotografia: Gabriel Beristain. Música: Simon Fisher-Turner. Montagem: George Akers. Dir. de arte: Christopher Hobbs & Michael Buchanan. Figurinos: Sandy Powell . Com: Nigel Terry, Sean Bean,  Tilda Swinton, Nigel Davenport, Jack Birkett, Dexter Fletcher, Noan Almaz, Michael Gough, Robbie Coltrane.         Caravaggio (Terry) é um pintor que desde jovem (Almaz), torna-se o preferido do Cardeal, que se torna seu mecenas. Caravaggio se apaixona por um de seus modelos, Ranuccio (Bean), sendo que também se envolve com sua então companheira, Lena (Swinton), que  passa a ser objeto de seus quadros. Lena é misteriosamente assassinada, após ter abandonado Ranuccio por um homem de posses, Scipione Borghese (Coltrane). E, ainda morta, ela continua a ser sua modelo. Ranuccio, mesmo se dizendo inocente e o culpado Borghese, são presos

Filme do Dia: Os Atores do Teatro Queimado (2005), Rithy Panh

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Os Atores do Teatro Queimado ( Les Artistes du Théâtre Brûlé , Camboja/França, 2005). Direção: Rithy Panh. Rot. Original: Rithy Pahn & Agnés Sénémaud. Fotografia: Prum Mesa. Música: Marc Marder. Montagem: Marie-Christine Rougerie. Com: Sok Ly, Pok Di Rama, Than Nan Douen, Peng Phan, Bopha Chheng, Houen Ieng, Rotha Kév. Em um teatro abandonado, grupo de atores  em situação precária relembra situações vividas no passado e do cotidiano atual no qual a origem da refeição do dia seguinte não é segura. Uma mulher próxima ao grupo até hoje toma medicações por conta do sofrimento emocional provocado pela morte de boa parte de conhecidos pelo Khmer Vermelho, no massacre de 1975. Um dos atores há anos não reencontra a mulher e os filhos e não tem coragem de revê-los após tanto tempo. Outro ator, que interpretara o Cirano de Bergerac anos atrás, demonstra ainda uma maior gana de continuar na luta pela sobrevivência, fazendo bicos diversos como em comerciais. Porém, adianta que seu fu

Filme do Dia: Meteorango Kid, O Herói Intergalático (1969), André Luiz Oliveira

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Meteorango Kid, O Herói Intergalático (Brasil, 1969). Direção e Rot. Original: André Luiz Oliveira. Fotografia: Vito Diniz. Montagem: Márcio Cury e André Luiz Oliveira. Cenografia: José Wagner e Edson Grande. Com: Antônio Luiz Martins, Carlos Bastos, Milton Gaúcho, Antônio Vianna, Nilda Spencer, Ana Lúcia Oliveira, João Di Sordi, Sônia Dias, José Wagner, Manuel Costa Júnior.         No dia de seu aniversário, Lula (Martins), jovem estudante universitário que pretende fazer cinema lê revistas em quadrinhos em meio a pancadaria dos colegas, pensa em assistir um filme de Tarzan, fuma maconha com os amigos, transforma-se em super-herói à hora do almoço para enfrentar a caretice dos pais, vai ao enterro de um amigo homossexual que se suicidou e ao voltar para casa encontra, para seu desespero, a casa repleta de convidados.        Desde os alucinados planos iniciais que mesclam Janis Joplin e deambulação pelas ruas de Salvador à noite (aliás Joplin alimentou outros bons momentos d
Indeed, both David Hume and Adam Smith nominated friendship as the formative metaphor for thicky relations in a "commerce society" (read "market economy"), rather than family relations. For one thing, we choose our friends, while we do not choose our parents. And free choice is at the center of liberal society. The Ethics of Memory , Avishai Margalit, p. 104

Filme do Dia: Close View of Brooklyn Naval Parade (1898)

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Close View of the Brooklyn Naval Parade (EUA, 1898). O movimento aqui, semelhante ao dos panoramas contemporâneos, é proporcionado pelo próprio movimento do navio, apinhado de marinheiros. Trata-se de uma manifestação cívica que pretende aliar a recente vitória na guerra hispano-americana com as glórias passadas de outra guerra, a da Secessão. Torna-se patente a consciência de se preservar a “glória da ocasião” para sempre, como faz referência igualmente o catálogo. 29 segundos.

Why should I care?

Why should I care if my soul is swallowed up by collective? It is like a drop of water, which tries to gain salvation by merging with the ocean, thereby losing its identity as a drop without adding much to the ocean. The Ethics of Memory , Avishai Margalit, p. 100.

Filme do Dia: O Golem (1920), de Paul Wegener & Carl Boese

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O Golem ( Der Golem, Wie er in die Welt kam , Alemanha, 1920). Direção: Paul Wegener. & Carl Boese. Rot. Adaptado: Henrik Galeen & Paul Wegener. Fotografia: Karl Freund. Música: Hans Landsberger. Dir. de arte: Hans Poelzig & Kurt Richter. Figurinos: Rochus Gliese. Com: Paul Wegener, Albert Steinrück, Lyda Salmonova, Ernst Deutsch, Hans Stürm, Max Kronert, Otto Gebühr, Lothar Müthel. Em Praga, século XVI, o Rabino Loew (Steinrück), decide constroir um monstro, o Golem (Wegener), para deter as perseguições que o tirânico Imperador Luhois (Gebühr) comete ao povo judeu. Inicialmente apelando para a magia para tentar comover a corte do sofrimento dos judeus, Loew invoca a própria destruição do castelo do tirano, que somente é detido pela força do Golem. Loew descobre, no entanto, que a conjunção dos astros fará com que o monstro se volte contra seu próprio criador. Seu  assistente de Loew, Famulus (Deutsch), apaixonado por sua filha, Miriam (Salmonova), amante do Conde Flo
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Marilyn Monroe e Ella Fitzgerald, 1961.

Filme do Dia: Jutra (2014), Marie-Josee Saint-Pierre

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Jutra (Canadá, 2014). Direção e Rot. Original: Marie-Josee Saint-Pierre. Música: Jim Solkin. Montagem: Oana Suteu. Curta que mescla animação e entrevistas de arquivo com o cineasta quebequense Claude Jutra, discorrendo sobre sua descoberta do cinema aos 9-10 anos, a partir de uma projeção dos pais, da “infância de ouro” (evocada através de filmes amadores em super-8), da chegada na França no momento da explosão da Nouvelle Vague e do contato com Truffaut e Rouch. Da incapacidade de se levar uma carreira regular no Canadá francês e do convite da CBC de Toronto para que realizasse um filme. Da progressiva tristeza e depressão que, após a descoberta de um quadro de Alzheimer precoce,  o levaria ao suicídio, jogando-se na água tal como o personagem de seu Quem Ama, Perdoa (1963). Tudo é contado com uma certa bossa, quase a meio termo entre a glosa pós-moderna e um tributo mais efetivo e menos empostado, felizmente prevalecendo o segundo. Por mais criativo e mesmo provocador do desejo

But then, who is the neighbour whom we are supposed to love or care for?

But then, who is the neighbour whom we are supposed to love or care for? Interpretations vary widely and wildly. Take at one extreme the sectarian Essenes associated with the Dead Sea Scrolls. Their gloss on "thy neighbour" is a fellow member of one's sect. In their sectarian reading of the scripture, all outsiders are by definition wicked, and an Essene has an obligation to hate them. So "love thy neighbour" is transformed in a cultivated cult of hate toward the world. On the other pole we find the old rabbi Ben Azzai who sees the commandment to love (care) as extended to all one's fellow human beings. It is not surprising that those who espoused the Jewish universalistic approach such as Moses Mendelssohn and Herman Cohen, adopted this interpretation of "your neighbour". But this universalistic reading of the verse is far from being the standard interpretation among Jewish comentators. A far more typical reading of "thy neighbour"

Filme do Dia: Andaluz (2004), Karen Aqua & Joanna Priestley

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Andaluz (EUA, 2004 ). Direção: Karen Aqua & Joanna Priestley. Desenho em tinta sobre papel que trabalha em cima de imagens folclóricas da Andaluzia que se justapõem, numa vertente já explorada por alguns realizadores brasileiros. Trata-se de um fluxo visual em que imagens vão se desdobrando em outras e se consegue a proeza de inventariar, entre muitas outras tradições, a riqueza da quantidade de adereços ornamentais nas portas e janelas andaluzas, tendo igualmente nesse elemento a sua maior fraqueza: soa, ao final das contas, como filme de encomenda turístico-cultural e, portanto, sem alma. Priestley Motion Pictures. 6 minutos.

The Film Handbook#39: Andrei Konchalovski

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Andrei Konchalovski Nascimento : 20/08/1937, Moscou, URSS Carreira  (como realizador): 1961- Considerado no início dos anos 60 um promissor realizador soviético, Andrei Mikhalkov-Konchalovski parece ter perdido o rumo após o fim da era relativamente liberal de Kruschev; de modo semelhante, sua mudança para os Estados Unidos tampouco ajudou a sustentar o interesse que inicialmente havia despertado. Nascido de uma família de artistas, escritores e músicos grandemente talentosos. Seu irmão é o ator-diretor Nikita Mikhalkov, amplamente conhecido como o melhor realizador de adaptações de Tchecov para o cinema, incluindo Peça Inacabada para Piano Mecânico  e Olhos Negros . O próprio Konchalovski estudou cinema sob a tutela de Mikhail Romm, antes de passar a escrever roteiros para O Rolo Compressor e o Violinista e Andrei Rublev de   Tarkovski . Em 1965 ele fez sua própria estreia no longa-metragem com O Primeiro Professor / Pervyy Uchitel : ambientado nas estepes asiáticas após a R

Filme do Dia: O Grão (2007), Petrus Cariry

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O Grão (Brasil, 2007). Direção: Petrus Cariry. Rot. Original: Rosemberg Cariry, Firmino Holanda & Petrus Cariry. Fotografia: Ivo Lopes Araújo. Montagem: Petrus Cariry & Firmino Holanda. Dir. de arte: Lana Patrícia. Com: Leuda Bandeira, Verônica Cavalcanti, Nanego Lira, Kelvya Maia, Luís Felipe Ferreira. Sertão cearense. Percebendo que se encontra próxima a morrer, Perpétua (Bandeira) conta ao neto Zeca (Lira) uma história sobre as felicidades e viscissitudes de um rei e uma rainha. Enquanto isso, o pai de Zeca consegue a sofrida subsistência levando bodes ao Mercado e sua irmã sonha em se casar e morar na capital.              Menos importa a história em si, rala e pouco dada a efeitos dramáticos (tal como Cinema, Aspirinas e Urubus ou outras explorações recentes de uma cotidianidade sertaneja ou interiorana sob a chave miúda do cotidiano tal como em O Céu de Suely ) do que a busca de representação de um tempo diferenciado, que fica marcado na própria construção do filme

Ella Fitzgerald - Bewitched, Bothered, and Bewildered (Lyrics)

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Filme do Dia: Meu Nome é Joe (1998), Ken Loach

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Meu Nome é Joe ( My Name Is Joe , Reino Unido/Alemanha/França/Espanha,1998). Direção: Ken Loach . Rot. Original: Paul Laverty. Fotografia: Barry Ackroyd. Música: George Fenton. Montagem: Jonathan Morris. Dir. de arte: Martin Johnson & Fergus Clegg. Figurinos: Rhona Russell. Com: Peter Mullan, Louise Goodall, David McKay, Anne-Marie Kennedy, David Hayman, Gary Lewis, Lorraine McIntosh.               Joe Kavanagh (Mullan) é conhecido pela sua paixão pelo futebol e sua lealdade para com os amigos, especialmente Liam (McKay), ex-viciado que procura se livrar do círculo da criminalidade. Desempregado, técnico de um time amador e tentando largar o alcóol, Joe conhece a também solteira Sarah Downie (Goodall), com quem passa a se relacionar. Porém a situação fica tensa para Joe a partir do momento que ele é pressionado a trazer uma carga de tóxicos para o traficante que ameaça Liam, sua esposa Sabine (Kennedy) e o bebê do casal. Torna-se ainda pior quando Sarah descobre tudo e reso

Filme do Dia: O Abraço Partido (2004), Daniel Burman

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O Abraço Partido ( El Abrazo Partido, Argentina/França/Itália/Espanha, 2004). Direção: Daniel Burman. Rot. Original: Marcelo Birmajer & Daniel Burman. Fotografia: Ramiro Civita. Música: César Lerner. Montagem: Alejandro Brodersohn. Dir. de arte: Sebastián Goñi, Natalia Grosso & Maria Eugenia Sueiro. Figurinos: Roberta Pesci. Com: Daniel Hendler, Adriana Aizemberg, Jorge D´Elía, Sergio Boris, Rosita Londner, Diego Korol, Silvina Bosco, Isaac Fajm. Ariel (Hendler) vive um eterno conflito com relação as suas origens, já que seu pai Elias (D`Elía) abandonou a família antes dele nascer. Irrequieto e com planos de abandonar o pai devido a sua ascendência judaico-polonesa, Ariel visita sua avó (Londner), atrás dos documentos com que pretende abandonar o pequeno comércio que divide em uma galeria de tipos provenientes das mais diversas origens. Sua vontade de partir arrefece com a vinda do próprio pai, que resolve montar um comércio diante da loja da mãe, que antes pertencia a
As I reconstruct my parents' debate, it went like this: MOTHER: The jews were irretrievably destroyed. What is left is just a pitiful remnant of the great Jewish people [which for her meant European Jewry]. The only honorable role for the Jews that remain is to form communities of memory - to serve as "soul candles" like the candles that are ritually kindled in memory of the dead. FATHER: We, the remaining Jews, are people, not candles. It is a horrible prospect for anyone to live just for the sake of retaining the memory of the dead. That is what the Armenians opted to do. And they made a terrible mistake. We should avoid it at all cost. Better to create a community that thinks predominantly about the future and reacts to the present, not a community that is governed from mass graves. ( The Ethics of Memory , Avishai Margalit, p. 8)

Filme do Dia: Ken Park (2002), Larry Clark & Edward Lachman

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Ken Park (EUA/Holanda/França, 2002). Direcao Larry Clark & Edward Lachman. Rot. Original: Larry Clark & Harmony Korine. Fotografia: Larry Clark & Edward Lachman. Montagem: Andrew Hafitz. Dir. de arte: John de Meo. Figurinos: Michele Posch. Com: James Ransone, Tiffany Limos, Stephen Jasso, James Bullard, Mike Apaletegui, Adam Chubbuck, Wade Williams, Amanda Plummer, Julio Oscar Mechoso, Harrison Young, Patricia Place.           Histórias sobre adolescentes em situações de desajuste social. Claude (Jasso), apaixonado por skate, e vítima da brutalidade do pai (Williams) e da indiferença da mãe (Plummer). Certa noite acorda com o pai lhe tocando e decide sair de casa. Tate (Ransone) é um adolescente desequilibrado que, cansado dos conflitos com os avós (Young e Place) assassina-os. Peaches (Limo) é a garota adorada do pai (Mechoso), idealizada por ele desde que sua esposa, muito semelhante a fillha, morreu. O pai possui uma neurose obsessiva com religião e um verdadeiro cu

Filme do Dia: A Tale of Two Kitties (1942), Robert Clampett

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A Tale of Two Kitties (EUA, 1942). Direção: Robert Clampet. Rot. Original: Warren Foster. Música: Carl W. Stalling. Essa clássica animação sobre dois gatos que pretendem capturar um pássaro foi a estréia de Piu-Piu nas telas, aqui com outro nome e sem ainda a coloração que lhe tornaria característica  (aqui ele é rosado) e já apresentando seu famoso bordão (“Acho que vi um gatinho”), sem ter ainda Frajola como adversário. Da dupla de gatos, um faz o papel do mais experiente e coloca o outro para trabalhar. Alguns dos momentos mais hilários são justamente os da desventuras do gato mais tolo e gordo. O título, uma evidente sátira com o romance de Dickens ( A Tale of Two Cities ) já havia sido utilizado pela primeira série de desenhos do Gato Félix duas décadas antes. Entre algumas das mais espirituosas tiradas do filme, existe uma que troça com o rígido código de censura americano da época – um dos gatos após ter sido pressionado para lhe entregar o pássaro, afirma que o fará se o

Filme do Dia: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), Woody Allen

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Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ( Annie Hall , EUA, 1977). Direção: Woody Allen. Rot. Original: Woody Allen & Marshall Brickman. Fotografia: Gordon Willis.  Montagem: Ralph Rosenblum. Dir. de arte: Mel Bourne. Figurinos: Ruth Morley. Com: Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane, Paul Simon, Shelley Duvall, Janet Margolin, Collen Dewhurst, Christopher Walken, Joan Newman, Jonathan Munk, Martin Rosenblatt, Helen Ludlam .       Os relacionamentos confusos de Alvy Singer (Allen) no trabalho e com as mulheres, sobretudo a garota do meio-oeste excêntrica chamada Annie Hall (Keaton). Ambos psicanalizados e, a partir de certo momento, inseguros sobre continuarem ou não a relação. Quando retornam de uma viagem de Los Angeles, pensam em terminar o relacionamento, sendo que Annie Hall o verbaliza. Após um período afastado e tentativas infrutíferas de voltar a se relacionar, Alvy impulsivamente decide revê-la em Los Angeles, onde atualmente mora, mas  a encontra relativament