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Meu Caro Diário, 20/05/2005

obviamente que a data da última mensagem está equivocada, pois foi terça e hoje é domingo. Ontem, aconteceu um estranho ato de mediunidade. Enquanto esperava um filme no Conjunto Nacional tocou um longo tempo na minha cabeça um tema instrumental do Pink Floyd. Depois, no filme que vi, o tema apareceu pelo menos uma meia-dúzia de vezes ao longo do filme, que se chama Bongiorno Notte , de Bellocchio sobre o sequestro de Aldo Moro. Luíza me acordou hoje cedo, mas fez bem pois já eram quase 10 da manhã. É um belo dia de sol, resta saber se quero fazer algo com ele. Ir visitar Luíza, não a amiga, mas a sobrinha? Ver outro filme? Ficar em casa mofando? Ir caminhar? Sinto-me ainda tão indisposto que é bem capaz que acabe ficando por casa.

Hollywood dreams turn queasy in David Cronenberg's brilliant nightmare

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Tea and absolutely no empathy … Julianne Moore in Maps to the Stars David Cronenberg 's new film here at Cannes is a gripping and exquisitely horrible movie about contemporary Hollywood – positively vivisectional in its sadism and scorn. It is twisted, twisty, and very far from all the predictable outsider platitudes about celebrity culture. The status-anxiety, fame-vertigo, sexual satiety and that all-encompassing fear of failure which poisons every triumph are displayed here with an icy new connoisseurship, a kind of extremism which faces down the traditional objection that films like this are secretly infatuated with their subject. Every surface has a sickly sheen of anxiety; every face is a mask of pain suppressed to the last millimetre. It is a further refinement of this director's gifts for body horror and satire. Maps to the Stars has been written for the screen by Bruce Wagner whose Hollywood novels have the same sociopathically unc

A Parada na Estalagem, c. 1645

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Um dos aspectos mais saborosos da arte holandesa do século XVII é que ela transmite um intenso senso  da vida cotidiana. Nessa pintura, por exemplo, observamos o alvoroço das atividades que ocorrem do lado de fora da taverna da vila com a chegada de dois viajantes que desmontam de seus cavalos. Uma pedinte com uma criança amarrada às suas costas observa a cena enquanto outras figuras conversam com um dos viajantes. A rua principal da vila está repleta de outros grupos, dentre eles homens fumando cachimbos em um banco diante da estalagem, uma criança brincando com o avental da mãe e um homem que conversa com uma tecelã. Van Ostade cria um senso de convivência pela aparente informalidade desses contatos humanos, e também ao incluir uma série de animais dentro da cena. Ele também foi cuidadoso em sugerir os traços pitorescos das construções, árvores e videiras, e descrever o ladrilho envelhecido e a argamassa de que é feita a estalagem. Isack van Ostade foi o mais importante de um

Filme do Dia: O Anjo Nasceu (1969), Júlio Bressane

O Anjo Nasceu (Brasil, 1969). Direção e Rot. Adaptado: Júlio Bressane, baseado no conto Comédia da Inocência . Fotografia: Thiago Veloso. Música: Guilherme Magalhães Vaz. Montagem: Mair Tavares. Cenografia: Guaracy Rodrigues. Elenco: Hugo Carvana, Milton Gonçalves, Norma Bengell, Maria Gladys, Carlos Guima, Neville D’Almeida.           Santamaria (Carvana) e Urtiga (Gonçalves) são dois marginais perigosos que, fugindo da polícia, invadem uma casa da classe média carioca, matando um homem e transformando a empregada e a dona de casa (Bengell) em reféns. Santamaria, que se encontra ferido na perna, acredita na chegada de um anjo e é mais violento, acreditando que sua violência o redimirá perante o anjo. Urtiga lhe segue como um cão fiel. Juntos, acabam matando as duas mulheres. Matam a seguir um homem para roubar um carro e também a mulher que presenciou o assassinato, após uma sessão de torturas. Santamaria indaga sobre o futuro de Urtiga após sua morte, mas esse se recusa em acredit
What Feurbach offered was a rule of religious translation. God did not make man in His own image: it was the other way round, we created God out of human qualities and human needs. Human beings unconsciously projected upon their God their own fragile ideals, to give Justice and Mercy and Love a surer form and a more permanent reality, outside those shelves. It was this idea of alienation - the projecting upon another of what really belonged to ourselves - which so attracted  Marx to Feurbach. Philip Davis, The Victorians , p. 147.

Blondie - One Way Or Another

Gli uomini di una volta lavoravano come i loro padri.Adesso si depilano come le loro madri

Shocking Blue - Venus (Video)

Filme do Dia: How Wings Are Attached to the Backs of Angels (1996), Craig Welch

How Wings are Attached to the Back of Angels (Canadá, 1996). Direção: Craig Welch. Fotografia: Robin L.P. Bain, Brian Duchscherer, Pierre Landry, Linda Pelley & Susan Trow. Música: Normand Roger. O que mais impressiona nesse desenho é menos sua narrativa pouco convencional e destituída de diálogos sobre um cientista louco que possui como obsessão pensar o mecanismo que faz com que existam asas em um anjo ao qual se refere o título do que o traço original, inspirado no design gráfico do final do século XIX e idos do século XX, e a não menos original mescla de técnicas para criar essa pérola do nonsense que não se escusa em tocar em pontos igualmente pouco convencionais no universo da animação como morte e sexo. Mistura stop motion e ação ao vivo a partir da musa que encanta o cientista com técnicas de animação que exemplilficam uma lógica de mecanismos tão meticulosa quanto o próprio cérebro de seu criador, não apenas do universo da ficção como da própria animação.  Esse últi

'Sugar Man’ Director Death Was Suicide, Family Says

Swedish director Malik Bendjelloul , whose 2012 documentary “ Searching for Sugar Man ” won the best documentary Oscar, committed suicide, his family says. “I can confirm that it was suicide and that he had been depressed for a short period of time,” Johar Bendjelloul, brother of the director, told Sweden ’s Aftonbladet newspaper today. Bendjelloul (pictured right, with producer Simon Chinn ) died in Stockholm late Tuesday, but local police did not specify the cause of death. “Searching for Sugar Man ,” about the life and career of American singer Sixto Rodriguez , won 2013 docu Oscar as well as awards from Bafta, the IDA, the PGA and the DGA. Tributes were paid to him at the jury press conference of the Cannes film festival Wednesday. “He was a wonderful film-maker. I just feel really sorry for those left behind,” said Danish director Nicolas Winding Refn. Born in Sweden, Bendjelloul appeared on TV as a child and then studied journalism and media production. He produc

Olivia Newton John: Xanadu (HQ Version!)

Cannes y el Machismo Salarial, Acto II

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Los hermanos Dardenne han ganado más Palmas de Oro que todas las cineastas de la historia juntas. Dos para los belgas contra una para las directoras en 66 ediciones del Festival de Cannes. La obtuvo, en concreto, la presidenta del jurado de este año, la neozelandesa Jane Campion. La misma que el día de la inauguración del festival aprovechó una rueda de prensa para refrescar la memoria y las estadísticas. “Hay cierto machismo en la industria y es antidemocrático”, recordó, además de señalar que solo el 7% de los 1.800 filmes recibidos este año por Cannes estaban dirigidos por mujeres. Lo mismo ocurre al cotejar datos de la industria en general: solo una mujer ha ganado el Oscar a la mejor dirección, Kathryn Bigelow (En tierra hostil), en 86 años de premios de Hollywood. Otro dato: solo una actriz Angelina Jolie entraría en el último listado, el de 2013, que cada año realiza la revista Forbes con los intérpretes mejor pagados de Hollywood. Jolie, con 33 millones de dólar

Editor's Note

(CNN) -- CNN has discovered multiple instances of plagiarism by Marie-Louise Gumuchian, a former CNN news editor. She wrote frequently about international news , writing and reporting about Africa, Europe, and the Middle East from our London bureau. An unpublished story flagged last week during our editing process led to an internal investigation that uncovered other examples in about 50 published stories, and our investigation is ongoing. We've terminated Gumuchian's employment with CNN, and have removed the instances of plagiarism found in her pieces. In some cases, we've chosen to delete an entire article. Trust, integrity and simply giving credit where it's due are among the tenets of journalism we hold dear, and we regret that we published material that did not reflect those essential standards. We also believe in letting audiences know when we've remedied situations that threaten to compromise that trust. - Meredith Artley, Managing Edit

Filme do Dia: Hedy Lamarr - Segredos de uma Estrela de Hollywood, Donatello Dubini

Hedy Lamarr – Segredos de uma Estrela de Hollywood ( Hedy Lamarr: Secrets of a Hollywood Star , Suíça/Alemanha/Canadá, 2006). Direção: Donatello Dubini, Fosco Dubini & Barbara Obermaier. Rot. Original: Fosco Dubini & Barbara Obermaier. Fotografia: Donatello Dubini. Montagem: Donatello Dubini & Fosco Dubini. Documentário que investiga a trajetória de Hedy Lamarr (1913-2000), centrando-se sobretudo na polêmica em torno de Extase (1931), filme considerado como apresentando a primeira cena de nudez da história do cinema não pornográfico, sua partida para Hollywood, o auge de sua carreira e o crescente isolamento em Nova York. Decepcionante tanto em sua estrutura já gasta e repetititva, baseada em entrevistas de contemporâneos da estrela (sendo que a estrela hispânica Lupita Tovar, tem-se tornado uma presença recorrente nesses documentários, dada a sua longevidade) quanto na superficialidade do tratamento dado a Lamarr. O filme também se detém no fato dos estúdios tere

Luiz Gonzaga - Numa Sala de Reboco

"Sex alleviates tension. Love causes it” (" Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão ")

Frank Zappa Bobby Brown ( Lyrics )

Argentina, potencia en Cannes

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  Lisandro Alonso, con la camiseta semilevantada, dirige a Viggo Mortensen (con sombrero) en el rodaje de 'Jauja'   Hace solo dos años el director del festival de Cannes, Thierry Frémaux, hablaba así del cine argentino : “Esperábamos más, tras un gran inicio. Pero nunca creció. Los cineastas argentinos se suicidaron. [El productor y director] Pablo Trapero es el único que apuesta por películas distintas, sin importarle el éxito en taquilla”. Pero, a pesar de este lamento, esta semana concurren cuatro películas argentinas a la 67ª edición del festival de Cannes. Y una de ellas, Relatos salvajes , tercer largometraje de Damián Szifrón, disputará la Palma de Oro en la sección Oficial junto a 18 obras de autores tan consagrados como el canadiense David Cronenberg, el francés Jean-Luc Godard o los británicos Ken Loach y Mike Leigh. Del resto de Latinoamérica solo Colombia se encuentra representada con una película, Gente de bien , del director Franco Lolli, que

GHUM Jimi at Monterey Wild Thing

Filme do Dia: O Vale do Gouffre (1960), René Bonnière

O Vale do Gouffre ( La Rivière du Gouffre, Canadá, 1960). Direção: René Bonnière. Rot. Original: Pierre Perrault. Fotografia: Ken Campbell & Michel Thomas-d’Hoste. Montagem: René Bonnière. Na região do Vale do Gouffre, esse curta apresenta uma espécie de nostalgia precoce a partir do registro de práticas provincianas que se acredita estarem findando com a ascensão da modernidade. Na imagem talve mais representativa se contrapõe uma charrete movida a cavalo que consegue vencer o gelo inclemente do inverno enquanto um possante veículo de rodas dentadas semelhante a um tanque atola. Porém, não se iluda quem pensa que o embate finda a partir dessa contraposição de imagens – a determinado momento, inclusive, os dois meios de transporte e trabalho se encontram no mesmo plano – pois logo a jamanta motorizada se desvencilhará do gelo e subirá declives inimagináveis, como que cravando a sua antecipação enquanto condenação do meio de força a quatro patas. Destaque para a dança e canto tra
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Fats Waller - Ain't Misbehavin' - Stormy Weather (1943)

Falar de mim é fácil, o difícil é ser EU. Frase pintada no alto do chassi de uma kombi estacionada na rua onde moro.

"Folhas secas", por Nelson Cavaquinho

Filme do Dia: Era uma Vez na Anatólia (2011), Nuri Bilge Ceylan

Era uma Vez em Anatolia ( Bir Zamanlar Anadolu’da , Turquia/Bósnia e Herzegovínia, 2011). Direção: Nuri Bilge Ceylan. Rot. Original: Nuri Bilge Ceylan, Ebru Ceylan & Ercan Kesal. Fotografia: Gökhan Tiryaki. Montagem: Böra Göksingöl. Dir. de arte: Çari Erdogan & Dilek Yapköuz Ayaztuna. Com: Muhammet Uzuner, Yilmaz Erdogan, Taner Birsel, Ahmet Mümtaz Taylan, Firat Tanis, Ercan Kesal, Erol Erarslan, Ugur Aslonoglu. Uma equipe, composta, dentre outros, por um promotor, Nusret (Birsel), um comissário de polícia, Naci (Erdogan) e um médico legista, Cemal (Uzuner) procuram, com o suspeito Kenan (Tanis), encontrar o local onde enterrou o cadáver, juntamente com um provável cúmplice, em meio aos morros e descampados da Anatólia. O corpo é finalmente encontrado, na manhã seguinte, de uma cansativa e frustrada noite de buscas e levado para o hospital para ser autopsiado e identificado por sua esposa. O crime, mais que evidentemente, torna-se um pretexto para uma portentosa odisseia p
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JACKSON DO PANDEIRO - SEBASTIANA

Sitio do Picapau Amarelo - Tema de Abertura (Completo)

Filme do Dia: Argila (1940), Humberto Mauro

Argila (Brasil, 1940). Direção e Rot. Original: Humberto Mauro, baseado em argumento próprio. Fotografia: Manoel P. Ribeiro & Humberto Mauro. Música: Radamés Gnattali. Montagem: Watson Macedo & Hipólito Colombo. Com: Carmem Santos, Celso Guimarães, Floriano Faissal, Lídia Mattos, Saint-Clair Lopes, Bandeira Duarte, Mauro de Oliveira, J. Silveira, Pérola Negra.          Gilberto (Guimarães), competente e humilde artesão de cerâmica, torna-se objeto da paixão da jovem viúva rica Luciana (Santos). A noiva de Gilberto, Marina (Mattos) sente-se enciumada, assim como seu irmão Pedrinho. Como prova de sua gratidão por Luciana, que cuidara de seu restabelecimento após ter levado uma queda quando trabalhava em sua residência, Gilberto lhe dá um raro maracá índio. Luciana compra a fábrica que produzia peças que eram vendidas pela região e decide transformá-la em realizadora de objetos artísticos. Numa noite de festa o maracá é furtado por Pedrinho. Quando sabe da história o pai do men

Moonlight Serenade

Noel Rosa - Conversa de Botequim (Gravação Original)

Lançamento do livro "Revista de Cinema - Antologia (1954-1957 / 1961-1964)"

Os críticos Marcelo Miranda e Rafael Ciccarini convidam para o lançamento dos dois volumes do livro "Revista de Cinema - Antologia (1954-57 / 1961-64)", do qual são os organizadores. A publicação reúne 98 textos de uma das mais importantes publicações de reflexão cinematográfica no Brasil, fundada por Cyro Siqueira em  1954 e referenciada no mundo todo. Editada em Belo Horizonte ao longo de dez anos, a Revista de Cinema se tornou referência de reflexão e crítica cinematográfica no país e no exterior, sendo a primeira grande publicação de enfoque analítico sobre filmes a circular no Brasil. Fundada em 1954 por Cyro Siqueira, Jacques do Prado Brandão, Guy de Almeida e José Roberto Duque de Novaes, teve 29 edições, até ser descontinuada em 1964. Os dois volumes do livro "Revista de Cinema – Antologia (1954-1957 / 1961-1964)", organizados pelos críticos Marcelo Miranda e Rafael Ciccarini nos últimos cinco anos, resgatam 98 dos mais importantes textos da publicação,

Pós-proletariado, a nova classe social das ruas

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O precariado desconcerta a direita e a esquerda, diz Guy Standing, ex-diretor da OIT Guy Standing é PhD pela Universidade de Cambridge e professor de Estudos do Desenvolvimento da Escola de Estudos Oriental e Africano da Universidade de Londres. O ex-diretor da Organização Internacional do Trabalho veio ao Brasil a convite da União Geral dos Trabalhadores e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp para falar sobre a nova classe produzida pelo neo-liberalismo, o pós-proletariado. Standing recorre a um neologismo, precariado ( precariat em inglês) para sintetizar a dupla condição de proletários e precários dessa parcela da população. Com uma agenda de reivindicações surpreendente mesmo para governos progressistas, partidos de esquerda e sindicatos, ocupa as ruas e praças das metrópoles mundiais e se manifesta, no Brasil, nos movimentos espontâneos de rua desde junho. O autor do livro  Precariado – A nova classe perigosa  concedeu esta entrevista à 
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  The whole sky is one ocean of alternate waves of cloud and light, so blended together that the eye cannot rest on any  one without being guided to the next, and so to a hundred more, till it is lost over again in every wreath - that if it divides the sky into quarters of inches and tries to count and comprehend the component parts of any single one of those divisions, it is still as utterly defied and defeated by the parts as by the whole - that there is not one line out of the millions there which repeats another, not one which is unconnected with the another, not one which does not in itself convey histories of distance and space, and suggest new and changeful form. John Ruskin

Filme do Dia: E Deus Criou a Mulher (1956), Roger Vadim

E Deus Criou a Mulher ( Et Dieu... créa la femme , França,1956). Direção:  Roger Vadim. Rot. Original:  Roger Vadim&Raoul Lévy. Fotografia: Armand Thirard. Música: Paul Misraki. Montagem: Victoria Mercanton. Dir. de arte: Jean André. Com: Brigitte Bardot,  Curd Jürgens, Jean-Louis Trintignant, Christian Marquand,  Marie Glory,  Georges Poujouly,   Jane Marken,   Jean Tissier,   Isabelle Corey.        O milionário Eric Carradine (Jürgens), embora poderoso, inveja dois trunfos da família Tardieu: o pequeno terreno que possuem e não pensam em vender, para que Carradine construa seu estaleiro, e a jovem, leviana e bonita Juliete Hardy (Bardot), que se encontra atraída pelo filho mais velho de Madame Tardieu (Glory), Antoine (Marquand). Voltando de uma temporada afastado de St. Tropez, Antoine encontra a família sendo pressionada a vender o terreno e, interessado em viver uma aventura com Juliete, pouco liga para os conselhos da mãe sobre a má reputação da jovem, já que não prete

Bolhas de Sabão, provavelmente 1733/34

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Jean-Siméon Chardin foi celebrado por seus contemporâneos por suas naturezas vivas pintadas com traços grossos de tinta e grande atenção aos detalhes. Nessa composição um rapaz posicionado à janela ainda sopra uma bolha de sabão. Tanto ele quanto o menino próximo a ele estão completamente absorvidos na diversão; entretanto, para um observador do século XVIII, as bolhas de sabão não eram somente uma forma de entretenimento, mas também símbolos da transitoriedade da vida. O tema era popular nas gravuras holandesas que foram grandemente disseminadas pela França, e Chardin realizou ao menos três e provavelmente quatro versões dessa pintura. A monumentalidade de sua figura aqui dá uma torção no tema da vanitas : a sugestão de que o rapaz é ocioso e está desperdiçando seu tempo. Apesar de Chardin proporcionar a ilusão de ter capturado os garotos em um momento desprevenido, ele construiu rigorosamente sua composição. Os dois rapazes são enquadrados por uma janela de pedra retangular, os r

Céu - Malemolência e Lenda

Wonderful Time Up There.Pat Boone.HQ Audio

Chad Hurley: How We Did It

Filme do Dia: Mulheres Diabólicas (1995), Claude Chabrol

Mulheres Diabólicas ( La Cérémonie , França/Alemanha,1995). Direção: Claude Chabrol. Rot. Adaptado: Claude Chabrol, baseado no romance de Ruth Rendell, A Judgment in Stone , de Ruth Rendell. Fotografia: Bernard Zitzermann. Música: Matthieu Chabrol. Montagem: Monique Fardoulis. Dir. de arte: Daniel Mercier. Figurinos: Corinne Jorry. Com: Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Cassel, Virginie Ledoyen, Valentin Merlet, Julien Rochefort.         Sophie (Bonnaire) encontra-se com a sua futura patroa Catherine Lelievre (Bisset) e decide trabalhar com ela. Sophie é bem aceita pela família Lelievre, que mora em uma luxuosa residência, pouco levando em conta seu comportamento ocasionalmente estranho. Sophie torna-se amiga de Jeanne (Huppert), funcionária do correio, que não é benquista pelo patrão de Sophie, George (Cassel), a quem acusa de violar constantemente sua correspondência e ser considerada como suspeita de ter assassinado a própria filha. Tornando-se v