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O Dicionário Biográfico de Cinema#183: Joanne Dru

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  Joanne Dru (Joanne Letitia La Cock) (1923-96), n. Logan, West Virginia É  um sinal dos tempos que esta saudável, muito bela e assertiva atriz achou por bem mudar seu nome. Vinte anos depois, alguém chamada Letitia La Cock teria sido  arrebatadoramente bem vida  na fábrica de Warhol e dificilmente poderia deixar de ser destaque no acampamento de férias. Seu nome inventado soava muito mais plausível, especialmente com a moleca de olhos escuros, sendo encontrada em vários vagões rumo ao Oeste. Havia sido uma modelo - e acrescentando pimenta a sopa de Warhol - uma "Sereia do Samba", antes de realizar sua estreia no cinema em Abie's Irish Rose [ Rosa da Irlanda ] (46, Edward Sutherland). Porém foi como Tess Millay em Red River [ Rio Vermelho ] (48, Howard Hawks), que mal se intimidou com a flecha que a prende a uma carroça e ainda capaz de ter prazer em bater no rosto de Montgomery Clift, que se estabeleceu. John Ford então a levou para cima - no uniforme em She Wore a Yello

Filme do Dia: Drácula (1977), Philip Saville

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  D rácula ( Count Dracula,  Reino Unido, 1977). Direção: Philip Saville. Rot. Adaptado: Gerald Savory, a partir do romance de Bram Stoker.  Fotografia: Peter Hall. Música: Kenyon Emrys-Roberts. Montagem: Richard Redford & Rod Waldron. Dir. de arte: Michael Waldron. Figurinos: Kenneth Morey. Com: Louis Jourdan, Frank Finlay, Susan Penhaligon, Judi Bowker, Jack Shepherd, Mark Burns, Bosco Hogan, Richard Barnes, Ann Queensberry. Jonathan Harker (Finlay) visita a Transilvânia, onde se encontra com o Conde Drácula (Jourdan), mesmo após ter recebido várias admoestações de não fazê-lo na carruagem que o leva. Sua intenção é firmar um contrato de propriedade na Inglaterra. Drácula o convence a ficar um mês em seu castelo, sob o pretexto de lhe ensinar um perfeito inglês. Aos poucos Harker percebe que, na verdade, é prisioneiro de Drácula. Esse se interessa pelas fotos da noiva de Harker, Mina (Bowker) e sua irmã Lucy (Penhaligon), partindo de encontro a elas e as seduzindo. A mãe das duas

Filme do Dia: Cheburashka Goes to School (1983), Roman Kachanov

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  C heburashka Goes to School ( Chburashka Idiot   v Shkolu , União Soviética, 1983). Direção Roman Kachanov. Rot. Original Eduard Uspenskiy & Roman Kachanov. Fotografia Teodor Bunimovich & Vladimir Sidorov. Música : Vladimir Shainskiy. Montagem : Galina Filatova.  Dir. de arte : Olga Bogolyubova & Leonid Shvartsman. Gena é um jacaré que estranha Chburashka não o ter ido receber no aeroporto. Logo descobre que Chburashka não sabe ler, o que não é um problema, já que se encontram às vésperas de primeiro de setembro, início de um núcleo letivo. Não será tão fácil quanto ele imaginava ter Chburashka na escola. Animação em stop-motion, prática um tanto incomum à época da animação clássica soviética. Sua falta de proporção entre objetos como, por exemplo, a estatura do réptil diante dos prédios da rua ou ele e seu motorista em relação ao minúsculo taxi são um charme. O outro são os aspectos discretamente surreais da interação entre seus personagens, mais que a antropomorf

Filme do Dia: Nastya (1994), Georgiy Daneliya

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  N astya (Rússia, 1994). Direção Georgiy Daneliya. Rot. Adaptado Aleksandr Adabashyan, Georgiy Daneliya & Aleksandr Volodin, a partir do livro de Volodin. Fotografia Pavel Lebeshev. Música Andrei Petrov. Montagem Yelena Taraskina. Dir. de arte Levan Lazishvili. Figurinos Larisa Lebedeva. Com Polina Kutepova, Irina Markova, Valeriy Nikolaev, Aleksandr Abdulov, Galina Petrova, Nina Ter-Osipyan, Natalya Shchukina, Olga Nedovodina-Finney, Aleksandr Potapov. Nastya (Kutepova) vive com sua mãe enferma, que a pressiona constantemente para que arranje um namorado. Para aplacar os reclames da mãe, ela encontra um conhecido, mas é refugada por ele, assim como por uma amiga fashion . No dia que vai ao encontro mal sucedido, no entanto, Nastya conhece um jovem embriagado, Sasha (Nikolaev), e ele a leva para conhecer sua mãe. Ela vai deixar Sasha no ponto que pegará seu transporte público e no retorno encontra uma senhora de bicicleta (Ter-Osipyan), aparente feiticeira, que afirma qu

Filme do Dia: No Ritmo do Coração (2021), Sian Heder

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  N o Ritmo do Coração ( CODA , EUA/França/Canadá, 2021). Direção Sian Heder. Rot. Adaptado Sian Heder, a partir do roteiro de Victoria Bedos, Stanislas Carré de Malberg, Éric Lartigau & Thomas Bidegain, para o filme A Família Bélier . Fotografia Paula Huidobro. Música Marius De Vries.  Montagem Geraud Brisson. Dir. de arte Diane Ledereman, Paul Richards & Jeremy Woolsey. Cenografia Vanessa Knoll & Amy Morrison. Figurinos Brenda Abbandandolo. Com Emilia Jones, Troy Kotsur, Daniel Durant, Marlee Matlin, Ferdia Walsh-Peelo, Eugenio Derbez, Amy Forsyth, John Fiore. A jovem de voz talentosa, Ruby Rossi (Jones) é constantemente vítima de bullying na escola, por sua família ser composta de surdos-mudos e por ter que trabalhar com eles, na pesca. Uma de suas poucas amigas é Gertie (Forsyth), que se sente atraída pelo irmão de Ruby, Leo (Durant), e estranha a súbita investida nas aulas de coral de Ruby, que se encontra interessada no rapaz que se inscreveu também nelas,

Filme do Dia: Boat Race (1903), G.W. Bitzer & Wallace McCutcheon

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  B oat Race (EUA, 1903). Fotografia G.W. Bitzer & Wallace McCutcheon. Registro de uma corrida entre duas equipes de canoagem. Em vários momentos a câmera, acaba perdendo do enquadramento uma das canoas e, por um breve momento, até mesmo as duas, à guisa de exibir um navio de guerra que se encontra ancorado em determinado trecho do percurso (seu final? Ou apenas o final do filme?). American Mutoscope & Biograph.1 minuto e 42 segundos.  

Filme do Dia: Felix Dines and Pines (1927), Otto Mesmer

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  F elix Dines and Pines  (EUA, 1927). Direção: Otto Mesmer. Um Felix esfomeado sonho com a refeição de seus sonhos criando um menu que por vezes ele consegue realizar, porém a maior parte das vezes não, sofrendo a reação dos animais que persegue. Desesperado acaba engolindo uma bota e uma lata velhas que encontra no lixo e tendo pesadelos. Esse curta animado, que faz evidente referência a um certo universo da pobreza americana, possui ao menos duas seqüências antológicas. Na primeira atraído pelo ruído que um velho barbudo faz ao degustar sua sopa, tornando-se literalmente música aos ouvidos do esfomeado herói, Felix invade sua residência, extrai sua barba e a torce para sorver toda a sopa nela acumulada. A segunda é a seqüência dos pesadelos, alucinógena ao representar todos os motivos de desejo ou ameaça vivenciados pelo herói ao longo do seu atribulado dia, com destaque para um Papai Noel que acaba se transformando em um horrendo monstro, notável metáfora para os excluídos dess