O Dicionário Biográfico de Cinema#260: Alan Cumming
Alan Cumming, n. Aberfeld, Escócia, 1965
Foi casado com uma atriz, Hilary Lyon; então teve encontros com Saffron Burrows; e agora teve um casamento civil com Grant Shaffer - ainda que tenha sido difícil acreditar que o pernicioso Cumming é sempre civil. Possui tantos talentos e as arestas afiadas: ele pinta, escreveu um romance, criou um perfume, é um ator intérprido no palco (onde encontrou mais liberdade), mas é uma surpresa maravilhosa em tantos filmes - como testemunha seu cativante e insinuante mesário em Eyes Wide Shut [De Olhos Bem Fechados] (99, Stanley Kubrick), talvez a sugestão sexual mais ousada neste filme sóbrio.
Após uma infância difícil e um pai abusivo, ganhou um Prêmio Olivier por Accidental Death of an Anarchist (91); fez um celebrado Hamlet (94); foi o mestre de cerimônias em Cabaret, contracenando com Jennifer Jason Leigh como Sally; atuou em Bent; Mac the Knife em The Threepenny Opera; e fez uma apresentação solo de Macbeth. Começou trabalhando na televisão na Escócia e teve um papel na execução em Take the High Road (88); interpretou com Sandrine Bonnaire e Bruno Ganz em Prague (92, Ian Sellar); fez o mestre de cerimônia em uma versão televisiva de Cabaret (93, Sam Mendes), com Jane Horrocks como Sally; foi a voz de Black Beauty [Beleza Negra] (94, Caroline Thompson); Second Best [Uma Nova Chance] (94, Chris Menges); Circle of Friends [Três Amigos e uma Traição] (95, Pat O'Connor); um programador de computadores em GoldenEye [007 Contra GoldenEye] (95, Martin Campbell); o Sr. Elton em Emma (96, Douglas McGrath); dançando uma tempestade como Sandy Fink em Romy and Michele's High School Reuniom [Romy e Michele] (97, David Mirkin); Buddy [Buddy, Meu Gorila Favorito] (97, Thompson); Saturninus em Titus (99, Julie Taymor); Plunkett & Macleane [Os Saqueadores] (99, Jake Scott); como Rooster em uma Annie para a TV (99, Rob Marshall); The Flinstones in Viva Rock Vegas [Os Flinstones em Viva Rock Vegas] (00, Brian Levant); um trabalho divertido em Get Carter [O Implacável] (00, Stephen Kay), dando a Stallone um olho astuto; Batista em Company Man [Um Agente como a Gente] (00, Peter Askin e MacGrath).
Tal variedade é fora do comum, mas versatilidade faz parte da natureza de Cumming. Foi incomumente quieto e calmo em The Anniversary Party [Aniversário de Casamento] (01), o filme que escreveu e dirigiu com Jennifer Jason Leigh. Na verdade, nos anos que se seguiram, os filmes não corresponderem às suas possibilidades: Fegan Floop em Spy Kids [Pequenos Espiões] (01, Robert Rodriguez), e duas sequencias; Intimate Affairs (02, Alan Rudolph); Sr. Folair em Nicholas Nickelby (02, McGrath); vigilante noturno em X2 [X-Men 2] (03, Bryan Singer); um padre em Eighteeen (05, Richard Bell); Reefer Madness: The Movie Musical [A Loucura de Mary Juana] (05, Andy Fickman); Ripley Under Ground [Ripley no Limite] (05, Roger Spottiswoode); Sweet Land [O Verdadeiro Amor] (05, Ali Selim), que ele co-produziu; Full Grown Men (06, David Munro), onde novamente foi produtor e ator; como ator, produtor e diretor em Suffering Man's Charity [Escritor Fantasma] (07); Boogie Woogie [Trair é uma Arte] (09, Duncan Ward); como Sebastian em The Tempest [A Tempestade] (10, Taymor); a voz de Hitler em Jackboots in Whitehall (10, Edward e Rory McHenry); na série de TV The Good Wife (10-); Riverworld [Um Mundo Novo] (10, Stuart Gillard); Burlesque (10, Steven Antin); como homem gay tentando conseguir a custódia de uma adolescente com deficiência mental em Any Day Now [Um Dia Desses] (12, Travis Fine); Almost in Love (13, Sam Neave).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 604-6.
Comentários
Postar um comentário