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Filme do Dia: A Paixão de Ana (1969), Ingmar Bergman

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A   Paixão de Ana ( Em Passion , Suécia, 1969). Direção e Rot.Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Sven Nykvist. Montagem: Siv Ludgren. Dir. de arte: P.A.Lundgren. figurinos: Mago. Com: Max von Sydow , Liv Ulmann, Bibi Andersson , Erland Josephson, Lars-Owe Carlberg, Erik Hell, Barbro Hiort af Ornäs, Annika Kronberg.             Andreas Winkelmann (Sydow), um homem que vive isolado em um ilha sueca após a recente separação de sua esposa, torna-se amigo de um grupo que inclui o casal Eva (Andersson) e Eli Vergerus (Josephson) e sua futura amante, Anna (Ulmann), Em um certo momento, Elis abandona a ilha por motivos de trabalho e sua esposa, em desespero e solidão, vai até a casa de Andreas e mantém relações com este. Anna se aproxima de Andreas e passam a manter um relacionamento, inclusive morando juntos. Os conflitos com Anna se tornam crescentes. Grande parte das fobias de Anna se deve ao acidente no qual vivenciou a morte do marido e de seu bebê, deixando-a com problemas em

Filme do Dia: A Linha Geral (1929), Sergei Eisenstein

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A   Linha Geral ( Staroye i Novoye , URSS, 1929). Direção e Rot. Original: Serguei Eisenstein & Grigori Aleksandrov. Fotografia: Eduard Tissé. Dir. de arte: A. Burov, Vasili Kovrigin & Vasili Rakhals. Com: Marfa Lapkina, M. Ivanin, Konstantin Vasilyev, M. Ivanin, Vasili Buzenkov, Nejnikov, Chukamaryev, Ivan Yudin. Marfa (Lapkina) incentiva a pobre comunidade rural a montar uma cooperativa e, não sem algum esforço, consegue fazer com que não gastem o dinheiro do primeiro lucro recolhido, já que almejam comprar um touro reprodutor. O touro é comprado, uma festa é feita para a união dele com uma vaca, que gera os primeiros bezerros da fazenda. O próximo passo será a compra de um trator. Porém, tanto os burocratas do partido quanto os proprietários privados da terra não facilitam que os sucessos conseguidos prossigam. O touro é envenenado e existem empecilhos para a aquisição do trator, já que a garantia desse se encontra atrelada aos resultados da primeira colheita. Mesm

Filme do Dia: A Era do Rádio (1987), Woody Allen

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A   Era do Rádio ( Radio Days , EUA, 1987). Direção e Rot. Original:   Woody Allen. Fotografia: Carlo Di Palma. Montagem: Susan E. Morse. Dir. de arte: Santo Loquasto & Speed Hopkins. Cenografia: Leslie Bloom, George DeTitta Jr. &  Carol Joffe. Figurinos: Jeffrey Kurland. Com: Mia Farrow, Seth Green, Dianne Wiest, Wallace Shawn, Julie Kavner, Julie Kurnitz, Josh Mostel, David Warrilow, Michael Tucker, Mindy Morgenstern, Danny Aiello, Gina DeAngeles, Tony Roberts, Jeff Daniels , Diane Keaton, Denise Dumont.            Joe (Green) relembra o período que vai de 1941 a 1944, quando o rádio é o principal veículo a mediar as representações do mundo e a atribulada vida suburbana em New Jersey. É através do rádio que sua tia Bea (Wiest), solteirona, entrete-se e sonha com um marido, assim como se compartilha uma sensação ambígua de ficar de dentro e de fora dos eventos sociais importantes na cidade, da mesma forma que faz com que o garoto se entusiasme com as aventuras do Vinga

Filme do Dia: O Homem Irracional (2015), Woody Allen

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O   Homem Irracional ( Irrational Man , EUA, 2015). Direção e Rot.Original: Woody Allen. Fotografia: Darius Khondji. Montagem: Alisa Lepselter. Dir.de arte: Carl Sprague. Cenografia: Jennifer Engel. Figurinos: Suzy Benzinger. Com: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey, Jamie Blackley, Betsy Aidem, Ethan Phillips, Sophie von Haselberg, Susan Pourfar, Tom Kemp. Abe (Phoenix) é um professor de filosofia recém-chegado a universidade de uma pacata cidade de Rhode Island, despertando a atenção tanto da sua jovem estudante Jill (Stone) quanto da madura cansada do casamento, Rita (Posey). Jill, mesmo em vias de estabelecer um compromisso mais resoluto com Roy (Blackley), deixa-se levar por sua crescente paixão por Abe, enquanto ele demarca uma amizade. Após uma tentativa frustrada de sexo com Rita e uma assustadora brincadeira de roleta russa diante de um grupo de alunos aterrorizados numa festa, Abe escuta casualmente o relato sórdido de uma mulher que teve sua vida arruinada por

Filme do Dia: A Ilha Nua (1960), Kaneto Shindô

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A  Ilha Nua ( Hadaka no Shima , Japão, 1960). Direção e Rot. Original: Kaneto Shindô. Fotografia: Kiyoshi Kuroda. Música: Hiraku Hayashi. Com: Taiji Tonoyama, Masanori Horimoto,   Nobuko Otowa, Shinji Tanaka.             Em uma ilha deserta e árida, o casal Senta (Tonoyama) e Toyo (Otowa) levam uma vida árdua da agricultura e criam os filhos Jiro (Horimoto) e Taro (Tanaka). Uma das poucas diversões do filho mais velho, Taro, são as brincadeiras na escola. Em poucos momentos do ano, quando levam a produção do cultivo, conseguem o pequeno luxo de almoçarem em um restaurante, comprarem roupas novas para os filhos e passearem de teleférico. A vida cotidiana da família é abalada com a súbita doença e morte de Taro. Uma comitiva de crianças e professores da escola vai ao enterro simples. É passagem do ano. Toyo fraqueja no retorno à labuta cotidiana, mas Senta demonstra a ela que esse não é o caminho.             Filme que foi grande sucesso de crítica quando de seu lançamento na

Filme do Dia: Era Uma Vez Eu, Verônica (2012), Marcelo Gomes

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E ra Uma Vez Eu, Verônica (Brasil, 2012). Direção e Rot. Original: Marcelo Gomes. Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Música: Tomaz Alves de Souza. Montagem: Karen Harley. Com: Hermila Guedes, Waldemar José Solha, João Miguel, Maeve Jinkings. Verônica (Guedes) consegue se formar em medicina e um emprego em um hospital psiquiátrico. Além de ter agora que lidar com pessoas, e não mais apenas teorias, como ela mesmo afirma, ainda tem que cuidar de seu velho pai adoentado (Solha). Como válvula de escape para manter a sua própria sanidade vai atrás do sexo. E nessa busca encontra um parceiro (Miguel). A trama se faz pequena diante da busca da representação da subjetividade de sua protagonista – sonhos, desejos, frustrações, inquietudes – sendo que, para isso faz uso sobretudo de uma voz over que replica em solilóquios os mesmos. Ainda que o resultado final consiga atingir um certo grau de coerência entre o estilo e as motivações exigidas por uma trama mais voltada para a interioridade

Filme do Dia: English Harvest (1938), Humphrey Jennings

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E nglish Harvest (Reino Unido, 1938). Direção: Humphrey Jennings. Aqui, ao contrário de The Farm , as mesmas imagens dos trabalhadores da fazenda sendo supridos de sua dose de cerveja, durante o intervalo do trabalho, não é acompanhado pelo comentário algo paternalista daquele, mas somente da música de Beethoven – não é impossível imaginar que Humberto Mauro tenha travado conhecimento, por sinal, com essa produção, já que ele incorpora a mesma sinfonia, em alguns de seus trechos mais expressivos, em Argila , realizado pouco após.   Mesmo que próximo do curta contemporâneo citado, aqui Jennings parece ter conseguido melhor efeito estético, não abusando tanto da voz over e apresentado de forma mais focada e menos carente de uma aceitação algo populista de seu outro curta. Ambos os curtas terminam com as mesmas imagens. Dufay Chromex. 8 minutos e 55 segundos.

Filme do Dia: Zero em Conduta (1933), Jean Vigo

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Z ero em Conduta ( Zéro de Conduite , França, 1933) Direção, roteiro e montagem: Jean Vigo. Música: Maurice Jaubert. Com: Louis Lefévre, Gilbert Pluchon, Gérard  de Bédarieux, Constantin Goldenstein-Kehler, Jean Dasté, Robert Le Flon, Delphin, Du Verron. Colin (Pluchon), Caussat (Lefévre) e Bruel (Goldstein-Kehler) voltam de trem às aulas no internato em que estudam. Enquanto se divertem, inventando várias brincadeiras, subitamente o companheiro de cabine cai morto no chão. Quando chegam a estação e relatam o fato, ele aparece e se apresenta como sendo o novo professor da escola, Huguet (Dasté). Ainda na estação, surge um novo aluno, Tabard (Bédarieux), a quem sua mãe pede desculpas por se encontrar adoentado e que só irá para a escola no dia seguinte. Dormitório dos alunos. Silêncio completo. No centro do dormitório, um cubículo, com uma tenda armada onde dorme o supervisor conhecido pelos jovens como Dry-Fart (Le Flon). Logo, no entanto, ruídos imitando animais ressoam e Dry-

Filme do Dia: O Discreto Charme da Burguesia (1972), Luis Buñuel

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O   Discreto Charme da Burguesia ( La Charm Discrete du Burgeoisie , França/Itália/Espanha, 1972). Direção: Luis Buñuel. Rot. Original: Luis Buñuel & Jean-Claude Carrière. Fotografia: Edmond Richard. Montagem: Hélène Plemiannikov. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Figurinos: Jacqueline Guyot. Com: Fernando Rey , Paul Frankeur, Delphine Seyrig , Bulle Ogier, Stéphane Audran, Jean-Pierre Cassel, Julien Bertheau, Milena Vukotic, Michel Piccoli. Um grupo de amigos que compreende o embaixador de uma republiqueta sul-americana, Don Rafael Acosta (Rey), seu amigo o Sr. Thevenot (Frankeur) e sua esposa, Simone (Seyrig), a irmã dessa Florence (Ogier), e o casal Alice (Seyrig) e Henri Sénéchal (Cassel), sempre são inusitadamente interrompidos, quando decidem finalmente realizar uma refeição. A partir de um complexo entrelaçar de sonhos dentro de sonhos, Buñuel articula um filme que, a exemplo de uns poucos outros, como O Fantasma da Liberdade , nessa fase, não chegam a apresentar uma

Filme do Dia: Catching an Early Train (1901), Edwin S. Porter

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C atching an Early Train (EUA, 1901). Fotografia: Edwin S. Porter. O motivo cômico pretendido por esse filme – e Porter vai ser um nome significativo no momento de transição dos filmes de atualidades para os dramas e farsas encenadas – é através de algumas trucagens como o reverse motion fazer com que a roupa praticamente “se vista” no homem que acabou de acordar e que deve pegar um trem ainda cedo, como faz menção o título. Pelas vestimentas do homem, apesar de possuir alguma distinção, carregando uma valise associada aos médicos, trata-se de um caipira, motivo habitual de comicidade nos filmes de então. A segunda parte do filme, aparentemente unida a remanescente, apresentava uma dissolução e o momento no qual o protagonista já se encontrava na plataforma de embarque, ainda que muitas das informações constantes no catálogo da companhia não sejam confiáveis. Edison Manufacturing Co. 38 segundos.

Filme do Dia: Degradação Humana (1951), Gordon Douglas

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D egradação Humana ( Come Fill the Cup , EUA, 1951). Direção: Gordon Douglas. Rot. Adaptado: Ivan Goff & Ben Roberts, a partir do romance de Harlan Ware. Fotografia: Robert Burks. Música: Ray Heindorf. Montagem: Alan Crosland Jr. Dir. de arte: Leo K. Kuter. Cenografia: William L. Kuehl. Figurinos: Lea Rhodes. Com: James Cagney, Phyllis Taxter, Raymond Massey, James Gleason, Gig Young , Selena Royle, Larry Keating, Charlita, Sheldon Leonard. O jornalista alcóolatra Lew Marsh (Cagney) é demitido. Ele passa a viver com um ex-alcóolatra, Charley (Gleason), que consegue ajuda-lo na reabilitação. Após reassumir seu emprego, contrata outros em situação semelhante a sua. Seu patrão, John Ives (Massey) no entanto, almeja que ele reabilite o seu sobrinho dileto, Boyd (Young), que pretende que seja seu herdeiro. Boyd é casado com Paula (Taxter), um amor do passado de Lew, mas seu alcoolismo o levou a abandonar a esposa e se envolver com Maria Diego (Charlita), que possui ligações muit

Filme do Dia: O Amigo de Minha Amiga (1987), Eric Rohmer

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O  Amigo de Minha Amiga ( L`Ami de Mon Amie , França, 1987). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer . Fotografia: Bernard Lutic. Montagem: María Luisa García. Dir. de arte: Sophie Mantigneux. Com: Emmanuelle Chaulet, Eric Viellard, Sophie Renoir, François-Eric Gendron, Anne-Laure Meury. Nos subúrbios de Paris, Lea (Renoir) e Blanche (Chaulet) se tornam amigas após um encontro casual num almoço. Blanche demonstra interesse pelo belo e atlético Alexandre (Gendron), considerado como conquistador e inferior a ela, tanto por Lea quanto por Fabien (Viellard), namorado da mesma. No entanto,   consegue vencer a timidez e o imobilismo quando se encontra próxima dele. Lea decide romper com Fabien, que vive uma aventura com Blanche enquanto Lea viaja de férias. Sentindo-se culpada, Blanche decide não ter mais nada com Fabien, que reata com Lea. Pouco depois, no entanto, Lea rompe de vez com Fabien, e passa a namorar Alexandre. Fabien volta a procurar Blanche e iniciam namoro. Sexto e últi

Filme do Dia: Launch of Life Boat (1897), James H. White

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L aunch of Life Boat (EUA, 1897). Direção: James H. White Apenas uma visada mais cuidadosa pode perceber já no primeiro contato com esse filme de dois planos o momento no qual o bote desce a rampa e chega a água. Há uma inexplicável falta de continuidade, ao menos para os padrões contemporâneos, pois aparentemente toda a ação findaria no barco imobilizado, já que  logo após sua descida na rampa se orienta para o lado oposto de onde deveria ir e praticamente fica imobilizado junto ao paredão do passeio. Porém, subitamente o vemos já afastado do mesmo e com toda a sua tripulação, que aparenta ser elitizada pelos trajes, remando. A ausência da percepção de se tratar de um barco a remo e da própria descida do mesmo pelos trilhos ao início talvez se deva ao fato da imagem se encontrar também bastante precária. Edison Manufacturing Co. 27 segundos.

Filme do Dia: Imitação da Vida (1934), John M. Stahl

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I mitação da Vida ( Imitation to Life , EUA, 1934). Direção: John M. Stahl. Rot. Adaptado: William Hurlbut, baseado no romance de Fannie Hurst. Fotografia: Merritt B. Gerstad. Música: Heinz Hoelmheld. Montagem: Philip Cahn, Maurice Pivar & Maurice Wright. Dir. de arte: Charles D. Hall. Com: Claudette Colbert, Warren William, Ned Sparks, Louise Beavers, Juanita Quigley, Rochelle Hudson, Seble Hendricks, Fredi Washington, Alan Hale. Bea Pullman (Colbert) é uma viúva em dificuldades financeiras, com a filha pequena Jessie (Quigley), até que surge Delilah Johnson (Beavers), que se oferece para ser sua empregada, desde que Bea aceite que ela traga sua filha, Peola (Hendricks). Bea vive como vendedora ambulante de calda. Após provar da deliciosa panqueca de Delilah, Bea tem a idéia de montar um negócio que venda panquecas, adicionando à receita a calda. Mesmo sem dinheiro, Bea arrisca e o negócio se transforma em um sucesso, em pouco tempo ela pagando suas dívidas. Um dia, Elmer

Filme do Dia: Quando Brota o Amor (1971), Waris Hussein

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Q uando Brota o Amor ( Melody , Reino Unido, 1971). Direção: Waris Hussein.  Rot. Original: Alan Parker. Fotografia: Peter Suschitzky. Montagem: John Victor-Smith. Dir. de arte: Roy Stannard. Figurinos: Diane Jones. Com: Mark Lester, Tracy Hyde, Jack Wild, Colin Barrie, Billy Franks, Ashley Knight, Craig Marriott, William Vanderpuye, Roy Kinnear. Daniel Latimer (Lester) é uma criança sensível que se afasta de seu melhor amigo, Ornshaw (Wild), que possui uma condição social menos favorecida, a partir do momento em que se crê apaixonado por Melody (Hyde). Melody leva o garoto para sua casa, surpreendendo a todos. Depois, afirma que pretende se casar com ele. E, para completar foge com o mesmo, tendo toda a classe como testemunha, para realizar o feito. Lester, antes e   após a evidência trazida por Oliver! , tornou-se uma espécie de favorito para aproximações excêntricas e bastante peculiares da infância em filmes como esse ou o ainda mais desafiador Todas as Noites às Nove (19

Filme do Dia: Cabaret Mineiro (1980), Carlos Alberto Prates Correia

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C abaret Mineiro (Brasil, 1980). Direção: Carlos Alberto Prates Correia. Rot. Adaptado: Carlos Alberto Prates Correia, a partir do conto Soroco, Sua Mãe, Sua Filha , de Guimarães Rosa. Fotografia: Murilo Salles. Música: Tavinho Moura.  Montagem: Idê Lacreta. Dir. de arte e Figurinos: Carlos Wilson. Com: Nelson Dantas, Tamara Taxman, Tânia Alves, Helber Rangel, Louise Cardoso, Maria Sílvia, Eliane Narducci, Dora Pellegrino, Carlos Wilson. Numa viagem de trem, Paixão (Dantas) se envolve com uma mulher ousada e sensual, Salinas (Taxman). Na manhã seguinte, percebe que não existe ninguém no vagão. Paixão tem um sonho erótico no qual mulheres dançam semi-despidas, dentre elas Salinas. Ao voltar a Montes Claros, Paixão fica obcecado por Avana (Alves), dona de um cabaré. O casal sofre o ataque de uma onça, que Paixão mata e vem a descobrir se tratar de uma linda morena. Essa produção, uma adaptação bastante original de Guimarães Rosa, é algo bastante exótico no panorama cinematográf

Filme do Dia: Gopher Broke (2004), Jeff Fowler

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G opher Broke (EUA, 2004). Direção e Rot. Original: Jeff Fowler. Esquilo vê sua chance de conseguir alimento quando descobre uma estrada onde os caminhões se deslocam para o abastecimento de um mercado. Ele provoca danos na estrada, mas os frutos (e vegetais) de seus planos acabam caindo nas bocas de outros pássaros. Segue a tradição de humor de Chuck Jones. Blur Studio. 4 minutos e 18 segundos.

Filme do Dia: Almas Perversas (1945), Fritz Lang

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A lmas Perversas ( Scarlet Street , EUA, 1945). Direção: Fritz Lang.  Rot. Adaptado: Dudley Nichols, a partir do romance de La Chienne , de Georges de La Fouchardière e da peça homônima de La Fouchardière & André de Mouézy-Éon. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Hans J. Salter. Montagem: Arthur Hilton. Dir. de arte: Alexander Golitzen. Cenografia: Russell A. Gausman & Carl J. Lawrence. Figurinos: Travis Banton. Com: Edward G. Robinson, Joan Bennett , Dan Duryea, Margaret Lindsay, Rosalind Iven, Jess Barker, Charles Kemper, Arthur Loft. O pintor amador e funcionário de um banco Cristopher “Cris”   Cross (Robinson) leva uma vida soturna com a amarga esposa Adele (Iven) até conhecer a bela e jovem Katharine “Kitty” Marsh (Bennett), sendo estapeada na rua por um homem. Cris se apaixona por Kitty. Essa, no entanto, encontra-se apaixonada pelo homem que a espanca com frequência, Johnny Prince (Duryea), que acredita que o velho homem pode ser a possibilidade para enriquec

Filme do Dia: Histórias de Futebol (1997), Andrés Wood

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H istórias de Futebol ( Historias de Futbol , Chile, 1997). Direção: Andrés Wood. Rot. Adaptado: René Arcos & Andrés Wood, a partir dos contos de Mario de Benedetti ( Puntero Izquerdo ) & Raul Pérez Torres ( Cuando me Gustava el Futbal ). Rot. Original: René Arcos & Andrés Wood ( Pasión de Multitudes ). Fotografia: Igor Jadue-Lillo. Música: Miguel Miranda & José Miguel Tobar. Montagem: Andrea Chignoli. Dir. de arte: Yanko Rosenman. Com: Fernando Gallardo, Pablo Striano, Nora Escobar, Daniel Muñoz, Manuel Aravena, Hugo Tramón, Héctor Avendaño, Luis Alberto Vitte, Luis Alejandro Alvial, Fernando Antonio Bertoglio, Néstor Cantillana, María Izquierdo, Elsa Poblete, Boris Quercia. No Le Crea . Promissor craque de futebol, Carlito (Muñoz), desobedece um cartola que lhe havia adiantado dinheiro para não fazer gol em sua próxima partida e sofre as consequências do ato. Ultimo Gol Gana . Grupo de garotos tenta entrar em estádio de futebol para assistir a partida sem ingr

Filme do Dia: O Silêncio do Mar (1949), Jean-Pierre Melville

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O   Silêncio do Mar ( Le Silence de la Mer , França, 1949). Direção: Jean-Pierre Melville. Rot. Adaptado: Jean-Pierre Melville, a partir do conte de Vercors. Fotografia: Henri Decaë. Música: Edgar Bischoff. Montagem: Henri Decaë & Jean-Pierre Melville. Com: Howard Vernon, Nicole Stéphane, Jean-Marie Robain, Ami Aaröe, Georges Patrix, Denis Sadier, Rudelle, Max Fromm. 1941. Numa pequena vila francesa, à época da dominação alemã, um oficial desse país, o Tenente Werner (Vernon), recusa o castelo que lhe foi oferecido, e prefere ocupar um cômodo na casa de um senhor de meia-idade (Robain), que divide a morada com sua jovem e bela sobrinha (Stéphane). Tio e sobrinha decidem ignorar Werner, que desfia longos monólogos sem que nenhum dos dois reaja verbalmente. Amante da cultura francesa, Werner se sente em desvantagem quando o grupo de oficiais alemães afirma que a dominação sobre a França se dará igualmente pela cultura, não mais permitindo obras literárias de autores franc