CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sra. Richard Brinsley Sheridan, 1785/87

A beleza e a excepcional voz de soprano de Elizabeth Linley lhe trouxeram sucesso profissional nos concertos e festivais em Bath e Londres. Depois de casar com Sheridan em 1773, ela abandonou a carreira para apoiar e participar das atividades do marido como político, dramaturgo e orador. A obra de Sheridan era imensamente popular, e suas engenhosas peças, A School for Scandals e The Rivals, são partes admiradas do repertório teatral contemporâneo.

A Sra. Sheridan é apresentada aqui com a idade de 31 anos enquanto mulher madura e elegante. Imersa na paisagem, suas formas graciosas dobram-se à curva das árvores por trás dela. Luzes surgem de forma rápida e livre ao longo de seu vestido, assim como ao longo das nuvens no céu. As distintas texturas das pedras, folhagens, seda e cabelos são unificados pelo ritmo forte e animado das pinceladas de Gainsborough.

O estilo impressionista e livre dos trajes da Sra. Sheridan e a paisagem ao vento refletem o forte componente romântico do temperamento artístico de Gainsborough. No entanto, seu foco principal permanece em sua face enquanto sentada e sua personalidade. Seu queixo e boca são firmes, definidos e esculturais e suas fortes sobrancelhas proporcionam uma expressão, composta e digna. Há uma insinuação de melancolia romântica em seus olhos e olhar levemente oblíquo.
Texto: National Gallery of Art. Nova York: Thames & Hudson, 2005, pp. 151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário