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Filme do Dia: Os Passageiros (1999), Jean-Claude Guiguet

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O s Passageiros (Les Passagers, França, 1999). Direção: Jean-Claude Guiguet. Rot. Original: Jean-Claude Guiget & Haydée Caillot. Fotografia: Philippe Bottiglione. Montagem: Khadicha Bariha &  Marie Tisserand. Cenografia: Laurent Gantés. Figurinos: Monic Parelle. Com: Fabianne Babe, Philippe Garziano, Bruno Putzulu, Stéphane Rideau, Gwenaëlle Simon, Véronique Silver, Jean-Christophe Bouvet, Marie Rousseau. Uma mulher comenta sobre os passageiros desconhecidos que observa no bonde que efetua o trajeto para o hospital onde trabalha. Seu tom de fantasia é talvez apenas um ou dois acordes além do realismo convencional, partindo de pequenas situações do cotidiano e parece movido por um humanismo sentimental em tudo menos presente no cinema francês de sua época, evocando talvez mais algo próximo de alguns realizadores da Nouvelle Vague como Truffaut ou ainda Jacques Demy . Ou mesmo talvez da pós-Nouvelle Vague. Com as situações apresentadas por uma espécie de “mestre-de-ceri

Filme do Dia: 2046 - Os Segredos do Amor (2004), Wong Kar-wai

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2 046 – Os Segredos do Amor ( 2046 , China/Alemanha/França/Hong Kong, 2004). Direção e Rot. Original: Wong Kar-wai. Fotografia: Cristopher Doyle, Kwan Pun Leung & Lai Yiu Fai. Música: Peer Raben & Shigeru Umebayashi. Montagem: William Chang. Dir. de arte: William Chang, Alfred Yau Wai Ming & Alfred Yau. Figurinos: William Chang. Com: Tony Leung, Gong Li, Takuya Kimura, Zhang Ziyi, Chen Chang, Ping Lam Siu, Maggie Cheung. Escritor de ficções futuristas faz uso de suas próprias experiências pessoais, notadamente de seu passado na Hong Kong e Cingapura dos anos 1960 quando, em meio às prostitutas com quem buscava somente diversão, apaixona-se por uma mulher chamada Su Li (Li), que parte para Cingapura. Ainda que menos primoroso que seu Amor à Flor da Pele , em grande parte devido a menor capacidade de síntese que no filme anterior – aqui aborta-se várias possibilidades de finais mais interessantes que o escolhido, prolongando a narrativa com uma insistência quase re

Filme do Dia: O Caso Mattei (1972), Francesco Rosi

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O Caso Mattei ( Il Caso Mattei , Itália, 1972). Direção: Francesco Rosi. Rot. Original: Tito Di Stefano, Tonino Guerra, Nerio Minuzzo & Francesco Rosi, a partir do argumento de Tonino Guerra. Fotografia: Pasqualino De Santis. Música: Piero Piccioni. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte: Andrea Crisanti. Figurinos: Franco Carretti. Com: Gian Maria Volontè, Luigi Squarzina, Gianfranco Umbuen, Edda Feronao, Peter Baldwin, Dario Michaelis, Franco Graziosi, Elio Jotta. Enrico Mattei (Volontè) é um dos homens mais influentes da Itália nos idos dos anos 60. Seu passado de pobreza remete a resistência contra o nazi-fascismo e posteriormente o seu envolvimento em um dos grupos empresariais mais poderosos da Itália, A.G.I.P, detentor do  metano e por fim da poderosa ENI, em que ele se bate para manter sob o domínio público, contra todo um grupo de políticos liberais dispostos a fazerem negociatas com os poderosos trustes petrolíferos multinacionais. Seu cargo e suas posições

Filme do Dia: Pássaro do Paraíso (1932), King Vidor

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P ássaro do Paraíso ( Bird of Paradise , EUA, 1932). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: Leonard Praskins, Wells Root & Wanda Tuchock, baseado em peça de Richard Walton Tully. Fotografia: Lucien N. Adriot, Edward Cronjager & Clyde De Vinna. Música: Max Steiner. Montagem: Archie Marshek. Montagem: Carroll Clark. Com: Dolores Del Rio, Joel McCarea, John Halliday, Richard “Skeets” Gallagher, Bert Roach, Lon Chaney Jr., Wade Botler, Arnold Gray. Numa aventura até uma “exotica” ilha do sul, um grupo de aventureiros encontra uma comunidade nativa que não fala inglês. Um dos membros da expedição, Johnny Baker (Halliday) é seduzido por uma nativa chamada Luana (Del Rio), considerada tabu pela comunidade, que considera que o relacionamento dos dois despertou a ira do vulcão local. Aprisionados, Baker consegue levar Luana de volta ao navio. Quando se preparam para partir, os nativos a buscam e ela decide que seu lugar é mesmo entre os seus. Essa delirante fantasia de amor, perme

Filme do Dia: The Giving Tree (1973), Charlie Hayward

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T he Giving Tree (EUA, 1973). Direção: Charlie Hayward. Rot. Original: Shel Silverstein. A relação de amizade entre uma árvore e uma criança atravessa toda a vida de ambos, até que se reencontram, a árvore, que dialoga com a criança desde os primórdios, já cortada e a criança envelhecida e curva. Ela havia oferecido as maçãs que haviam feito deslanchar a carreira profissional do jovem que nunca mais havia tido tempo para ela. Quando se reencontram, ela oferece seu tronco para que ele faça uma casa e, tempos após, o que sobra dela para que ele faça um bote para abandonar o local. Já velho, ele encontra o tronco decepado,   sendo convidado pela árvore para sentar, única coisa que de fato ele necessita no momento. Desenhado com traços básicos sobre fundo neutro, com música (sons de uma melancólica gaita), roteiro e narração de Silverstein, cuja história seria recontada outras vezes. 9 minutos e 44 segundos.

The Film Handbook#113: Paul Mazursky

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Paul Mazurksy Nascimento: 25/04/1930, Brooklyn, Nova York, EUA Morte: 30/06/2014, Beverly Grove, Los Angeles, EUA Carreira (como diretor): 1969-2006 S uperficialmente, os filmes de Paul (originalmente Irwin) Mazursky parecem operar firmemente dentro do cinema hollywoodiano de maior apelo comercial: sátiras leves, com nenhum estilo visual discernível; eles, no entanto, revelam uma rara afeição por seus personagens e uma delicada consciência da busca de companheirismo em um mundo obcecado por status e independência. Após iniciar como ator (aparecendo em Medo e Desejo / Fear and Desire de Kubrick  e Sementes da Violência / Blackboard Jungle  de Richard Brooks), Mazursky se tornou um cômico de boate e depois roteirista de comédias para a TV. Desesperado com o modo que seu roteiro para a sátira hippie   O Abilolado Endoidou / I Love You, Alice B.Toklas  havia sido tratado, passou a dirigir seus próprios roteiros com Bob&Carol&Ted&Alice > 1 , uma sátira inspirada na

Filme do Dia: Jogando com a Sorte (1974), Robert Altman

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J o gando com a Sorte ( Californa Split , EUA, 1974). Direção: Robert Altman. Rot. Original: Joseph Walsh. Fotografia: Paul Lohmann. Montagem: O. Nicholas Brown & Lou Lombardo. Dir. de arte: Leon Ericksen. Cenografia: Sam S. Jones. Figurinos: Hugh McFarland. Com: George Segal, Elliott gould, Ann Prentiss, Gwen Welles, Edward Walsh, Joseph Walsh, Bert Remsen, Barbara London, Barbara Ruick, Jeff Goldblum. Bill Denny (Segal), editor de uma pequena revista, passa a se tornar próximo de Charlie Waters (Gould), jogador profissional, quando em um jogo é agredido por um homem, Sparkie (Walsh), que acredita que ambos são parceiros profissionais de trapaça. Inconformado, o homem os encontra no estacionamento, espanca-os e lhes toma o dinheiro. Bill e Charlie se recuperam na manhã seguinte, na casa das prostitutas amigas de Charlie, Barbara Miller (Prentiss) e Susan Peters (Welles). Pressionado por uma dívida junto a um agiota, Bill tem a ideia de juntar suas economias com Charlie e pa

Filme do Dia: Os Filhos do Paraíso (1997), Majid Majidi

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O s Filhos do Paraíso ( Bacheha-Ye aseman , Irã, 1997). Direção:  Majid Majidi. Rot. Original:  Majid Majidi. Fotografia: Parviz Malekzaade. Montagem: Hassan Hassandust. Com:  Mohammad Amir Naji, Fereshte Sarabandi e Karnal Mirkarimi.              Menino procura desfazer o erro de ter perdido o único sapato da irmã, sem que os pais saibam do ocorrido, já que o pai não terá dinheiro antes do final do mês. Mesmo sofrendo, pelo fato dos sapatos de tamanho maior que o seu sempre lhe causarem apuros, a menina aceita a proposta do irmão de trocar de par, após a aula da última, tendo como conseqüência o constante atraso do irmão para suas aulas e a repreensão por parte do inspetor escolar. A irmã, por sua vez, começa a invejar o par de sapatos de uma colega de classe. Procurando ganhar um dinheiro extra como jardineiro, o pai das crianças leva o menino consigo para lhe auxiliar como jardineiro. Depois de muita procura em um bairro rico, cuidam de um jardim de uma criança que insiste em br

Filme do Dia: O Tempo que Resta (2005), François Ozon

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  O Tempo que Resta ( Le Temps qui Reste , França, 2005). Direção e Rot. Original: François Ozon. Fotografia: Jeanne Lapoirie. Montagem: Monica Coleman. Dir. de arte: Katia Wyszkop. Figurinos: Pascaline Chavanne. Com: Melvil Poupaud, Jeanne Moreau, Valeria Bruni Tedeschi, Daniel Duval, Marie Rivière, Christian Sengewald, Louise-Anne Hippeau, Henri de Lorme. Romain (Poupaud) é um bem sucedido fotógrafo de moda gay que descobre se encontrar com câncer terminal. Ele decide por não fazer o tratamento quimioterápico, de reduzidas chances em seu caso, e esconder dos pais (Duval e Rivière), assim como da irmã (Tedeschi), amiga na infância, mas com quem hoje possui dificuldades de se relacionar. Romain expulsa seu amante, Sasha (Sengewald) de sua casa e, tirando férias do trabalho, decide visitar a avó, Laura (Moreau), a única pessoa para quem conta a verdade. Durante a viagem, recebe a insólita proposta de fecundar uma mulher de um marido estéril. Antes de morrer, Romain se sente tocad

Filme do Dia: W.R.- Mistérios do Organismo (1971), Dusan Makavejev

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W.R. – Mistérios do Organismo ( W.R – Misterije Organizma , Iuguslávia/Al. Ocidental, 1971). Direção e Rot. Original: Dusan Makavejev . Fotografia: Aleksander Petkovic & Predrag Popovic. Música: Bojana Marijan. Montagem: Ivana Vukasovic. Dir. de arte: Dragoljub Ostojic. Figurinos: Mirjana Ostojic. Com: Milena Dravic, Ivica Vidovic, Jagoda Kalper, Tuli Kupferberg, Zoran Radmilovic, Jackie Curtis, Miodrag Andric, Zvica Matic. Esse filme, talvez o mais conhecido e polêmico de Makavejev , revela seu talento para a mescla entre ficção e documentário, centrando-se na temática da vanguarda revolucionária e – principalmente – sexual, através da figura emblemática de Wihelm Reich. De sua primeira metade, eminentemente documental, com entrevistas com moradores da pequena cidade em que Reich morou, dados biográficos sobre o autor e entrevistas com sua viúva, pode-se até imaginar um documentário relativamente convencional. Porém, o filme passa a se deter cada vez mais na história de

Filme do Dia: Oh, Minha Bomba! (1964), Kihachi Okamoto

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Oh, Minha Bomba! ( Aa Bakudan , Japão, 1964). Direção: Kihachi Okamoto. Rot. Adaptado: Kihachi Okamoto, baseado no conto de Cornell Woolrich. Fotografia: Shinsaku Uno. Música: Masaru . Montagem: Yoshitami Kuroiwa. Dir. de arte: Iwao Akune. Com: Yûnosuke Ito, Ichirô Nakaya, Ikio Sawamura, Eisei Amamoto, Akemi Kita, Fubuki Koshiji, Hideo Sumazuka. Dois amigos planejam uma caneta-bomba que irá acabar com os planos do candidato a vereador que vende uma imagem de preocupação com a educação e que tem na caneta o principal símbolo de sua campanha mas que, na verdade, é um truculento oportunista e corrupto. Okamoto, à título de experimentação, faz uso de estratégias anti-naturalistas de interpretação, tais como gestos e expressões caricatas e inusitadas intervenções musicais – nos valores de exploração do mundo capitalista selvagem, em uma evidente sátira aos seus similares hollywoodianos, mas que numa mimetização que apenas inverte a coloração ideológica tal e qual os musicais do Les

Filme do Dia: Na Estrada com Duke Ellington (1974), Robert Drew

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Na Estrada com Duke Ellington ( On the Road with Duke Ellington , EUA, 1974). Direção: Robert Drew. Mesmo quando registra um ícone já consagrado como é o caso de Duke Ellington, e abandona parcialmente certas estratégias que ficaram vinculadas ao Cinema Direto, como a pretensão da “câmera invisível” (aqui existem depoimentos do músico e de alguns de seus amigos diretamente para a câmera), Drew não deixa de enfatizar a tensão que parece inerente ao próprio viver. Nesse sentido, a imagem que é sublinhada do músico é menos a de glorificação superficial ou monumentalização do mesmo, que da sua convivência mais ou menos resignada com a necessidade de apresentar inúmeras vezes suas mesmas peças para o público como maneira de sobreviver, embora o que realmente valorize sejam os momentos após as apresentações, quando pode se dedicar ao seu talento como compositor. Assim, mesmo que o filme não deixe de registrar seguidas homenagens a Ellington como o título de Doutor Honoris Causa em d

John Hurt (1940-2017)

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Meu singelo tributo a talvez um dos melhores senão o melhor dos atores de língua inglesa  até então vivos: John Hurt. Semana passada o vi em interpretação irretocável num dos últimos filmes de Jim Jarmusch.  Ontem mesmo, fiquei pensando quão incrível ele é após assistir o fraco "Jackie"...hoje, chocado, descobri que ele era...

Filme do Dia: Sozinho (2013), Marcelo Briem Stamm

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S ozinho ( Solo , Argentina, 2013). Direção e Rot. Original: Marcelo Briem Stamm. Fotografia: Pedro Alvarez. Música: Francisco Bendomir & Mike Zubi. Montagem: Mariano De Rosa. Com: Patricio Ramos, Mario Véron, Carlos Echevarría, Laura Agorreca, Mike Zubi. Manuel (Ramos) gay e carente encontra com outro jovem, Julio (Verón) e possuem uma noite de amor e igualmente de desconfianças mútuas. A primeira tensão entre o casal surge quando Manuel afirma para Julio que se encontra desempregado e sem dinheiro, que ele deverá sair, já que uma amiga dele , Vicky (Agorreca) chegará no começo da manhã e que o final da relação com seu último namorado, Horacío (Echeverría) foi bastante traumática. Sanada a primeira indisposição, com Julio desfazendo a hipótese que Manuel quisera somente gozar e nada além, esse fica crescentemente interessado com a possibilidade de viajar com Manuel com um dinheiro que esse possui guardado no banco. Julio, no entanto, logo descobrirá algo que modificará de

The Film Handbook#112: Josef Von Sternberg

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Josef Von Sternberg Nascimento: 29/05/1894, Viena, Áustria Morte: 22/12/1969, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1924-1953 M ais conhecido por seus melodramas exóticos e irônicos que realizou com Marlene Dietrich, Jonas Sternberg foi um dos realizadores mais pessoais, ambiciosos e criativos dos primeiros anos dos realizadores do início do cinema. Pouco interessado no naturalismo e fascinado pelo potencial visual do meio, ele revelou repetidamente sua atitude cínica e à parte do mundo, focando sua atenção em relações homem-mulher marcadas pela obsessão sexual, humilhação e traições cruéis e casuais, frequentemente por uma insolente femme fatale . A infância de Sternberg decorreu tanto na Áustria quanto na Ámerica, onde desenvolveu seu interesse por artes gráficas. Seu encontro inicial foi como um assistente menor de montagem até, tendo atraído atenção por seu trabalho em filmes de treinamento do exército durante a I Guerra Mundial, tornar-se assistente de di

Filme do Dia: India:Matri Bhumi (1959), Roberto Rossellini

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I ndia: Matri Bhumi (Itália/França, 1959). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Original: Fereydoun Hoveyda, Roberto Rossellini & Sonali Senroy DasGupta, a partir de argumento de Rossellini. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Philippe Arthuys. Montagem: Cesare Cavagna. Documentário e drama encenado se confundem nessa aproximação da Índia, onde através de uma moldura mais ampla, observa-se algumas narrativas envolvendo histórias “menores” no interior do país, “mais autêntico” como afirma a voz over, provavelmente do próprio realizador. Acompanha-se tanto o cotidiano de trabalho de um grupo de elefantes e seus guias, passando por um jovem casal, cujo homem trabalhou em uma monumental represa e um velho homem que morre no meio da travessia inóspita para um popular festival religioso, chegando a esse somente seu macaco de estimação e, por fim,  um velho senhor que, não mais podendo trabalhar, orienta as ações dos filhos em sua moradia em meio a floresta. Seu temor, de que uma tigre

Cartas Elizabeth Bishop#2

Mas sempre gostei das histórias a respeito de Shelley, que andava por Oxford olhando para dentro dos carrinhos de bebê; uma vez ele perguntou a uma mulher que levava um bebê no colo: "Minha senhora, seu filho pode nos dizer alguma coisa a respeito da preexistência?" (Carta de Elizabeth Bishop a Robert Lowell, 30/06/1948)

Filme do Dia: Deus é Brasileiro (2003), Cacá Diegues

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D eus é Brasileiro (Brasil, 2003). Direção: Cacá Diegues. Rot. Adaptado: João Ubaldo Ribeiro, João Emanuel Carneiro & Renata de Almeida Magalhães, baseado em contos de Ubaldo Ribeiro. Fotografia: Affonso Beato. Música: Chico Neves, Hermano Viana & Sérgio Mekler. Montagem: Sérgio Mekler. Dir. de arte: Fernando Zagallo, Edu Ramos & Vera Hambúrguer. Com: Antônio Fagundes, Wagner Moura, Paula Duarte, Stepan Nercessian, Hugo Carvana, Bruce Gomlewsky, Castrinho, Chico de Assis, Susana Werner, Toni Garrido.                  Num dia de pesca fraca e fugindo da cobrança de Baudelaire (Nercessian), o simplório malandro Taoca (Moura) encontra Deus (Fagundes), que o leva para uma pequena odisséia em busca de um homem que pretende transformar em santo, para que possa descansar durante um tempo. Junta-se ao grupo a jovem Madá (Duarte). Viajando, primeiro de ônibus, depois caminhando, eles são testemunhas de um casamento e com os dons de Salvador, como Taoca passa a chamar o Inom

Filme do Dia: Sede de Paixões (1949), Ingmar Bergman

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S ede de Paixões ( Törst , Suécia, 1949). Direção: Ingmar Bergman. Rot. Adaptado: Herbert Grevenius, baseado no romance de Birgit Tengroth. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Erik Nordgren. Montagem: Oscar Rosender. Dir. de arte: Nils Svenwal. Com: Eva Renning, Birger Malmsten, Birgit Tengroth, Hasse Ekman, Mimi Nelson, Bengt Eklund, Gaby Stenberg, Naima Wifstrand. Rut (Henning), uma bailarina frustrada e Bertil (Malmsten), um neurótico professor, obcecado por ela, mas com quem vive em eterna briga, viajam pela Europa de trem. Rut relembra o amor que tivera por um homem casado, Raoul (Eklund), que a induz ao aborto que provocaria problemas de saúde que a afastariam de sua carreira Uma viúva emocionalmente instável, Viola (Tengroth) não cede a sedução de uma ex-bailarina lésbica, Valborg (Nelson), assim como de seu psiquiatra, Dr.Rosengren (Ekman). Sétimo filme de Bergman , no qual se cumpre menos se ater a sua confusa e elíptica narrativa entrecortada dos casais do que per