Postagens

The Film Handbook #10: Clint Eastwood

Clint Eastwood Nascimento: 31/05/1930, San Francisco, Califórnia Carreira (como diretor): 1971- Por muitos anos Clint Eastwood Jr. tem sido uma das estrelas mais populares do mundo nas bilheterias. Entretanto, ele também se firmou como um talento, ainda que errático, como diretor, alternando entre projetos  ambiciosos e aparentemente pessoais e produções de maior apelo comercial. Eastwood se tornou inicialmente famoso como Rawdy Yates na série de western de TV Rawhide ; sua imagem de durão, lacônico e calmo deriva de seu trabalhos nos westerns com títulos de "dólares" de Leone , enquanto para Siegel viveu policiais ( Meu Nome é Coogan / Coogan's Bluff , Dirty Harry ) e heróis do western ( Os Abutres Tem Fome / Two Mules for Sister Sara , O Estranho Que Nós Amamaos / The Beguiled ) tem sua vida atrapalhada pela burocracia e mulheres desonestas. Ele estava ansioso para dirigir, no entanto, e seus primeiros dois filmes foram realizados no estilo de Siegel e Leone. Bem

Filme do Dia: Agonia e Glória (1980), Samuel Füller

Imagem
Agonia e Glória (The Big Red One, EUA, 1980) Direção e Rot.Original: Samuel Füller. Fotografia: Adam Greenberg. Música: Dana Kaproff. Montagem: Martin Tubor. Com: Lee Marvin , Mark Hamill, Robert Carradine, Bobby  di Cicco, Kelly Ward, Stephane Audran.           Pelotão do exército aliado enfrenta a Segunda Guerra Mundial do norte africano, onde são acuados pelo exército de Rommel e batem em retirada até a Alemanha, libertando prisioneiros do campo de concentração nazista. No ínterim realizam missões em Túnis, Sicília, Normandia, praia de Omaha, Bélgica e Tchecoslováquia. O sargento (Marvin), veterano da I Guerra Mundial reencontra o monumento de Cristo onde havia lutado anteriormente.                 Trazendo recordações de guerra do próprio Füller, o filme passa ao largo de batalhas com grandes efeitos especiais, de grandes malabarismos estéticos (sua narrativa realça sobretudo a história, sendo banal em termos de linguagem cinematográfica) e de uma visão emocional. Se

Filme do Dia: O Grande Ditador (1940), Charles Chaplin

Imagem
O Grande Ditador (EUA, 1940). Direção e Rot.Original: Charles Chaplin . Fotografia: Karl Struss & Roland Totheroh. Música: Meredith Wilson & Charles Chaplin. Montagem: Willard Nico. Dir. de arte: J. Russell Spencer. Cenografia: Edward G. Boyle. Figurinos: Ted Tetrick. Com: Charles Chaplin, Paulette Godard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniel, Billy Gilbert, Grace Hayle, Maurice Moscovitch. Um barbeiro judeu na Tomânia (Chaplin), amnésico desde a queda de um avião em combate na I Guerra Mundial entra em conflito com soldados judeus, sendo salvo no último minuto pelo oficial tomanês (Gardiner)que ajudou a salvar a vida e despertando a simpatia de outra moradora do gueto, Hannah (Godard). Enquanto isso, o ditador da Tomânia Adenoid Hynkel (Chaplin) promete uma trégua aos judeus se conseguir obter financiamento de um grande banqueiro judeu. Como não consegue, a repressão continua. Hynkel é preso, confundido com o barbeiro, enquanto o barbeiro é recebido com honras e pa

Sharif Dean & Evelyn D'Haese - Do you love me (Tradução)

Imagem

Filme do Dia: Who Killed Vincent Chin? (1987), Christine Choy & Renee Tajima-Pena

Who Killed Vincent Chin? (EUA, 1987). Direção: Christine Choy & Renee Tajima-Pena. Fotografia: Kyle Kibbe. O assassinato de Vincent Chin, engenheiro automotivo na cidade de Detroit que foi confundido com japonês e morto com um taco de beisebol por um norte-americano desempregado numa boate, por conta de acreditar que os japoneses haviam sido responsáveis por seu desemprego, devido a concorrência é o tema desse documentário. Talvez o que mais chame a atenção no mesmo, para além do flagrante conservadorismo e mesmo xenofobia da justiça norte-americana, que chega a ser ressaltado a determinado momento por um dos repórteres que cobrem o caso, seja os longos depoimentos que o próprio assassino, ao lado da esposa, concede em sua própria residência. O sofrimento da mãe de Chin, que o adotou aos quatro anos após descobrir que não poderia ter filhos, muitas vezes chega aos limites da impossibilidade de expressão como no momento final, após ter levado o caso a Suprema Corte, onde se cheg

Filme do Dia: Para Sempre Lilya (2002), Lukas Moodyson

Imagem
Para Sempre Lilya ( Lilja 4-Ever , Suécia/Dinamarca, 2002). Direção e Rot. Original: Lukas Moodysson. Fotografia: Ulf Brantas. Música: Nathan Larson. Montagem: Michal Leszczylowski, Oleg Morgunov & Bernard Winkler. Dir. de arte: Josefin Asberg. Figurinos: Denise Östholm. Com: Oskana Akinshina, Artyom Bogucharsky, Lyubov Agapova, Liliya Shinkaryova, Elina Benenson, Pavel Ponamaryov, Tomasz Neuman, Anastasyia Bedredinova. Lilja (Akinshina) é uma jovem russa de 16 anos abandonada pela mãe (Agapova), que parte para os EUA com o amante. Desesperada e sem apoio financeiro ou emotivo de mais ninguém, ela passa a dividir o apartamento com o ainda mais jovem Volodja (Bogucharsky), que se torna uma figura de irmão mais jovem. Prostituindo-se para conseguir algum dinheiro, Lilja conhece o jovem Andrei (Ponomaryov), que se diz apaixonado e a convida para viajar com ele para a Suécia. Mesmo triste por deixar Volodja, que se suicida, Lilja parte e vê-se presa de uma quadrilha internacional

Filme do Dia: A Morning Alarm (1896), James H. White

Imagem
A Morning Alarm (EUA, 1896). Direção: James H. White. Cerca de uma dúzia de veículos de bombeiros atravessam a imagem sobre galope rápido e diante de uma pequena multidão de curiosos, que avançam ou se retraem ocasionalmente a partir da paroximidade de um novo veículo. É curiosa  a referência, no catálogo da companhia, ao detalhamento na imagem de minúcias como a estupefação dos que assistem a ação, no sentido de que para um olhar posteriormente acostumado a um sistema de decupagem das imagens, fica patente o oposto, uma imagem fixa e demasiado carregada de informações visuais, ainda que o posicionamento perpendicular da câmera e a filmagem fora de estúdio, mais próximos de uma estética associada aos Irmãos Lumiére que a frontalidade com que são filmadas as atrações em estúdio habitualmente vinculadas à companhia, realce momentaneamente as carruagens que se aproximam mais da lente da câmera. Edison Manufacturing Co. 1 minuto.