Filme do Dia: The Whole Dam Family and the Dam Dog (1905), Edwin S. Porter

 




The Whole Dam Family and the Dam Dog (EUA, 1905). Direção: Edwin S. Porter.

Mesmo que a motivação desse filme já tivesse um extenso repertório iconográfico que lhe serviu como inspiração, como os cartões postais e o próprio vaudeville, Porter parece destilar certa ironia ou ao menos preservar a que havia eventualmente no vaudeville no modo como descreve essa família americana típica enquadrada pela moldura não menos  típica de uma fotografia. Plano a plano  se observa todos os componentes da família Dam e até sua cozinheira e seu cachorro, com as devidas indicações do nome acrescidas a moldura e o modo como pretendem ser representados.  O motivo do filme parece um tanto atípico em relação aos gêneros que se encontravam mais em evidência à sua época, sendo a referida tradição iconográfica exterior ao universo do cinema o seu parentesco mais próximo. Esta apresentção dura cerca de metade de sua metragem. Os atores olhando diretamente para a câmera e fazendo movimentos repetitivos por um tempo considerado posteriormente enorme - o pai e  a esposa, que "falam" sem parar, o que nos deixa imaginar a possibilidade de servirem à prática de algum macaqueamento de seu discurso no momento da exibição. Uma das filhas mais parece ter sido importada da capa de um disco contracultural do final dos anos 60. A segunda parte do filme, refere-se a um jantar da família, após termos visto a familia reunida e, em outro plano, o cão da mesma. neste jantar o motivo da autoridade paternal parece sempre se bater com o cão, que assume o seu posto, na sua ausência. E não se espera outro fim para o jantar do que se ter a toalha da mesa, com tudo que sobre ela está posto, ser puxado pelo cão. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 31 segundos.

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