Postagens

Filme do Dia: Banditi a Orgosolo (1961), Vittorio De Seta

Imagem
  Banditi a Orgosolo (Itália, 1961). Direção: Vittorio De Seta. Rot. Original: Vittorio De Seta & Vera Gherarducci. Fotografia: Vittorio De Seta, Marcello Gallinelli & Luciano Tovoli. Música: Valentino Bucci. Montagem: Jolanda Benvenuti. Figurinos: Marilú Carteny. Com: Michele Cossu, Pepeddu Cossu, Vittorina Pisano. Pastor de ovelhas que vive numa pobre região da Sardenha chamada Orgosolo, Michele (Michele Cossu) sofre uma reviravolta na sua vida quando um grupo de criminosos se hospeda temporariamente em sua choupana com um bando de porcos roubados. Com a polícia em seu encalço, Michele prefere partir com o irmão mais novo, Pepeddu (Pepeddu Cossu) para um outro local carregando seu rebanho. Quando se encontram próximos de lá chegar, o irmão começa a passar mal e o rebanho todo não aguenta a sacrificada trajetória. Michele retorna a cidade e sabe que a sua situação é crítica, pois além da polícia, ele deve pagar o que empenhou no rebanho ou perderá a própria casa. Desesperado,

Dicionário Histórico do Cinema Sul-Americano#32: Nelo Cosimi

Imagem
  COSIMI, NELO  (Argentina, 1894-1945). O mais comercialmente (e à época, de crítica) bem sucedido diretor de cinema argentino do final do período silencioso, foi também um ator prolífico. Nascido em Macerata, Itália, emigrou para a Argentina com seus pais, aos quatro anos. Quando jovem, começou a atuar nos filmes dirigidos por José A. Ferreyra . O primeiro desses foi Venganza Gaucha  (1917); para o segundo, El Tango de la Muerte  (1917), recebeu o crédito principal. Cosimi apareceu em mais cinco filmes de Ferreyra nos sete anos seguintes. Passou a escrever roteiros em 1921, para Los Hijos de Naides , e durante o ano de 1922 dirigiu seu primeiro filme, Mi Alazán Tostao , que também estrelava. Sempre tido como perdido, uma cópia incompleta, em precária condição, foi descoberta em 2004. A cena de abertura apresenta Cosimi como gaúcho, envolvido em uma briga de bar por expor uma trapaça em um jogo de cartas, nada diversa de uma cena de um western. Um aspecto mais argentino da luta de clas

Filme do Dia: Music Land (1935), Wilfred Jackson

Imagem
  M usic Land (EUA, 1935). Direção: Wilfred Jackson. Rot. Original: Pinto Colvig. Saxofone da Ilha do Jazz se apaixona por um contrabaixo da Terra da Sinfonia. O Mar da Discórdia não é capaz de separá-los, mas a presença do saxofone gera uma sucessão de situações desastrosas que o fazem ser aprisionado. Quando liberto, foge com seu contrabaixo, mas os exércitos dos dois reinos se encontram em guarda para evitar a união. Quando chega o momento da separação do casal, os governantes dos dois países também acabam por se apaixonar. Mesmo que de longe mais ingênuos que a maior parte da produção da concorrente Warner, sobretudo de alguns anos após, algumas produções da série Silly Simphonies , como é o caso dessa em questão, tornam-se mais interessantes que a média. Abdicando de qualquer diálogo, sendo as breves evocações desses emulações de acordes musicais, esse curta ainda apresenta como moral da história que as tensões existentes entre a música clássica e o jazz podem ser contornadas,

Filme do Dia: Los Dioses Rotos (2008), Ernesto Daranas

Imagem
  L os Dioses Rotos (Cuba/México, 2008). Direção e Rot. Original: Ernesto Daranas. Fotografia: Rigoberto Senarega. Música: Magda Rosa Galván & Juan Antonio Leyva. Montagem: Pedro Suarez. Figurinos: Vladimir Cuenca. Com: Silva Aguila, Carlos Ever Fonseca, Yoel Infante, Mario Limonta, Hector Noas, Daisy Quintana, Isabel Santos, Patricio Wood. Laura (Aguilla), pesquisadora que escreve uma tese sobre Yarini, malandro histórico que viveu nas ruas de San Isidro, em Havana, há mais de um século, envolve-se numa paixão pelo jovem e atraente Alberto (Fonseca), que havia trabalhado para o mafioso chefe de uma rede de prostituição, Rosendo (Noas) e sido amante da atual mulher de Rosendo, Sandra, com quem havia divido um passado de pobreza. A tensão entre Rosendo e Alberto se vê atenuada quando Laura aparece ao lado de Roberto, o que faz despertar os ciúmes furiosos de Sandra. Essa volta a se encontrar furtivamente com Alberto, mas os dois são surpreendidos por Rosendo, que mata Alberto e é

Filme do Dia: O Homem nas Trevas (2016), Fede Alvarez

Imagem
  O   Homem nas Trevas ( Don’t Breathe , EUA, 2016). Direção: Fede Alvarez. Rot. Original: Rodo Sayagues & Fede Alvarez. Fotografia: Pedro Luque. Música: Roque Baños. Montagem: Eric L. Beason, Louise Ford & Gardner Gould. Dir. de arte: Naaman Marshall, Adrian Asztalos & Eric Donaldson. Cenografia: Zsuzsa Mihalek. Figurinos: Carlos Rosario. Com: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette, Daniel Zovatto, Emma Bercovici, Franciska Töröcsik, Christian Zagia, Katia Bokor. Rocky (Levy), Alex (Minnette) e Money (Zovatto), acostumados a pequenos furtos em residência são agora tentados ao grande roubo de suas vidas. Segundo Money um veterano do Vietnã provavelmente guarda uma pequena fortuna de indenização que recebeu pela morte por atropelamento de sua filha. Inicialmente não concordando com a ação, Alex, muda de opinião. Eles vão investigar e descobrem que o homem (Lang), além de cego, vive nas cercanias de uma área residencial de Detroit completamente abandonada. O trio não fica

Filme do Dia: Bob, o Jogador (1955), Jean-Pierre Melville

Imagem
  B ob, o Jogador ( Bob le Flambeur , França, 1955). Direção: Jean Pierre-Melville. Rot. Original: Jean-Pierre Melville & Auguste Le Breton. Fotografia: Henri Decaë. Música: Eddie Barclay. Montagem: Monnique Bonnot. Dir. de arte: Claude Bouxin. Figurinos: Ted Lapidus. Com: Roger Duchesne, Daniel Cauchy, Isabelle Corey, Guy Decomble, Simone Paris, Gerard Buhr, André Garet, Claude Cerval, Colette Fleury. Após vinte anos afastado do mundo do crime, Bob Montagné (Duchesne), figura lendária do Montmartre, sente-se tentado a roubar um dos maiores cassinos da região. Após preparar com todos os detalhes o plano, dividindo as responsabilidades com um grupo de apoio, o golpe será prejudicado pela paixão de seu protegido, Paolo (Cauchy), por uma jovem sem princípios, Anne (Corey), que conta tudo para o alcagüete Marc (Buhr). A mulher (Fleury) do contato de Bob no cassino, Jean (Cerval), também delatará Bob, para a tristeza do comissário Ledru (Decomble), que chega a avisar Bob para afastar-

Filme do Dia: Quo Vadis? (1913), Enrico Guazzoni

Imagem
  Q uo Vadis (Itália, 1913). Direção: Enrico Guazzoni. Rot. Adaptado: Enrico Guazzoni, a partir do romance de Henryk Sienkiewicz. Fotografia: Eugenio Baava & Alessandro Bona.  Montagem: Enrico Guazzoni. Dir. de arte: Enrico Guazzoni & Camilo Innocenti. Figurinos: Enrico Guazzoni. Com: Amleto Novelli, Gustavo Serena, Amelia Cattaneo, Carlo Cattaneo, Lea Giunchi, Augusto Mastripietri, Cesare Moltini, Olga Brandini, Giovanni Gizzi. Vinícius (Novelli) apaixona-se perdidamente por Lígia. Ela é sequestrada por Petronius (Serena), melhor amigo de Vinícius, para satisfazer o amigo, mas durante o sequestro os soldados são acuados e Lígia não chega a ser entregue a Vinícius. Petronius se enamora, por sua vez, da escrava grega Eunice   (Cattaneo). A paixão por   Lígia faz com que Vinícius se converte ao cristianismo, justamente no momento em que o Imperador Nero (Cattaneo), decide tocar fogo em Roma e perversamente cantar para sua população em meio ao terror coletivo. Refugiados nas cat