Postagens

Filme do Dia: O Tempo Redescoberto (1999), Raoul Ruiz

Imagem
O   Tempo Redescoberto ( Le Temps Retrouvé , França/Itália/Portugal, 1999). Direção: Raoul Ruiz . Rot. Adaptado: Raoul Ruiz & Gilles Taurand, baseado no romance de Marcel Proust. Fotografia: Ricardo Aronovich. Música: Jorge Arriagada. Montagem: Denise de Casabianca. Dir. de arte: Bruno Beaugé. Figurinos: Gabriella Pescucci & Caroline de Vivaise. Com: Marcello Mazzarella, Vincent Perez, Catherine Deneuave , Emmanuelle Béart , John Malkovich, Pascal Greggory, Marie-France Pisier, Chiara Mastroianni, Elsa Zylberstein, Christian Vadim. Marcel Proust (Mazzarella), em seu leito de morte, revê fotografias de personagens os mais diversos de sua vida e que fizeram parte de sua infância, adolescência, vida adulta e declínio. Entre esses personagens se encontram a independente Odette de Crecy (Deneauve) que, na maturidade, reclama do ciúme obsessivo do terceiro marido, a bela Gilberte (Béart), filha de Odette,   e o hedonista radical Barão de Charlus (Malkovich), que busca o prazer

Filme do Dia: Bruma Seca (1960), Mário Civelli

Imagem
B ruma Seca (Brasil, 1960). Direção: Mário Civelli. Rot. Original: Mário Brasini & Pola Civelli, fotografia: Guglielmo Lombardi. Música: Edino Kruger. Montagem: Mauro Alice, Carlos Coimbra & Ebba Picchi. Dir. de arte: Francisco Balduíno. Com: Luigi Picchi, Maria Dilnah, Mário Brasini, Ruth de Souza, Eneida Costa, Adoniran Barbosa, Francisco Egídio, José Mercaldi, Alfredo Scarlat. Helena (Dilnah) e Marcos (Brasini) convencem o piloto de avião João Querido (Picchi) a, sob protestos pela questão da segurança, visitarem uma comunidade que se ergue em meio ao garimpo. Lá Marcos afirma ser o dono legal das novas terras que pertenceram ao seu tio, provocando animosidades e tendo que partir logo. Na viagem de volta, o avião é forçado a fazer um pouso de improviso em meio à mata, por conta da bruma seca, que dificulta a visibilidade. Os três agora tentam vencer as intempéries dos dias de caminhada para chegarem ao destino almejado. No meio do caminho encontram uma cabana onde

O Dicionário Biográfico de Cinema#10: Terence Fisher

Imagem
Terence Fisher (1904-1980) n. Londres 1948: Colonel Bogey ; To the Public Danger ; Portrait from Life  [ Torturada ]; A Song for Tomorrow.  1949: Marry Me ; 1950: The Astonished Heart  (co-dirigido com Anthony Darnborough); So Long at the Fair [ Angústia de uma Alma ] (co-dirigido com Darnborough). 1951: Home to Danger ; 1952: The Last Page ; Stolen Face ; Wings of Danger . 1953: Four Sided Triangle ; Mantrap  [ A Volta do Criminoso ]; Spaceways ; Blood Orange ; 1954.  Final Appointment ; Mask of Dust ; Face the Music ; Children Galore ; The Stranger Came Home  [ O Regresso de um Estranho ]; 1955: Murder by Proxy  [ Casei-me com a Morte ]; Stolen Assignment ; The Flaw . 1956: The Last Man to Hang . 1957: The Curse of Frankenstein  [ A Maldição de Frankenstein ]; Kill Me Tomorrow . 1958: Dracula  [ O Vampiro da Noite ]; The Revenge of Frankenstein  [ A Vingança de Frankenstein ]; 1959: The Mummy  [ A Múmia ]; The Hound of the Barkervilles  [ O Cão dos Baskervilles ]; The Stranglers

Filme do Dia: A Maçã (1998), Samira Makhmalbaf

A Maçã ( Sib , Irã/França, 1998). Direção: Samira Makhmalbaf. Rot. Original: Mohsen Makhmalbaf &  Samira Makhmalbaf. Fotografia: Mohamad Ahmadi & Ebrahim Ghafori. Montagem: Mohsen Makhmalbaf. Com:  Ghorban Ali Naderi, Azizeh Mohamadi, Massoumeh Naderi,  Zahra Naderi,  Zahra Saghrisaz.     Vizinhos de Ghorban Ali Naderi fazem um abaixo-assinado para que as autoridades saibam que ele aprisiona suas duas filhas desde crianças em sua casa. As garotas, Massoumeh e Zahra, não possuem nenhum contato com o mundo exterior. Manchete nacional, Ghorban fica revoltado com o fato de terem afirmado que ele acorrentava suas filhas. Mesmo sendo intimado a criá-las em liberdade, ele volta a velha prática, já que sua mulher é cega e ele teme que suas filhas tomem contato com os meninos da vizinhança, seguindo o preceito de um livro que afirmam serem as meninas como flores que deveriam ser protegidas do sol, representação masculina. Com a chegada de uma assistente social, Ghorban é preso na sua

Filme do Dia: Amantes (2008), James Gray

Imagem
A mantes ( Two Lovers , EUA, 2008). Direção: James Gray. Rot. Original:  James Gray & Ric Menello. Fotografia: Joaquín Baca-Asay. Montagem: John Axelrad. Dir. de arte: Happy Massee, Marc Benacerraf & Pete Zumba. Cenografia: Carol Silverman. Figurinos: Michael Clancy. Com: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw,  Isabella Rossellini, Moni Moshonov, Elias Koteas, Bob Ari, Julie Budd. Leonard Kraditor (Phoenix) apesar de já possuir idade relativamente avançada vive com os pais no Brooklyn.   Ele possui problemas emocionais que o levaram a tentar o suicídio algumas vezes.   Guarda ainda no quarto a foto de sua ex-noiva, cujo noivado se rompeu após ambos descobrirem que eram portadores de doenças hereditárias, o que comprometeria enormemente a chance de terem filhos saudáveis. O novo sócio do pai (Moshonov), Michael (Ari) traz a filha, Sandra (Shaw) que já se sentia atraída por Leonard. Leonard, no entanto, conhece a vizinha recém-chegada, Michelle (Paltrow), por quem

Filme do Dia: Hipócrates (2014), Thomas Lilti

Imagem
H ipócrates ( Hipppocrate , França, 2014). Direção: Thomas Lilti.  Rot. Original: Pierre Chosson, Baya Kasmi, Julien Lilti & Thomas Lilti. Fotografia: Nicolas Gaurin. Música: Alexandre Lier, Sylvain Ohrel & Nicolas Weil. Montagem: Christel Dewynter. Dir. de arte: Philippe van Herwijne & Camille Guillon. Figurinos: Cyril Fontaine. Com: Vincent Lacoste, Reda Kateb, Jacques Gamblin, Marianne Denicourt, Félix Moati, Carole Franck, Philippe Rebbot, Julie Brochen, Thierry Levaret. Medico residente em início de carreira, Benjamin (Lacoste) trabalha no mesmo hospital em que o pai, Barois (Gamblin), é uma figura destacada. Envolvido na morte de um dos homens internados no momento em que era plantonista, apelidado de Tsunami (Levaret), Benjamin é acobertado pela junta médica do hospital ao não ter utilizado o aparelho de eletrocardiograma, que estava quebrado. Quando a mulher de Tsunami (Cellard) vem atrás de explicações dele, afirma que o médico que tomara conta de seu marido

Filme do Dia: Limite (1931), Mário Peixoto

Imagem
L imite (Brasil, 1931). Direção, Rot. Original e Montagem: Mário Peixoto. Fotografia: Edgar Brasil. Com: Raul Schnoor, Brutus Pedreira, Olga Breno, Tatiana Rey, Camren Santos, Edgar Brasil, Iolanda Bernardes, Mário Peixoto. Esse, que é o filme-referência de vanguarda brasileiro, equivalência tardia ao que foi produzido na década anterior na Europa, sobretudo França, consegue construir um raro senso poético, em que ângulos originais e a própria dimensão do espaço são trabalhados de forma poderosa. A composição de certas imagens são de tirar o fôlego, seja pelo inusitado (como a câmera baixa que flagra do chão o diálogo entre dois personagens com um posto sobre eles), seja pela beleza (a moldura dentro do próprio plano, como o momento em que um dos personagens procura por alguém no casario da ilha na qual se encontra, e o observamos precisamente recortado pelas janelas e portas desse mesmo casario, seqüência evocativa do que John Ford faria posteriormente).   Ou ainda, por vezes,