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Filme do Dia: As Travessuras do Cupido (1908), J. Searle Dawley

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A s Travessuras do Cupido ( Cupid’s Pranks , EUA, 1908). Direção: J. Searle Dawley. Fotografia: Edwin S. Porter. Com: Violett Hill, Marie Murray, Mr. Barry, Phineas Nairs, Laura Sawyer. Cupido (Hill) sonolento é posto para trabalhar. Sobrevoando a cidade, irá pousar sobre um baile, intercedendo por uma mulher (Murray) que pretende se aproximar, até então sem sucesso, de um homem que lá se encontra. O Cupido rapidamente efetua sua tarefa, porém a situação demonstra ser complexa e, no final das contas, além de seu alcance. No emblemático ano em que Griffith estreia como diretor e o cinema se volta de forma mais acentuada rumo à narratividade, tem-se esse exemplo que mescla narração e uma fantasia mais livre e próxima do cinema de atrações, como as trucagens que fazem uso de visíveis sobreposições que ilustram o vôo do anjo pela cidade. Também se deve notar outra mudança significativa rumo à “integração narrativa” em termos de produção. Porter, que outrora poderia ser considerado

Filme do Dia: Shown by Request (1947), Colin Dean

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S hown by Request (Reino Unido, 1947). Direção: Colin Dean. Curta documental que apresenta boa parte da logística que envolve a projeção, circulação e manutenção dos próprios filmes produzidos pelo COI – Central Office of Information, órgão que substituiu o Ministério da Informação britânico no pós-guerra. Aqui se lida somente com os filmes já devidamente finalizados, ao contrário de O Homem coma Câmera de Vertov e boa parte da dinâmica se encontra associada a planta do prédio em que funciona a “biblioteca” de preservação dos filmes, em que cada cópia nova (a média para cada produção é de vinte) é indexada, discriminada quando emprestada e avaliada suas condições quando de seu retorno, observando-se em detalhe o que determinados projetores podem provocar na mesma tanto na película quanto na imagem projetada (riscos) e sua avaliação de possibilidade de recuperação ou dano tão efetivo que se torna imperativo se desfazer da cópia em questão. Também se observa as vans que levam o a

Filme do Dia: Cleópatra (2006), Júlio Bressane

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C leópatra (Brasil, 2006). Direção e Rot. Original: Júlio Bressane. Fotografia: Walter Carvalho. Montagem: Rodrigo Lima. Dir. de arte: Moa Batsow & Francesca Ballestra  Di Mottola. Com: Alessandra Negrini, Miguel Falabella, Bruno Garcia, Nildo Parente, Taumaturgo Ferreira, Lúcio Mauro, Josi Antello, Heitor Martinez Mello. Cleópatra (Negrini) chega a corte de Júlio César (Falabella) com a fama de ser uma devoradora de livros e buscando forjar uma identidade egípcia avessa à decadência romana, débil cópia da cultura grega segundo o próprio Júlio César. Uma paixão intensa entre ela e Júlio César finda com o assassinato do primeiro. Cleópatra se apaixona então pelo guerreiro Marco Antônio (Garcia), porém ele a abandona. Decadente e politicamente enfraquecida, Cleópatra se suicida. Parece sintomático o fato de Bressane escolher como tema o mesmo de uma das mais extravagantes e desastrosas incursões no terreno dos épicos efetivadas por Hollywood, dirigida por Mankiewicz em 1963.

Filme do Dia: O Beijo da Despedida (1957), Stanley Donen

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O   Beijo da Despedida ( Kiss Them for Me , EUA, 1957). Direção: Stanley Donen. Rot. Adaptado: Julius J. Epstein baseado na peça homônima de Luther Davis e no romance Shore Leave de Frederic Wakeman. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Lionel Newman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Maurice Ransford & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurinos: Charles Le Maire. Com: Cary Grant , Jayne Mansfield, Leif Erickson, Suzy Parker, Ray Walston, Larry Blyden, Nathaniel Frey, Werner Klemperer. 1944. Pilotos condecorados por bravura na Segunda Guerra ganham 4 dias de folga em San Francisco. O Comandante Crewston (Grant), enquanto arranja para que os enormes aposentos do hotel permaneçam sempre festivos, acaba se apaixonando pela noiva de Eddie Turnbill (Erickson), magnata que pretende se lançar à carreira política e utilizar os heróis de Guerra em sua plataforma. A noiva de Turnbill, Gwinneth (Parker) retribui a atenção de Crewston. Ain

Filme do Dia: Dias de Glória (2006), Rachid Bouchareb

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D ias de Glória ( Indigènes , França/Argélia/Marrocos/Bélgica, 2006). Direção: Rachid Bouchareb. Rot. Original: Rachid Bouchareb & Olivier Lorelle. Fotografia: Patrick Blossier. Música: Armand Amar & Cheb Khaled. Montagem: Yannick Kergoat. Dir. de arte: Dominique Douret. Cenografia: Pierre Chevalier. Com: Jamel Debbouze, Samy Naceri, Bernard Blancan, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Mathieu Simonet, Assaad Bouab, Benoît Giros. Um grupo de homens do norte africano se alista voluntariamente às forças francesas durante a Segunda Guerra Mundial. Dentre eles se encontra o ingênuo argelino Saïd (Debbouze). Eles são destratados pelo rude sargento Roger Martinez (Blancan) que, no entanto, a partir do momento em que percebe a desenvoltura e ousadia com que lidam com as situações de tensão, assim como as baixas sofridas, começa a valoriza-los diante de seus superiores. Um dos mais revoltados com as condições diferenciadas com que são tratados os africanos em relação aos franceses é o ma

Filme do Dia: O Espelho (1997), Jafar Panahi

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O   Espelho ( Ayneh , Irã, 1997). Direção: Jafar Panahi. Rot. Original: Jafar Panahi. Fotografia: Farzad Jadat. Montagem: Jafar Panahi. Com:  Mina Mohammad Khani,   Kazem Mojdehi, Aida Mohammadkhani, Naser Omuni, M. Shirzad, T. Samadpour. A garota Mina (Khani) espera impacientemente para que sua mãe venha buscá-la na escola. Como essa não aparece ela utiliza-se de diversos meios para encontra-la e, posteriormente, retornar a casa, buscando ajuda de vários adultos, como uma servente da escola e um amigo desta, que lhe deixa na parada de ônibus. No ônibus percebe sua mãe na rua, e pede para descer. No entanto, o motorista para mais adiante, e ela acaba perde novamente a mãe de vista. Volta a pegar o mesmo ônibus e percebe, no final da linha, que se equivocara. O motorista disse que ela pegara no sentido contrário. Quando volta a fazer o caminho, recebe instruções para não olhar para a câmera e decide não mais participar da filmagem. Todos da equipe técnica procuram entender o motiv

Filme do Dia: Wild Oranges (1924), King Vidor

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Wild Oranges (EUA, 1924). Direção: King Vidor.  Rot. Adaptado: King Vidor & Tom Miranda (entretítulos). Fotografia: John W. Boyle. Cenografia: Cedric Gibbons. Figurinos: Sophie Wackner.  Com: Frank Mayo, Virginia Valli, Ford Sterling, Nigel De Brullier, Charles A. Post. John Woolfolk (Mayo) passa a viajar a esmo após a morte acidental da noiva em um acidente no qual ele dirigia a carruagem. Em uma de suas aventuras com o ajudante do barco Paul (Sterling) ele vai parar em uma remota região na costa da Geórgia, na qual conhece e se apaixona por Mollie (Valli), uma garota que também procura uma chance de sair de um lugar tão ermo, em que vive somente com o avô (Brullier) e um ajudante atoleimado, Iscah (Post), que ela descobrirá posteriormente se encontrar apaixonado por ela e querendo dar cabo de John. John abandona o local, procurando não voltar a se envolver emocionalmente com outra mulher. Porém, muda de idéia e retorna ao mesmo local, para a surpresa que Mollie, que se enc

Filme do Dia: Um Gosto de Mel (1961), Tony Richardson

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U m Gosto de Mel ( A Taste of Honey , Reino Unido, 1961). Direção: Tony Richardson. Rot. Adaptado: Shelagh Delaney & Tony Richardson, baseado em peça de Delaney. Fotografia: Walter Lassaly. Música: John Addison. Montagem: Antony Gibbs. Dir. de arte: Ralph W. Brinton. Figurinos: Sophie Devine, Barbara Gillett & Sophie Harris. Com: Rita Tushingam, Dora Bryan, Murray Melvin, Paul Danquah, Margo Cunningham. Jo (Tushingam) é uma jovem vivenciando os percalços de sua iniciação na vida adulta, com uma mãe displicente, Helen (Brian), dificuldades financeiras e problemas de adaptação na escola. Sua válvula de escape passa a ser o jovem marinheiro negro Jimmy (Danquah), atencioso e romântico. Porém, a situação piora quando a mãe resolve unir-se a um de seus amantes ocasionais, Peter (Stephens) e Jimmy parte sem deixar notícias, enquanto Jo se descobre grávida. Ela passa a dividir uma nova casa com um cliente da loja de sapatos em que trabalha, Geoffrey (Melvin), homossexual e dispo

Filme do Dia: Corazón de Niño (1963), Julio Bracho

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C orazón de Niño (México, 1963). Direção: Julio Bracho. Rot. Adaptado: Julio Bracho & José Maria Fernández de Unsáin, a partir da peça de Edmondo de Medicis. Fotografia: Agostín Martínez Solares. Montagem: Jorge Bustos. Dir. de arte: Roberto Silva & Carlos Echeverria. Cenografia: Carlos Grandjean. Com:  Ignacio López Tarso, Eduardo Fuentes, Adán R. Solís, Arturo Álvarez Limón, René Azcoitia, Javier Gómez, Jesús Brook, Roberto Rojo de la Vega. Em um vilarejo rural, Taxco, o novo professor ginasial Almeyda (Tarso), que substituirá o professor recém-falecido, que foi seu mestre um dia, depara-se com a dura realidade de crianças pobres. Existe o garoto que se levanta a noite para pintar os trabalhos de artesenato do pai sem ele saber. O que é atropelado por um caminhão ao tentar socorrer o amigo. O que viaja para a Cidade do México em busca da mãe, e a encontra em recuperação num hospital para queimados. O que perdeu a mãe e somente possui o avô como referência familiar. O de

Filme do Dia: Cópia Fiel (2010), Abbas Kiarostami

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C ópia Fiel ( Copia Conforme , França/Itália/Bélgica, 2010). Direção e Rot. Original: Abbas Kiarostami. Fotografia: Lucca Bigazzi. Montagem: Bahman Kiarostami. Dir. de arte: Giancarlo Basili & Ludovica Ferrario. Cenografia: Francesco Spina. Figurinos: Marzia Nardone. Com: Juliette Binoche, William Shimmel, Jean-Claude Carrière, Agathe Natanson, Gianna Giachetti, Adrian Moore, Angelo Barbagallo, Andrea Laurenzi. Na Toscana, para promover seu ultimo livro, o escritor James Miller (Shimmel) acaba sendo levado a um passeio por uma mãe solteira, Elle (Binoche), contrariada pelo fato de criar sozinha o seu filho adolescente (Moore). O que parecia ser um simples passeio de cortesia ou, no máximo, de flerte, transforma-se numa infinita lavagem de roupa entre um casal casado há 15 anos que vivencia uma forte crise em sua relação. Aproximando-se como nunca da “tradição moderna” do cinema europeu dos anos 1960 – e, evidentemente, do filme que a antecipou, Viagem à Roma (1953), de Ros

Filme do Dia: Bye Bye Brasil (1979), Cacá Diegues

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B ye Bye Brasil (Brasil, 1979). Direção: Cacá Diegues. Rot. Original: Cacá Diegues & Leopoldo Serran. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Chico Buarque de Hollanda, Dominguinhos & Roberto Menescal. Montagem: Anísio Medeiros & Mair Tavares. Dir. de arte e Figurinos: Anísio Medeiros. Com: José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr., Zaira Zambelli, Príncipe Nabor, Jofre Soares, Marcus Vinícius, José Maria Lima, Rinaldo Gines, Carlos Kroeber.         A Caravana Rolidei atravessa as cidades do Nordeste, apresentando espetáculos circenses, sendo liderada pelo canastrão Lorde Cigano (Wilker) e contando ainda com sua mulher, Salomé (Faria), que faz números de dança e também de cama para alguns “figurões” dos municípios e com um homem que explora sua força muscular, Gent (Vinícius). Um roceiro sem maiores expectativas de vida Ciço (Júnior), incorpora-se à caravana, juntamente com sua esposa grávida, Dasdô (Zambelli). Ciço sente-se atraído de imediato por Salomé, com quem chega a man

Filme do Dia: Elogio do Amor (2001), Jean-Luc Godard

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  E logio do Amor ( Éloge de l´Amour , França/Suíça, 2001). Direção e Rot. Original: Jean-Luc Godard. Fotografia: Julien Hirsch & Christophe Pollock. Montagem: Raphaëlle Urtin. Figurinos: Marina Thibaut. Com: Bruno Putzulu, Cecile Camp, Jean Davy, Françoise Verny, Audrey Klebaner, Jérémie Lippman, Claude Baignières, Remo Forlani. Um projeto sobre o amor em três gerações está para ser levado a cabo pelo diretor de cinema Edgar (Putzulu), que tem como uma das protagonistas a garota Elle (Camp). Ele conhecera a garota, na verdade, dois anos atrás, quando visitara a casa de um casal sobrevivente ao Nazismo, em que ela tentava articular uma maneira dos avós (Davy e Verny) ganharem dinheiro a partir de seus próprios sofrimentos passados. Godard , através de métodos bastante recorrentes em sua produção do período, procura traçar um painel ao mesmo tempo irônico e lírico sobre, entre outros muitos temas,   a memória da Segunda Guerra e sua apropriação pela indústria de consumo de

Filme do Dia: Going Through the Tunnel (1898), James H. White

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G oing Through the Tunnel (EUA, 1898). Direção: James H. White. Talvez o que mais chame a atenção nesse filme seja menos o que o título indica, ação efetivada em um período de tempo relativamente breve e ainda próximo do início que seus majestosos travellings ferroviários presentes em dois de seus três planos – um deles é o da composição filmada com uma câmera fixa fora do trem – que estariam posteriormente presentes também em diversas produções célebres do cinema ( Berlim, Sinfonia de uma Metrópole e, sobretudo, A Besta Humana ). E também a curiosidade de um sujeito, provavelmente “plantado” para provocar um efeito sensacional, que se surpreende com o comboio ferroviário logo após a saída do túnel e corre se afastando dos trilhos. Edison Manufacturing Co. 52 segundos.

The Film Handbook#208: Victor Sjöström

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Victor Sjöström Nascimento: 20/09/1879, Silbodal, Suécia Morte : 0 3/01/1960, Estocolmo, Suécia Carreira  (como diretor): 1 912-1937 Amplamente considerado como pai fundador do cinema sueco, Victor David Sjöström foi também um dos maiores realizadores do cinema mudo. Apesar de muito de sua obra ser hoje perdida, o que permanece revela um talento impressionante, com beleza visual, sutileza psicológica e interpretações contidas proporcionando aos filmes um poder atemporal.  Permanecendo seus primeiros anos em Nova York com um tirano pai puritano, o jovem Sjöström retornou à Suécia, onde posteriormente se tornaria um bem sucedido ator e diretor teatral. Em 1912, apareceu em seu primeiro filme, The Black Masks / De Svarta Maskerna  do seu contemporâneo Mauritz Stiller; no mesmo ano, realizaria sua estreia como diretor, O Jardineiro Cruel / Trädgardsmästaren . De sua obra sobrevivente, Ingeborg Holm  (sobre uma mulher que sofre um colapso mental quando a pobreza a obriga a vender s

Filme do Dia: Sympathy for the Devil (1968), Jean-Luc Godard

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Sympathy for the Devil (Reino Unido, 1968).  Direção: Jean-Luc Godard. Fotografia: Colin Corby & Anthony B. Richmond. Montagem: Agnés  Guillemot & Kenneth F. Rowles. Com: The Rolling Stones, Anne Wiazemski, Marianne Faithfull, Anita Pallenberg, Iain Quarrin, Clifton Jones, Danny Daniels, Frankie Dymon. No auge de sua fase “desconstrucionista” e politizada do final da década de 60 e início da seguinte, Godard  realizou esse pseudo-documentário com os Rolling Stones. Longe de qualquer outra referência cinematográfica usual a uma banda de rock, nem se acompanha uma turnê (como o pioneiro  Don´t Look Now , de  Pennebaker)  nem propriamente aos bastidores da gravação de um álbum, tal como  Let it Be (1970), dos Beatles (que, aliás, foram contactados por  Godard  e rejeitaram o projeto). Trata-se antes de um ensaio reflexivo sobre o momento político contemporâneo em que flagrantes da gravação e criação de uma única canção dos Stones – a canção-título – são entremeados seja c

Filme do Dia: Entre Deus e o Pecado (1960), Richard Brooks

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E ntre Deus e o Pecado ( Elmer Gantry , EUA, 1960). Direção: Richard Brooks. Rot. Adaptado: Richard Brooks, a partir do romance de Sinclair Lewis. Fotografia: John Alton . Música: André Previn. Montagem: Marjorie Fowler. Dir. de arte: Edward Carrere. Cenografia: William F. Calvert & Frank Tuttle. Figurinos: Dorothy Jeakins. Com: Burt Lancaster, Jean Simmons, Arthur Kennedy, Dean Jagger, Shirley Jones, Patti Page, Edward Andrews, John McIntire, Hugh Marlowe. Anos 1920. Elmer Gantry (Lancaster) é um andarilho disposto a se fazer como pastor, apesar de sua queda pela bebida e pelas mulheres. Suas atenções se voltam para a Irmã Sharon Falconer (Simmons), que consegue impressionar pequenas multidões em igrejas de cidades acanhadas. Gantry convence Sharon a adentrar numa igreja de maior apelo em cidades grandes. Tudo é acompanhado pelo jornalista e vencedor do Pulitzer Jim Lafferts (Kennedy). Os representantes da igreja mais tradicional ficam divididos, mas Sharon é aceita. Apesar

Filme do Dia: Os Olhos Sem Rosto (1960), Georges Franju

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O s Olhos Sem Rosto ( Le Yeux sans Visage , França/Itália, 1960). Direção: Georges Franju. Rot. Adaptado: Pierre Boileau, Pierre Gascar, Thomas Narcejac, Claude Sautet & Jean Redon, baseado em romance do último. Fotografia: Eugen Schüfftan. Música: Maurice Jarre. Montagem: Gilbert Natot. Dir. de arte: Auguste Capelier. Figurinos: Marie Martine. Com: Pierre Brasseur, Alida Valli, Juliette Mayniel, Edith Scob, François Guérin, Alexandre Rignault, Béatrice Altariba, Charles Blavette, Claude Brasseur. Renomado cirurgião, Génessier (Pierre Brasseur), com ajuda de sua assistente, Louise (Valli), retira a pele do rosto de mulheres jovens e belas que se assemelham ao perfil de sua filha, Christiane (Scob), que possui o rosto desfigurado desde um acidente de carro em que o pai dirigia. Dada como morta pelo próprio pai, Christiane é mantida escondida de tudo e de todos até que as inúmeras tentativas movidas pelo pai sejam bem sucedidas. A certo momento, tudo parece funcionar, com o r