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Filme do Dia: Delírio de Amor (1971), Ken Russell

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D elírio de Am or ( The Music Lovers , Reino Unido, 1971). Direção: Ken Russell. Rot. Adaptado: Melvyn Bragg, a partir do livro Beloved Friends de Catherine Drinker Bowen & Barbara von Meck. Fotografia: Douglas Slocombe. Música: André Previn. Montagem: Michael Bradshell. Dir. de arte: Natasha Kroll & Michael Knight. Figurinos: Shirley Russell. Com: Richard Chamberlain, Glenda Jackson, Max Adrian, Christopher Gabble, Kenneth Colley, Izabella Telezinska, Maureen Pryor, Sabina Maydelle. Piotr Tchaikovsky (Chamberlain) é considerado um compositor brilhante no círculo cultural da São Petersburgo, porém sua vida (homo)ssexual desregrada prejudica sua fama, sendo suas composições consideradas demasiado afeminadas por seu mentor, Nicholas Rubinstein (Adrian). Então casado com Sasha (Maydelle), ele a abandonará pela insaciável Nina Milyukova (Jackson). Atormentado pelos fantasmas da mãe e do amigo homossexual Anton (Colley), que pretende evitar a todo custo para manter as apar

Filme do Dia: The Mystery of the Leaping Fish (1916), John Emerson

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T he Mystery of the Leaping Fish (EUA, 1916). Direção: Christy Cabanne & John Emerson. Rot. Original: Tod Browning & Anita Loos. Fotografia: John W. Leezer. Com: Douglas Fairbanks, Bessie Love, Allan Sears, Tom Wilson, Alma Rubens, B.F. Zeidman, William Lowery, George Hall. Aloprado detetive viciado em cocaína, Coke Ennyday (Fairbanks) passa a investigar o contrabando camuflado de ópio e a chantagem que um janota (Sears) empreende contra uma garota (Love) por quem se encontra apaixonado. A compreensão precisa de sua rebuscada trama, inapropriada para sua diminuta duração não ofusca o que talvez seja o maior mérito dessa produção, qual seja, a de ser uma precoce sátira ao gênero do filme de espionagem e as séries similares que ainda engatinhavam e estavam lançando suas primeiras obras significativas contemporaneamente, como é o caso de Louis Feuillade. Do nome do detetive e do imenso depósito com letras garrafais indicando se tratar de cocaína (evidente menção ao uso feit

Filme do Dia: Um Homem Sério (2009), Joel & Ethan Coen

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U m Homem Sério ( A Serious Man , EUA/Reino Unido/França, 2009). Direção e Rot. Original: Joel & Ethan Coen. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell. Montagem: Ethan & Joel Coen. Dir. de arte: Jess Gonchor & Deborah Jensen. Cenografia: Nancy Haigh. Figurinos: Mary Zophres. Com: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed, Sari Lennick, Aaron Wolf, Jessica McManus, Peter Breitmayer, Brent Braunchsweig. Por volta da passagem dos anos 60 para 70, no meio-oeste americano o professor judeu Larry Gopnik (Stuhlbarg) vê o que acreditava ser uma vida estável   ser destruída em pouco tempo. Sua mulher Judith (Lennick), com quem se encontrava casado há 15 anos, quer se separar dele para se unir a um amigo do casal, Sy (Melamed), viúvo da mulher a 3 anos. Seu irmão, Arthur (Kind) sofre repressão policial por crimes proibidos como jogar e praticar sodomia. Um aluno, pretende suborná-lo para que o aprove na escola.   Seu filho, Danny (Wolf), às vésperas de comemorar s

Filme do Dia: Rio de Janeiro (1948), Humberto Mauro

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R io de Janeiro (Brasil, 1948). Direção: Humberto Mauro. Curioso sobretudo por registrar boa parte da paisagem da então capital brasileira, com muitos de seus marcos hoje não mais existentes (como é o caso do Palácio Monroe), o filme de Mauro parte de uma diversidade de prédios e monumentos para somente posteriormente se aproximar das praias. Ou seja, evita-se a comparação imediata com belezas naturais paradisíacas, elencando sobretudo fatos associados à “civilização” (transportes, ensino, cultura, esportes). Com narração over bastante característica de seu período, o filme curiosamente abre mão de apresentar uma vista do Corcovado ou do Pão de Açúcar, dois dos mais reconhecidos cartões-postais da cidade, assim como tampouco flagra o Maracanã em construção. Nessa dimensão monumental, a figura humana torna-se de extrema coadjuvância, retratada como massa transeunte ou fazendo uso dos serviços de transportes da cidade. Destaque para o momento no qual o hino de louvor ao Rio, Cidad

The Film Handbook#174: Michael Mann

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Michael Mann Nascimento: 09/02/1943, Chicago, Illinois, EUA Carreira  (como diretor): 1979- Apesar da produção de filmes de Michael Mann ser pequena em comparação ao seu trabalho na televisão (enquanto roteirista, diretor e produtor), tão forte tem sido sua influência em estilos recentes em ambas as mídias que, possibilitou que sua carreira no cinema escapasse aos prolemas de marketing que a arruinaram por tanto tempo e o reconhecimento futuro de sua importância parece assegurado. Enquanto estudava cinema em Londres, Mann adquiriu experiência dirigindo comerciais e documentários para a televisão, retornando então a América para realizar seu próprio nome, escrevendo para séries como Starksy & Hutch  e Os Novos Centuriões / Police Story . Após seu trabalho não creditado no roteiro de Liberdade Condicional / Straight Time  de Ulu Grosbard, dirigiria seu primeiro longa-metragem, Maratona Final / The Jericho Mile ; realizado para a televisão, mas lançado nos cinemas fora dos Est

Filme do Dia: Neighbours (1952), Norman McLaren

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N eighbours (Canadá, 1952). Direção, Rot. Original e Música: Norman McLaren. Fotografia: Wolf Koenig. Com: Grant Munro, Jean Paul Ladouceur. Dois vizinhos se tratam cordialmente até descobrirem uma flor que nasce em meio as suas propriedades. Após um período de encantamento de ambos com as sensações boas que trazem a flor, uma luta incessante se inicia para demarcar a posse com relação a mesma, que só acaba após o extermínio de suas famílias e a morte de ambos. Fazendo uso da técnica da pixilação, McLaren chama atenção igualmente pela economia de meios e abrangência de sua mensagem. Pode-se questionar se em tal abrangência não se incluiria igualmente uma pretensão demasiada, ao tentar evocar todos os conflitos humanos a partir de uma briga de vizinhos por uma singela flor. Um dos “atores” em cena é ninguém menos que Munro, reconhecido animador do estúdio. Ganhou o Oscar, porém curiosamente na categoria documentário e não animação. A forte cena na qual os homens eliminam as es

Filme do Dia: A Esposa de Seisaku (1965), Yasuzô Masumura

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A  Esposa de Seisaku ( Seisaku no Tsuma , Japão, 1965). Direção: Yasuzô Masumura. Rot. Adaptado: Kaneto Shindô, a partir do romance de Genjiro Yoshida. Fotografia: Tomohiro Akino. Música: Tadashi Yamauchi. Montagem: Tatsuji Nakashizu. Dir. de arte: Tomoo Shimogawara. Com: Ayako Wakao, Takahiro Tamura, Nobuo Chiba, Yuzo Hayakawa, Yuka Konno, Mikio Narita, Taji Tonoyama. Idos do século XX. Okane (Wakao), proveniente de família miserável, serve como mulher para um homem mais velho. Com a morte do velho e de seu pai, ela e sua mãe  retornam para a vila onde nasceram, onde a falta de contato de Okane com o resto do povoado faz com que desperte uma animosidade do povo contra ela. A chegada de um herói de guerra, Seisaku (Tamura), desperta o interesse do povoado. Okane continua indiferente, como indiferente continuará para as badaladas que Seisaku pratica ao amanhecer, hábito que é visto pelos moradores como benéfico com relação a uma juventude preguiçosa. Com a morte da mãe de Okane,