Postagens

Filme do Dia: Permanent Residence (2009), Scud

Imagem
P ermanent Residence ( Yong Jiu Ji Liu , Hong Kong, 2009). Direção e Rot. Original: Scud. Fotografia: Herman Yau. Música: Teddy Robin Kwan. Montagem: Kwok-Wing Leung. Dir. de arte: Ron Heung. Com: Sean Li, Osman Hung, Jackie Chow, Yu Hong Lau, Zi Li Wei, Woon Ling Hau, Yui Yu Chung, Hoi Kai Luk. Após um passado pobre, em que foi criado e amado mais pela avó que propriamente por sua mãe, Ivan (Li) parte da província para Hong Kong, tornando-se um bem sucedido no ramo da tecnologia em jogos. Um dia, em um programa de entrevistas é indagado de supetão pelo outro entrevistado, Josh (Chow) se ele é gay. Confuso com a pergunta inesperada, ele tergiversa. Pouco depois conhece numa sauna, Windson (Hung), jovem por quem se sente atraído mas que, ao perceber seu encanto por ele, afirma ser hétero. Ivan reencontra Josh em um bar gay e eles fazem sexo e mantém uma proximidade, porém ele continua obcecado por Windson, que não resiste aos encontros e a proximidade de Ivan, semp

Filme do Dia: O Grande Momento (1958), Roberto Santos

Imagem
O Grande Momento (Brasil, 1958). Direção: Roberto Santos. Rot. Original: Roberto Santos sobre o argumento de Norberto Nath. Fotografia: Hélio Silva. Música: Alexandre Gnatalli sobre tema de Zé Ketti. Montagem: João de Alencar. Dir. de arte: Norberto Nath. Com: Gianfrancesco Guarnieri, Myriam Pérsia, Vera Gertel, Jaime Barcellos, Paulo Goulart, Turíbio Ruiz, Norah Fontes, Angelito Mello.               Zeca (Guarnieri) é um jovem que sofre com as dificuldades financeiras da família para que sua festa de casamento com Ângela (Pérsia) seja bem sucedida. Para tanto, ele surrupia umas economias do pai, vai atrás do dinheiro de um trabalho que havia realizado para um circo e chega mesmo a vender sua bicicleta, um dos objetos que mais aprecia. Só assim consegue comprar todos os comensais para a festa e pagar o aluguel do terno. A festa, inicialmente bem sucedida, transforma-se numa imensa baderna quando Zeca sai a procura do amigo Vitório (Goulart), que havia ficado de pagar o restan

Filme do Dia: Passaic Falls, New Jersey (1896), James H.White

Imagem
P assaic Falls, New Jersey (EUA, 1896). Direção: James H. White. Plano fixo que destaca a monumentalidade das cachoeiras e com uma ponte que cruza próximo das mesmas em primeiro plano. Se por um lado as maravilhas do mundo moderno atraíam as lentes dos cinegrafistas e as maravilhas da natureza por outro, aqui a proeminência dada a ponte na imagem possui seu que de ambíguo, pois o cinegrafista poderia ter escolhido outro ângulo que não a destacasse, mas sim as próprias quedas d’água. Esse marco da presença humana em meio à natureza, no entanto, é incorporado de forma algo discreta, quase como um detalha a mais a realçar a beleza do “quadro”, e para que isso aconteça sem maiores impedimentos, a ponte se encontra deserta de transeunte ou qualquer veículo (provavelmente ferroviário) que fizesse uso dela, acentuando o tom bucólico como um todo. Sensação que só veio a ser perturbada pela inconstância da imagem, agravada com o tempo, provocando uma sensação semelhante a de um tremor

Filme do Dia: Tráfico (1998), João Botelho

Imagem
T ráfico (Portugal/França/Dinamarca, 1998). Direção e Rot. Original: João Botelho. Fotografia: Olivier Guenéau. Montagem: Rudolfo Wudeles. Dir. de arte: João Botelho & Fernanda Morais. Figurinos: Alexandra Barata & Paula Ribas. Com: Rita Blanco, Adriano Luz, Branca de Camargo, João Perry, Alexandra Lencastre, Canto e Castro, Paulo Bragança, Fernando Cabral Martins, Vladimir Rechtilov, Maria João Luís, Dalila Carmo, Arthur Ramos, São José Lapa, Laura Soveral.  Sem possuir propriamente uma linha narrativa, o filme apresenta situações geralmente absurdas, numa linha evocativa do surrealismo buñueliano, mas igualmente de Godard e quiçá até de um Sérgio Bianchi , em relação a um comentário sobre a sociedade portuguesa, embora aqui de forma infinitamente mais simbólica, anti-realista e oblíqua que em Bianchi. Existe, por exemplo, num dos esboços de narrativa mais bem delimitados, um casal (Blanco e Luz) cujo filho descobre drogas enterradas na praia em que passam veraneio e,

Clarice Lispector#Obsessão

É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa. Aprenda a encantar e a desencantar. Observe, estou lhe ensinando qualquer coisa de precioso: a mágica oposta ao "abra-te, Sésamo". Para que um sentimento perca o perfume e deixe de intoxicar-nos, nada há de melhor que expô-lo ao sol. (Clarice Lispector, Obsessão )

Filme do Dia: King Kong (1933), Merian C. Cooper & Ernest B.Schoedsack

Imagem
K ing Kong (EUA, 1933). Direção: Merian C. Cooper & Ernst B. Schoedsack. Rot. Original: James Ashmore Creelman & Ruth Rose sob o argumento de Merian C. Cooper & Edgar Wallace. Fotografia: Edward Linden, J.O.Taylor & Vernon L. Walker. Música: Max Steiner. Montagem: Ted Cheesman. Dir. de arte: Carrol Clark, Alfred Herman & Van Nest  Polglase. Cenografia: Thomas Little & Ray Moyer. Figurinos: Ethel Beach & Tommy Clark. Com: Fay Wray, Robert Armstrong, Bruce Cabot, Frank Reicher, Sam Hardy, Noble Johnson, Steve Clemente, James Flavin. O cineasta e explorador Carl Denham (Armstrong) procura uma garota para estrelar sua próxima aventura nos mares do sul. Sem conseguir nada com seus agentes, ele próprio sai a procura, encontrando a frágil e esfomeada Ann Darrow (Wray). Juntos a uma numerosa tripulação eles partem. Ann tem um envolvimento afetivo com Jack Driscoll (Cabot). Na primeira investigação na ilha que encontram revela a presença de nativos que realiza

Filme do Dia: Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum (2013), Ethan Coen & Joel Coen

Imagem
I nside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum ( Inside Llewyn Davis , EUA/Reino Unido/França, 2013). Direção   Rot. Original e Montagem: Ethan Coen & Joel Coen. Fotografia: Bruno Delbonnel. Dir. de arte: Jess Gonchor & Deborah Jensen. Cenografia: Susan Bode. Figurinos: Mary Zophres. Com: Oscar Isaac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, Ethan Phillips, Robin Bartlett, Max Casella, Jerry Grayson, Jeanine Serralles, John Goodman, Garrett Hedlund, F. Murray Abraham. 1961. Llewyn Davis (Isaac) está tentando se firmar, sem grande sucesso, na cena folk nova-iorquina. Ele se apresenta em um clube do gênero, busca dormida na casa de vários amigos e da irmã, Joy (Serralles), tenta arrancar algum trocado do arrecadador de direitos Mel Novikoff (Grayson), sabe que talvez seja o pai do filho de uma cantora folk que começa a fazer sucesso, Jean (Mulligan), viaja para Chicago com o excêntrico Roland Turner (Goodman) e seu motorista ou valete como Turner o chama, Johnny Five (Hedlund

Filme do Dia: Lula, o Filho do Brasil (2009), Fábio Barreto & Marcelo Santiago

Imagem
L ula, o Filho do Brasil (Brasil, 2009). Direção: Fábio Barreto & Marcelo Santiago. Rot. Adaptado: Fernando Bonassi, Denise Paraná e Daniel Tendler, a partir do livro homônimo de Denise Paraná. Fotografia: Gustavo Hadba. Música: Antônio Pinto & Jacques Morelembaun. Montagem: Letícia Giffoni. Dir. de arte: Clóvis Bueno. Figurinos: Cristina Camargo. Com: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Juliana Baroni, Cléo Pires, Sóstenes Vidal, Lucélia Santos, Marcos Cesana, Milhem Cortaz, Antonio Pitanga. Início dos anos 50. Lula, sua mãe (Pires) e diversos irmãos partem do sofrido sertão pernambucano para Santos. Lá, um pai (Cortaz), alcoólatra que espanca os filhos diante da professora (Santos), torna-se um dos motivos para que a mãe decida criar os filhos sozinha. Insistindo na educação dos filhos, principalmente de Lula, que a professora já havia avaliado como promissor, a mãe se emociona em ver o filho ganhando o seu primeiro diploma como técnico e ingressar no mercado

The Film Handbook#114: Erich von Stroheim

Imagem
Erich von Stroheim Nascimento: 22/09/1885, Viena, Áustria Morte: 12/05/1957, Paris, França Carreira (como diretor): 1918-1933 M esmo apesar do pouco que sobreviveu dos filmes de Erich Oswald Stroheim hoje existir na forma que ele originalmente pretendeu, ainda se torna imediatamente evidente que ele foi um dos melhores diretores da era muda. Uma perfeccionista obsessivo cujas extravagâncias repetidamente o levaram a entrar em conflito com os produtores, ele foi uma figura crucial tanto no desenvolvimento do naturalismo cinematográfico quanto um moralista soberbamente cínico, cuja insistência na sordidez da luxúria, avareza e hipocrisia (sobretudo entre os ricos desocupados) pode também ter contribuído para o fim de sua carreira como realizador. A despeito de suas pretensões posteriores de ter sido proveniente de um meio aristocrático e militar, Stroheim nasceu numa família de comerciantes judeus de classe média em Viena. Emigrando para a América por volta dos 20 anos, ele pas

Filme do Dia: A Morte Caminha na Chuva (1948), Carlos Hugo Christensen

Imagem
A Morte Caminha na Chuva ( La Muerte Camina in la Lluvia , Argentina, 1948). Direção: Carlos Hugo Christensen. Rot. Adaptado: Carlos Hugo Christensen & César Tiempo, baseado no romance de Stanislas-André Steeman. Fotografia: Alfredo Traverso. Música: George Andreani. Montagem: Martín Morazzo, Sebastian C. Perilio & A. Rampoldi. Dir. de arte: Jean de Bravura. Cenografia: Francisco Guglielmino. Com: Pablo Acciardi, Guillermo Battaglia, Juan Corona, Margarita Corona, Nicolás Fregues, Agustín Orrequia, Horacio Peterson, Amália Sánchez Ariño, Olga Zubarry, Orestes Soriani. O jornalista Lucho Rivas (Peterson), descobre que o assassino que anda aterrorizando as noites da cidade de Buenos Aires se encontra hospedado na mesma pousada na qual vive sua namorada, a noiva do jornalista Lila (Zubarry), sua proprietária, Valeria Duval (Corona), o mago Merlín (Acciardi), um cirurgião (Soriani) impedido de operar, o artista que se diz russo Boris Andreieff (Battaglia), um relojoeiro

Filme do Dia: Venice 70: Future Reloaded (2013), Vários

Imagem
V enice 70: Future Reloaded (EUA, 2013). Direção: Karim Ainouz ( O Homem Que Desarmava Bombas ); John Akomfrah ( Three Degrees of Proximity to Disaster ); Hala Alabdalla; Catherine Breillat, Júlio Bressane, Rama Burshtein, Antonio Capuano, Peter Ho-Sun Chan ( The Future Was in Their Eyes ); Isabel Croixet; Amiel Courtin-Wilson, Jan Civkovik ( I Was a Child ); Claire Denis; Lav Diaz ( The Firefly ), Atom Egoyan ( Butterfly ), Aleksei Fedorchenko ( Atavism ); Davide Ferrario ( Lighthouse ), James Franco ( The Future of Cinema ); Lluis Galter; Haile Gerima; Alexey German Jr. ( 5000 Days Ahead ), Amos Gitai, Monte Hellman ( Vive L’Amour ); Hong Sang-soo ( 50:50 ); Benoît Jacquot, Jia Zhang-ke; Semih Kaplanoglu ( Devran ), Shekhar Kapur, Marlen Khutsiev ( In Perpetuum Infinituum ); Abbas Kiarostami ; Kim Ki-duk ( My Mother ); Yorgos Lanthimos ( Necktie ); Pablo Larraín; Tobias Lindholm ( The Hit ); Guido Lombardi ( Senza Fine ); Jazmín López; Milcho Manchevski ( Thursday ); Samuel Maoz

Filme do Dia: Os Passageiros (1999), Jean-Claude Guiguet

Imagem
O s Passageiros (Les Passagers, França, 1999). Direção: Jean-Claude Guiguet. Rot. Original: Jean-Claude Guiget & Haydée Caillot. Fotografia: Philippe Bottiglione. Montagem: Khadicha Bariha &  Marie Tisserand. Cenografia: Laurent Gantés. Figurinos: Monic Parelle. Com: Fabianne Babe, Philippe Garziano, Bruno Putzulu, Stéphane Rideau, Gwenaëlle Simon, Véronique Silver, Jean-Christophe Bouvet, Marie Rousseau. Uma mulher comenta sobre os passageiros desconhecidos que observa no bonde que efetua o trajeto para o hospital onde trabalha. Seu tom de fantasia é talvez apenas um ou dois acordes além do realismo convencional, partindo de pequenas situações do cotidiano e parece movido por um humanismo sentimental em tudo menos presente no cinema francês de sua época, evocando talvez mais algo próximo de alguns realizadores da Nouvelle Vague como Truffaut ou ainda Jacques Demy . Ou mesmo talvez da pós-Nouvelle Vague. Com as situações apresentadas por uma espécie de “mestre-de-ceri

Filme do Dia: 2046 - Os Segredos do Amor (2004), Wong Kar-wai

Imagem
2 046 – Os Segredos do Amor ( 2046 , China/Alemanha/França/Hong Kong, 2004). Direção e Rot. Original: Wong Kar-wai. Fotografia: Cristopher Doyle, Kwan Pun Leung & Lai Yiu Fai. Música: Peer Raben & Shigeru Umebayashi. Montagem: William Chang. Dir. de arte: William Chang, Alfred Yau Wai Ming & Alfred Yau. Figurinos: William Chang. Com: Tony Leung, Gong Li, Takuya Kimura, Zhang Ziyi, Chen Chang, Ping Lam Siu, Maggie Cheung. Escritor de ficções futuristas faz uso de suas próprias experiências pessoais, notadamente de seu passado na Hong Kong e Cingapura dos anos 1960 quando, em meio às prostitutas com quem buscava somente diversão, apaixona-se por uma mulher chamada Su Li (Li), que parte para Cingapura. Ainda que menos primoroso que seu Amor à Flor da Pele , em grande parte devido a menor capacidade de síntese que no filme anterior – aqui aborta-se várias possibilidades de finais mais interessantes que o escolhido, prolongando a narrativa com uma insistência quase re

Filme do Dia: O Caso Mattei (1972), Francesco Rosi

Imagem
O Caso Mattei ( Il Caso Mattei , Itália, 1972). Direção: Francesco Rosi. Rot. Original: Tito Di Stefano, Tonino Guerra, Nerio Minuzzo & Francesco Rosi, a partir do argumento de Tonino Guerra. Fotografia: Pasqualino De Santis. Música: Piero Piccioni. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte: Andrea Crisanti. Figurinos: Franco Carretti. Com: Gian Maria Volontè, Luigi Squarzina, Gianfranco Umbuen, Edda Feronao, Peter Baldwin, Dario Michaelis, Franco Graziosi, Elio Jotta. Enrico Mattei (Volontè) é um dos homens mais influentes da Itália nos idos dos anos 60. Seu passado de pobreza remete a resistência contra o nazi-fascismo e posteriormente o seu envolvimento em um dos grupos empresariais mais poderosos da Itália, A.G.I.P, detentor do  metano e por fim da poderosa ENI, em que ele se bate para manter sob o domínio público, contra todo um grupo de políticos liberais dispostos a fazerem negociatas com os poderosos trustes petrolíferos multinacionais. Seu cargo e suas posições

Filme do Dia: Pássaro do Paraíso (1932), King Vidor

Imagem
P ássaro do Paraíso ( Bird of Paradise , EUA, 1932). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: Leonard Praskins, Wells Root & Wanda Tuchock, baseado em peça de Richard Walton Tully. Fotografia: Lucien N. Adriot, Edward Cronjager & Clyde De Vinna. Música: Max Steiner. Montagem: Archie Marshek. Montagem: Carroll Clark. Com: Dolores Del Rio, Joel McCarea, John Halliday, Richard “Skeets” Gallagher, Bert Roach, Lon Chaney Jr., Wade Botler, Arnold Gray. Numa aventura até uma “exotica” ilha do sul, um grupo de aventureiros encontra uma comunidade nativa que não fala inglês. Um dos membros da expedição, Johnny Baker (Halliday) é seduzido por uma nativa chamada Luana (Del Rio), considerada tabu pela comunidade, que considera que o relacionamento dos dois despertou a ira do vulcão local. Aprisionados, Baker consegue levar Luana de volta ao navio. Quando se preparam para partir, os nativos a buscam e ela decide que seu lugar é mesmo entre os seus. Essa delirante fantasia de amor, perme

Filme do Dia: The Giving Tree (1973), Charlie Hayward

Imagem
T he Giving Tree (EUA, 1973). Direção: Charlie Hayward. Rot. Original: Shel Silverstein. A relação de amizade entre uma árvore e uma criança atravessa toda a vida de ambos, até que se reencontram, a árvore, que dialoga com a criança desde os primórdios, já cortada e a criança envelhecida e curva. Ela havia oferecido as maçãs que haviam feito deslanchar a carreira profissional do jovem que nunca mais havia tido tempo para ela. Quando se reencontram, ela oferece seu tronco para que ele faça uma casa e, tempos após, o que sobra dela para que ele faça um bote para abandonar o local. Já velho, ele encontra o tronco decepado,   sendo convidado pela árvore para sentar, única coisa que de fato ele necessita no momento. Desenhado com traços básicos sobre fundo neutro, com música (sons de uma melancólica gaita), roteiro e narração de Silverstein, cuja história seria recontada outras vezes. 9 minutos e 44 segundos.

The Film Handbook#113: Paul Mazursky

Imagem
Paul Mazurksy Nascimento: 25/04/1930, Brooklyn, Nova York, EUA Morte: 30/06/2014, Beverly Grove, Los Angeles, EUA Carreira (como diretor): 1969-2006 S uperficialmente, os filmes de Paul (originalmente Irwin) Mazursky parecem operar firmemente dentro do cinema hollywoodiano de maior apelo comercial: sátiras leves, com nenhum estilo visual discernível; eles, no entanto, revelam uma rara afeição por seus personagens e uma delicada consciência da busca de companheirismo em um mundo obcecado por status e independência. Após iniciar como ator (aparecendo em Medo e Desejo / Fear and Desire de Kubrick  e Sementes da Violência / Blackboard Jungle  de Richard Brooks), Mazursky se tornou um cômico de boate e depois roteirista de comédias para a TV. Desesperado com o modo que seu roteiro para a sátira hippie   O Abilolado Endoidou / I Love You, Alice B.Toklas  havia sido tratado, passou a dirigir seus próprios roteiros com Bob&Carol&Ted&Alice > 1 , uma sátira inspirada na