Postagens

Imagem

Filme do Dia: Woodstrock - 3 Dias de Paz, Amor e Música (1970), Michael Wadleigh

Imagem
Woodstock  - 3 Dias de Paz, Amor e Música ( Woodstock ,   EUA, 1970). Direção: Michael Wadleigh. Fotografia: Malcolm Hart, Don Lenzer, Michael Margetts, David Myers, Richard Pearce, Michael Wadleigh & Al Wertheimer. Montagem: Jere Huggins, Thelma Schoonmaker, Martin Scorsese, Michael Wadleigh, Stanley Warnow, Yeu-Bun Yee. Monumental documentário tanto em metragem quanto em representação do desbunde da cultura hippie em seu auge. Números musicais de Richie Havens, Canned Heat, Joan Baez, The Who, Sha-Na-Na, Joe Cocker, Country Joe & The Fish, Arlo Guthrie, Crosby, Stills & Nash, Ten Years After, John Sebastian, Santana, Sly & The Family Stone, Jefferson Airplane, Janis Joplin e Jimmy Hendrix entremeados por cenas de observação (por vezes participante, como quando um dos cinegrafistas aceita um cigarro de maconha oferecido por um dos entrevistados) de costumes, entrevistas e uma pequena crônica dos eventos, como os metereológicos, no caso de um temporal que assola a

Gal Costa - Não Identificado.wmv

Imagem

Filme do Dia: Vida Difícil (1945), Gennaro Righelli

Imagem
Vida Difícil ( Abbasso la Miseria! , Itália, 1945). Direção: Gennaro Righelli. Rot. Original: Mario Monicelli, Nicola Fausto Neroni & Gennaro Righelli, sob argumento do último. Fotografia: Rodolfo Lombardi. Música: Umberto Mancini. Montagem: Duilio A. Lucarelli.  Dir. de arte: Gino Brosio. Cenografia: Alfredo Manzi. Com: Anna Magnani, Nicola Besozzi, Virgilio Riento, Marisa Vernati, Vito Chiari, Sandro Ruffini, Lauro Gazzolo, Aldo Silvani, Vittorio Mottini. Giovanni Straselli (Besozzi) vive escutando a indignação de sua desbocada mulher, Nannina (Magnani) por viver em dificuldade financeira, trabalhando honestamente como motorista de caminhão, enquanto seu melhor amigo, vizinho e companheiro de viagens, Gaetano (Riento), ganha bastante comerciando produtos ilegais. Certo dia, Giovanni recolhe na estrada o garoto Nello (Chiari), que acredita ser órfão, abrigando-o em sua casa, com seu cão, que sempre provoca a indignação de Nannina. Aos poucos, no entanto, sua esposa também s
Imagem

Mídia e estado de exceção

A aprovação da proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, exige uma profunda reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na cobertura jornalística sobre jovens acusados de autoria de atos infracionais. Como jornais e revistas percebem a situação de crianças e adolescentes em conflito com a lei diariamente em suas narrativas? Qual o tipo de agendamento produzido pela mídia e sua relação com o fortalecimento de medidas autoritárias e soluções de força por parte do poder público? Será que a imprensa tradicional está conseguindo provocar uma reflexão crítica sobre o tema ou apenas contribui para banalizá-lo? Uma leitura mais atenta do que é produzido diariamente aponta que, apesar do destaque conferido à pauta sobre a situação da infância e da juventude no Brasil, boa parte dos órgãos de imprensa não vem conseguindo analisar com profundidade o fenômeno. Nesse sentido, a cobertur

The Film Handbook#19: Martin Scorsese

Imagem
Harvey Keitel descobre que você não pode mexer com a Máfia em Caminhos Perigosos , de Martin Scorsese Martin Scorsese Nascimento : 17/11/1942, Nova York, EUA Carreira (como diretor): 1963- O mais consistentemente revigorante realizador norte-americano dos últimos anos, Martin Scorsese baseou-se em sua própria angústia católica para investir em vários gêneros tradicionais hollywoodianos com rara tensão e acuidade. Se os seus últimos trabalhos não possuem a intensidade de sua melhor obra (ao qual a magnífica e versátil atuação de Robert De Niro tem sido crucial) ele, no entanto, permanece  singularmente desafiador, seu estilo vibrante refletindo os personagens nervosos, violentos e obsessivamente atormentados que descreve. Sua paixão pelo cinema se desenvolveu durante uma infância doente, Scorsese abandonando suas ambições de se tornar padre. Ele passou a estudar cinema na New York University, aonde realizou uma série de impressionantes curtas e, por volta de 1969, havia comp