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Filme do Dia: La Muerte de Pinochet (2011). Iván Osnovikoff & Bettina Perut

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L a Muerte de Pinochet (EUA, 2011). Direção e Rot.Original: Iván Osnovikoff & Bettina Perut. Fotografia: Pablo Valdés. Documentário que parte de alguns “personagens”, observados em filmagens durante o momento imediatamente posterior a morte de Pinochet, vários anos antes. Nesse momento posterior, eles efetuam uma tentativa de racionalização e ou comentário a respeito de suas reações. O filme se detém em apresentar seus depoimentos. A maior parte dos depoentes é de simpatizantes irrestritos a “Mi General”, como é conhecido popularmente Pinochet. O entrevistador não questiona em nenhum momento as posições sejam dos simpatizantes ou dos detratores. Ao mesmo tempo que tal opção se aproxima de uma ética contemporânea, que prefere não efetuar julgamentos sobre aqueles aos quais se relaciona, existe um evidente comodismo de apenas se “apresentar” uma realidade, sem ter a necessidade de qualquer elaboração posterior. Nesse sentido, os parcos comentários over vão apenas ajudar a sit

Filme do Dia: O Jardim Secreto (1994), Dave Edwards

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O Jardim Secreto ( The Secret Garden , EUA/Reino Unido/Irlanda, 1994). Direção: Dave Edwards. Rot. Adaptado: a partir da telepeça de Libby Hinson e do romance de Frances Hodgson Burnett. Música: Misha Segal. Montagem: Rick Hinson. Mary Lennox vive na Índia até saber, determinado dia, que se tornou órfã. Viaja então para a Inglaterra onde vai viver numa mansão vitoriana e assustadora de 100 quartos, sendo tutelada pela governanta má, a Sra. Medlock. Aos poucos passa a conhecer o garoto Dickon, de origem humilde e também seu primo Collin, que vive trancafiado em um quarto e impossibilitado de ter acesso ao mundo exterior. O tio de Mary, Archibald partiu para a Escócia. Sua distância do filho está associada a morte da mulher que amara, mãe do garoto. Mary se apaixona pelo Jardim Secreto, ao qual fica sabendo se tratar do local onde sua tia morrera. Juntos, ela e Dicon levam Collin para passear no mesmo e quando observam que o garoto apresenta sensível melhora, e seu parceiro, o mé

Filme do Dia: Iracema - Uma Transa Amazônica (1975), Jorge Bodanzky & Orlando Senna

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I racema - Uma Transa Amazônica (Brasil, 1975). Direção: Jorge Bodanzky & Orlando Senna . Rot. Original: Orlando Senna, Jorge Bodanzky & Hermano Penna. Fotografia: Jorge Bodanzky. Música: Jorge Bodanzky & Achim Tappen. Montagem: Eva Grundman e Jorge Bodanzky. Cenografia: Orlando Senna. Com: Paulo César Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna, Rose Rodrigues, Sidney Piñon, Elma Martins, Wilmar Nunes, Lúcio dos Santos.              Em 1970, auge do otimismo com o “milagre econômico” brasileiro, Tião Brasil Grande (Pereio), um sulista que resolveu trabalhar como transportador de madeiras na região da Transamazônica, encarna como ninguém os ideais de progresso. Em uma de suas andanças ele dá carona a uma prostituta de 15 anos, Iracema (Cássia). Quando Iracema começa a se afeiçoar ao caminhoneiro, esse a abandona em um lugarejo perdido do mapa. Iracema passa então a ter que enfrentar uma situação ainda mais instável que a vivenciada até então. Tempos depois, Tião a reen

Repente Camaleão - Marlui Miranda (1983)

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Ave Marlui Miranda, com suas composições tão inspiradas e tão necessárias em um momento triste de nossa história...como ela mesma diz na letra dessa maravilhosa canção A POESIA É TUDO AQUILO QUE ME FAZ SER UM SER VIVO BUSCANDO SER UM SER LIVRE Quantas visualizações no You Tube? 15!!!

Filme do Dia: Domésticas, O Filme (2001), Fernando Meirelles & Nando Olival

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Domésticas, O Filme (Brasil, 2001). Direção: Fernando Meirelles & Nando Olival. Rot. Adaptado: Cecília Homem de Mello, Fernando Meirelles, Renata Melo e Nando Olival, a partir da peça de Renata Melo. Fotografia: Lauro Escorel. Música: André Abujamra. Montagem: Déo Teixeira. dir. de arte: Tulé Peak & Frederico Pinto. cenografia: Cláudio Amorim. Com: Cláudia Missura, Graziella Moretto, Renata Melo, Lena Roque, Cybele Jácome, Cecília Homem de Mello, Thiago Moraes, Robson Cunha, Olívia Araújo, Roberta Garcia.                     O cotidiano de empregadas domésticas em São Paulo: Quitéria (Araújo),  nunca fica muito tempo nas casas que trabalha;  outra sonha em encontrar um príncipe encantado; Creo (Roque) religiosa e avessa aos costumes permissivos, vive a procura de Kelly (Garcia), a  filha adolescente foragida;  uma delas, Roxane  (Moretto) sonha ser modelo e trabalhar na televisão e, por enquanto, se contenta em posar para fotos eróticas; outra (Melo, também autora da p

Filme do Dia: O Baile dos Bombeiros (1967), Milos Forman

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O Baile dos Bombeiros ( Horí, má Panenko , Tchecoslováquia/Itália, 1967). Direção: Milos Forman. Rot. Original: Milos Forman, Jaroslav Papousek & Ivan Passer sob argumento de Vaclav Sasek. Fotografia: Miroslav Ondricek. Música: Karel Mares. Montagem: Miroslav Hajek. Dir. de arte: Karel Cerný. Cenografia: Vladimir Macha. Figurinos: Zdena Snajdarova. Com: Jan Vostrcil, Josef Sebánek, Josef Valnoha, Frantisek Debalka, Josef Kolb, Jan Stockl, Vratislav Cermák, Josef Rehorek. Em uma pequena cidade da Tchecoslováquia a guarnição dos bombeiros organiza uma festa para toda a comunidade local. Durante o baile ocorre um pouco de tudo, como um frustrado concurso de misses para um grupo de velhos militares oportunistas ou um incêndio na casa de um velho senhor ao lado. Organiza-se uma rifa solidária para beneficiar o velho senhor, mas todos os artigos que seriam rifados acabam sendo surrupiados. Esse, que é o primeiro filme colorido de Forman e que o projetou internacionalmente,

The Film Handbook#96: Alexander Dovjenko

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Alexander Dovjenko Nascimento: 12/09/1894, Sosnytsia, Ucrânia Morte: 26/11/1956, Moscou, União Soviética Carreira (com diretor): 1926-1948 E mbora inevitavelmente marcado pela propaganda soviética, os melhores filmes de Alexander Dovjenko são bastante diferentes daqueles de seus contemporâneos. Onde Eisenstein ,  Vertov  e Pudovkin aderiram às teorias derivadas da dialética marxista e da arte construtivista, Dovjenko mesclou simbolismo complexo e lirismo pastoral em poesia pessoal. Após uma diversidade de ocupações - escriturário, professor, artista e desenhista - Dovjenko iniciou sua carreira no cinema realizando comédias e thrillers comparativamente convencionais. Seu quarto filme, no entanto, Zvenigora > 1 provocou um sabor estranho do que viria. Com uma história bizarra e altamente elíptica que um velho conta a seus netos de um antigo tesouro em uma montanha, antes de descobrir o verdadeiro tesouro que é a revolução dos trabalhadores, move-se através de sonhos e contos