Filme do Dia: Turistas (2014), Ruben Östlund


Resultado de imagem para turistas ruben ostlund

Turistas (Turist, Suécia, 2014). Direção e Rot. Original: Ruben Östlund. Fotografia: Fredrik Wenzel. Música: Ola Flottum. Montagem: Jacob Secher Schulsinger. Dir. de arte: Josefin Asberg. Figurinos: Pia Aleborg. Com: Johannes Kuhnke, Lisa Loven Kongsli, Clara Wettergren, Vincent Wettergren, Kristofer Hivju, Fanni Metelius, Malin Dahl, Brady Corbet.
Tomas (Kuhnke) viaja com sua família, a esposa Ebba (Kongsli) e os filhos Vera (Clara Wettergren) e Harry (Vincent Wettergren) para uma estação de esqui de férias. Enquanto comem em um restaurante, testemunham a ação do que parece ser uma avalanche que irá atingir o hotel. A partir da fuga de Tomas sem se preocupar com ela e as filhas, Ebba passa a pressiona-lo para que assuma o que fez. Ele resiste. A tensão extrapola o casal no momento em que eles a compartilham com outros hóspedes do hotel (Dahl e Corbet) e, sobretudo, quando um casal, Mats e Fanni (Hivju e Metelius respectivamente) é convidado para jantar com eles. Diante da apresentação de um vídeo filmado pelo celular ao grupo, Tomas parece se render interiormente a ter feito o que fez. Sua reação imediata, no entanto, é agressiva. A situação provoca uma crise também no casal mais jovem, após Fanni acusar Mats de agir da mesma forma caso ocorresse com eles o episódio. As crianças ficam cada dia mais tensas, imaginando a iminente separação dos pais. Mats passeia com Tomas, enquanto Ebba prefere esquiar sozinha. Tomas finalmente desaba diante da família, tendo uma crise nervosa. Após uma situação nova de tensão (encenada?) diante dos filhos, o casal parece começar um esboço no sentido de uma reaproximação. Quando abandonam a estação de inverno, um motorista de ônibus completamente inoperante os põe em risco.
Provavelmente o que mais chama a atenção nessa ficção que possui – sobretudo ao início – uma possibilidade de ser observado como documentário, dada a maneira objetiva e de fora com que observa a chegada da família ao local é o modo bastante excêntrico com o qual congrega drama e comédia, as vezes inclusive numa mesma cena, num desafiador exercício de ambiguidade, como quando à tensão do casal principal se sobrepõe a comicidade sinalizada pela situação de indefinição em relação a o que dizer por parte do casal mais jovem. Filmado de maneira elegante e pontuado pelas inserções musicais de trechos de As Quatro Estações de Vivaldi (trechos similares aos presentes no experimental mexicano La Formula Secreta), assim como  pela demarcação dos dias vividos na estação e também pelo branco que ocasionalmente toma conta de toda a imagem, que suscita tanto uma evocação imediata ao olho que gradualmente se acostuma à imensidão branca quanto, no plano abstrato, comenta sobre a própria sensação de sufocamento de seus personagens, divididos entre o que se espera que cumpram de seus papéis sociais e seus instintos mais profundos – mais adiante, a esposa repetirá a mesma ação do marido, partindo antecipadamente diante de outra situação de risco. Há uma camada de distanciamento reflexivo que parece se interpor entre as ações vividas (e sentidas) pelos personagens e o que observamos em cena, algo similar talvez a presente na obra de um Michael Haneke e é a tensão, movida em grande parte por um senso de estranhamento em relação ao que se assiste, de forma a quase flertar com o absurdo surrealista – através do choque entre situações banais que rapidamente demonstram não serem exatamente o que eram – que marca o filme do início ao final, quando os passageiros (tais como pacientes de um forçoso encontro consigo mesmos) resolvem abandonar o ônibus que partira da estação, à exceção de um, para caminharem a procura de algo que os volte ao próprio eixo, evocativo do final de O Discreto Charme da Burguesia. Merece alguma atenção possivelmente o modo que o filme pretende chamar a atenção para uma pretensa virtuosidade de si próprio. Coproduction Office/Film i Väst/Plattform Produktion/Rhône-Alpes Cinéma. 118 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar