Postagens

Filme do Dia: 63 Up (2019), Michael Apted

Imagem
6 3 Up (Reino Unido, 2019). Direção: Michael Apted. Fotografia: Ross Pimlott, Vince Martin, Steve Horrocks, Bernard Kelly, David Rose & Owen Scurfield. Montagem: Kim Horton. Os últimos sete anos que separam as imagens aqui colhidas do último episódio ( 56 Up ) dessa longeva série deixaram marcas indeléveis no rosto de Tony, que retornou da Espanha, continua como motorista de táxi, mas perdeu cerca de um terço de sua renda após a entrada dos aplicativos de transporte.   Apesar da queda na renda, eles moram próximo de um bosque em que Tony observa raposas enquanto corre e na sua propriedade há uma dupla de cavalos que são seu xodó. Debby continua a seu lado. E o rosto envelhecido também deve estar associado aos sérios problemas de saúde que acometeram Tony. Ele afirma que jamais votará nos Tory novamente, partido que votara ao longo de toda sua vida, mesmo sendo favorável ao Brexit e pensa que talvez vote no Partido Verde. Há entrada de vários momentos passados com os mesmos pe

Filme do Dia: Enganar e Perdoar (1915), Cecil B. DeMille

Imagem
E nganar e Perdoar ( The Cheat , EUA, 1915). Direção: Cecil B. De Mille. Rot. Original: Hector Turnbull & Jeanie Macpherson. Fotografia: Alvin Wyckoff. Montagem: Cecil B. de Mille. Dir. de arte: Wilfred Buckland. Com: Fannie Ward, Sessue Hayakawa, Jack Dean, Abe Yutaka, Hazel Childers, Raymond Hatton, Dick La Reno, Lucien Littlefield, James Neill. A fútil Edith Hardy (Ward) pouco se interessa pelos sacríficios que o trabalho impõe ao marido, o dedicado Richard (Dean), especulador em Wall Street, preferindo a companhia do negociante de marfim oriental Haka Arakau (Hayakawa). Tendo sido escolhida para guardar dez mil dólares de fundos para a Cruz Vermelha, Edith finda se encontrando com um amigo que afirma que dobrará seu dinheiro em um único dia no mercado de ações. O amigo perde toda a fortuna. Desesperada, Edith consegue empréstimo de Arakau, porém o marido enriquece subitamente com sua aposta acertada no mercado de ações. Edith volta para devolver o cheque de Arakau, mas es

Filme do Dia: Bamako (2006), Abderrahmane Sissako

Imagem
B amako (Mali/EUA/França, 2006). Direção e Rot. Original: Abderrahmane Sissako. Fotografia: Jacques Besse. Montagem: Nadia Ben Rachid & Pauline Casalis. Dir. de arte: Mahamadou. Figurinos: Maji-da Abdi. Com: Aïssa Maïga, Tiécoura Traoré, Maimouna Hélène Diarra, Habib Dembélé, Djénéba Koner, Hamadoun Kassogué, Mamadou Kanouté, William Bourdon, Gabriel Magma Konate. Melé (Maïga) é uma cantora da noite. Seu marido, Chaka (Traoré), encontra-se desempregado e suspeito de furto em uma indústria na qual trabalhou. No terreno da residência que o casal divide com outras famílias, inclusive um senhor em estado grave de enfermidade, desenrola-se um julgamento em que a sociedade civil se posiciona contrária ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, a quem acusam de principais responsáveis pela miséria atual vivenciada no país. Sissako, um dos poucos realizadores de carreira continuada no cinema africano, tal como Sembene, busca uma forma apropriada a cada projeto seu. Do l

Filme do Dia: Até Que o Casamento nos Separe (1968), Flávio Tambellini

Imagem
A té Que o Casamento nos Separe (Brasil, 1968). Direção: Flávio Tambellini. Rot. Adaptado: Flávio Tambellini, baseado na peça Os Pais Abstratos de Pedro Bloch. Fotografia: Rudolf Icsey. Música: Remo Usai. Montagem: Ismar Porto. Com: Mário Benvenutti, Vera Barreto Leite, Marisa Urban, Ary Fontoura, Flávio Porto, Anna Christie, Flário Ramos, Scarlet Moon, Sérgio Sanz, Monique Lafond. Danilo Ribeiro (Benvenutti) é um homem de quarenta anos, pai de um casal de filhos, que vive insatisfeito com sua vida, já que nem consegue avançar em suas pretensões intelectuais de escrever a tese de direito que deixou parada há 16 anos, quando resolveu se casar com Renata (Leite), a filha e herdeira do milionário empresário para quem trabalha e a quem detesta. Frustrado e decido a mudar de vida, abandona tudo e vai viver com sua amante, a jovem Denise (Urban). Porém, a viagem para a Europa é um tormento para Denise, pois Danilo apenas repete os mesmos locais que havia ido com a esposa em lua-de-mel.

O Dicionário Biográfico de Cinema#45: Otto Preminger

Imagem
Otto Preminger (1906-1986). n. Viena 1 931: Die Grosse Liebe. 1936: Under Your Spell [ Canção Fascinadora ]. 1937: Danger, Love at Work  [ Quando o Amor Trabalha ]. 1943: Margin for Error  [ Um Pequeno Erro ]. 1944: In the Meantime, Darling [ Por Enquando, Querida! ]; Laura . 1945: A Royal Scandal  [ Czarina ]; Fallen Angel [ Anjo ou Demônio? ]. 1946: Centennial Summer  [ Noites de Verão ]. 1947: Forever Amber [ Entre o Amor e o Pecado ]; Daisy Kenyon [ Êxtase de Amor ]. 1948: That Lady in Ermine  [ A Condessa Se Rende ] (iniciado por e creditado a Ernst Lubitsch, mas completado por Preminger após a morte desse). 1949: The Fan [ O Leque de Lady Windermere ]; Whirlpool [ A Ladra ]. 1950: Where the Sidewalk Ends [ Passos na Noite ]. 1951: The 13th Letter  [ Cartas Venenosas ]. 1952: Angel Face  [ Alma em Pânico ]. 1953: The Moon is Blue [ Ingênua até Certo Ponto ]. 1954: River of  No Return  [ O Rio das Almas Perdidas ]; Carmen Jones . 1955: The Court Martial of Billy Mitchell  [

Filme do Dia: As Diabólicas (1954), Henri-Georges Clouzot

Imagem
As Diabólicas ( Les Diaboliques , França, 1954) Direção: Henri-Georges Clouzot. Rot.Adaptado: H.G.Clouzot, René Masson & Frédéric Grendel,   baseado no romance Celle qui n'était plus de Pierre Bolieau Thomas Narcejac.  Foto: Armand Thirard.  Música:George Van Parys.  Montagem: Madeleine Gug. Com: Simone Signoret, Véra Clouzot, Paul Meurisse, Charles Vanel, Jean Brochard, Thérèse Dorny, Michel Serrault, Georges Chamarat, Jean Lefebvre, Jacques Varennes. Christina Delasalle (Clouzot), proprietária de uma escola onde seu marido é o patrão, juntamente com a amiga Nicole Horner (Signoret), sua funcionária, também professora, amiga e amante de seu marido, resolvem matá-lo. Michel Delassale (Meurisse), é um perfeito canalha: bate na amante, humilha a esposa e vive às suas custas, sendo avaro nos gastos com a alimentação das crianças. Nicole planeja um final de semana em seu apartamento, aproveitando que as crianças sairão em excursão. Lá, Christina, seguindo o plano de Nicole,

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#11: Brasil

Imagem
De longe o maior país da América Latina, tanto em termos geográficos quanto em população, Brasil é também o lugar de um importante cinema nacional,  que mereceu menos reconhecimento na América do Norte e outras partes do mundo do que merecia, até o sucesso internacional de  Central do Brasil   (1998), dirigido por  Walter Salles , e  Cidade de Deus   (2002), de Fernando Meirelles/Kátia Lund. O Brasil é o quinto país do mundo, maior que Índia e Austrália e atrás dos Estados Unidos, com a quinta maior população, de 194 milhões (em 2009). Sua população é talvez a mais racialmente mesclada no mundo, com os brasileiros  pardos  (multi-raciais) contabilizando mais de 42% da população; ainda que 52% dos brasileiros tenham se declarado "brancos", a maior parte deles também é geneticamente parda. A única língua oficial do Brasil é o português, do influxo dos colonos portugueses dos séculos XVI ao XX, mas no final do século XIX mais de um milhão de imigrantes italianos, um quarto de m