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Filme do Dia: Argo (2012), Ben Affleck

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A rgo (EUA, 2012). Direção: Ben Affleck. Rot. Adaptado: Chris Terrio, baseado no livro The Master of Disguise, de Tony Mendez e no artigo Escape from Teheran, de Joshuah Bearman. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Alexandre Desplat. Montagem: William Goldenberg. Dir. de arte: Sharon Seymour & Peter Borck. Cenografia: Jan Pascale. Figurinos: Jacqueline West. Com: Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman, Victor Garber, Tate Donovan, Clea DuVall, Scott McNairy.        Em 1979, em pleno furor nas ruas de Teerã, provocados pela Revolução Iraniana, e com os Estados Unidos abrigando o ex-líder do país e verdadeiro marionete dos interesses norte-americanos, Xá Reza Pahlevi, a embaixada americana  e meia-dúzia dos reféns consegue escapar para a Embaixada do Canadá. Com pouco tempo e opções, o agente do FBI Tony Mendez (Affleck) cria o rocambolesco plano de um falso filme de ficção canadense a ser rodado no Irã, Argo, fazendo com que os refugiados se tornem pretensos me

Filme do Dia: Film (1965), Alan Schneider

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F ilm (EUA, 1965). Direção: Alan Schneider. Fotografia: Boris Kaufman. Rot. Original: Samuel Beckett. Montagem: Sydney Meyers. Dir. de arte: Burr Smidt. Com: Buster Keaton, Nell Harrison, James Karen. Um homem (Keaton) atravessa um terreno onde se encontra um casal e sobe para seu apartamento onde após perceber que não se encontra observado por ninguém, inclusive animais e fotografias, morre. Essa original e rara incursão de Beckett no campo do cinema, sonora mas sem diálogos ou trilha musical, reúne não só alguns dos maiores talentos do cinema americano por trás das câmeras como Kaufman e Meyers – esse último associado ao cinema independente americano – como também o genial Keaton diante delas. Já inicia com um estranho superclose de um olho se abrindo e finaliza com o mesmo olho se fechando – apenas um ano   antes da morte do próprio  Keaton (1895-1966). O homem busca uma absoluta privacidade no momento de sua morte e na sua paranoia persecutória se livra tanto do cachorr

Filme do Dia: Crede-Mi (1996), Bia Lessa & Dany Roland

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C rede-Mi (Brasil, 1996) Direção: Bia Lessa e Dany Roland.              A trágica história do papa que acaba unindo-se a própria mãe e que é abandonado pela mesma em uma canoa a deriva e adotado por outra família Embora a narrativa seja de difícil apreensão devido a motivos diversos - da precariedade técnica com um som que permanece 50% do filme inaudível e uma constante recusa da linearidade, utilizando-se inclusive de atores diferentes para mesmos papéis - trata-se de uma produção singular no cenário cinematográfico brasileiro atual. Realizado em precárias condições em vídeo high 8 como workshop e posteriormente transposto para 35 mm, o filme possui várias qualidades como a boa utilização dos rostos nordestinos, a espontaneidade dos atores e, principalmente, o casamento entre a música clássica e imagens do cotidiano como um jogo de futebol na praia, que passa a ganhar dimensões épicas. Entre seus pontos negativos deve-se contar a duração uns dez minutos além do necessári

Filme do Dia: O Homem Elefante (1980), David Lynch

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O  Homem Elefante ( The Elephant Man , EUA/Reino Unido, 1980). Direção: David Lynch. Rot. Adaptado: Eric Bergren, Christopher De Vore & David Lynch, baseado nos livros The Elephant Man: A Study in Human Dignity de Ashley Montagu e The Elephant Man and Other Reminisces de Frederick Treves. Fotografia: Freddie Francis. Música: John Morris. Montagem: Anne V. Coates. Dir. de arte: Stuart Craig & Robert Carthwright. Cenografia: Hugh Scaife. Figurinos: Patricia Norris. Com: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Guielgud, Wendy Hiller, Freddie Jones, Michael Elphick Hannah Gordon, Helen Ryan, John Standing, Dexter Fletcher.                Na Inglaterra vitoriana, John Merrick (Hurt),   com o tronco e rosto completamente deformados, devido a um possível acidente que ocorreu com sua mãe – aparentemente pisoteada por um elefante - quando gestante, é conhecido como Homem-Elefante, sendo explorado por Bytes (Jones), um bêbado que o exibe em espetáculos sensacionalistas e o

Filme do Dia: Passagem Azul (2002), Yee Chin-yen

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P assagem Azul ( Lan se da Men , Taiwan/França, 2002). Direção e Rot. Original: Yee Chih-yen. Fotografia: Chienn Hsiang. Música: Hou Chris. Montagem: Liao Ching-Song. Dir. de arte: Hsia Shao-yu. Com: Chen Bo-lin, Liang Shu-hui, Guey lun-mei, Chou Joanna. Em uma escola secundária a jovem e romântica Lin Yuezhen (Shu-hui) se apaixona pelo garoto Zhang Shihao (Bo-lin) que, no entanto, apaixona-se pela melhor amiga de Lin, Meng Kerou (Lun-mei) que, por sua vez, revela que se encontra apaixonada por Lin. Essa ciranda do amor imperfeito é traçada com delicadeza e sem sentimentalismo com exceção, talvez, de seu final, construindo um retrato dos conflitos emocionais vividos na adolescência de uma forma terna e intensamente contida. Mesmo absorvendo muitas das técnicas narrativas do cinema moderno no que diz respeito à economia dos diálogos e da trilha sonora, como um certo distanciamento dos personagens que mais os dignifica que os torna vítimas de um certo voyeurismo melodramático,

Filme do Dia: Marcha Nupcial (1928), Erich von Stroheim

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M archa Nupcial ( The Wedding March , EUA, 1928). Direção: Erich von Stroheim. Rot. Original: Erich Von Stroheim & Harry Carr. Fotografia: Hal Mohr, Ben   F. Reynolds & B. Sorenson. Música: J. S. Zamecnik. Montagem:   Erich von Stroheim & Josef von Sternberg. Dir. de arte: Richard Day & Erich von Stroheim. Figurinos: Richard Day, Max Rée & Erich von Stroheim. Com: Erich von Stroheim , Fay Wray, George Fawcett, Maude George, George Nichols, Zasu Pitts, Hughie Mack, Matthew Betz, Cesare Gravina.         Filho do Príncipe Ottokar (Fawcett) e da Princesa Maria (George) von Wildeliebe-Rauffenburg, o Príncipe Nicki (von Stroheim) leva uma vida dissipada, como a dos pais, envolvendo-se com inúmeras amantes, até o dia que conhece, na parada militar de Corpus Christhi, a jovem e pobre Mitzi (Wray). O envolvimento afetivo de ambos contraria tanto o atual pretendente da moça, o rude açougueiro Schani (Betz) quanto os pais que, em dificuldades finançeiras, preferem ver

Filme do Dia: Eu Não Sou Seu Negro (2016), Raoul Peck

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E u Não Sou Seu Negro ( I Am Not Your Negro , EUA, 2016). Direção: Raoul Peck. Rot. Adaptado: Raoul Peck, a partir dos escritos de James Baldwin. Fotografia: Harry Adebonojo, Bill Ross IV & Turner Ross. Música: Alexei Aigui. Montagem: Alexandra Strauss. Esse documentário extrai sua maior força da indignação moral de James Baldwin, autor das tocantes, firmes e anti-sentimentais considerações que escutamos, seja por sua própria voz (em imagens de arquivo, como aliás a maciça metragem do mesmo), seja através de voz over em primeira pessoa (a cargo de Samuel L. Jackson). É eminentemente sobre a experiência de ser negro nos Estados Unidos e mistura o pessoal e (sobretudo) o coletivo, assim como três mortes e as trajetórias dos três, todos assassinados,   que parecem ter forjado ainda mais a visão do autor: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. O filme, por sua vez, pretende dar forma a um projeto que provavelmente nunca seria finalizado pelo próprio Baldwin (ele o