Postagens

Filme do Dia: O Dia Que Durou 21 Anos (2012), Camilo Tavares

Imagem
O Dia Que Durou 21 Anos (Brasil, 2012). Direção e Rot. Original: Camilo Tavares. Fotografia: Andre Macedo. Música: Dino Vicente. Montagem: César Tuma. O golpe militar de 1964 e os episódios que lhe antecederam e sucederam, sobretudo sob o prisma da influência de agentes vinculados ao governo norte-americano, tema a muito tempo ventilado, mas nunca exatamente explorado com maior detalhe, ao menos pelo cinema, é o foco desse documentário. A partir de um raro – e boa parte dele até então indisponível – material iconográfico, incluindo cenas de João Goulart visitando instalações militares norte-americanas e gravações em áudio no qual assessores de Lyndon Johnson o aconselham a ser parcimonioso na sua declaração de reconhecimento das ações militares que levaram ao golpe e a imediata consagração do presidente da Câmara como presidente da república até que cerca de duas semanas após Castelo Branco fosse empossado presidente, o filme tenta estabelecer uma teia de conexões, quase s

The Film Handbook#23: Jacques Tati

Imagem
Jacques Tati Nascimento : 09/10/1908, Le Pecq, França Morte : 4/11/1982, Paris, França Carreira  (como diretor): 1946-73 Ainda que fosse um grande mímico e um imaginativo inovador formal, Jacques Tatischeff era inclinado a sátira social simplista que, em última instância, reduzia a sua forma cômica enquanto filme. No entanto, é fascinante se observar que nas suas tentativas de revelar a forma que a moderna tecnologia despersonaliza a existência humana, tenha criado um estilo tão frio, puro e distante, em termos técnicos, quando a sociedade que criticava. Um bem sucedido mímico de music hall , especializado em impressões sobre homens de esporte nos anos 30, Tati interpretou diversos papéis menores  nos filmes de René Clement e Claude Autent-Lara. Em 1946 realizaria sua própria estreia na direção com o curta L'Ecole des Facteurs , que posteriormente expandiria para o longa Carrossel da Esperança / Jour de Fetê > 1 . Ambientado em um vila no campo visitada por uma feir

Filme do Dia: Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (1904)

Imagem
Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (EUA, 1904). Essa descrição do trabalho em uma mina de carvão, um dos temas caros aos filmes produzidos pela  companhia  de Edison, evidentemente destaca a dimensão tecnológica, mas parece antes de tudo querer chamar a atenção para motivos “sensacionais”, como o flagrante de uma verdadeira “erupção” provocada por uma explosão ou o surgimento de um trem. Até mesmo a presença de um recurso habitual contemporâneo – uma tela relativamente desprovida de motivos que somente muito tempo depois é “preenchida” – é utilizada aqui com resultados diversos. No caso em questão, o cavalo que puxa uma carroça se deparará logo adiante com uma enorme retroescavadeira, numa composição que efetivamente pretende apresentar de modo quase anedótico a convivência de modos de trabalho arcaicos e modernos talvez em não tão perfeita harmonia – a trajetória do cavalo  é temporariamente interrompida pela máquina. Inicia com uma panorâmica semelhante a de outro film

Milton Nascimento - Cais

Imagem

Filme do Dia: Um Amor de Vizinho (1964), David Swift

Imagem
Um Amor de Vizinho ( Good Neighbour Sam , EUA, 1964). Direção: David Swift. Rot. Adaptado: James Fritzell, Everett Greenbaum & David Swift, a partir do romance de Jack Finney. Fotografia: Burnett Guffrey. Música: Frank De Vol. Montagem: Charles Nelson. Dir. de arte: Dale Hennesy. Cenografia: Ray Moyer. Figurinos: Micheline & Jacqueline Moreau. Com: Jack Lemmon , Romy Schneider, Dorothy Provine, Michael Connors, Edward G. Robinson, Edward Andrews, Louis Nye, Robert Q. Lewis, Joyce James. Sam Bissel (Lemmon) leva uma vida tranquila com a esposa Minerva (Provine) e suas duas filhas pequenas até a chegada de uma amiga francesa de Dorothy, Janet Lagerlof (Schneider), que se torna vizinha do casal e logo recebe a notícia de que herdará 15 milhões de dólares de um tio falecido, caso comprove que se encontre casada. O casal Bissel pretende ajuda-la, fazendo Sam se passar por seu marido, mas tudo se torna ainda mais complicado com a chegada do ex-marido de Janet, Howard (Connors),

Filme do Dia: Solaris (1972), Andrei Tarkovski

Imagem
Solaris ( Solaris , URSS, 1972). Direção: Andrei Tarkovski. Rot. Adaptado: Fridrikh Gorenshtein & Andrei Tarkovski, baseado no romance de Stanislaw Lem. Fotografia: Vadim Yusov. Música: Eduard Artemiev. Montagem: Lyudmila Feiginova & Nina Marcus. Dir. de arte: Mikahil Romadin. Figurinos: Yelena Fomina. Com: Donatas Banionis, Natalya Bondarchuk, Yuri Yarvet, Vladislav Dvorzhetski, Nikolai Grinko, Anatoli Solonitsyn, Olga Barnet, Sos Sarkisyan.       Cris Kelvin (Banionis) é o psicólogo enviado para a estação orbital de Solaris, onde estranhos fatos são relatados pelos astronautas que lá se encontram, inclusive a morte de um dos cientistas, Gibaryan (Sarkisyan). Inicialmente cético quanto ao que lhe é relatado, após chegar a estação orbital, Cris torna-se vítima do que eles chamam de “visitas”, representações materiais de sua própria consciência, filtradas pelo oceano intergalático. Passa então a relacionar-se com Hari (Bondarchuk), sua ex-mulher falecida quando a abandona

Filme do Dia: Os Crimes do Museu (1933), Michael Curtiz

Imagem
Os Crimes do Museu ( The Mystery of Wax Museum , EUA, 1933). Direção: Michael Curtiz. Rot. Adaptado: Carl Erickson & Don Mullaly, basedo na peça de Charles Belden. Fotografia: Ray Rennahan. Música: Cliff Hess. Montagem: George Amy. Dir. de arte: Anton Grot. Figurinos: Orry-Kelly. Com: Lionel Atwill, Fay Wray, Glenda Farell, Frank McHugh, Allen Vincent, Gavin Gordon, Edwin Maxwell, Holmes Herbert. Londres, 1923. O escultor Ivan Igor acaba vendo seu museu destruído pelo fogo em meio a uma luta com seu sócio. Dez anos depois, em Nova York, Igor constrói um novo museu. Cadáveres começam a sumir do necrotério e Igor passa a sentir uma estranha atração pela noiva de seu sócio Allen Vincent (Burton), Charlotte Duncan (Wray), o que desperta suspeitas da astuciosa repórter Florence (Farell), sua companheira de quarto. Certamente um dos maiores chamarizes do filme é o de ser um dos primeiros a apresentar o novo processo de fotografia em cores que demonstra evidente progresso em relaçã