CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cineclube do Mamam: Prospero's Books

O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães convida a todos para a retomada do projeto CineMAMAM, que vem com o intuito de agregar arte contemporânea e cinema dentro do museu, possibilitando novos e maiores debates com outras expressões artísticas e buscando novos meios de estabelecer relações entre o museu e as pessoas através da arte.

Nesta primeira edição exibiremos o filme “Prospero’s Book”, de Peter Greenaway, uma adaptação da obra “A Tempestade” de William Shakespeare. Na trama, Próspero vive numa ilha com sua filha Miranda, após ter sido banido pelo Rei de Nápoles. Mas o destino faz com que seus inimigos venham a sua ilha, dando início a um romance proibido e a uma série de conspirações e vinganças.

Repleto de referências às artes plásticas, ao teatro, à literatura e às mídias digitais, onde as imagens parecem retratar quadros vivos, onde a fotografia, a cenografia e a própria atuação performática dos atores estabelece uma ligação lírica e ao mesmo tempo direta com o texto de Shakespeare, e também onde os experimentalismos presentes, como a sobreposição de imagens que se assemelha à estética do videoclipe transfiguram o texto, criando um mosaico de imagens e vozes. 

Peter Greenaway é um cineasta, autor e artista britânico, responsável por outras obras de relevância artística e estética, usando a composição visual dos parâmetros da pintura, da cultura barroca e renascentista que são características bastante marcantes em suas obras. Também é autor de obras como “O Livro de Cabeceira” e “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante”.

O CineMAMAM ocorrerá esse domingo, dia 26 de Janeiro, às 14:00 horas, no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM. Rua da Aurora, 265/Rua da União, 88 no bairro da Boa vista próximo, ao cinema São Luiz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário