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Direita, volver

BRASÍLIA -  A posse de Michel Temer deve marcar a mais brusca guinada ideológica na Presidência da República desde que o general Castello Branco vestiu a faixa, em abril de 1964. Após 13 anos de governos reformistas do PT, o país passa ao comando de uma aliança com discurso liberal na economia e conservador em todo o resto. O eleitor não foi consultado sobre as mudanças. O cavalo de pau fica claro na  escalação do ministério , que sugere desprezo à representação política das minorias. Ao substituir a primeira presidente mulher, Temer montou uma equipe só de homens, o que não acontecia desde a era Geisel. Os negros também foram barrados na Esplanada. O Ministério da Educação foi entregue ao DEM, partido que entrou no Supremo contra as ações afirmativas. A pasta do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, acabou nas mãos de um deputado do PMDB que já se referiu ao benefício como uma "coleira política". Para a Justiça, Temer escolheu o secretário de Seguran

Filme do Dia: A Novela das 8 (2011), Odilon Rocha

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A Novela das 8 (Brasil, 2011). Direção e Rot. Original: Odilon Rocha. Fotografia: Ulrich Burtin. Música: Tejo Damasceno & Tito Lima. Montagem: André Finotti. Dir. de arte: Valdy Lopes. Figurinos: Cássio Brasil. Com: Cláudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero, Otto Jr., Paulo Lontra, Thaís Miller, Aline Fanju, André Ramiro, Camila Amado. São Paulo, 1978. A empregada da prostituta Amanda (Giácomo), Dora (Ohana), reencontra como cliente de Amanda, um dos homens que a estuprara e torturara. O homem morre em meio ao que prometia ser uma sessão apimentada de sexo.  Histérica, Amanda é orientada por Dora a dividir o dinheiro que ele possuía e se desfazer do cadáver. Amanda implora a Dora para ir com ela ao Rio de Janeiro. Viciada na novela das 8, Dancin’ Days , Amanda tem como sonho conhecer a discoteca que serve de cenário à novela. Dora, por sua vez, reencontra a mãe e observa de longe o filho adolescente, Caio (Lontra), hostilizado pelos garotos da escola por

O fantasma de 1964

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É desalentador e negativo para a imagem do Brasil ver como uma onda de indignação nas ruas deu legitimidade a uma iniciativa puramente política Otros O  Brasil  tem diante de si um grande desafio. Terá de explicar muito bem ao mundo, a seus parceiros políticos e comerciais da  América Latina  e fora dela por que o Congresso está depondo  Dilma Rousseff , reeleita democraticamente, pelas urnas, há 19 meses, com 54 milhões de votos. O que poderia justificar esse julgamento apressado e o afastamento? Ao pensar nas grandes deposições e renúncias da história, vem-nos à mente em especial o caso de Richard Nixon  em 1974, deixando a Casa Branca em desgraça depois que se descobriu toda uma trama de espionagem nos escritórios do partido democrata no hotel Watergate. É disso que se alimentaram, tradicionalmente, as chamas das verdadeiras quedas presidenciais nas grandes potencias internacionais. Como também no Brasil. Basta lembrar que quando  Fernando Collor renunc

Filme do Dia: Capture of Trenches at Candaba (1899)

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Capture of Trenches at Candaba (EUA, 1899). Mais um filme que se apóia no conflito com as Filipinas. Aqui, filipinos defendem trincheiras (que, segundo o catálogo da companhia, foram reconquistadas por eles, ainda que não exista nenhuma menção a isso no plano da imagem) até a cavalaria americana se aproximar. A maior parte foge. Não existe exatamente algo mais conclusivo sobre a captura dos filipinos que permanecem nas trincheiras, como sugere o título, ainda que se encontrem evidentemente em situação de inferioridade – de fato o que se observa, já ao final do filme e provavelmente sem ter sido planejado, é a queda de um soldado americano de seu cavalo. Edison Manufacturing Co. 53 segundos.

A Tragédia Ética da Política, Christian Dunker

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A história do pensamento sobre a ética pode ser dividida em duas grandes tradições. De um lado estão aqueles que defendem que a essência da ética reside no que move o ato. Ainda que sua ação seja contrária à moral instituída e estranha aos costumes ou ao  habitus , ela pode ser ética porque ambiciona praticar uma lei que ainda não foi toda escrita. Por exemplo, quando Antígona desafia Creonte, o tirano de Tebas, porque quer dar a seu irmão Polinice um enterro digno, ela vai contra as leis e as regras da cidade, mas no fundo ela está com a razão ética porque seus motivos são mais universais do que os de Creonte, focado que está no respeito a tratos particulares. Antígona defende o princípio de que todos merecemos um enterro digno, ainda que tenhamos traído um pacto estabelecido, neste caso a alternância de poder entre os filhos de Édipo. É neste sentido que a psicanálise afirma que o desejo humano é trágico por excelência, pois ele nos leva a cometer atos que podem levar ao pior do

Filme do Dia: Eu Sou Ingrid Bergman (2015), Stig Björkman

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Eu Sou Ingrid Bergman ( Jag ar Ingrid , Suécia, 2015). Direção: Stig Björkman. Rot. Original: Stig Björkman, Dominika Daubenbüchel & Stina Gardell. Fotografia: Eva Dahlgren & Malin Korkeasalo. Música: Eva Dahlgren & Michael Nyman. Montagem: Dominika Daubenbüchel. Documentário que privilegia o lado pessoal de Ingrid em relação aos filmes dos quais participou e seu convívio com a comunidade hollywoodiana. Guiado pelos diários da atriz, recorte bastante recorrente em produção biográfica recente, conta com o apoio sobretudo de seus filhos de suas duas primeiras uniões que traçam como que uma justificativa para sua trajetória tendo como “motivação” a morte de todos os seus familiares próximos já em 1929, com a morte do pai – seus irmãos não haviam tampouco vingado, sua mãe morreu quando tinha três anos e dela não guarda lembrança. E, mais especificamente, de associar seu gosto de ser filmada ou fotografada como um ato de entrega para a figura que a primeiro a registrou, o p

Filme do Dia: A Culpa dos Pais (1944), Vittorio De Sica

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A Culpa dos Pais ( I Bambini ci Guardano , Itália, 1944). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Adaptado: Cesare Giulio Viola, Margherita Maglione, Cesare Zavattini, Adolfo Franci & Vittorio De Sica, baseado no romance Pricó , de Viola. Fotografia: Guiseppe Caracciolo & Romolo Garroni. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Mario Bonotti. Dir. de arte: Amleto Bonetti & Vittorio Valentini. Cenografia: Guido Fiorini & Gastone Medin. Com: Emilio Cigoli, Luciano de Ambrosis, Isa Pola, Adriano Rimoldi, Giovanna Cigoli, Jone Frigerio, Maria Gardena, Dina Perbellini. Pricó (Ambrosis) é um garoto de quatro anos negligenciado tanto por sua mãe Nina (Pola), quanto por seu pai, Andrea (Cigoli). Quando Nina parte com o amante, Roberto (Rimoldi), Andrea leva o garoto para casa de parentes, tentando evitar os boatos. Nina retorna após algum tempo e, depois de uma rejeição inicial, conta com a simpatia de Andrea.  Porém, surpreende Nina sendo maltratada por Roberto e, ele próprio, sof