Postagens

Filme do Dia: Amarga Ironia (1945), John Farrow

Imagem
Amarga Ironia ( You Came Along , EUA, 1945). Direção: John Farrow . Rot. Original: Ayn Rand & Robert Smith sob o argumento do ultimo. Fotografia: Daniel L. Fapp. Música: Victor Young. Montagem: Eda Warren. Dir. de arte: Hans Dreier & Hal Pereira. Cenografia: Bertram C. Granger. Figurinos: Edith Head. Com: Robert Cummings, Lizabeth Scott, Don DeFore, Charles Drake, Judith Bishop, Kim Hunter, Robert Sully, Helen Forrest. O trio de heróis de guerra, Major Bob Collins (Cummings), Capitão “Shakespeare” Anders (DeFore) e tenente Janoschek (Drake) é surpreendido ao saber que quem os irá ciceronear em sua turnê pelos Estados Unidos é a bela Ivy Hotchkiss (Scott). Sofisticada e independente, Hotchkiss agenda todos os encontros secretos do trio com inúmeras garotas por todas as cidades que passam. Aos poucos, no entanto, o trio começa a ficar cada vez mais interessado por Ivy. Quem consegue realmente conquista-la, no entanto, é o Maj. Collins que, no entanto, é portador de um

Judy Garland - Have Yourself a Merry Little Christmas

Imagem

Filme do Dia: O Estrangeiro (1967), Luchino Visconti

Imagem
O Estrangeiro ( Lo Straniero , Itália/França/Argélia, 1967). Direção: Luchino Visconti. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D’Amico, Georges Conchon, Emmanuel Roblès & Luchino Visconti, a partir do romance homônimo de Albert Camus. Fotografia: Giuseppe Rotunno. Música: Piero Piccioni. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte:  Mario Garbuglia. Figurinos: Piero Tosi. Com: Marcello Mastroianni, Anna Karina, Bernard Blier, Georges Wilson, Bruno Cremer, Pierre Bertin, Jacques Herlin, Marc Laurent, Georges Géret.        Quando a França ainda domina a Argélia Arthur Mersault (Maistroianni) é preso e condenado pelo assassinato de um argelino, pesando contra si sobretudo o fato de não ter lamentado o suficiente a morte da mãe e, no dia seguinte, ter encontrado uma garota, Marie (Karina), com quem passara a se relacionar desde então, sem casar. Assim como, ter internado a mãe em um asilo, por acreditar que já não possuíam mais nada em comum. Participa de um julgamento, onde contrariam

Filme do Dia: A Cadela (1931), Jean Renoir

Imagem
A Cadela ( La Chienne , França, 1931). Direção: Jean Renoir. Rot.Adaptado: Jean Renoir & André Girard, baseado no romance de Georges de La Fouchardière. Fotografia: Theodor Sparkuhl. Montagem: Marguerite Renoir. Dir. de arte: Gabriel Scognamillo. Com: Michel Simon, Janie Marese, Georges Flamant, Gaillard, Romain Bouquet, Pierre Desty, Mancini, Mlle. Doryans, Magdeleine Bérubet. Maurice Legrand (Simon) é um pintor frustrado que trabalha em um escritório e possui uma esposa, Adéle (Bérubet), que apenas acentua suas fraquezas. Uma noite flagra uma jovem prostituta, Lucienne Pelletier (Marese) apanhando de seu cafetão, Déde (Flamant). Indignado, aproxima-se da jovem que, juntamente com Déde, passam a viver da venda dos quadros de Legrand, inventando um pseudônimo feminino para uma suposta artista americana que os criaria. Depois de reecontrar Alexis Godard (Gaillard), primeiro marido de sua esposa, tido como morto na I Guerra, Legrand bola uma estratégia que culmina com o seu

Filme do Dia: O Retrato de Jennie (1948), William Dieterle

Imagem
O Retrato de Jennie ( Portrait of Jennie ,EUA, 1948). Direção: William Dieterle. Rot. Adaptado: Paul Osborne, Peter Berneis & Leonard Bercovici, a partir do romance de Robert Nathan. Fotografia: Joseph H. August. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Gordon. Dir. de arte: J. McMillan Johnson. Cenografia: Claude E. Carpenter. Figurinos: Lucinda Ballard. Com: Joseph Cotten, Jennifer Jones, Ethel Barrymore, Lilian Gish, Cecil Kellaway, David Wayne, Albert Sharp, Henry Hull. Nova York, 1934. Eben Adams (Cotton) é um artista idealista no inverno nova-iorquino sem dinheiro sequer para quitar seu aluguel. A situação muda de figura quando conhece a jovem Jeennie (Jones), que desenha o retrato e apresenta a Srta. Spinney (Barrymore), comerciante de arte, que percebe nos traços do desenhista algo ausente no que apresentara anterioremente a ela, demasiado destituído de vida e clichê. Ele volta a encontrar Jennie em várias ocasiões. Aos poucos Adams fica sabendo que Jennie é uma

National Gallery of Art#53: Beira-Mar com Pescadores, c. 1781/2

Imagem
As paisagens de Gainsborough são  considerações altamente pessoais que evoluíram de ideias e imagens que desenvolvia em seu estúdio, fosse diretamente em telas ou em modelos em escala. Nessa obra ele foca no esforço físico dos pescadores enquanto confrontam ventos fortes e arrebentação. Mesmo o penhasco maciço do outro lado da enseada, seu picadeiro em diagonal postado contra o vento, parecem ecoar os esforços dos homens lutando para lançar seu barco ao mar. Gainsborough possuía obras de pintores marinhos holandeses, e a influência deles é evidente aqui. Sua própria técnica de pintura livre e sugestiva, no entanto, dá a cena uma dimensão única de frescor e espontaneidade. Ele aplicava sua pintura em camadas finas e translúcidas que são acentuados por hábeis toques de impasto, particularmente na roupa dos pescadores e na espuma branca das ondas. Uma contida paleta de marrons e cremes sugere a costa e as pedras; verde-acinzentados, verde-azuis e brancos acentuados descrevem a ex

Filme do Dia: O Médico e o Monstro (1941), Victor Fleming

Imagem
O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, EUA, 1941). Direção: Victor Fleming. Rot. Adaptado: John Lee Mahin baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Fotografia: Joseph Ruttenberg. Música: Franz Waxman. Montagem: Harold F. Kress. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Adrian & Gil Steele. Com: Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, Ian Hunter, Barton MacLane, C. Aubrey Smith, Peter Godfrey, Sara Algood, Frances Robinson, Dennis Green. O respeitado Dr. Jekyll (Tracy), noivo da bela Beatrix Emery (Turner), consegue pôr em prática suas experiências sobre a divisão da personalidade humana entre o bem e o mal em regiões do cérebro. Após testar suas experiências com animais e com um doente mental que morre, Jekyll consegue transformar sua própria personalidade, autodenominando-se Sr. Hyde. É na pele de Hyde que ele passa a infernizar a vida da prostituta Ivy Peterson (Bergman), a quem descarrega toda sua animalidade aus