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O Velho Músico, 1862

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Numa resenha sobre o Salão de 1846, o crítico e poeta Charles Baudelaire intimou os artistas a descreverem "o Heroísmo da Vida Moderna". Manet incorporou o pintor urbano da Paris contemporânea de Baudelaire. O imperador Napoleão III ordenou a renovação da cidade sob a direção do Barão Haussmann, e nos primórdios da década de 1860 o bairro miserável onde Manet tinha seu estúdio estava sendo posto à baixo para acomodar os amplos bulevares de três pistas que ainda hoje caracterizam a cidade. Nessa pintura, Manet representou um músico ambulante ladeado por uma garota cigana e seu bebê, um acrobata, um garoto de rua, um bêbado e um trapeiro - indivíduos que o artista podia observar nas cercanias de seu estúdio. O encontro aparentemente casual é composto de pobres urbanos, todos desalojados por Haussmann. Nem anedótico nem sentimental, Manet os observa com a cuidadosa neutralidade de um olhar não enviesado, e a ambiguidade distintamente moderna e atenção ao detalhe de O Velho M

Filme do Dia: Nuit de Noël (1908), ?

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Nuit de Noël (França, 1908). Direção: ? Marido marinheiro deixa a esposa em plena noite de natal e parte em barco. A mulher chora insistentemente, porém quando vai até o moinho conhece um homem que passa a galanteá-la. Eles saem à noite e o homem, pela manhã, ao deixa-la, decide ficar, decisão assentida por ela, ao olhar para observar se alguém havia testemunhado a cena. O marido chega inesperadamente da viagem e se vinga matando o amante, jogando seu corpo, juntamente com a carroça ao mar. O que de longe mais chama a atenção nessa produção é o talento para se criar composições visuais dotadas de força e poesia, ao melhor estilo de Griffith de O Mar Imutável , caracterização inspirada, seja na presença das gigantescas pás do moinho se movimentando ou na apresentação da moradia humilde da protagonista, com o cachorro preso e dócil e uma sorte de utensílios raramente descritos com tal pormenor em produções da época, insinuando uma vida árdua, porém deixando de lado a cari
Assim, o indivíduo isolado que se refugia em si mesmo diante de um mundo que se tornou estranho a ele se confronta, mais uma vez, com algo estranho. [ou seja, o Id, o inconsciente que para o consciente surge como algo estranho] Peter Szondi, Teoria do Drama Moderno , p. 54.

Filme do Dia: Não Matarás (1988), Krzysztof Kieslowski

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Não Matarás ( Krótki Film o Zabijaniu , Polônia, 1988) Direção: Krzysztof Kieslowski . Rot.Original: Krzysztof Kieslowski & Krzysztof Piesiewicz . Fotografia: Slavomir Idziak. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Ewa Smal. Com: Miroslaw Baka, Artur Barcis, Stanislaw Gawlik, Krzysztof Globisz, Stefania Iwinska, Grazyna Szapolowska, Jan Tesarz.        Um motorista de táxi ( Tesarz), quando vai saindo para seus afazeres cotidianos,   quase é atingido por um gato recentemente morto e torturado por um grupo de crianças. Jacek (Bara) ronda sem rumo pela cidade. Observa fotos de primeira comunhão e entra numa  uma loja onde pede para que a moça amplie uma foto antiga, perguntando-lhe insolitamente se é verdade que as fotos revelam se a pessoa ainda realmente permanece viva ou não. Um jovem estudante de direito Piotr (Globisz) realiza uma prova para conquistar o direito de advogar. O   motorista de táxi limpa seu carro, enquanto um casal se aproxima e pergunta se ele está livre

Filme do Dia: Agarrando Pueblo (Los Vampiros de la Miseria) (1977), Carlos Mayolo & Luis Ospina

Agarrando Pueblo (Los Vampiros de la Miseria) (Colômbia, 1977). Direção: Carlos Mayolo & Luis Ospina.  Rot. Original: Carlos Mayolo. Com: Luis Carlos Londoño, Carlos Mayolo, Ramiro Arbelaéz, Eduardo Carvajal, Javíer Villa, Fabián Ramírez, Astrid Orozco, Jaime Ceballos. Fotografia: Eduardo Carvajal, Enrique Forero & Fernando Vélez. Montagem: Luis Ospina. Através dessa sátira aos cineastas que apenas pretendem captar a miséria para exportá-la a Europa, enquanto se torna motivo de sobrevivência para alguns realizadores latinos, percebe-se, mais que tudo, que a reflexão a respeito da relação com a captção da imagem já se tornou bem mais complexa que nos idos tempos de um cinema latino engajado, tal como presente em filmes como Tiré Dié (1960), de Fernando Birri ou Revolución (1963), de Jorge Sanjinés .Acompanha-se um grupo de documentaristas que irrefletidamente buscam loucos, prostitutas e miseráveis para uma produção a ser enviada para a Alemanha. Eles não se escusam
Era o diálogo, no entanto, o meio que dava expressão linguística a esse mundo inter-humano. Depois de eliminados prólogo, coro e epílogo, ele se tornou no renascimento, talvez pela primeira vez na história do teatro, o único componente do tecido dramático (ao lado do monólogo, que permaneceu episódico,e, portanto, não constitutivo dessa forma). Nisso o drama clássico se distingue tanto da tragédia antiga como da representação religiosa medieval, tanto do Theatrum mundi barroco como das peças históricas de Shakespeare. A supremacia absoluta do diálogo, ou seja, daquilo que se pronuncia no drama entre homens, espelha o fato de este se constituir exclusivamente com base na reprodução da relação inter-humana e só reconhecer o que nessa esfera reluz. Peter Szondi, Teoria do Drama Moderno , p. 24.

Duran Duran - Thank You

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Filme do Dia: O Beijo Amargo (1964), Samuel Füller

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O Beijo Amargo (The Naked Kiss , EUA, 1964). Direção e Rot. Original: Samuel Fuller. Fotografia: Stanley Cortez.  Música: Paul Dunlap. Montagem: Jerome Thoms. Dir. de arte: Eugène Lourié. Figurinos: Victor A. Gagelin. Com: Constance Towers, Anthony Eisley, Michael Dante, Virginia Grey, Patsy Kelly, Marie Devereux, Karen Conrad, Linda Francis. Kelly (Towers) é uma prostituta que vai para uma pequena cidade e lá tem como primeiro cliente o capitão de polícia Griff (Eisley). Kelly vai trabalhar numa instituição que auxilia crianças deficientes e se apresenta ao milionário local, Grant (Dante), que a pede em casamento. No dia do casamento, no entanto, Kelly flagra Griff com uma criança e acidentalmente o mata. Julgada por Grant como inescrupulosa e interesseira, a situação muda de figura quando ela reconhece a garota que estava em vias de ser abusada por Griff. Fuller certamente imaginava, com seu espírito provocador, o quanto seu filme provocaria reações indignadas, co