Postagens

Sobre a paixão

Foucault:  De uma maneira mais precisa, penso que se fala da mesma coisa. Em primeiro lugar, não se pode dizer que estas mulheres se amam. Não se pode dizer também, em Maria Malibran, que haja amor. O que é a paixão? É um estado, é algo que te toma de assalto, que se apodera de você, que te agarra pelos ombros, que não conhece pausa, que não tem origem. Na verdade, não se sabe de onde vem. A paixão simplesmente vem. É um estado sempre móvel, mas que não vai em direção a um ponto dado. Há momentos fortes e momentos fracos, momentos em que é levada à incandescência. Ela flutua. Ela balanceia. É uma espécie de instante instável que se persegue por razões obscuras, talvez por inércia. Ela procura, ao limite, manter-se e desaparecer. A paixão se dá todas as condições para continuar e, ao mesmo tempo, para se destruir a si própria. Na paixão, não se é cega. Simplesmente, nestas situações de paixão não se é quem se é. Não tem mais sentido de ser quem se é. Vê-se as coisas muito diferentement
Imagem
Imagem

The Shipwreck, 1772

Imagem
Claude-Joseph Vernet was one of the most famous marine painters in eighteenth century Europe. In 1734 he traveled to Italy where he soon established his reputation. He sketched in an around Rome and along the Mediterranean coast, capturing scenes that provided the basic repertoire of his art for the rest of his career. His paitings were much sought after by Roman collectors and international community of French diplomats and wealthy travellers, especially the British making their Grand Tour. For these patrons, Vernet painted views of Rome and Naples, and imaginary landscapes and coastal scenes that evoke, rather than describe, an idyllic Italian countryside and coastline. The Shipwreck epitomize the type of subject for which Vernet is best know. Comissioned in november 1771 by Lord Arundell, The Shipwreck  formed a dramatic contrast with its more tranquil pendant Mediterranean Coast by Moonlight (location unknow since about 1955): the first work illustrates "The Sublime" (e

Yoko Ono - Walking On Thin Ice

Filme do Dia: O Sétimo Continente (1989), Michael Haneke

Imagem
O Sétimo Continente ( Der Siebent Kontinent , Áustria, 1989). Direção: Michael Haneke. Rot. Original: Michael Haneke & Johanna Teicht. Fotografia: Anton Peschke. Montagem: Marie Holmolkova. Dir. de arte: Rudolf Czettel. Figurinos: Anna Georgiades. Com: Birgit Doll, Dieter Berner, Leni Tanzer, Udo Samel, Silvia Fenz, Elisabeth Rath, Georg Friedrich, Meat Loaf.          O casal Georg e Anna Schoeber (Berner e Doll) leva uma vida cotidiana banal e repetitiva, juntamente com a pequena filha Evi (Tanzer), embora acabem levando a frente um plano radical. Georg pede para sair do emprego, Anna avisa na escola que Evi não irá em determinado dia. Eles pedem todo o dinheiro que se encontrava no banco, vendem o carro e se trancam em casa, destroem quase todos os bens materiais lá existentes, jogam o dinheiro na latrina e se suicidam.           Muito do que será observado posteriormente, quando de seu reconhecimento internacional, já se encontra presente nessa produção. É o caso da

Meu Caro Diário

21/01/2014 - A vontade de comer mugunzá me fez passar algumas paradas do Rio Doce-CDU lotado da que habitualmente desço. Como compensação, acabei escutando essa pérola do cancioneiro "libertário" dos anos finais da Ditadura Militar.

Serge Gainsbourg & Anna Karina - Ne dis rien

Pérola do kitsch auto-consciente!
http://www.publico.pt/cultura/noticia/morreu-claudia-abbado-1620348#/0

The Old Bridge, c. 1775

Imagem
Hubert Robert, know as "Robert of the Ruins" spent eleven years as a student in Rome from 1754 until 1765. During his soujorn he studied at the French Academy, but dedicated most of his energy to sketching the Eternal City and the Roman campgana . He reworked the ideas recorded to his sketchbooks, in drawings, and paintings throughout his career. In the Old Bridge , Robert used an ancient monument as the basis for his modern composition. The Ponte Salario, which was built in the sixth century, is show from below. The arch of the bridge, illuminated by a soft pink glow, separates foreground from background space. Through the bridge we see the Roman countryside in the distance. The crumbling pier on the far left has been converted into a contemporary barn. Robert has combined the grandeur of ancient Rome with the anecdotal. For example, the young man on the right bank admires the washerwoman opposite, while the old woman on the pier entices her cat to return. Robert, by

Cantiga de Enganar

 O mundo não vale o mundo, meu bem. Eu plantei um pé-de-sono,  brotaram vinte roseiras.  Se me cortei nelas todas e se todas me tingiram de um vago sangue jorrado ao capricho dos espinhos, não foi culpa de ninguém. O mundo, meu bem, não vale a pena,  e a face serena vale a face torturada. Há muito aprendi a rir, de quê? de mim? ou de nada? O mundo, valer não vale. Tal como sombra no vale,  a vida baixa... e se sobe algum som deste declive, não é grito de pastor convocando seu rebanho. Não é flauta,  não é canto de amoroso desencanto.  Não é suspiro de grilo, voz noturna de correntes,  não é mãe chamando filho, não é silvo de serpentes esquecidas de morder como abstratas ao luar. Não é choro de criança para um homem se formar. Tampouco a respiração de soldados e de enfermos,  de meninos internados  ou de freiras em clausura. Não são grupos submergidos  nas geleiras do ent
Imagem
h

Serge Gainsbourg & Brigitte Bardot - Bonnie And Clyde (1968)

Filme do Dia: O Fim de São Petersburgo (1927), de Vsevolod Pudovkin

O Fim de São Petersburgo ( Konets Sankt-Peterburga , URSS, 1927). Direção: Vsevolod Pudovkin & Mikahil Doller. Rot. Original: Nathan Zarkhi. Fotografia: Anatoli Golovnya. Música: Vladimir Lurovski. Montagem: Aleksandr Dovjenko. Dir. de arte: Sergei Kozlovsky. Com: Vera Baranovskaya, Aleksandr Chistyakov, Viktor Tsoppi, V. Obolensky, Sergei Komarov, Ivan Chuvelyov, Aleksandr Gromov. Camponês (Tsoppi) vai tentar conseguir trabalho na cidade grande de São Petersburgo, buscando abrigo nos apartamentos onde moram pessoas de sua província, porém chega num momento conturbado em que seu amigo (Chistyakov) lidera o movimento grevista. Determinado a trabalhar de qualquer maneira, o camponês acaba ingenuamente delatando seus conhecidos e ganhando um passe livre para trabalhar na indústria de Lebedev (Obolensky). Porém, quando percebe a decepção da esposa do amigo (Baranovskaya) acaba compreendendo a atitude que fizera e agredindo os diretores da indústria, sendo preso e torturado. Com a I

Andrei Tarkovsky - The Sacrifice - Offret - J.S. Bach - Matthew Passi...

O presente do passado é a memória.  Santo Agostinho

morte + sublime

ele disse

adesso mi chiedi , se adesso sono felice?

In tribute to my lovely friend Dan: Jackson C. Frank - Milk And Honey

Chris Barber's JB Ottilie Patterson 1955 Careless love