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Filme do Dia: O Tesouro (1923), G.W. Pabst

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  O   Tesouro ( Der Schatz , Alemanha, 1923). Direção: G.W. Pabst. Rot. Adaptado: Willy Hennings & G.W. Pabst, a partir do romance de Rudolph Hans Bartsch. Fotografia: Otto Tober. Dir. de arte: Robert Herlth & Walter Röhrig. Com: Albert Steinrück, Lucie Mannheim, Hans Brausewetter, Ilka Grüning, Werner Krauss. Rumores há muito circundam que tesouros haviam sido deixados pelos turcos, quando invadiram Marburg, no século XVII. Esses rumores dizem respeito, inclusive, a propriedade do fazedor de sinos, Svetocar (Steinrück), cuja filha, Beate (Mannheim) apaixona-se por um jovem viajante, Arno (Brausewetter), que passa a trabalhar para seu pai. Embora ele faça pilhéria de um velho trabalhador que sai pela noite como que alucinado a caçar o tesouro, Svetelenz (Krauss), ele próprio encontra o tesouro, tendo como testemunha Svetelenz. A cobiça dos mais velhos, não impede que Arno busque o que lhe acha de direito. Longa de estreia de Pabst na direção, que mesmo não contando com gra

Obituário: Paulo César Pereio (1940-2024)

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  Havia prometido a mim mesmo não mais escrever obituários. ou ao menos notas de pesar sobre a morte de alguma personalidade. Primeiro, porque vão crescendo as  que você admira proporicionalmente aos anos que lhe restam. Segundo, porque nunca me aparece  um tom adequado para redigir o que seja no estilo que pede um obituário. Terceiro, porque parece haver uma conjunção episódica-contextual que a querer forjar desprezo pelos mortos ou minimizar a morte em si. Quarto, porque você se sente algo refém do sentimento recente da perda de alguém que ao mesmo tempo não conheceu e conheceu, ao menos de alguma maneira, através de alguns filtros...embora todo o conhecimento passe por eles, inclusive os das pessoas que conhecemos no dia-a-dia. Resumindo, promessa quebrada diante da perda grande de Paulo César Pereio. Poucos atores brasileiros estiveram em tantos filmes representativos de nossa cinematografia, sobretudo dos anos 60 e 70. A lista é extensa e vou citar apenas alguns de cabeça: Os Fuzi

Filme do Dia: Caminhos Mal Traçados (1969), Francis Ford Coppola

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  C aminhos Mal Traçados ( The Rain People , EUA, 1969). Direção e Rot. Original: Francis Ford Coppola . Fotografia: Bill Butler. Música: Ronald Stein. Montagem: Barry Malkin. Dir. de arte: Leon Ericksen. Com: Shirley Knight, James Caan, Robert Duvall, Marya Zimmet, Tom Aldredge, Laura Crews, Andrew Duncan, Margaret Fairchild. Tensa após se descobrir grávida, Natalie (Knight) pega a estrada, deixando o marido e a família para trás em Nova York, e conhecendo um rapaz que lhe pede carona, Jimmy (Caan), que se autodenomina como Killer, que logo descobrirá ter bem mais problemas que ela, sofrendo danos vinculados a sua antiga prática de jogador de futebol. Sem conseguir se desvencilhar de Killer ela arranja um emprego para ele no zoo amador do Sr. Alfred (Aldredge), enquanto se sente sexualmente atraída por um policial, Gordon (Duvall). Natalie pretende interromper seu encontro com Gordon, porém esse se torna crescentemente violento, como já demonstrara ser com sua filha e a situação fic

O Dicionário Biográfico de Cinema#235: J.C. Chandor

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  J. (Jeffrey) C. Chandor , n. Bernards Township, New Jersey, 1974 2 004: Despacito (c). 2011: Margin Call [ Margin Call - O Dia Antes do Fim ]. 2013: All Is Lost  [ Até o Fim ]. A pós se graduar pela Faculdade de Wooster, Ohio, fez comerciais por cerca de dez anos, e então "chegou" no espaço de um punhado de anos com dois longas como explosões. Margin Call - O Dia Antes de Morrer  é o retrato mais intrincado e repugnante do desastre financeiro moderno posto nas telas, com um elenco brilhante que inclui Kevin Spacey, Stanley Tucci, Jeremy Irons , Paul Bettany e Demi Moore. Chandor recebeu uma indicação por melhor roteiro original e em alguns círculos foi considerado como uma das mais excitantes estreias do novo século. Até o Fim lembra ele de muitas poucas formas, exceto que o primeiro longa poderia ter o título do segundo. É sobre um iatista de idade avançada, no Pacífico, por conta própria e com problemas ao início do filme. O que se segue possui um único personagem e muita

Filme do Dia: American Pop (1981), Ralph Bakshi

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  A merican Pop (EUA, 1981). Direção: Ralph Bakshi.  Rot. Original: Ronni Kern. Montagem: David Ramirez. Uma famíla de judeus foge das perseguições do czarismo na Rússia e emigra para Nova York, sendo o pai rabino assssinado por permanecer orando enquanto todos fogem. Nos EUA, o garoto Zalmie aproxima-se do mundo do vaudeville, enquanto sua mãe é vítima de um incêndio no prédio onde moravam. Adotado por artistas, participa involuntariamente dos conflitos da I Guerra Mundial, quando se apresenta na França. Seu filho Benny se torna um talentoso pianista. Porém, o fato de ter presenciado a morte da mãe em pleno era dos gangsters o torna melancólico. Casa-se por pressão paterna com a filha de um rico mafioso, sócio do pai, porém parte para a II Guerra, onda é vítima de um soldado nazista, deixando a esposa grávida. Seu filho, Tony, revoltado, foge de casa e passa a freqüentar o círculo de beatniks, viajando pelos Estados Unidos sem rumo. Vai até a Califórnia onde encontra uma cantora que l

Filme do Dia: Hittin' the Trail for Hallelujah Land (1931), Rudolf Ising

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  H ittin’ the Trail for Hallelujah Land (EUA, 1931). Direção: Rudolf Ising. Música: Frank Marsales. Sucessão alucinante de aventuras e desventuras de um trio no Velho Sul, que não poderia deixar de incluir o personagem de Uncle Tom, uma barcaça tradicional descendo o Mississipi e números de dança movidos a banjo, assim como referências a religiosidade, na única seqüência de certa coesão narrativa em um cemitério. Por esse conjunto de clichês considerados depreciativos entrou para a lista das 11 animações do estúdio proibidas de voltar a ser televisionadas em 1968. A seqüência do cemitério, em que um trio de esqueletos sai da tumba e tenta convencer Uncle Tom a ir para a terra prometida, evidente mofa com os temas religiosos da cultura popular negra americana, deve ter sido influenciada por uma animação célebre da Disney, A Dança dos Esqueletos (1929), ainda que naquela não houvesse nenhuma menção explícita como aqui à história e costumes de parte da sociedade norte-americana. De to

Filme do Dia: Fantasma (1922), F.W. Murnau

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  F antasma (Phantom, Alemanha, 1922). Direção: F.W. Murnau. Rot.Adaptado: Thea von Harbou, baseado no romance de Gerhart Hauptmann. Fotografia: Axel Graatkjaer & Theophan Ouchakoff.   Dir. de arte: Hermann Warm, Erich Czerwonski & Vally Reinecke. Com: Alfred Abel, Grete Berger, Lil Dagover, Frida Richard, Lya De Putti, Aud Eged Nissen, Karl Etlinger, Hans Heinrich von Twardowski, Anton Edthofer. Alemanha, século XIX. Lorenz Lubota (Abel) é um escriturário relapso no emprego que vive uma situação familiar problemática e que vê sua vida transformada quando é atropelado pela carruagem de Veronika Harlan (De Putti), fiha de um dos homens mais ricos da cidade. Tendo a filha, Marie (Dagover), apaixonada por Lorenz, o livreiro Starke (Etlinger) entrega seus poemas a um renomado professor com o intuito de vir a publicá-los. Lorenz, eufórico com o empréstimo de dinheiro de sua rica tia, Schwabe (Berger), passa a freqüentar a alta sociedade, apaixonando-se pela jovem Melitta (De Putti