Postagens

Filme do Dia: Pai e Filho (2003), Aleksandr Sokurov

Imagem
P ai e Filho ( Otetes i Syn , Rússia/Alemanha/Itália/Holanda, 2003). Direção: Aleksandr Sukorov. Rot. Original: Sergei Potepalov. Fotografia: Aleksandr Burov. Dir. de arte: Natalya Kochergina. Com: Andrei Shchetinin, Aleksei Nejmyshev, Aleksandr Razbash, Fyodor Lavrov, Marina Zasukhina, João Gonçalves. Jovem militar Aleksei (Nejmyshev) percebe sua relação com sua namorada (Zasukhina), que possui outro amante mais velho, terminar, ao mesmo tempo que se sente “crucificado” pelo amor do pai (Shchetinin) e ciceroneia outro jovem, Fyodor (Lavrov), filho de um ex-companheiro de exército do pai desaparecido. O enredo em si mesmo tem dimensão modesta perante o potencial evocativo de traduzir uma atmosfera que é um verdadeiro “estado da alma” do protagonista. Embora possua uma visível influência literária, o filme de Sokurov irá construir essa perspicácia para com uma subjetividade ao mesmo tempo densa e a qual se tem pouco acesso através de imagens de uma beleza que em muito transcen

Filme do Dia: O Homem dos Olhos Frios (1957), Anthony Mann

Imagem
O  Homem dos Olhos Frios ( The Tin Star , EUA, 1957). Direção: Anthony Mann. Rot. Original: Joel Kane, Dudley Nichols & Barbara & Barney Slater. Fotografia: Loyal Griggs. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Alma Macrorie. Dir. de arte: Jay McMillan Johnson & Hal Pereira. Cenografia: Sam Comer & Frank R. McKelvy. Figurinos: Edith Head. Com: Henry Fonda , Anthony Perkins, Betsy Palmer, Michel Ray, Neville Brand, John McIntire, Mary Webster, Peter Baldwin, Richard Shannon, Lee Van Cleef. O inexperiente xerife Ben Owens (Perkins) tem que lidar com a pressão do indisciplinado e arruaceiro Bart Bogardus (Brand), que almeja conquistar a sua estrela. Owens consegue apoio e como se portar nas situações do forasteiro Morgan Hickman (Fonda), figura do qual a sociedade local torce o nariz, por se tratar de um caçador de recompensas, à exceção da mãe solteira Nona (Palmer) e seu filho Kip (Ray). As tensões se tornam incontornáveis quando o médico da cidade, querido por todos,

Filme do Dia: A Gentlemen's Duel (2006), Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco

Imagem
A   Gentlemen’s Duel (EUA, 2006). Direção: Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco. Rot. Original: Sean McNally, Francisco Ruiz Velasco, Jeff Fowler, Tim Miller. Música: Rob Cairns. Quando não se tem talento ou criatividade o suficiente para se criar um universo visual ou narrativo próprio ou pelo menos instigante, apela-se para os efeitos, como é o caso dessa desinteressante animação, seja por seu grosseiro uso da tecnologia digital, ou por suas pequenas gags de efeito. Trata-se de um combate entre um cavalheiro inglês e um francês pela mão de uma dama, ambientado em um versão menor de Versalhes, provavelmente no final do século XVIII. Os dois partem para o duelo a partir de autômatos gigantes e haja clichês pretensamente engraçados, da poodle Fifi do francês aos seios mal contidos no espartilho da dama, assim como sua tola solução final. Blur Studio. 7 minutos e 45 segundos.

Filme do Dia: Special Delivery (1978), Eunice Macauley & John Weldon

Imagem
S pecial Delivery (Canadá, 1978). Direção e Rot. Original: Eunice Macauley & John Weldon. Música: Karl Du Plessis. Marido deixa neve acumulada na entrada de sua casa e quando retorna percebe que o carteiro havia morrido ao escorregar na mesma. Desesperado, ele leva-o para dentro de casa e fica pensando nas opções de como se desfazer do corpo. Sua mulher havia saído para trabalhar.   Ao retornar, ela encontra o cadáver desnudo em sua poltrona. Ela não percebe que ele se encontra morto, mas antes que está embriagado e o leva para sua casa, somente lá percebendo que se trata de um cadáver. Curta de animação premiado com o Oscar da categoria, apresentando ao menos duas licenças poéticas em sua narrativa bastante enfática – ela é contada não apenas através das imagens mas de uma voz over que acompanha as mesmas do início ao final. A primeira delas diz respeito ao marido não ter notificado à polícia logo quando viu o cadáver, porém a segunda é de longe menos plausível, já que é

The Film Handbook#170: Miklós Jancsó

Imagem
Miklós Jancsó Nascimento: 27/09/1921, Vác, Hungria Morte: 31/01/2014, Budapeste, Hungria Carreira (como realizador): 1954-2012 Um dos mais distintos estilistas a ganhar aclamação internacional nos anos 60, Miklós Jancsó pode ser visto tanto como um diretor altamente pessoal quanto como um artista cujas raízes residem firmemente na história, geografia e cultura de seu país. Ao reinterpretar o passado da Hungria, ele desenvolveu uma forma de cinema que é correlata, poética e politicamente, à sua concepção de luta de classes revolucionária. A carreira inicial de Jancsó foi ocupada realizando documentários sobre temas etnográficos. Em 1958 realizaria sua estreia em longa-metragem, The Bells Have Gone to Rome / A Harangok Rómába Mentek , mas foi somente com Cantata / Oldás és Kötés  e Meu Caminho / Ígi Jöttem  - fatias de realismo social com personagens convencionais - que desenvolveria seu próprio estilo. Baseado em eventos históricos de meados do século XIX, Os Sem Esperança / Sz

Filme do Dia: Vento do Leste (1970), Grupo Dziga Vertov

Imagem
V ento do Leste ( Le Vent d´Est , França/Itália/Alemanha, 1970). Direção: Grupo Dziga Vertov. Rot. Original: Sergio Bazzini, Daniel Cohn-Bendit & Jean-Luc Godard. Fotografia: Mario Vulpiani. Montagem: Jean-Luc Godard & Jean-Pierre Gorin. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky, Paolo Pozzesi, Cristiana Túlio-Altan, Allen Midgett, Daniel Cohn-Bendit, Götz George, Federico Boido, Marco Ferreri, Gláuber Rocha . Como o pródigo realizador de uma forma ensaística única de fazer cinema, Godard é o principal articulador do Grupo Dziga Vertov, de vida breve, no qual a proposta era se afastar do conceito burguês de autoria em troca de uma mais coletiva de realização cinematográfica. Godard faz uma radiografia do cinema e uma associação intrínseca com os modelos políticos que o geraram – sintetizado nas polaridades Nixon-Paramount x Brejnev-Mosfilm. Uma terceira via – representada pela breve e célebre aparição de Glauber Rocha numa encruzilhad

Filme do Dia: Juventude, Divino Tesouro (1951), Ingmar Bergman

Imagem
J uventude, Divino Tesouro ( Sommarlek , Suécia , 1951). Direção:   Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman & Herbert Grevenius. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Eskil Eckert-Lundin, Erik Nordgren & Bengt Wallerström. Montagem: Oscar Rosender. Com: Maj-Britt Nilsson,  Birger Malmsten,  Alf Kjellin,   Annalisa Ericson, Georg Funkquist , Stig Olin, Mimi Pollak, Henrik's aunt,  Renée Björling, Gunnar Olsson.                     Marie (Nilsson), bailarina que se encontra nos últimos preparativos para a estréia de uma apresentação do Lago dos Cisnes , recebe o diário de Henrik (Malmsten), com quem vivera um intenso e breve romance há muitos anos. Emocionalmente perturbada, ela inicia uma jornada ao passado, relembrando muitos momentos como quando voltando em uma balsa de um ensaio no balé   fora abordada por Henrik, que afirmara ser ela a mulher mais bela que já vira. Como o ensaio é adiado devido a um curto-circuito elétrico, Marie ignora os queixumes banais d

Filme do Dia: Mouchette, A Virgem Possuída (1967), Robert Bresson

Imagem
M ouchette, A Virgem Possuída ( Mouchette , França, 1967). Direção:  Robert Bresson. Rot. Adaptado: Robert Bresson, baseado no romance Nouvelle histoire de Mouchette, de   Georges Bernanos. Fotografia: Ghislain Cloquet. Música: Claudio Monteverdi & Jean Wiener. Montagem: Raymond Lamy. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Com: Nadine Nortier, Jean Vimenet,   Maria Cardinal,  Paul Hébert, Jean-Claude Guilbert, Suzanne Huguenin,  Marie Susini.                Mouchette (Nortier), filha de uma família pobre que vive na província, passa seus dias entre a escola, onde não consegue se sociabilizar com as outras meninas nem conseguir a aprovação da professora de canto por ser desafinada, a família, formada por um pai negligente (Hébert) e uma mãe inválida (Cardinal) e o trabalho em uma venda – em que deixa praticamente todo o dinheiro com o pai. Passando uma noite na floresta, ela testemunha o conflito entre o guarda florestal Mathieu (Vimenet) e o caçador Arsene (Guilbert), cuja verdadei

Filme do Dia: O Jantar (1998), Ettore Scola

Imagem
O  Jantar ( La Cena , Itália, 1998). Direção: Ettore Scola. Rot. Original: Ettore Scola, Furio Scarpelli, Silvia Scola & Giacomo Scarpelli, baseado no argumento de Scola. Fotografia: Franco Di Giacomo. Música: Armando Trovajolli. Montagem: Raimondo Crociani. Dir. de arte: Luciano Ricceri. Com: Fanny Ardant, Vittorio Gasman, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli, Antonio Catania, Stefano Antonucci, Daniella Poggi, Corraldo Olmi.          Uma noite no restaurante comandado por Flora (Ardant) que atrai os mais diversos tipos: um sujeito tímido que faz amizade com um mágico; um velho maestro, Pezullo (Gassman); um professor (Giannini) que descobre que sua aluna e amante pretende remeter uma carta quilométrica contando tudo a sua esposa e exigindo exclusividade; uma mulher que realiza um encontro de seus quatro amantes; uma mãe, Isabella (Sandrelli), que fica arrasada ao saber que a filha pretende tornar-se freira; a sobrinha de Flora que comemora aniversário e seu grupo de ami

Filme do Dia: O Demônio da Argélia (1937), Julien Duvivier

Imagem
O  Demônio da Argélia ( Pépé le Moko , França, 1937). Direção: Julien Duvivier. Rot. Adaptado: Henri La Barthe, Julien Duviver & Jacques Constant, a partir do romance de La Barthe. Fotografia:  Marc Fossard & Jules Kruger. Música: Vincent Scotto & Mohamed Ygerbuchen. Montagem: Marguerite Beaugé. Dir. de arte: Jacques Krauss. Com: Jean Gabin, Line Noro,  Mireille Balin, Lucas Gridoux , Gabriel Gabrio, Saturnin Fabre, Gilbert Gil, Marcel Dalio, Charles Granval. O charmoso gangster Pépé le Moko (Gabin), conhecido por conquistar inúmeras mulheres, vive na zona mais perigosa de Algiers, Casbah, sentindo-se seguro lá. A polícia, no entanto, tendo como principal contato o Inspetor Slimane (Gridoux), amigo próximo de Pépé, pretende o quanto antes pegá-lo em flagrante. Pépé vive com Inès (Noro). Slimane, no entanto, lhe apresenta a ricaça Gaby Gould (Balin), mantida por um homem rico, e a atração entre ambos é instantânea. A polícia utiliza Pierrot (Gil), a quem Pépé

Filme do Dia: 1 Berlin-Harlem (1974), Lothar Lambert & Wolfram Zobus

Imagem
1 Berlin-Harlem (Al. Ocidental, 1974). Direção e Rot. Original: Lothar Lambert & Wolfram Zobus. Fotografia: Reza Dabui, Lothar Lambert & Skip Norman. Montagem: Helga Schnurre. Com: Conrad Jennings, Claudja Barry, Brigitte Mira, Hansi Jochmann, Günther Kaufmann, Y Sa Lo, Beate Kopp, Peter Chatel. Negro (Jennings) norte-americano do Harlem morando na Alemanha, sofre intensa discriminação em vários momentos:  é observado apenas como objeto sexual de sua amante alemã branca (Jochmann), desconsiderado grosseiramente por sua família e, quando mandado embora por ela, torna-se fetiche de gays e mulheres, sendo posteriormente acusado de estupro de uma garota branca que conhecera em um transporte, perdendo seu quarto na moradia de uma velha senhora alemã (Mira), passando a não demonstrar o menor interesse mais por nada, incluindo o convite para participar de um filme a cargo do cineasta Rainer Werner Fassbnder e sua estrela Ingrid Caven ou o emprego que possuía como programador.

Filme do Dia: Histórias Sexuais (2004), Wootidanai Intarakaset

Imagem
H istórias Sexuais ( Hub Ho Him , Tailândia, 2004). Direção: Wootidanai Intarakaset. Duas histórias paralelas – a de um paciente com AIDS e sua enfermeira, e de um adolescente apaixonado por uma garota que é prostituta – são entremeadas com o discurso de um homem que descreve a sexualidade humana nos seus aspectos mais orgânicos. O resultado final, ao qual não falta grandes doses de humor negro e escatologia, tampouco abole a dimensão lírica. Entre os elementos humorísticos canções dos Beatles são utilizadas para expressarem as reações do adolescente ( All You Need is Love quando vê pela primeira vez a garota, Help quando a tenta salvá-la da queda que levou ao deslizar em seu esperma) ou ainda com efeito diverso, lírico, pelo próprio narrador ao final ( In My Life ). 17 minutos.

Filme do Dia: O Retorno à Razão (1923), Man Ray

Imagem
O  Retorno à Razão ( Le Retour à la Raison , França, 1923). Direção: Man Ray. Com: Kiki de Montparnasse. Considerado o filme dadaísta por excelência – ainda que, ao menos numa visão mais superficial, Entr´acte (1924), de Clair talvez acumule mais traços comuns com a estética dadaísta. Aqui, Ray mescla imagens de ação ao vivo com abstrações, algumas delas francamente antecipadoras das técnicas de um cineasta como Stan Brakhage nos anos 1960, mesmo que o método de conseguir as mesmas seja aparentemente bem distinto – através da inclusão de objetos sobre trechos de filmes e imprimir suas sombras nos mesmos. Imagens de um carrosel em um parque de diversões se mesclam com abstrações, finalizando com um torno nu de Kiki de Montparnasse, presença habitual em muitos dos filmes vanguardistas do período, balançando-se e provocando um efeito de iluminação sobre seus seios. Esse pequeno filme surrealista de    se aproxima menos de outras experiências mais célebres do surrealismo no cinema ta

Filme do Dia: Commando Duck (1944), Jack King

Imagem
C ommando Duck (EUA, 1942). Direção: Jack King. Rot.Original: Jack Hannah. Música: Oliver Wallace. Animação de propaganda de guerra em que um acovardado Donald salta de para-quedas numa aréa sob domínio nipônico e acaba, involuntariamente, em suas trapalhadas, por conseguir destruir toda uma base militar japonesa. Animação relativamente bem cuidada, porém longe de possuir o mesmo senso de histrionismo de alguns de suas congêneres contemporâneas produzidas pela Warner.   Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures. 6 minutos e 48 segundos.

Filme do Dia: O Desejo do Morto (2013), Ramon Porto Mota

Imagem
O  Desejo do Morto (Brasil, 2013). Direção: Ramon Porto Mota. Rot. Original e Montagem: Ramon Porto Mota & Jhésus Tribuzi. Fotografia: Jhésus Tribuzi. Com: Fernando Teixeira, Edyvania Emily, Tavinho Teixeira, Ana Luisa Camino. Curta que pretende criar um efeito irônico-cômico que acaba soando em falsa devido a carga demasiado radical que injeta em sua história já por demais marcada por certos clichês e falta de desenvoltura na construção rítmica, acompanhando o patriarca de uma família classe média que se torna obsessivo com sua própria morte. Ele, após morto, retorna e massacra toda a família e os convidados da festa da filha, que havia se desfeito de suas fotos antigas. 31 minutos.

Filme do Dia: Assassinato no Expresso do Oriente (2017), Kenneth Branagh

Imagem
A ssassinato no Expresso do Oriente ( Murder on the Orient Express , EUA/Reino Unido/Malta/França/Canadá/Nova Zelândia, 2017). Direção: Kenneth Branagh. Rot. Adaptado: Michael Green, a partir do romance de Agatha Christie. Fotografia: Haris Zambarloukos. Música: Patrick Doyle. Montagem: Mick Audsley. Dir. de arte: Jim Clay & Dominic Masters. Cenografia: Rebecca Alleway. Figurinos: Alexandra Byrne. Com: Kenneth Branagh, Derek Jacobi, Johnny Depp, Sergei Polunin, Pénelope Cruz, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Willem Dafoe, Leslie Odom Jr.,  Olivia Colman, Tom Bateman. Em Instambul, após resolver um caso, Hercule Poirot (Branagh) é convidado a assumir um outro de assassinato em um dos vagões do Expresso do Oriente em que embarca em um último minuto, por insistência de seu amigo pessoal, Bouc (Bateman). Nele viaja igualmente Edward Ratchett (Depp), que sendo ameaçado de morte, busca proteção de Poirot, que a declina. Ratchett é assassinado e fica claro que o assassino se encontr

Filme do Dia: Copacabana Mon Amour (1970), Rogério Sganzerla

Imagem
C opacabana Mon Amour (Brasil, 1970). Direção e Rot. Original: Rogério Sganzerla. Fotografia: Renato Laclette. Música: Gilberto Gil. Montagem: Mair Tavares. Com: Helena Ignez, Othoniel Serra, Paulo Villaça, Guará Rodrigues, Laura Galano, Joãozinho da Goméia. Sonia Silk (Ignez), prostituta na praia de Copacabana, sonha ser uma grande cantora da Rádio Nacional, enquanto seu irmão Vidimar (Serra), é apaixonado por seu patrão, o Dr. Grillo (Villaça). Visitando o pai-de-santo Joãzinho da Goméia, Silk toma a decisão de assassinar o Dr. Grillo para libertar o irmão da situação de transe em que se encontra. Embora provavelmente seja uma experiência enervante para quem busque uma narração mais delineada, o filme de Sganzerla consegue, de certa maneira, traduzir em sua forma, e não apenas nas atuações do elenco, a atmosfera de transe hipnótico dos cultos afro-americanos, dois quais Vidimar e Silk são   praticantes. Para tanto auxilia a inesquecível fotografia de cores quentes – efetiva

Filme do Dia: Aventuras de Robinson Crusoé (1954), Luis Buñuel

Imagem
A venturas de Robinson Crusoé ( Robinson Crusoe,  México, 1954). Direção: Luis Buñuel. Rot. Adaptado: Hugo Butler & Luis Buñuel, baseado no romance de Daniel Defoe.  Fotografia: Alex Phillips. Montagem: Carlos Savage & Alberto Valenzuela. Dir. de arte: Edward Fitzgerald. Cenografia: Pablo Galván. Com: Dan O´Herlihy, Jaime Fernández, Felipe de Alba, Chel López, José Chavez, Emilio Garibay. Náufrago aportado em uma ilha deserta na época do tráfico de especiarias e escravos entre o continente europeu e o americano, Robinson Crusoé (O´Herlihy) cria, no   decorrer de vários anos, seu universo particular, levando muitas das regras aprendidas em sociedade humana para o ambiente inóspito. Construindo uma pequena fortificação, ele consegue aos poucos produzir trigo para fazer pão assim como uma criação de cabras. Sua solidão se torna completa com a morte e dispersão de seus animais doméstico , como o fiel cachorro Rex. A religião, por sua vez, serve como força para os momentos d

Filme do Dia: Três Reis (1999), David O. Russell

Imagem
T rês Reis (Three Kings, EUA, 1999). Direção: David O. Russell. Rot. original: David O. Russell, baseado no argumento de John Ridley. Fotografia: Tom Sigel. Música: Carter Burwell. Montagem: Robert K. Lambert. Dir. de arte: Catherine Hardwicke, Jann K. Engel &  Derek R. Hill. Cenografia: Gene Serdena. Figurinos: Kym Barrett. Com: George Clooney, Mark Wahlberg, Ice Cube, Spike Jonze, Nora Dunn, Jamie Kennedy, Mykelti Williamson, Cliff Curtis.        Logo após o cesar-fogo da Guerra do Golfo, Archie Gates (Clooney} sabe, através de fontes privilegiadas, que um grupo de soldados se encontra da posse de um mapa que indica uma fortuna em ouro, que os iraquianos se apossaram do Kuwait. Ao invés de delatá-los ele se torna o líder do grupo, também formado pelo ingênuo Conrad (Wahlberg), seu amigo Troy (Jonze) e pelo negro Elgin (Cube). Gates consegue despistar a insistente repórter Adriana Cruz (Dunn) e após uma primeira tentativa frustrada, conquistam o bunker onde se encontra

Filme do Dia: La Hierarchie dans L´Amour (1906), Alice Guy

Imagem
L a Hierarchie dans L´Amour (França, 1906). Direção: Alice Guy. Uma mulher é abordada em um parque por um jovem militar, que se oferece para carregar sua cesta. Logo após, um superior do militar lhe ordena uma ação para poder se aproximar da mulher. Porém, enquanto esse vai satisfazer suas necessidades, essa é abordada por um terceiro militar de patente mais alta. Quando o outro homem sai do banheiro já é tarde demais. Por fim, quando se senta para conversar com o cavalheiro, um superior seu faz com que ele se afaste dela em sinal de deferência. O senhor que chegara por último então sai com a mulher. Nesse filme de estrutura típica do Primeiro Cinema, o que importa é o efeito-piada. Gradualmente se observa a passagem da mulher para mãos de homens com patentes mais altas e também de mais idade, sem que ela refute sequer ou se prenda a qualquer um deles, numa atitude que se pode por um lado ser acusada de chauvinista em transformá-la em mero objeto do desejo de todos os quatro ho