Postagens

Filme do Dia: A Vida Sonhada dos Anjos (1998), Erick Zonca

Imagem
A Vida Sonhada dos Anjos ( La Vie rêvée des anges , França,1998). Direção: Erick Zonca. Rot. Original:  Erick Zonca &  Roger Bohbot. Fotografia: Agnès Godard. Música: Yann Thiersen. Montagem: Yannick Kergoat. Dir. de arte: Jimmy Vansteenkiste. Figurinos: Françoise Clavel.Com: Élodie Bouchez, Natacha Régnier, Grégoire Colin, Jo Prestia, Patrick Mercado.      Isa (Bouchez) se encontra em péssima situação, sem moradia e enfrentando o frio vendendo toscos cartões que ela mesma realiza. Um homem em um bar lhe sugere que vá trabalhar como costureira com máquinas industriais. Lá se aproxima de Marie (Régnier) e pergunta se pode passar a noite em sua casa. Tornam-se amigas inseparáveis e quando Isa é despedida por realizar serviço mal feito, Marie também pede suas contas. Elas moram em um apartamento de mãe e filha que se acidentaram gravamente em um desastre automobilístico. Isa, que eventualmente lê o diário da garota que agora se encontra em coma, passa a se interessar por ela

O Velho Músico, 1862

Imagem
Numa resenha sobre o Salão de 1846, o crítico e poeta Charles Baudelaire intimou os artistas a descreverem "o Heroísmo da Vida Moderna". Manet incorporou o pintor urbano da Paris contemporânea de Baudelaire. O imperador Napoleão III ordenou a renovação da cidade sob a direção do Barão Haussmann, e nos primórdios da década de 1860 o bairro miserável onde Manet tinha seu estúdio estava sendo posto à baixo para acomodar os amplos bulevares de três pistas que ainda hoje caracterizam a cidade. Nessa pintura, Manet representou um músico ambulante ladeado por uma garota cigana e seu bebê, um acrobata, um garoto de rua, um bêbado e um trapeiro - indivíduos que o artista podia observar nas cercanias de seu estúdio. O encontro aparentemente casual é composto de pobres urbanos, todos desalojados por Haussmann. Nem anedótico nem sentimental, Manet os observa com a cuidadosa neutralidade de um olhar não enviesado, e a ambiguidade distintamente moderna e atenção ao detalhe de O Velho M

Filme do Dia: Nuit de Noël (1908), ?

Imagem
Nuit de Noël (França, 1908). Direção: ? Marido marinheiro deixa a esposa em plena noite de natal e parte em barco. A mulher chora insistentemente, porém quando vai até o moinho conhece um homem que passa a galanteá-la. Eles saem à noite e o homem, pela manhã, ao deixa-la, decide ficar, decisão assentida por ela, ao olhar para observar se alguém havia testemunhado a cena. O marido chega inesperadamente da viagem e se vinga matando o amante, jogando seu corpo, juntamente com a carroça ao mar. O que de longe mais chama a atenção nessa produção é o talento para se criar composições visuais dotadas de força e poesia, ao melhor estilo de Griffith de O Mar Imutável , caracterização inspirada, seja na presença das gigantescas pás do moinho se movimentando ou na apresentação da moradia humilde da protagonista, com o cachorro preso e dócil e uma sorte de utensílios raramente descritos com tal pormenor em produções da época, insinuando uma vida árdua, porém deixando de lado a cari
Assim, o indivíduo isolado que se refugia em si mesmo diante de um mundo que se tornou estranho a ele se confronta, mais uma vez, com algo estranho. [ou seja, o Id, o inconsciente que para o consciente surge como algo estranho] Peter Szondi, Teoria do Drama Moderno , p. 54.

Filme do Dia: Não Matarás (1988), Krzysztof Kieslowski

Imagem
Não Matarás ( Krótki Film o Zabijaniu , Polônia, 1988) Direção: Krzysztof Kieslowski . Rot.Original: Krzysztof Kieslowski & Krzysztof Piesiewicz . Fotografia: Slavomir Idziak. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Ewa Smal. Com: Miroslaw Baka, Artur Barcis, Stanislaw Gawlik, Krzysztof Globisz, Stefania Iwinska, Grazyna Szapolowska, Jan Tesarz.        Um motorista de táxi ( Tesarz), quando vai saindo para seus afazeres cotidianos,   quase é atingido por um gato recentemente morto e torturado por um grupo de crianças. Jacek (Bara) ronda sem rumo pela cidade. Observa fotos de primeira comunhão e entra numa  uma loja onde pede para que a moça amplie uma foto antiga, perguntando-lhe insolitamente se é verdade que as fotos revelam se a pessoa ainda realmente permanece viva ou não. Um jovem estudante de direito Piotr (Globisz) realiza uma prova para conquistar o direito de advogar. O   motorista de táxi limpa seu carro, enquanto um casal se aproxima e pergunta se ele está livre