Postagens

Filme do Dia: A Hora da Estrela (1985), Suzana Amaral

Imagem
  A   Hora da Estrela (Brasil, 1985). Direção: Suzana Amaral. Rot. Adaptado: Suzana Amaral & Alfredo Oroz, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Fotografia: Edgar Moura. Montagem: Idê Lacreta. Música: Marcus Vinícius. Com: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro . Macabéa (Cartaxo) é uma jovem nordestina sonhadora e virgem que passa a morar em São Paulo. Orfã de pai e mãe, com a tia que a criou morta, Macabéa passa a morar em um pensionato, onde divide o quarto com três outras mulheres. Trabalhando como secretária, tem um chefe de seção paternalista, que não tem coragem de despedi-la e como colega   Glória (Taxman), que faz sucesso com os homens e já fez cinco abortos. Tendo como referência cultural o programa que escuta no Rádio Relógio, a solitária Macabéa acabará encontrando seu par em outro nordestino, o paraíbano Olímpico de Jesus (Dumont), metalúrgico que sonha ser deputado e que irrita-se com as constantes perguntas da pa...

Filme do Dia: Gente Fina é Outra Coisa (1977), Antônio Calmon

Imagem
  G ente Fina é Outra Coisa (Brasil, 1977). Direção Antônio Calmon. Rot. Original A Guerra da Lagosta , de Graça Motta, Nélson Motta, Antônio Calmon, Leopoldo Serran, Pedro Carlos Rovai & Mauro Rasi. Chocolate ou Morango? e O Prêmio , Antônio Calmon, Pedro Carlos Rovai & Leopoldo Serran. Música Odair José. Montagem Sylvio Renoldi. Cenografia Marília Carneiro. Maquiagem Jacques Aila de Jesus. Com Ney Santanna, Maria Lucia Dahl, Paulo Villaça, Carlos Kroeber, Marieta Severo, Thaís Portinho, Rubens Araújo, Louise Cardoso, Milton Carneiro, Jacqueline Laurence, Nuno Leal Maia, Thelma Reston, Selma Egrei, Márcia Rodrigues, Kátia D’Angelo, Álvaro Freire. A Guerra das Lagostas . No apartamento do rico casal (Villaça e Dahl), Tadeu (Santanna) é estimulado, mas na última hora reprimido, pela sádica patroa,   Magali, que tem medo que as lagostas se encontrem estragadas para o jantar da noite.   Tadeu é ridicularizado quando sai para passear com o cachorro da madame, ...

Filme do Dia: A Mulher da Areia (1964), Hiroshi Teshigahara

Imagem
  A   Mulher da Areia ( Suna no Oona , Japão, 1964). Direção: Hiroshi Teshigahara. Rot. Adaptado: Kôkô Abe & Eiko Yoshida, a partir do romance de Abe. Fotografia: Hiroshi Segawa. Música: Tôru Takemitsu. Montagem: Fusako Shuzui. Dir. de arte: Tôtetsu Hirakawa & Masao Yamazaki. Com: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Hiroko Itô, Kôji Mitsui, Sen Yano, Ginzô Sekiguchi. Niki, um entomólogo (Okada) de férias se torna prisioneiro de uma comunidade que vive nas dunas, passando a dividir a cabana com uma mulher (Kishida), que vivia sozinha. Inconformado com a vida insalubre que leva, Niki tenta fugir várias vezes, sempre em vão. Na única tentativa relativamente bem sucedida, amordaça a mulher após ter passado vários dias fingindo conformismo com a situação e faz uso do equipamento dela para conseguir fugir da depressão no meio da duna em que vivem. Porém logo sua fuga é sentida pela comunidade e ele fica preso em areia movediça, sendo salvo pela comunidade e voltando a mesma situaçã...

O Dicionário Biográfico de Cinema#262: Leslie Howard

Imagem
  Leslie Howard   (Leslie Howard Steiner) (1893-1943), n. Londres F oi filho de imigrantes húngaros. A grande reputação que Howard desfrutou parece remota para uma geração que o conhece através de revivals de Gone with the Wind  [ ...E O Vento Levou ]. Seu Ashley Wilkes neste filme é tal nulidade, e a comparação com Gable tão diminuidora, que alguém se perguntaria não somente o que as pessoas viam em Howard, mas como o épico de Selznick jamais sobreviveu. Não importa que a Europa central assombrasse seus filmes, Hollywood adotou-o como o mais tímido de seus cavalheiros e como epítome de classe. O Reino Unido se rendeu a esta imagem um pouco tarde, mas devorou-a por completo após seus filmes patrióticos e sua morte, abatido em um avião de Lisboa para Londres.  Sempre houve um aroma de mistério nesta morte. Teria Howard sido utilizado como isca - ele estava em missão governamental - para despistar a atenção de Churchill, que voava neste mesmo dia? E é o tipo de sacrifí...

Filme do Dia: ...E O Vento Levou (1939), Victor Fleming

Imagem
  . ... E  O Vento Levou ( Gone with the Wind , EUA, 1939). Direção:  Victor Fleming . Rot. Adaptado: Sidney Howard, a partir do romance homônimo de Margaret Mitchell. Fotografia: Ernest Haller. Música: Max Steiner. Montagem: Hal C.Kern. Dir. de arte: William Cameron Menzies & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Howard Bristol. Figurinos: Walter Plunkett. Com: Vivien Leigh, Clark Gable, Olivia de Havilland, Leslie Howard , Hattie McDaniell, Thomas Mitchell, Barbara O’Neil, Butterfly McQueen, Ona Munson, Harry Davenport, Jane Darwell, Everett Brown, Carroll Nye, Cammie King Conlon. A impetuosa Scarlett O’Hara (Leigh) é uma moça mimada pela família da aristocracia algodoeira sulista e cortejada pelos homens. Ela, porém, só tem olhos para Ashley (Howard) que, no entanto, casa-se com Melanie (De Havilland). O mundo que Scarlett conheceu desmorona com a deflagração da Guerra Civil. Indo trabalhar em um hospital em Atlanta, ela é fundamental para o nascimento do filho de Melanie, ...

Filme do Dia: The Past (2021), Hamid Mohammid

Imagem
    T he Past (Irã, 2021). Direção Hamid Mohammid. Esta complexa e elíptica narrativa demonstra mais que uma possibilidade de interpretação do observado. Trata-se de um escritor com dificuldade de levar adiante seu trabalho, como demonstra as inúmeras páginas jogadas fora. Porém, e se isto fosse uma prática comum em seu modo de operar, como aliás é bastante comum por parte de inúmeros de seus pares? As perseguições sofridas pelo escritor não poderiam também ser observadas como produto de suas próprias criações romanescas? Um romanesco com forte peso autobiográfico, possivelmente.  Inclusive, porque observamos, a determinado momento, ele diante de si próprio. No momento de sua corrida pelas ruas, observamos Casablanca na marquise de um cinema. Não há uma definição temporal muito precisa. Seus traços são semelhantes a linha de animação documental ou documentários animados dos quais Valsa com Bashir é uma referência incontornável. |7 minutos.

Filme do Dia: O Tesouro de Sierra Madre (1948), John Huston

Imagem
  O   Tesouro de Sierra Madre ( The Treasure of Sierra Madre , EUA, 1948). Direção: John Huston . Rot. Adaptado: John Huston, baseado no romance de B. Traven. Fotografia: Ted D. McCord. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: John Hughes. Cenografia: Fred M. MacLean. Com: Humphrey Bogart, Walter Huston, Tim Holt, Bruce Bennett, Barton McLane, Alfonso Bedoya, Arturo Soto Rangel, Manuel Dondé. Fred C. Dobbs (Bogart) é um americano em apuros no México, que resolve deixar a vida de pequenos trabalhos e vagabundagem na cidade pela busca de ouro no deserto, com o amigo Bob Curtin (Holt) e o veterano garimpeiro Howard (Huston). Após muito esforço e tendo encontrado ouro, eles terão que se deparar com o intruso James (Bennett) e com os ladrões mexicanos. James, que se torna aliado do grupo, morre no confronto com os mexicanos, que fogem com a chegada dos policiais federais. Fred, no entanto, começa a se tornar cada vez mais paranoico e suas intrigas acabarão provoca...