Postagens

Filme do Dia: Alraune (1928), Henrik Galeen

Imagem
A lraune (Alemanha, 1928). Direção: Henrik Galeen. Rot. Adaptado: Henrik Galeen, a partir do romance de Hanns Heinz Elwers. Fotografia: Franz Planer. Música: Willy Schmidt-Gentner. Dir. de arte: Max Heilbronner & Walter Reimann. Com: Brigitte Helm, Paul Wegener, Iván Petrovich, Wolfgang Zilzer, Louis Ralph, Hans Trautner, John Loder, Mia Pankau. Alraune (Helm) foi uma criação do cientista Jakob ten Brinken (Wegener) a partir da inseminação artificial em uma prostituta do sêmen de um enforcado. Ela é posta em um convento, de onde foge com a ajude de um pretendente. Tempos depois é encontrada por ten Brinken em um circo, onde desperta a paixão de vários que lá trabalham. Ten Brinken a leva consigo e ela o considera como pai. Ela desperta a paixão de um Visconde (Loder), que pede sua mão a ten Brinken, que a nega. Disposta a fugir com o Visconde, Alraune descobre o diário de ten Brinken na hora da partida e, revoltada, prefere não partir com o Visconde e vingar-se de Brinken.

Filme do Dia: Lennon Legend: The Very Best of John Lennon (2003), Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott

Imagem
L ennon Legend: The Very Best of Jo hn Lennon (EUA, 2003). Direção: Simon Hilton, John Lennon, Yoko Ono, Joe Pytka & Bruce Westcott. Cansativa compilação que foi lançada juntamente com uma versão em áudio, no qual praticamente se remonta imagens de clipes a partir do vasto material iconográfico com o cantor, acrescentando alguns clipes especialmente produzidos para essa coletânea e efeitos tecnológicos que podem distorcer a imagem (sugerindo uma viagem nas drogas em Cold Turkey ou tornando literalmente viva a imagem de um punhado de fotos de infância de Lennon) ou ainda se aproximando, ainda que de modo mais modesto, dos efeitos de ponta efetivados para a série The Beatles Anthology . Poucos clipes tiveram a sua configuração original completa ou ao menos parcialmente preservada como Woman , Instant Karma ou Stand By Me , alguns tiveram soluções visuais não menos que canhestras como Mother . Perpassa, no entanto, de forma regular, todo o vídeo não apenas o seu tom apologéti

Filme do Dia: O Romance de Aniceto (1967), Leonardo Favio

Imagem
O   Romance de Aniceto ( El Romance del Aniceto y la Francisca ,Argentina, 1967). Direção: Leonardo Favio.  Rot. Adaptado Leonardo Favio & Carlos Flores, a partir do conto El Cenizo , de Jorge Zuhair Jury. Fotografia: Juan José Stagnaro. Música: Los Wawanco. Montagem: Armando Blanco & Antonio Ripoll. Dir. de arte: Leonardo Favio. Cenografia: Alberto Gamino. Com: Federico Luppi , Elsa Daniel, María Vaner, Edgardo Suárez, Cacho Mendoza, Eduardo Vargas, Ernesto Cutrera, Walter Sanchez. Francisca (Daniel), recém-chegada a Mendoza, é acolhida por Aniceto (Luppi), passando a vivenciar uma relação amorosa. Aniceto se sente amado pela doce Francisca, empregada doméstica numa residência burguesa. Ele não possui um emprego, ganhando ocasionalmente dinheiro em rinhas de galo, com seu Compadre. Em pouco tempo, no entanto, Aniceto se enamora de uma garota com perfil oposto a Francisca, Lucía (Vaner). Francisca sofre, sabendo que ele mantém outra relação. Ele expulsa Francisca de cas

Filme do Dia: Herding Horses Across a River (1904), A.C. Abadie

Imagem
H erding Horses Across a River (EUA, 1904). Fotografia: A.C. Abadie Filme de plano único que descreve a travessia de vaqueiros tolhendo um grupo de cavalos atravessando um rio. A câmera, posicionada estrategicamente na outra margem, faz várias correções sutis de movimento para abarcar na imagem a totalidade da ação. Vai nessa linha o fato da câmera flagrar até o último vaqueiro subir com o cavalo à margem, algo igualmente comum nos filmes de perseguição, no qual todos os personagens de um grupo tinham que atravessar o quadro para se passar para o plano seguinte (como, por exemplo, é o caso de La Course des Sargents de Ville , de três anos após). Tais movimentos de câmera, dissociados do clássico estilo “panorama”, só agora estavam começando a ser empregados, inclusive em narrativas ficcionais (como pode ser percebido, por exemplo, em O Grande Roubo do Trem ). Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 4 segundos.

Filme do Dia: O Pequeno Grande Homem (1970), Arthur Penn

Imagem
O  Pequeno Grande Homem ( Little Big Man , EUA, 1970). Direção: Arthur Penn. Rot. Adaptado: Calder Willinghan, baseado em romance de Thomas Berger. Fotografia: Harry Stradling Jr. Música: John Paul Hammond. Montagem: Dede Allen. Dir. de arte: Dean Tavoularis. Dir. de arte: Angelo P. Grahan. Cenografia: George R. Nelson. Figurinos: Dorothy Jeankins. Com: Dustin Hoffman, Faye Dunaway, Chief Dan George, Martin Balsam, Richard Mulligan, Jeff Corey, Aimée Eccles, Kelly Jean Peters, Ray Dimas, Thayer David, Carole Androsky. Jack Crabb (Dimas) quando criança presencia o massacre da família, mas é poupado, assim como a irmã Caroline (Androsky), e se torna o neto predileto de um líder da nação indígena que o acolhe, Old Lodge Skins (George). Com um massacre sendo perpetrado pelos brancos, Crabb se rende, apresentando sua tez branca. Passa então a fazer parte da família do pastor Pendrake (David), despertando a volúpia de sua esposa, Louise (Dunaway). É expulso pelo pastor ao ser flagrado

Filme do Dia: Appétit d'Oiseau (1964), Peter Foldes

Imagem
A ppétit d’Oiseau (França, 1964). Direção, Rot. Original e Fotografia: Peter Foldes. Música: Edgardo Cantón & Geneviève Martin. Se no plano pictórico o curta é relativamente bem sucedido, sobretudo em sua metade inicial, fazendo uso de diversos estratagemas visuais distintos para representar o mesmo objeto, e vários objetos distintos para fazer o mesmo com o desejo de um homem por uma mulher, com as cores (em um robusto uso do processo Eastmancolor) e referências fálicas e ginecéicas, voluntárias ou não, abundantes, no plano de sua simbologia não parece ser tão bem resolvido assim. Talvez por conta de uma ausência de postura mais evidente sobre o significado de sua alegoria. Observamos um homem literalmente caçar uma mulher por boa parte da animação, mesmo que sob a forma de um leão em boa parte dessa caçada. Quando se aproxima dessa, agora transformada em pássaro, por diversas vezes tenta esmaga-la, e essa se tornando sucessivamente rediviva como uma fênix. Se por si só tal

The Film Handbook#189: Robert Siodmak

Imagem
Robert Siodmak Nascimento: 08/08/1900. Menphis, Tennessee, EUA Morte : 10/03/1973, Locarno, Suíça Carreira (como diretor ): 1929-1969 A reputação de Robert Siodmak reside em uma série de thrillers  realizados durante um período breve nos anos 40. Apesar de sua obra na Europa tanto antes quanto depois desse período ser hoje raramente vista, ele permanece uma importante, ainda que subestimada, figura no desenvolvimento e exploração do estilo hoje conhecido como cinema noir . Nascido de pais alemães-judeus, Siodmak se mudou para a Alemanha quando tinha um ano. Após trabalhar no ramo econômico e teatral, passou ao mundo do cinema como roteirista de cartelas e editor. Sua estreia na direção, Gente no Domingo / Meschen am Sonntag  foi uma charmosa comédia romântica quase destituída de enredo, notável por sua análise realista e em locações dos berlineses se divertindo ao final de semana, e pelos colaboradores de Siodmk, que incluíram Edgar G. Ulmer, Wilder , Zinnemann  e o irmão do