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Filme do Dia: André, a Cara e a Coragem (1971), Xavier de Oliveira

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  A ndré, a Cara e a Coragem (Brasil, 1971). Direção e Rot. Original   Xavier de Oliveira. Fotografia Edson Batista. Música Maria Aparecida & Denoy de Oliveira. Montagem Manuel Oliveira. Dir. de arte e Figurinos Armênia X. Oliveira. Com Stepan Nercessian, Ângela Valério, Echio Reis, Antônio Patiño, Ilva Niño, Emiliano Ribeiro, Elcy Andrade, Nelson Mariani. André (Nercessian), garoto interiorano de Carangola, Minas,   tentando a sorte no Rio de Janeiro, tem dificuldade de conseguir um emprego e se manter na pousada em que vive. Quando consegue, de assistente de cozinha, não permanece muito tempo, sendo demitido. Em suas errâncias pela cidade é vítima de um acidente provocado pelo motorista de uma grã-fina, que pretende adotá-lo. Após fugir, literalmente, da mulher, ele arranja trabalho junto a uma fábrica têxtil. André passa a dividir o quarto da pensão não mais com Marujo (Reis), amigo que partiu novamente para a Europa, mas com um homossexual. Na fábrica, André interessa-s

Filme do Dia: Zézero (1974), Ozualdo Candeias

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  Z éZero (Brasil, 1974). Direção e Fotografia: Ozualdo Candeias. Música: Vidal França. Montagem: Luiz Elias. Com: Isabel Artinópolis, Carlos Biondi, Palmira Balbina de Almeida, Maria das Dores de Oliveira, Maria Nina Ferraz, Arnaldo Galvão, Maria Gizélia, Milton Pereira. Camponês parte para a cidade onde, após experiências sofridas de trabalho e buscando sexo de modo selvagem, acaba ganhando na loteria e retornando apenas para descobrir que sua família já se encontra morta. A própria construção desse curta-metragem repercute a situação de aridez econômica e afetiva de seu protagonista. Não existem planos aproximados, caracterização dos personagens ou mesmo diálogos. A intermediação com o mundo se dá através do rádio, e são transmissões desse que se ouve em boa parte da banda sonora.  O corte é abrupto e a marca do precário se faz valer nas cenas em que Zézero rola com as prostitutas que encontra. Candeias parece aqui construir sua própria versão de um tema recorrente no cinema brasi

Filme do Dia: Psicose (1960), Alfred Hitchcock

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  P sicose ( Psycho , EUA, 1960). Direção Alfred Hitchcock. Rot. Adaptado Joseph Stefano, a partir do romance de Robert Bloch. Fotografia John L. Russell. Música Bernard Hermann. Montagem George Tomasini. Dir. de arte Robert Clatworthy & Joseph Hurley. Cenografia George Milo. Figurinos Rita Riggs. Com Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Janet Leigh, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Frank Albertson, Patricia Hitchcock. Vaughn Taylor, Mort MIlls. Após mais um encontro fortuito com o amante Sam Loomis (Gavin), Marion Crane (Leigh), funcionária de um pequeno banco, é orientada pelo patrão a fazer um depósito de 40 mil dólares para um cliente fanfarrão deste (Taylor). Marion, no entanto, decide ficar com o dinheiro. Sua tensão, já grande, piora quando se depara com o patrão em via que leva não a sua casa, como havia afirmado a ele, mas para a saída da cidade. Dormindo na rodovia, é acordada abruptamente por um policial (Mills), que passa a segui-la, desconfia

O Dicionário Biográfico de Cinema#217: Sir Christopher Lee

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  Sir Christopher Lee (Londres, 1922)* M inha brochura de Horror Movies , de Carlos Clarens, tem resistido bem por mais de quarenta anos, mas a última vez que o peguei percebi que uma das minhas crianças tinha retocado com carinho a fotografia de seu frontíspicio - em Dracula [ O Horror de Drácula ] (58, Terence Fisher ) - com um acentuado escarlate em um canino. Necessitaria de várias colunas para descrever Lee, mas talvez este adorno fale melhor.  L ee era como um alto e mais sombrio Dennis Price, o que quer dizer que poderia ter esperado papéis de cavalheiro - românticos ou salafrários. E ele esteve dez anos no cinema, sem nenhum grande efeito, antes de alguém notar que o Conde lhe caía bem de ambos os lados, mais que qualquer outro papel. Uma vez infectado, Lee nunca mais pode se livrar do horror, e então escolheu investir o gênero com dignidade e sentimento. Se o possuísse, então era digno propriamente de atenção e interpretação sincera. Poderia se assemelhar ao nosso C. Aubrey Sm

Filme do Dia: O Cão dos Baskervilles (1959), Terence Fisher

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  O Cão dos Baskervilles  (The Hound of Baskervilles , Reino Unido, 1959). Direção: Terence Fisher . Rot. Adaptado: Peter Bryan, baseado no romance de Arthur Conan Doyle. Fotografia: Jack Asher. Música: James Bernard. Montagem: Alfred Cox. Dir. de arte: Bernard Robinson.  Com: Peter Cushing, André Morell, Christopher Lee , Marla Landi, David Oxley, Francis De Wolff, Miles Malleson, Ewen Solon, John Le Mesurier.            O Dr. Richard Mortimer (De Wolff) convida Sherlock Holmes a aceitar o estranho caso de Baskerville, em que Sir Henry Baskeville, foi encontrado morto em situações misteriosas, que fazem remontar a uma lenda da região. Logo depois de sua morte, seu único parente vivo, Sir Hugo (Oxley), assume a propriedade. O assistente de Holmes, Watson (Morell) acompanha Hugo até sua propriedade, onde fica conhecendo a estranha Cecile (Landi), filha do caseiro Stapleton (Solon), o Bispo Basil (Malleson) e o casal Barrymore (Mesurier e Goss), mordomo e aia da propriedade respectivame

Filme do Dia: O Foragido (1948), Alfred L. Werker

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  O   F oragido ( He Walked by Night , EUA, 1948). Direção Alfred L. Werker. Rot. Original John C. Higgins, Crane Wilbur & Harry Essex, a partir de argumento de Wilbur. Fotografia John Alton . Música Leonid Raab. Montagem Alfred DeGaetano. Dir. de arte Edward L. Ilou. Cenografia Armor Marlowe & Clarence Steensen. Maquiagem Joe Stinton & Ern Westmore. Com : Richard Basehart, Scott Brady, Roy Roberts, Whit Bissell, James Cardwell, Jack Webb, John McGuire. O policial Rawlins (McGuire) aborda um suspeito que se encontra diante de uma vitrine de loja que vende um televisor-rádio. Este reage a abordagem com tiros e o policial fica gravemente ferido. Seu colega, Marty (Brady) e um outro policial, Chuck Jones (Cardwell), são designados para o caso. O criminoso, Roy (Basehart), extremamente hábil com eletrônica, escuta todas as movimentações da polícia, de sua modesta casa, onde mora com um cão. Roy deixa um equipamento roubado com o ingênuo lojista Reeves (Bissell), que recep

Filme do Dia: Passos na Noite (1950), Otto Preminger

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P assos na Noite ( Where the Sidewalk Ends , EUA, 1950). Direção: Otto Preminger . Rot. Adaptado: Bem Hecht, Robert E. Kent, Frank  P. Rosenberg & Victor Trivas, baseado no romance Night Cry de William L. Stuart. Fotografia: Joseph LaShelle. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Louis R. Loeffler. Dir. de arte:   J. Russell Spencer & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Oleg Cassini. Com: Dana Andrews, Gene Tierney, Gary Merrill, Bert Freed, Tom Tully, Karl Malden , Ruth Donnelly, Craig Stevens. Mark Dixon (Andrews) é um tira durão que se vê em situação complicada com a chegada do novo tenente, Thomas (Malden), que não compartilha dos métodos de violência excessiva. A ira de Dixon contra os criminosos é relacionada com a frustração por ter sido filho de um. Para complicar sua situação, acaba matando acidentalmente um homem do bando do mafioso Scalise (Merrill). As suspeitas recaem sobre o simplório taxista Jiggs (Tully), que pouco antes procurara pela vítim