Postagens

O Dicionário Biográfico de Cinema#213: Robert Benton

Imagem
  Robert Benton , n. Waxahachie, Texas, 1932 1 972: Bad Company  [ Má Companhia ]. 1977: The Late Show [ A Última Investigação ]. 1979: Kramer vs. Kramer [ Kramer x Kramer ]. 1982: Still of the Night [ Na Calada da Noite ]. 1984: Places in the Heart [ Um Lugar no Coração ]. 1987: Nadine  [ Nadine - Um Amor à Prova de Bala ]. 1991: Billy Bathgate  [ Billy Bathgate, um Mundo a seus Pés ]. 1994: Nobody's Fool [ O Indomável: Assim é Minha Vida ]. 1998: Twilight  [ Fugindo do Passado ]. 2003: The Human Stain [ Revelações ]. 2007: Feast of Love  [ Banquete do Amor ] B enton foi o texano em Bonnie & Clyde  (67, Arthur Penn ), o homem que conhecia a área e as paisagens onde estes foras-da-lei haviam dirigido. Estudou pintura na Universidade de Texas, em Austin, e foi para Columbia, após o Exército. Como diretor de arte da revista Esquire , onde encontrou o roteirista David Newman. Colaboraram em artigos e roteiros e conceberam Bonnie & Clyde para Truffaut e Godard , antes de encont

Filme do Dia: Má Companhia (1972), Robert Benton

Imagem
  Má Companhia ( Bad Company , EUA, 1972). Direção: Robert Benton .  Rot. Original: Robert Benton & David Newman. Fotografia: Gordon Willis. Música: Harvey Schmidt. Montage: Ron Kalish & Ralph Rosenblum.  Dir. de arte: Paul Sylbert & Robert Gundlach. Cenografia: Audrey A.Blasdel.   Figurinos: Anthea A. Sylbert. Com: Jeff Bridges, Barry Brown, Jim David, David Huddleston, John Savage, Jerry Houser, Damon Douglas, Geoffrey Lewis. Temente a deus, mas ainda mais de seu alistamento na Guerra Civil Americana então em curso, Drew Dixon (Brown) busca outro lugar para morar e lá imediatamente se depara com o larápio Jake Rumsey (Bridges) e seu grupo. Atraiçoados por parte do bando, os dois se vêem sozinhos em condições adversas. Posteriormente encontram os rapazes enforcados e Dixon, ferido em combate, é vítima de traição do próprio Jake. E jura mata-lo se houver ocasião. A ocasião chega, mas ao invés de mata-lo Dixon o livra da forca. Tocante em seu retrato desmistificador do weste

Filme do Dia: El Otro Francisco (1974), Sergio Giral

Imagem
  E l Otro Francisco (Cuba, 1974). Direção: Sergio Giral. Rot. Adaptado: Julio Garcia Espinosa, Sergio Giral, Tomás Gutiérrez Aléa & Hector Veitia, baseado em romance de Anselmo Suárez y Romero. Fotografia: Livio Delgado. Montagem: Nelson Rodríguez. Figurinos: Mirian Dueñas. Com: Alina Sanchez, Miguel Benavides, Ramoncito Veloz, Armando Bianchi, Margarita Balboa, Alden Knight, Adolfo Llauradó. A partir do suicídio do escravo Francisco (Benavides), vítimas de constantes maus tratos, volta-se para toda uma vida de humilhações e privações. Apaixonado pela escrava Dorotea (Sanchez), constantemente vítima do assédio e violência sexual de Ricardo (Veloz), filho da dona do engenho. Dentre as várias manifestações contrárias perpetradas pelos escravos contra a opressão cotidiana vivida estão os danos provocados ao maquinário, as constantes tentativas de fuga e o fogo ateado ao canavial, assim como o assassinato de um dos capatazes que os torturava física e psicologicamente com requintes d

Filme do Dia: Polly Wants a Doctor (1944), Howard Swift

Imagem
  P olly Wants a Doctor (EUA, 1944). Direção: Howard Swift. Rot. Original: Dun Roman. Música: Edil Kilfeather. O papagaio Polly não aguenta mais receber bolachas como refeição. Pela janela, observa que o bode se refastela com um bocado de tralhas. O bode faz sua defesa de seu regime e, não satisfeito, planeja um “banquete” para Polly, com peças típicas de um ferro-velho, regado a óleo e terebentina. O papagaio se torna um jukebox ambulante, após engolir toda uma coleção de vinis, oferecidos como sobremesa.   Provavelmente Polly é um primo pobre que emerge na cola do mais famoso Zé Carioca, da Disney. Polly, ao contrário, não está associado ao imaginário “distante” tropical do Brasil. E, demonstra a modéstia de sua produção ao ser produzido em p&b já em meados dos anos 40, quando desde o início da década anterior a produção de animação vinculada aos maiores estúdios já era em cores – a série a qual esse curta integra, Phantasies , seria a última que um grande estúdio produziria

Filme do Dia: O Turista Acidental (1988), Lawrence Kasdan

Imagem
    O   Turista Acidental ( The Accidental Tourist , EUA, 1988). Direção Lawrence Kasdan. Rot. Adaptado Lawrence Kasdan & Frank Galatti, a partir do livro de Anne Tyler. Fotografia John Bailey. Música John Williams. Montagem Carol LIttleton. Dir. de arte Bo Welch & Tom Duffield. Cenografia Cricket Rowland. Figurinos Ruth Myers. Com William Hurt, Geena Davis, Kathleen Turner ,  Amy Wright, David Ogden Stiers, Ed Begley Jr., Bill Pullman, Robert Hy Gorman. Macon (Hurt), vive sob o peso do luto, desde a morte de seu filho de sete anos com a esposa, Sarah (Turner). Quando retorna de uma viagem rotineira, vinculada a seu trabalho de escritor de guias de viagens, depara-se com a notícia de separação por parte de Sarah. Os problemas vinculados ao seu cão de estimação, Edward,   levam-no a conhecer a extrovertida dona de um hotel para animais, e também amestradora, Muriel (Davis), visivelmente interessada por ele desde o momento no qual se conhecem. Após um tanto de resistênc

Filme do Dia: The Dinosaur and the Missing Link: A Pre-Historic Tragedy (1915), Willis H. O'Brien

Imagem
  T he Dinosaur and the Missing Link: A Prehistoric Tragedy (EUA, 1915). Direção e Fotografia: Willis H. O’Brien. Na Idade da Pedra, Duke e Stonejaw Steve pretendem a mão de Araminta, filho de Rockface. Rockface fala que os rivais terão que trazer a caça da refeição. Wild Willie, um gorila que é dor de cabeça para os locais, resolve também ir caçar, mas o dinossauro que escolhe como montaria o deixa desacordado, provavelmente morto. O mais jovem Teophilus Ivory-Head, ao qual havia sido encomendado algo mais leve (pesca), aproveita-se e se sagra como herói diante de todos, afirmando que havia matado o gorila. As brincadeiras com os anacronismos que quase sempre serão motivação para o elemento cômico, seja contemporaneamente ou ainda no cinema mudo ( O Passado Pré-Histórico , A Antiga e a Moderna ) ou décadas após e no campo da animação ( Os Flinstones ), aqui emergem em temas vinculados ao triângulo amoroso, coqueluche dos filmes de dois rolos contemporâneos, mas mais especificamen

Filme do Dia: Song of the Birds (1949), Bill Tytla & George Germanetti

Imagem
  S ong of the Birds (EUA, 1949). Direção: Bill Tytla & George Germanetti. Rot. Original: Bill Turner & Larry Riley. Música: Winston Sharples. Little Audrey diverte-se com o brinquedo que é o centro de suas atenções, uma espingarda, transformando sua empregada em uma involuntária Guilherme Tell, provocando enorme susto nesta e, ao que parece, vindo a matar o filhote de um pássaro diante de seu responsável. A natureza se condói do jovem morto, através de diversas manifestações. A garota se tranca em casa e chora. Porém, antes que seja enterrado, o jovem pássaro retorna à vida com os pingos de chuva, transformando os humores dos seus similares e do restante da natureza, e também da garota, que agora pretende se apresentar como amiga dos pássaros, inicialmente gerando desconfiança dos mesmos. O que parecia ser um constrasenso dentro do ethos da animação, será revertido ao final, a morte de um filhote de pássaro, testemunhado praticamente por seu genitor e provocado pela heroí