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Filme do Dia: As Montanhas se Separam (2015), Jia Zhang-ke

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  As Montanhas se Separam ( Shan He Gu Ren , China/França/Japão, 2015). Direção e Rot. Original: Jia Zhang-ke. Fotografia: Nelson Lik-wai Yu. Montagem: Matthieu Laclau. Dir. de arte: Quiang Liu.  Figurinos: Li Hua. Com: Zhao Tao, Zhang Yi, Liang Jing Dong, Dong Zijian, Sylvia Chang, Patrick Harvey, Rong Zishan. 1999. Shen Tao (Tao) tem sua amizade com Zhang   Jinsheng (Yi) e Liangzi (Zijian) posto à prova a partir do momento que o enriquecimento de Jisheng provoca um abismo entre eles, assim como por ambos se encontrarem apaixonados por Tao.   O que era amizade e amor se torna progressivamente uma disputa pela atenção de Tao, que finda por escolher Jinsheng. Quando ela vai entregar o convite de casamento a Liangzi, esse se encontra de partida para trabalhar em outro local.   2014. Tao visita um adoentado Liangzi, por intermédio de sua esposa, e lhe deixa dinheiro. Com a morte de seu pai, ela volta ter contato com o filho, Zhang “Dollar” Daole (Zishan), porém acredita que ele terá um

Filme do Dia: My Dog Tulip (2009), Paul Fierlinger & Sandra Fierlinger

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  My Dog Tulip (EUA, 2009). Direção: Paul Fierlinger & Sandra Fierlinger. Rot. Adaptado: Paul Fierlinger & Sandra Fierlinger, a partir do livro de J.R. Ackerley. Música: John Avarese. Montagem: Paul Fierlinger. Provavelmente será difícil encontrar outro exemplar de longa-metragem, que não seja experimental, no campo da animação, que agregue tantos elementos que potencialmente o afastariam do grande público: abordagem não sentimental; narrado do início ao final, mesmo que a narração se dê como se o escritor do texto falasse as coisas, sua tônica é a da palavra escrita e não a do diálogo; excentricidade de seu dono e um tom blasée , com sotaque inglês, proveniente de uma outra época; ausência   de grandes ações ou de uma missão a ser enfrentada em oposição à obsessão em torno da cadela que leva o título; acentuação das funções fisiológicas do animal, incluindo fezes, sistema excretor e sexualidade; protagonista-narrador de idade avançada e que mal fala sobre si próprio. Portsan

Filme do Dia: Am I Trusthworthy? (1950)

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  Am I Trustworthy? (EUA, 1950). Curta institucional que como dezenas de outros à sua época, se detém em formas de “educar” as interações sociais, boa parte deles, inclusive, voltando-se para a sexualidade de adolescentes. Aqui, o narrador over , com sua voz tipicamente adulta e viril, fala que se observará a história de um garoto, Eddie Johnson,  que possui problemas com a relação à constituição de sua própria confiança, algo que lhe foi despertado quando não foi votado como representante da tesouraria em um grupo na escola. Não possuindo, aparentemente, confiança que a própria história contada por Eddie a seu pai, sobre a não escolha dele para cuidar da tesouraria de um grupo estudantil criado, efetuado como os adultos, por não atores (daí a ausência de créditos tanto do elenco como da equipe técnica, o que também sinaliza para uma provável forma de se driblar os sindicatos), delega-se a voz over a explicação do que ocorre, tendo as imagens do mesmo função suplementar. Que essa int

Filme do Dia: Should Married Men Go Home? (1928), James Parrott & Leo McCarey

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  S hould Married Men Go Home? (EUA, 1928). Direção: James Parrott & Leo McCarey . Rot. Original: Leo McCarey, James Parrott & H.M. Walker. Fotografia: George Stevens & Jack Roach. Montagem: Richard C. Currier. Com: Stan Laurel , Oliver Hardy , Kay Deslys, Edna Marion,   Edgar Kennedy, Charlie Hall, Viola Richard, Chet Brandenburg. Stan (Laurel) resolve visitar o amigo Oliver (Hardy) com o intuito de convidá-lo a jogar golfe. Esse, aparentemente, encontra-se motivado a ficar em casa com a esposa (Deslys). Quando os dois começam a quebrar tudo na casa, a esposa aceita que vão jogar golfe. Lá os dois se engraçam com duas garotas (Richard e Marion) e começam, involuntariamente, uma verdadeira batalha na lama. A partir de uma situação pouco comum, nos curtas da dupla, a da apresentação do ambiente doméstico e marital de um dos personagens, com um tratamento inicialmente cerimonioso ao visitante indesejado, logo os clichês associados a ambos os personagens assomam. É o caso

Filme do Dia: Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema - 3 (2018), Mark Cousins

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  Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema - 3 (Reino Unido, 2018). Direção Mark Cousins. Montagem Timo Langer. 6. Conversas . Dois jovens conversam encostados em um carro em Places in the Cities (1998), de Angela Schanelac. A câmera se posiciona por trás deles. Há uma declaração de sentimentos não recíproca. E acompanhamos o rosto somente do homem, que é quem assume o risco, como a própria Tilda Swinton nos esclarece. É o suficiente, portanto. Cena de plano único, com câmera fixa. Uma conversa no parlatório de uma cadeia. A mulher vai visitar o marido. Uma simples mudança de eixo em um jogo de planos x contraplanos bastante convencional antecipa o anúncio da separação em Middle of Nowhere (2012), de Ava Duvernay. Um grupo de garotas caminhando e conversando com a câmera em movimento em Garotas , de Céline Sciamma (já observado no episódio anterior). Primeiro, as vemos de frente. Depois de costas. Em um borburinho intenso. Que, no entanto, é silenciado quando cruzam com ra

Filme do Dia: A Escada de Serviço (1921), Leopold Jessner & Paul Leni

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  A  Escada de Serviço ( Hintertreppe , Alemanha, 1921). Direção: Leopold Jessner & Paul Leni. Rot. Original: Carl Mayer. Fotografia: Willy Heimeister & Karl Hasselmann. Dir. de arte: Karl Görge & Paul Leni. Com: Henny Porten, Wihelm Dieterle , Fritz Kortner, Eugene Dieterle. Empregada (Porten) de uma casa burguesa se vê intrigada com o desaparecimento repentino de seu amante (Kortner). O carteiro (Dieterle) apaixonado por ela, que vive no mesmo prédio, intercepta-as. Como a percebe extremamente triste da janela de seu apartamento, resolve ele próprio passar a escrever as mensagens se fazendo do amante. No auge de sua alegria, quando vai comemorar com ele a chegada de uma mensagem do amante, acaba descobrindo toda a farsa. Inicialmente decepcionada, fica tocada pelo amor que o carteiro nutre por ela. Quando se encontra em vias de estabelecer uma relação com ele, seu amante retorna, sendo a farsa descoberta por inteiro. Ele se tranca com o carteiro e é morto por este. A em

O Dicionário Biográfico de Cinema#147: Charles K. Feldman

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Charles K. Feldman   (Goldman)   (1904-1968), n. Nova York E sta é uma história para ser filmada um dia: por volta de 1930, este belo e bastante desenvolto camarada, Charlie Feldman, encontra a si mesmo em Hollywood. Nasceu órfão, mas conseguiu se educar e se formar em direito, e nos primórdios dos anos 30 forma uma agência, em parceria com Ad Schulberg, a mulher do mulherengo B.P. Schulberg. Como acontece, Ad - uma mulher reconhecida por sua inteligência e gentileza, mais que sua aparência - estava tendo um caso reconfortante com Louis B. Mayer. O Sr. Mayer era temperamentalmente disposto a acabar seu casamento e preparar a forragem nos campos de feno da jovem beleza femimina que comandava. Por exemplo, Jean Howard. Mas ele não se atreve a fazer uma pausa, então Ad é sua quase amante. Mas aí Charlie, que estava tendo uma folia selvagem com a atriz mexicana Raquel Torres, teve uma fantasia com Jean Howard. E foi recíproca.  B em, Charlie e Jean se casaram (de 1934 a 1948) e se tornaram