Postagens

Filme do Dia: Nerone (1909), Luigi Maggi

Imagem
N erone (Itália, 1909). Direção: Luigi Maggi. Rot. Original: Decoroso Bonifanti & Arrigo Frusta. Fotografia: Giovanni Vitrotti. Com: Alberto Capozzi, Lydia De Roberti, Luigi Maggi, Mirra Principi, Ercole Vaser, Ernesto Vaser, Serafino Vite, Mario Voller-Buzzi. Nero descarta sua esposa Octavia e se encanta por Poppea. Poppea, sabendo-se dona da situação, pede que ele assassine Octavia, o que ele logo mandará que seja feito. Morta Octavia, a população se revolta. Acuado, incendeia Roma e foge, sendo assassinado. Provável “reação” da cinematografia italiana as adaptações clássicas do film d´art francês, através de adaptações inspiradas na história da Roma Antiga que se tornaram freqüentes no cinema de então (sendo a mais famosa de todas, Cabíria , de 1914). Filmada completamente em planos abertos, narra sua história de forma tão concisa, porém igualmente esquemática – sendo a figura feminina, evidentemente, demonizada, como principal má influência sobre Nero. Visualmente a únic

Filme do Dia: Um Caminho para Dois (1967), Stanley Donen

Imagem
U m Caminho para Dois ( Two for the Road , Reino Unido, 1967). Direção: Stanley Donen. Rot. Original: Frederic Raphael. Fotografia: Christopher Challis. Música: Henry Mancini. Montagem: Madeleine Gug & Richard Marden. Dir. de arte: Marc Frederic & Willy Holt. Cenografia: Roger Volper. Figurinos: Hardy Amies, Marian Foale, Michele Posier, Mary Quant, Paco Rabanne, Clare Rendlesham, Ken Scott & Sally Tuffin. Com: Audrey Hepburn, Albert Finney, Eleanor Bron, William Daniels, Gabrielle Middleton, Claudie Dauphin, Nadia Gray, George Descriéres, Jacqueline Bisset.                         As aventuras e desventuras do casal Joanna (Hepburn) e George Wallace (Finney) em suas viagens pelo continente europeu que abrangem desde antes do casamento, as primeiras viagens improvisadas junto a insuportável família Manchester, o tédio e a monotonia do casal quando se encontra em uma situação economicamente estável, o nascimento da própria filha e a proposta de divórcio. Nesse mom

Filme do Dia: O Sétimo Selo (1957), Ingmar Bergman

Imagem
O Sétimo Selo ( Det Sjunde Inseglet ,  Suécia, 1957) Direção: Ingmar Bergman. Rot. Adaptado: I. Bergman, baseado em sua própria peça. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Eric Nordgren. Montagem: Lennart Wallén. Com:Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Max von Sydow , Bibi Andersson , Inga Gill, Maud Hansson, Inga Landgré, Gunnel Lindblom, Bertil Anderberg, Gunnar Olsson, Erik Strandmark.       Cavaleiro Antonius Block (Sidow), retornando das Cruzadas, ao lado de seu fiel escudeiro Jöns (Björnstrand), passa a questionar a vida que leva e ter constantes diálogos com a Morte (Ekerot), que tenta levá-lo em sua primeira investida, mas é convidada a negociar mantê-lo ou não vivo através de uma partida de xadrez. Destituído da fé vacilante que acompanha Block, seu escudeiro é extremamente pragmático e em uma conversa com um pintor de igreja (Olsson) desfia sua filosofia niilista, após algumas rodadas de vinho, enquanto seu patrão confessa como vencerá a partida de xadrez

Filme do Dia: Almost a scandal (1915), Henry Lehrman

Imagem
A lmost a Scandal (EUA, 1915). Direção: Henry Lehrman. Com: Billy Ritchie, Harry Bergman, Hank Mann, Eva Nelson, Louise Orth, John Rand. Vagabundo (Ritchie) flerta com uma mulher em um restaurante. Mal sabe ele que ela é mulher de um homem rico e gordo (Bergman), que o conhece e ocasionalmente lhe paga algo para que arranje contatos no meio feminino. O Vagabundo fala para o homem rico que irá sair com uma mulher, que vem a ser a própria. Ele vai a um restaurante em que o homem rico surge com uma parceira ocasional. Após muitas confusões, descobre que a mulher que o Vagabundo se encontra é a sua e passa a persegui-lo no restaurante e pelas ruas, até ser vencido pela engenhosidade desse. Escandalosamente próximo da persona do Vagabundo de Chaplin , o vivenciado por Billie Ritchie, mesmo tendo o benefício da dúvida dele afirmar que Chaplin foi quem o copiara do teatro não pode, no entanto, negar que Ritchie ocupou nas comédias de Lehrman, que agora fundara seu próprio estúdio e ab

Filme do Dia: São Bernardo (1971), Leon Hirszman

Imagem
S ão Bernardo (Brasil, 1971). Direção: Leon Hirszman. Rot. Adaptado: Leon Hirzsman, baseado no romance de Graciliano Ramos. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Caetano Veloso. Montagem: Eduardo Escorel. Dir. de arte: Luiz Carlos Ripper. Cenografia: Túlio Costa. Figurinos: Luiz Carlos Ripper. Com: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Nildo Parente, Joseph Guerreiro, Vanda Lacerda, Mário Lago, Jofre Soares, Rodolfo Arena. Após conquistar a fazenda de São Bernardo as custas da pressão sobre o endividado e fraco Padilha (Parente), que passa a se tornar seu empregado, e do assassinato do fazendeiro rival vizinho, Paulo Honório (Bastos) passa a ter como objetivo o casamento, para possuir um herdeiro para suas terras. O casamento ocorre com a sensível e culta professora local, Madalena (Ribeiro). Devotada ao marido e aos empregados, logo a mulher se transforma em vítima dos achaques constantes do marido que desconfia progressivamente de que ela é comunista e o trai com vários homens. Inconfo

Filme do Dia: Tio Vanya em Nova York (1994), Louis Malle

Imagem
T io Vanya em Nova York ( Vanya on 42nd Street , EUA/Reino Unido, 1994). Direção: Louis Malle. Rot. Adaptado:  David Mamet, baseado na peça de Anton Tchecov. Fotografia: Declan Quinn. Música: Joshua Redman. Montagem: Nancy Baker. Dir. de arte: Eugene Lee & Daniele Perna. Figurinos: Gary Jones. Com: Wallace Shawn, Phoebe Brand, Lynn Cohen, George Gaynes, Jerry Mayer, Julianne Moore, Larry Pine, Brooke Smith.           A encenação de Tio Vanya , de Tchecov, sob direção de André Gregory ocorre em um velho teatro semi-abandonado de Nova York. Vanya (Shawn) e seus próximos, a mãe (Cohen), a sobrinha Sonya (Smith) e os serviçais Waffles (Mayer) e Nanny (Brand) tem a sua modorrenta vida provinciana abalada com a chegada do respeitável cientista tio de Vanya, prof. Serybryakov (Gaynes) e sua jovem esposa Yelena (Moore). Junta-se ao grupo, com freqüência quase cotidiana, o idealista médico  Dr. Astrov (Pine). Embora Astrov, com toda sua energia, pareça ser o contraponto dos homen