Postagens

Filme do Dia: Dentro da Noite (1940), Raoul Walsh

Imagem
Dentro da Noite ( They Drive by Night , EUA, 1940). Direção: Raoul Walsh. Rot. Adaptado: Jerry Wald & Richard Macaulay, a partir do romance de A.I. Bezzerides. Fotografia: Arthur Edeson. Música: Adolph Deutsch. Montagem: Thomas Richards. Dir. de arte: John Hughes. Figurinos: Milo Anderson. Com: George Raft, Humphrey Bogart, Ida Lupino , Ann Sheridan, Gale Page, Alan Hale, Roscoe Karns, John Litel.       Joe Fabrini (Raft), juntamente com o irmão Paul (Bogart), levam uma acidentada e explorada vida como caminhoneiros. Joe sonha com o dia em que terão seu próprio negócio. Eles acabam sendo demitidos do serviço de um patrão corrupto e recusam trabalhar para o ex-caminhoneiro e hoje bem sucedido empresário Ed Carlsen (Hale), casado com a pérfida Lana (Lupino), obcecada por Joe, para tentar o próprio negócio. Após o sucesso da primeira carga, em boa parte direcionada para pagar os débitos do caminhão, acabam sofrendo um acidente, no qual Paul perde um braço e Joe os sonhos de

The Film Handbook#28: John Huston

Imagem
John Huston Nascimento: 05/08/1906, Nevada, EUA Morte: 28/08/1987, Middletown, Rhode Island, EUA Carreira (como diretor): 1941-1987 Ao repetir enfaticamente a importância de permanecer fiel às fontes literárias, John Marcellus Huston inadvertidamente destacou não somente a ausência de uma personalidade artística mas igualmente a provável razão para a diversidade de sua carreira como realizador. Muito de sua obra  é eminentemente digna de esquecimento; seus melhores filmes parecem conter uma combinação fortuita de bom roteiro e um raro comprometimento emocional com seu tema. Filho do ator Walter Huston, o jovem John se interessou em atuar, boxe, equitação, escrita e pintura antes de se fixar em Hollywood, onde seus roteiros para os filmes da Warner Bros. como Jezebel ,  Juarez , O Último Refúgio / High Sierra e Sargento York / Sergeant York  lhe proporcionaram a oportunidade para dirigir. Sua estréia, Relíquia Macabra / The Maltese Falcon > 1 , um dos primeiros noirs , ter

Filme do Dia: Lugares Comuns (2002), Adolfo Aristarain

Imagem
Lugares Comuns (Argentina/Espanha, 2002). Direção: Adolfo Aristarain. Rot. Adaptado: Rodolfo Aristarain & Kathy Saavedra, baseado no romance de Lorenzo F. Aristarain. Fotografia: Porfírio Enriquez. Montagem: Fernando Pardo. Dir. de arte: Abel Facello. Com: Federico Luppi , Mercedes Sampietro, Arturo Puig, Carlos Santamaría, Valentina Bassi, María Fiorentino, Claudio Rissi, Osvaldo Santoro. Fernando (Luppi) é um professor aposentado compulsoriamente que entra em crise por ter que se afastar de seu emprego com rendimentos mínimos e com a ajuda da fiel esposa, Liliana (Sampietro), decide visitar o filho bem sucedido e rico que mora na Espanha, Pedro (Santamaría), a quem Fernando não perdoa ter traído seus próprios ideais. O encontro entre pai e filho é conflituoso e ao retornarem à Argentina, o casal vende o apartamennto em que mora e vai viver numa chácara para conseguir sobreviver mais de acordo com seus padrões. Fumante inverterado, Fernando contrai uma pneumonia e morre pouco

Filme do Dia: Corruption of the Damned (1965), George Kuchar

Imagem
C orruptio n of the Damned (EUA, 1965). Direção: George Kuchar. Rot. Original: Ruthy. Com: Floraine Connors, Mary Flanagan, Donna Kerness, Mike Kuchar, Frances Leibowitz, Larry Leibowitz, Steve Packard, Gina Zuckerman, Michael Zuckerman. John (Kuchar) procurando se vingar de sua namorada Cora, envolve-se numa série de situações que incluem a negação da mãe, que se suicida e um acidente de automóvel que destrói o carro que havia pegado da tia. Quando decide ligar para a mesma para contar o que houvera com o carro,  envolve-se com uma outra mulher (Connors) e se vê as voltas com um grupo de gângsters. Pouco importa o enredo rocambolesco nessa delirante e,  não poucas vezes, histriônica sátira underground ao universo dos filmes de gênero dos grandes estúdios, seja ao filme de horror (numa breve seqüência que evoca uma sessão espírita), a comédia pastelão muda (todo o filme faz uso apenas de trilha sonora e os diálogos surgem em cartelas) ou mais fortemente o melodrama e o thriller

Filme do Dia: The Fool (2014), Yuriy Bikov

Imagem
The Fool ( Durak , Rússia, 2014). Direção e Rot. Original: Yuriy Bikov. Fotografia: Kiriil Klepalov. Cenografia: Stanislav Novak. Figurinos: Olga Pogodina. Com: Artyom Bistrov, Natalya Surkova, Sergei Artsibashev, Nikolai Bendera, Nina Antyukhova, Boris Nevzorov, Darya Moroz. Dimi Nikitin (Bistrov) é um jovem encanador que vive em péssimas condições com os pais (Bendera e Antyukhova),  mulher (Moroz) e filho.  Incumbido de efetuar uma manutenção em conjunto habitacional relegado e vítima da corrupção política, descobre uma falha no prédio após a explosão de um cano. Dimi nota que, na verdade o cano é sintoma de toda uma estrutura comprometida e prestes a desabar. Ele busca auxílio junto a figura da prefeita (Surkova), que se encontra em meio a comemoração de seus 50 anos. Uma reunião de emergência é montada paralela a festa. Após a visita de outros membros da comissão, que confirmam o veredito de Dimi, um impasse surge no horizonte da prefeita: como, de última hora, alojar as cer

Filme do Dia: O Bebê de Rosemary (1968), Roman Polanski

Imagem
O Bebê de Rosemary ( Rosemary´s Baby , EUA, 1968). Direção: Roman Polanski. Rot. Adaptado: Roman Polanski baseado no romance de Ira Levin. Fotografia: William A. Fraker. Música: Cristopher Komeda. Montagem: Sam O´Steen & Bob Wyman. Dir. de arte: Richard Sylbert. Cenografia: Robert Nelson. Figurinos: Anthea Sylbert. Com: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans, Ralph Bellamy, Victoria Vetri, Patsy Kelly, Elisha Cook Jr. O casal recém-casado Rosemary (Farrow) e Guy (Cassavetes) decide alugar um apartamento em Nova York. O amigo do casal Edward Hutchins (Evans), alerta para a má fama do edifício, que Rosemary não acredita. Aos poucos, uma série de eventos estranhos passam a acontecer ao redor deles como o suicídio de Terry Gionofrio (Vetri), que se tornara próxima de Rosemary e era afilhada do casal de velhos Minnie (Gordon) e Roman Castevet (Blackmer) e um dos atores que havia sido selecionado para atuar no lugar de Guy perde a visão, fazendo com

Filme do Dia: Uma Canção para Carla (1996), Ken Loach

Imagem
Uma Canção para Carla ( Carla’s Song , Reino Unido/Espanha/Alemanha,1996) Direção: Ken Loach . Rot. Original: Paul Laverty. Fotografia: Barry Ackroyd. Música: George Fenton. Montagem: Jonathan Morris. Com: Robert Carlyle, Oyanka Cabezas, Scott Glenn, Salvador Espinoza, Louise Goodall, Richard Loza, Gary Lewis, Subash Singh Pall, Margaret McAdam, Pamela Turner.      Motorista de ônibus de Glasgow, George (Carlyle), interessa-se pela mulher que viajava sem passagem, levando-o a uma suspensão e ela tendo que sair correndo. A mulher lhe procura e leva-o um presente. Ele a reencontra dançando na rua, porém ela tenta defender-se de sua atitude protetora. Acabam sendo expulsos do cortiço onde ela mora e indo para o apartamento que George divide com seu amigo Sammy (Lewis). Aos poucos George vai sabendo mais a respeito da mulher, trata-se de Carla (Cabezas), refugiada nicaraguense, que deixou todos os laços afetivos - sua família e o parceiro no grupo musical Antonio (Loza) no país que

‘Backlands,’ by Victoria Shorr

By  ANDREA WULF Usually when reviewing a novel, you must be careful not to give away too much plot. But in the case of Victoria Shorr’s “Backlands,” there’s no such danger: Shorr herself reveals the bare bones of the story in the first few pages. Put simply, “Backlands” is the fictionalized account of a real-life one-eyed bandit called Lampião and his lover, Maria Bonita — famous Brazilian outlaws who took from the rich and gave to the poor. From the early 1920s to his capture in 1938, Lampião and his gang controlled much of the Sertão, a huge and dusty swath of land in the northeast of the country, “almost the size of Spain.” More than once, they were cornered but managed to escape. For a long time, Lampião seemed invincible and his life, as Shorr puts it, “was a tango, full of beauty and danger, mixed.” The novel’s heroine, Maria Bonita, grows up hearing the tales and singing the folk songs about this legendary bandit and his companions. Married off to the local shoemaker when s

Charles Mingus - Moanin'

Imagem
Imagem
The marketing campaign promised something much more daring, even transgressive. What mattered more at the time was perception rather than reality. In addition to bringing in many eager viewers, the Times Square sign, like the subsequent newspaper spreads and posters that used the same image, was such an obvious provocation that the church, and its lay defenders, could not and did not ignore it, especially during the Christmas season. Hollywood's Tennessee , R. Barton Palmer & William Robert Bray,  p. 131

Coração - Carmen Miranda

Imagem
Linda canção, talvez a minha favorita com Carmen: Coração, Governador da embarcação do amor, Coração, Meu companheiro na alegria e na dor, A felicidade procurada corre, E a esperança é sempre a última que morre. Coração que não descansa noite e dia, Sempre aguardando uma alegria, Esperando no mar desta vida, Embarcação à procura, De um porto feliz de salvação.

Filme do Dia: Assim Era a Atlântida (1974), Carlos Manga

Imagem
Assim Era a Atlântida (Brasil, 1974). Direção: Carlos Manga. Rot. Original: Carlos Manga & Sílvio de Abreu. Fotografia: Antônio Gonçalves. Música: Lírio Panicalli & Leo Perachi. Montagem: Waldemar Noya. Intercalando cenas de 17 filmes realizados pelos Estúdios Atlântida entre 1942 e 1962 com depoimentos contemporâneos de alguns de seus maiores astros (Grande Othelo, Fada Santoro, Anselmo Duarte, Norma Bengell, José Lewgoy, Eliane Macedo, etc.), o filme se institui no gênero do documentário de compilação sobre uma determinada produção cinematográfica. Por volta da mesma época na qual a MGM havia lançado seu Era uma Vez em Hollywood , Manga (o mais notável realizador do estúdio) dirige esse tributo igualmente nostálgico, mesmo que curiosamente os valores de produção associados com a produtora americana fossem da concorrente da Atlântida, a Vera Cruz. Obviamente não se trata de efetivar uma leitura crítica da produção do período e sua ressonância inegável na produção br

Blues Run The Game--Jackson C. Frank (From Vinyl)

Imagem
Imagem

Filme do Dia: Coal Face (1935), Alberto Cavalcanti

Imagem
Coal Face (Reino Unido, 1935). Direção: Alberto Cavalcanti. Rot. Original: Alberto Cavalcanti & Montagu Slater, com poema de W.H.Auden. fotografia: Stuart Legg & Basil Wright. Música: Benjamin Britten. Montagem: Wiliam Coldstream. Quando comparado a outros documentários curtos de temática similar produzidos pelo que veio a ser conhecido como Escola Documental Britânica, sobretudo Industrial Britain (1931), esse, mesmo fazendo uso do tom heroico e algo épico para descrever as ações dos trabalhadores é menos focado em suas próprias personas – naquele existe vários “retratos” ligeiros sobre mestres da arte de alguns ofícios, dando relevo ao nome dos mesmos. Aqui, por outro lado, destaca-se sobretudo o processo de produção de forma menos suavizada que naquele, mesmo que se conte com a poesia de Auden ou com uma trilha musical mais elaborada que aquele (que, no entanto, nos primeiros planos das pás de um moinho parecia indicar uma atitude de maior influência por imagens de ape

The Film Handbook#27: Nagisa Oshima

Imagem
Nagisa Oshima Nascimento: 31/03/1932, Tamano, Okayama, Japão Morte : 15/01/2013, Fujisawa, Kanagawa, Japão Carreira  (como realizador): 1959-99 O mais original e importante realizador japonês a emergir na cena internacional desde Kurosawa , Nagisa Oshima é tanto estilisticamente versátil quanto politicamente astuto. Muitos de seus filmes tratam dos problemas enfrentados pelo Japão no pós-guerra com uma mistura de comprometimento político e brilhante inventividade formal desconhecida tanto em seu próprio país quanto no Ocidente. Após estudar história política, Oshima passou a fazer parte dos estúdios Shochiku, primeiro como assistente, depois como roteirista. Após cinco anos realizaria sua estreia como diretor com Uma Cidade de Amor e Esperança / Ai To Kibô no Machi , notável por sua atitude hostil em relação aos códigos tradicionais de comportamento que governavam o Japão contemporâneo. De fato, a obra inicial de Oshima, frequentemente em gêneros que descrevem sexo e violênc

Filme do Dia: Mifune (1999), Søren Kragh-Jacobsen

Imagem
Mifune ( Mifunes Sidste Sang , Dinamarca/Suécia, 1999). De:  Søren Kragh-Jacobsen. Rot. Original: Anders Thomas Jensen &  Søren Kragh-Jacobsen. Fotografia: Anthony Dod Mantle. Música: Thor Backhausen,  Karl Bille & Christian Sievert. Montagem: Valdis Oskarsdóttir. Com: Iben Hjejle, Anders W. Bertelsen, Jesper Asholt, Emil Tarding, Anders Hove, Sofie Gråbøl, Paprika Steen, Kjeld Nørgaard.       Kresten (Bertelsen), casa-se com Claire (Gråbøl), a filha do dono da empresa (Nørgaard) em que trabalha, e no início da lua-de-mel tem que fazer uma viajem repentina até a fazenda de sua família, devido a morte do pai. Sua esposa, que não sabia que Kresten possuía pai e um irmão, se surpreende. Na fazenda, Kresten reencontra o irmão excepcional Rud (Asholt) e contrata como empregada, uma prostituta, Liva (Hjejle), que cansada das ameaças que vem recebendo pelo telefone, pretende temporariamente ganhar dinheiro em outro ramo. Logo de início ela se surpreende com a excentricidade dos d

Filme do Dia: Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960), Fritz Lang

Imagem
Os Mil Olhos do Dr. Mabuse ( Die 1000 Augen des Dr Mabuse , Alemanha/França/Itália, 1960). Direção: Fritz Lang. Rot. Original: Fritz Lang, Heinz Oskar Wuttig, Norbert Jacques sob argumento de Jan Fethke. Fotografia: Karl Löb. Música: Gerhard Becker & Bert Grund. Montagem: Walter & Waltrault Wischniewski. Dir. de arte: Erich Kettelhut & Johannes Ott. Figurinos: Ina Stein. Com: Dawn Addams, Peter van Eyck, Gert Fröbe, Wolfgang Preiss, Werner Peters, Andrea Checchi, Marielouise Nagel, Reinhard Kolldehoff. Após o assassinato de um jornalista, policiais começam a desconfiar da influência maligna de Mabuse, tido como morto em 1932. O investigador policial Kras (Fröbe) passa a se aconselhar com o médium cego Peter Cornelius (Preiss). A rica Marion Menil tenta o suicídio do alto do Luxor Hotel, sendo salva pelo verdadeiro repórter Henry Travers (van Eyck). Henry se apaixona por Marion, que é tratada pelo fiel médico Dr. Jordan. Kras sofre uma tentativa de homicídio, que mata s

Filme do Dia: Páginas do Livro de Satã (1921), Carl Th. Dreyer

Imagem
Páginas do Livro de Satã ( Blade af Satans Bog , Dinamarca, 1921). Direção: Carl Th. Dreyer. Rot. Adaptado: Carl Th. Dreyer & Edgar Hoyer, baseado no romance de Marie Corelli. Fotografia: George Scnéevoigt. Dir. de arte: Carl Th. Dreyer. Com: Halvard Hoff, Jacob Texiere, Hallander Helleman, Ebon Strandin, Tenna Kraft, Viggo Wiehe, Emma Wiehe, Hugo Bruun, Nale Halden, Erling Hannson, Helge Nilssen, Elith Pio, Clara Pontoppidan, Carlo Wieth.           Cerca de 30 anos da era cristã, Jesus (Hoff) afirma que Judas (Texiere) será seu traidor na última ceia com os apóstolos. Quando Jesus é preso pela brigada de fariseus, Judas se despede de Jesus com um beijo, que Jesus afirma ser o beijo da traição. Na alta Idade Média, um astrônomo de renome, don Gómez de Castro (Helleman) e sua filha, Isabel (Strandin), objeto do amor do um jovem diácono são interpelados pela Santa Inquisição. Como o diácono havia concordado há pouco tempo em participar da Santa Inquisição para seu superior, ter

Filme do Dia: Casa de Bambu (1955), Samuel Fuller

Imagem
A Casa de Bambu ( House of Bamboo , EUA, 1955). Direção: Samuel Füller. Rot. Original: Harry Klainer & Samuel Füller. Fotografia: Joseph MacDonald. Música: Leigh Harline. Montagem: James B. Clark. Dir. de arte: Addison Hehr & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurines: Charles Le Maire. Com: Robert Stack, Robert Ryan, Shirley Yamaguchi, Cameron Mitchell, Brad Dexter, Sessue Hayakawa, Biff Elliot, Sandro Giglio. Eddie Kenner (Stack) é um sargento do exército americano que se infiltra no grupo criminoso de Sandy Dawson (Ryan), responsável pela morte do marido de Mariko (Yamaguchi). Mariko envolve-se com Eddie e ambos passam a residir na mansão de Dawson. Após participar de uma operação bem sucedida com a quadrilha, Eddie faz com que Mariko entregue a um policial a estratégia para o próximo golpe do grupo. Os criminosos descobrem antecipadamente, e Dawson mata outro membro da gangue, Griff (Mitchell), que havia sido afastado das atividades p