Postagens

Filme do Dia: Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema 5 (2018), Mark Cousins

Imagem
  W omen Make Film: A New Road Movie Through Cinema - 5 (Reino Unido, 2018). Direção Mark Cousins. Montagem Timo Langer. 12.   Adultos-Crianças . A narradora afirma que crianças estiveram ausentes de uma grande quantidade de filmes de gênero. em Camelos Também Choram , a mãe de um camelo recém-nascido o rejeita, apesar das tentativas dos criadores de aproximarem os dois. Em uma tenda, uma realidade diversa se dá entre uma mãe uma criança que é ninada ao som de sua canção. Em Home , a mãe do filme de Ursula Meier, leva o filho a andar de patins plena madrugada, quando a estrada se encontra deserta (e segura), buscando criar um vínculo com ele. Em Guerra ao Terror , de Kathryn Bigelow, o protagonista vivido por Jeremy Renner se desespera ao ver que o cadáver de uma criança mutilada é o que lhe vendera dvds pouco antes. Em Uma Adolescente de Verdade (1976), filme de estreia (e banido) de Catherine Breillat, uma jovem anda pelos arredores de sua casa, com uma calcinha entre os ...

O Dicionário Biográfico de Cinema#277: Van Heflin

Imagem
Van Heflin     (Emmett Evan Heflin Jr.) (1910-71), n. Walters, Oklahoma H eflin nunca aparentou ser tão suave quanto uma estrela, e não era o tipo de personalidade a conter a pressão da fantasia do público massivo. Ao contrário de muitas estrelas americanas, aparentava ser um americano reconhecível. Isto lhe serviu bem em suas melhores atuações, retratos interessantes e não sentimentais da América comum: como o tira em The Prowler  [ Cúmplice das Sombras ] (51, Joseph Losey), um estudo inventivo de um materialista atlético e superficial, um policial insatisfeito que passa seu tempo lendo revistas de musculação, e que pode ser justamente o bisbilhoteiro de Evelyn Keyes (*). A densidade do filme de Losey e sua visão do oportunismo americano contribuiu bastante para o entendimento do personagem de Heflin. E steve novamente bem como o fazendeiro de Shane  [ Os Brutos Também Amam ] (53, George Stevens), o homem franco, honrado, não muito perspicaz, tão ignorante da violên...

Filme do Dia: O Tempo Não Apaga (1946), Lewis Milestone

Imagem
  O  Tempo Não Apaga ( The Strange Love of Martha Ivers , EUA, 1946). Direção: Lewis Milestone.  Rot. Adaptado:  Robert Rossen  & Robert Riskin, baseado no conto  Love Lies Bleeding , de John Patrick.  Fotografia: Victor Milner. Música: Miklós Rózsa. Montagem: Archie Marshek. Dir. de arte: Hans Dreier & John Meehan.  Cenografia: Sam Comer & Jerry Welch. Figurinos: Edith Head. Com:  Barbara Stanywick , Van Heflin , Lizabeth Scott,  Kirk Douglas , Judith Anderson, Roman Bohnen, Darryl Hickman, Janis Wilson, Ann Doran, Mickey Kuhn. Em 1928, Martha Ivers (Wilson), garota que foge da rigidez de uma tia tirana (Anderson), para se aproximar do jovem e rebelde Sam Masterson (Hickman) mata acidentalmente sua tia, numa provinciana cidade. Sua única testemunha é o garoto Walter O´Neil (Kuhn), que silencia por pressão de Martha e pela ganância de seu pai (Bohnen), que pretende amealhar boa parte da fortuna dos Ivers. Dezoito anos após, S...

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#119: Gustavo Santaolalla

Imagem
  SANTAOLALLA, Gustavo . (Argentina, 1951-). A primeira pessoa nascida na Argentina a receber dois Oscars, Gustavo Santaolalla é um compositor, músico, líder de banda, e produtor. Nascido em El Palomar, Buenos Aires, iniciou sua carreira como músico profissional em 1967, ao co-fundar o grupo musical Arco-Íris, que fundia rock com a música tradicional argentina. Após abandonar o grupo, em 1975, fundou outro, Soluna, gravando apenas um álbum com eles, em 1977. Em 1978, embarcou para sua primeira permanência em Los Angeles, onde abraçou o rock com sua nova banda, Wet Picnic. Também escreveu sua primeira trilha para cinema, para She Dances Alone , e posteriormente retornou à Argentina, onde lançou seu primeiro álbum solo, Santaolalla , trazendo o som dos "anos oitenta" para o seu país natal. Posteriormente, foi figura-chave no desenvolvimento do rock hispânico, produzindo numerosos mexicanos, uma cantora colombiana, um trio chileno e algumas bandas de rock argentinas, enquanto se...

Filme do Dia: Kuxa Kanema - Episódio 10: Visita do Presidente da R.D.A. Erich Honecker (1979), Juca Vicente & Edgar Moura

Imagem
  Kuxa Kanema -     Episódio 10: Visita do Presidente da R.D.A Erich Honecker (Moçambique, 1979). Fotografia: Juca Vicente & Edgar Moura. Montagem: Josué Chabela. Documentário da série Kuxa Kanema , cinejornais produzidos em um Moçambique recém-tornado independente (e que serão tema de um longa documental homônimo, dirigido por Margarida Cardoso). Há uma espécie de prólogo, em que uma edição dinâmica faz como que uma síntese do que será observado ao longo do curta metragem. E cujo metrônomo parece ser a canção tribal cantada por vozes infantis trazendo, portanto, consigo o signo da utopia e esperança futura. E mesmo esse canto infantil, efetivamente, é completamente doutrinário em sua letra, falando da resistência à luta imperialista por parte dos países africanos, em uma apropriação de motivos rítmicos tradicionais para se veicular propaganda alinhada ao Partido, como tudo o mais nas imagens – e não da forma que algumas imagens são dispostas, que aqui e a...

Filme do Dia: 42nd St. Hood (c. 1957), Bob Mizer

Imagem
  42nd St. Hood (EUA, c., 1957). Direção: Bob Mizer. Com: Rick Spencer, Doug Scott. A produção tosca é um dos charmes desse curta homoerótico do pioneiro Mizer, cujos gestos do ladrão para desmobilizar sua vítima fazem os já hilários apresentados em filmes produzidos, por exemplo, pela Monogram Pictures (e homenageados por Godard em Acossado , em cena semelhante) parecerem realistas. O mesmo diga-se de passagem (sem intenção de jogo de palavras) do beco que tem seu nome escrito em um simples pedaço de papel. O assaltante parece se vestir de um modo fashion gay adiante de seu tempo. A determinado momento em que o policial dá uma prensa no assaltante, esse ao se escorar no “muro” deixa evidente o quão improvisados eram os cenários, com esse balançado de forma visível, flagrante da improvisação para uma produção que tem uma representação mais realista que algumas posteriores do mesmo realizador ( Cellmates , Delicate Convict , por exemplo). A nudez focada sobretudo nas nádegas, vest...

Filme do Dia: Platoon (1986), Oliver Stone

Imagem
  P latoon (EUA, 1986). Direção e Rot. Original Oliver Stone . Fotografia Robert Richardson. Música Georges Delerue. Montagem Claire Simpson. Dir. de arte Bruno Rubeo, Rodell Cruz & Sherman Williams. Com Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe, Johnny Depp, Keith David, Forest Whitaker, Kevin Dillon, Francesco Quinn, John C. McGinley, Reggie Johnson, Mark Moses, Corey Glover, Chris Pedersen, Dale Dye Chris Taylor (Sheen) chega com um novo grupo de soldados, a uma região do Vietnã, próxima à fronteira com o Camboja, em 1967. Embora o comando seja do inexperiente Tenente Wolfe (Moses), na prática os soldados seguem as indicações dos mais experientes sargentos Elias (Dafoe) ou Barnes (Berenger). Uma patrulha após o ano novo em 1968, defronta-se com uma aldeia vietnamita e abusos são cometidos contra a população civil. Os abusos são perpetrados por Barnes, o que provoca uma briga física entre este e o mais moderado   Elias. Quando retornam à base, são alertados pelo Capitã...