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Filme do Dia: Uma Noite em Miami...(2020), Regina King

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U ma Noite em Miami...( One Night in Miami... , EUA, 2020). Direção Regina King. Rot. Adaptado: Kemp Powers, a partir de sua peça homônima. Fotografia Tami Reiker. Música Terence Blanchard. Montagem Tarik Anwar. Dir. de arte Barry Robison & Mark Zuelzke. Cenografia Tamar Barnoon & Janessa Hitsman. Figurinos Francine Jamison-Tanchuck. Com: Kingsley Ben-Adir, Leslie Odom Jr.,  Eli Goree, Aldis Hodge, Lance Reddick, Christian Magby, Joaquina Kalukango, Nicolette Robinson. Malcolm X (Ben-Adir) se reúne em uma modesta hospedaria de Miami à noite com três das personalidades negras mais famosas dos Estados Unidos de então, Jim Brown (Hodge), astro do futebol americano que está começando a ingressar em carreira de ator no cinema, Cassius Clay (Goree), na noite em que acaba de ganhar o título mundial dos pesos-pesados no boxe e o popular cantor soul Sam Cooke (Odom Jr.). Não apenas uma reunião de congraçamento, já que pontuada por tensões, como a cobrança de Malcolm X a respeito da po

Filme do Dia: A Última Etapa (1948), Wanda Jakubowska

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  A   Última Etapa ( Ostatni Etap , Polônia, 1948). Direção Wanda Jakubowska. Rot. Original Wanda Jakubowska & Gerda Schneider. Fotografia Bentsion Monastyrsky. Música Roman Palester. Dir. de arte Roman Mann & Czeslaw Piaskowski. Com Tatjana Gorecka, Antonina Gordon-Górecka, Barbara Drapinska, Aleksandra Slaska, Barbara Rachwalska, Wladislaw Brochwicz, Edward Dziewonski, Kazimerz Pawlowski. Grupos de pessoas de diversas origens é aprisionada e levada ao campo de concentração de Auschwitz. Lá são separadas por gêneros. Dentre as mulheres, encontra-se Marta Weiss (Drapinska), que se torna quase imediatamente intérprete, por ser uma das poucas que sabe alemão, Eugenia (Gorencka), prisioneira que se torna médica e uma das vozes mais ativas na resistência à barbárie que vivenciam O que mais chama nossa atenção nessa produção, provavelmente a primeira ou ao menos uma das primeiras ficcionais a retratar em detalhe os campos de concentração – realidade que chegou a ser documentada

Filme do Dia: Chuzhoy Golos (1949), Ivan Ivanov-Vano

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    C huzhoy Golos (União Soviética, 1949). Direção: Ivan Ivanov-Vano. Rot. Original: Dmitri Tarasov. Um rouxinol encanta todos os pássaros da região com seu canto mavioso. Um pássaro maior e mais colorido, recém-chegado de viagem, afirma que seu estilo se encontra fora de moda. Feito com pompa e produção, sua apresentação é um fiasco e ele acaba sendo enxotado para seu ninho. Todos voltam a escutar e se deliciar com o som do rouxinol. Com desenho de traços clássicos e uma qualidade de animação que não fica a dever a produção contemporânea norte-americana, Ivanov-Vano constrói essa tola e extremamente autoritária visão conservadora de mundo. É mais do que evidente que o pássaro que não apenas quase ninguém gosta, como ainda chega a sofrer agressão física, o que é bastante sintomático da enorme repressão a tudo que não seja considerado de “bom gosto”, é recém-chegado dos EUA e a música que ele “canta” é o jazz. O que a animação pretende enfatizar é sobre a solidez de valores erudi

O Dicionário Biográfico de Cinema#244: Tom Mix

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  Tom (Thomas) Mix (1880-1940), n. Mix Run, Pensilvânia U m dos maiores problemas em se fazer faroestes é fazer com que os cavalos ajam sem confusão ou atraso. Você necessita de animais decentes e receptivos; necessita de atores que possam cavalgá-los e que possam levar os cavalos de volta à linha de partida rapidamente para uma nova tomada; você precisa de homens que possam lidar entre as montagens de cenários. São chamados "lutadores", e há uma tradição de pessoas que conquistou uma carreira no cinema por nenhuma melhor razão que sua habilidade com os cavalos; Ben Johnson começou assim; por anos antes de sua gloriosa performance em The Grey Fox [ A Raposa Cinzenta ], Richard Farnsworth foi dublê de cavalgadas como Red River [ Rio Vermelho ] e The Tin Star [ O Homem dos Olhos Frios ]. Por décadas, Yakima Canutt fez as mais audazes cenas como dublê. Mas ninguém chegou ao estrelato com tanta certeza quanto Tom Mix. F ilho de um madereiro, um sargento no exército que nunca tes

Filme do Dia: Bonitinha, mas Ordinária (1981), Braz Chediak

  Bonitinha, mas Ordinária (Brasil, 1981). Direção: Braz Chediak. Rot. Adaptado: Gilvan Pereira, Sindoval Aguiar, Jorge Leclette & Doc Comparato, baseado em peça homônima de Nélson Rodrigues. Fotografia: Hélio Silva. Música: John Neschling. Montagem: Rafael Justo Valverde. Cenografia: Arthur Maia & Neyd Benasconi. Figurinos: Marisa Massari. Com: Lucélia Santos, Vera Fischer, José Wilker, Milton Morais, Carlos Kroeber, Monah Delacy, Mirian Pires, Sônia Oiticica, Xuxa Lopes, Cláudia Ohana, Henriette Morineau. Edgar (Wilker) é escolhido por Maria Cecília para seu marido. Ele trabalha na firma do rico Werneck (Kroeber), que busca o casamento como forma de redimir socialmente a filha estuprada por cinco negros. Edgar aceita o “contrato”, apesar de seu interesse pela vizinha Ritinha (Fischer), arrimo de família e guardiã moral de três irmãs mais novas (Oiticica, Lopes, Ohana) que vivem com a mãe (Pires) senil. Chocado com a falta de escrúpulos de Peixoto (Morais), genro de Werneck, E

Filme do Dia: Opening Cerimonies, St. Louis Exposition (1904), A.E. Weed

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  O pening Cerimonies, St. Louis Exposition (EUA, 1904). Fotografia: A.E. Weed. Registro de momentos da cerimônia de abertura da Feira Mundial de St. Louis. Difícil se encontrar outro filme tão carregadamente simbólico de referências ao poder. O fato de se tratar da abertura de um dos eventos que mais orgulhavam e exibiam a demonstração de progresso das nações industrializadas já é bastante significativo, porém a lenta panorâmica de quase 360 graus que descreve de certa distância a multidão reunida, ressalta ainda mais não apenas o gigantismo do evento, como dos próprios prédios, que ganham uma dimensão monumental diante das pessoas. Por fim a câmera se detém praticamente aos pés da figura maior de poder, em um palanque devidamente condecorado com a bandeira norte-americana, para o discurso solene oficial e por lá se detém por um longo tempo até o final do filme. American Mutoscupe & Biograph. 3 minutos e 34 segundos.

Filme do Dia: Mysteries of London (1915), A.E. Coleby

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  M ysteries of London (Reino Unido, 1915). Direção e Rot. Original A.E. Coleby. Com Wingold Lawrence, Flora Morris, Aldan Lovat, William Collard. Chegando em casa mais cedo que o habitual, Robert Willis (Lawrence) torna ciente esposa,   e filha, Louise, de uma acusação de ter feito operações inapropriadas com   dinheiro do banqueiro Hawkhurst (Collard), podendo ser detido a qualquer hora. Os agentes chegam com uma ordem de prisão para Willis. Após uma emocionada despedida ele parte com os homens da lei. Três semanas depois é sentenciado a 14 anos de prisão. A Sra. Willis após se despedir do marido, passa mal andando com a filha no meio da rua e é acudida por transeuntes. Marchmont (Lovat), rico corretor, apieda-se de sua situação e decide cuidar da criança. Chegando em casa, Marchmont fica ciente da morte de Louise, e decide adotar a criança. 15 anos se passam. Louise, já moça, despede-se do pai e é seguida por Henry, que lhe pede a mão. Porém esta lhe confidencia amar seu irmão Fra