Postagens

Cine de America del Sur#3: Alberto Salvá

Imagem
Alberto Salvá (n. 1938). O diretor nasceu em Barcelona, em 13 de abril de 1938, e tem vivido no Brasil desde 1952. Começou a trabalhar com fotografia em 1958 e em 1963 se tornou cinegrafista. Desde então, tem estado ativo na fotografia, assim como na montagem de diferentes filmes. Fundou o grupo Câmera  com diversos amigos, realizando três curtas entre 1963 e 1966 ( A Paixão do Aleijadinho , A Sala dos Milagres , O Sol no Labirinto ). Em 1968 foi o principal mentor da primeira produção do grupo Câmara chamado Como Vai, Vai Bem? , para o qual contribuiu com três episódios. Nos anos 70 voltou-se para a direção com Vida e Glória de um Canalha . Filmografia : Como Vai, Vai Bem?  (episódios Mulher à Vista , O Apartamento , Hei de Vencer  (68); A Cama ao Alcance de Todos  (episódio Primeira Cama ) (69); Vida e Glória de um Canalha  (70); Um Homem sem Importância  (71); As Quatro Chaves Mágicas  (71); Revolveres Não Cospem Flores  (72); Ana, a Libertina ; Os Maníacos Eróticos  (72); I

Filme do Dia: O Segredo da Casa Vermelha (1947), Delmer Daves

Imagem
O   Segredo da Casa Vermelha ( The Red House , EUA, 1947). Direção: Delmer Daves. Rot. Adaptado: Delmer Daves & Albert Maltz, a partir do romance de George Agnew Chamberlain. Fotografia: Bert Glennon. Música: Miklós Rózsa. Montagem: Merrill G. White. Dir. de arte: McClure Capps. Figurinos: Frank Beetson Jr. Com: Edward G. Robinson, Lon McCallister, Allene Roberts,  Judith Anderson, Rory Calhoun, Julie London, Ona Munson, Harry Shannon. Meg (Roberts) é um jovem que cursa o ensino médio e cuja vida se encontra restrita à casa, uma fazenda onde vive sozinha com os proprietários, praticamente seus “pais adotivos”, Pete e Ellen Morgan (Robinson e Anderson). A situação muda de figura quando ela pressiona o pai para contratar o jovem colega Nath (McCallister), namorado da fútil e atirada Tibby (London), por quem se encontra interessado. O pai, mesmo com reservas, contrata-o, dada as dificuldades de lida com o trabalho cansativo, sobretudo por não ter uma perna. O pai sempre falara pa

Filme do Dia: O Pianista (2002), Roman Polanski

Imagem
O   Pianista ( The Pianist , Reino Unido/França/Alemanha/Holanda/Polônia, 2002). Direção: Roman Polanski. Rot. Adaptado: Ronald Harwood, baseado no romance de Wladyslaw Szpilman. Fotografia: Pawel Edelman. Montagem: Hervé de Luze. Dir. de arte: Allan Starski & Sebastian T. Krawinkel. Cenografia: Gabrielle Wolff. Figurinos: Anna B. Sheppard. Com: Adrien Brody, Emilia Fox, Michal Zebrowski, Ed Stoppard, Maureen Lipman, Frank Finlay, Jessica Kate Meyer, Julia Rayner. O pianista Wladislaw Szpilman (Brody) e sua família, começam gradualmente a sentir os efeitos da repressão alemã aos judeus na Polônia ocupada a partir de 1938. Depois de limitados a uma pequena área geográfica de Varsóvia, aos poucos passam a ser enviados aos campos de concentração. O grupo acaba tendo a mesma sorte de milhares de outros só que, na última hora, Wladislaw é libertado por um conhecido que aprecia seu talento. Com a ajuda de um casal de alemães, a violencelista Dorota (Fox) e o ator Jurek (Zebrowski), i

Filme do Dia: Os Homens Preferem as Louras (1953), Howard Hawks

Imagem
O s Homens Preferem as Louras ( The Gentlemen Prefer the Blondes ,EUA, 1953). Direção: Howard Hawks. Rot. Adaptado: Charles Lederer, a partir da comédia musical de Anita Loos & Joseph Field. Fotografia: Harry J. Wild. Música: Leigh Harline, Lionel Newman, Hal Schaefer & Herbert W. Spencer. Montagem: Hugh S. Fowler. Dir. de arte: Lyle R. Wheeler & Joseph C. Wright. Cenografia: Claude E. Carpenter. Figurinos: Travilla. Com: Marilyn Monroe, Jane Russell , Charles Coburn, Elliot Reid, Tommy Noonan, George Winslow, Marcel Dalio, Taylor Holmes. A dupla Lorelei (Monroe) e Dorothy (Russell) se apresenta em cabarés e sonha em encontrar o verdadeiro amor (Dorothy) ou um homem rico (Lorelei). Lorelei se encontra no caminho certo, pois o filho do magnata Esmond (Holmes), Gus (Noonan), encontra-se completamente apaixonado por seus “dotes” naturais. Lorelei decide viajar para Paris, acompanhada da amiga. No navio encontra-se também o detetive particular Ernie Malone (Reid), que

Filme do Dia: Uma Mulher Casada (1964), Jean-Luc Godard

Imagem
U ma Mulher Casada ( Une Femée Mariée: Suite de Fragments d´un Film Tourné en 1964 , França, 1964). Direção e Rot. Original: Jean-Luc Godard. Fotografia: Raoul Coutard. Montagem: André Choty, Françoise Collin, Agnès Guillemot & Gérard Pollicand. Dir. de arte: Henri Dogaret. Figurinos: Laurence Clervel. Com: Marcha Méril, Bernard Nöel, Philippe Leroy, Cristophe Bourseiller, Roger Leenhardt, Margaret Le Van, Véronique Duval, Rita Maiden, Georges Liron. Charlotte (Méril), grávida, pretende escolher entre o marido, Pierre (Leroy), piloto de avião e o amante, Robert (Nöel), ator. Godard, de uma maneira completamente diversa da de Antonioni com seu contemporâneo Deserto Vermelho , faz suas considerações sobre um triângulo amoroso onde o que menos importa, ainda menos que em Antonioni – onde, por sinal o triângulo nem chega a ser formado – é se utilizar a tradicional estrutura dramática de representação de tais situações (ao contrário, por exemplo, de Corações Livres , onde a forma

Filme do Dia: Boa Sorte, Meu Amor (2012), Daniel Aragão

Imagem
B oa Sorte, Meu Amor (Brasil, 2012). Direção: Daniel Aragão. Rot. Original: Daniel Aragão, Gregorio Graziosi & Daniel Aragão. Fotografia: Pedro Sotero & Daniel Aragão. Montagem: Daniel Aragão & Luiz Otávio Pereira. Dir. de arte: Juliano Dornelles. Com: Vinicius Zinn, Christiana Ubach,  Gregorio Graziosi, Maeve Jinkings, Carlo Mossy, Rogério Trindade, Zezé Matos. Dirceu (Zinn) trabalha numa empresa de demolições. Maria (Ubach) tenta se afirmar como música, fazendo bicos. Ambos possuem origens sertanejas mas moram no Recife. Dirceu, playboy que não consegue se ligar afetivamente a ninguém, apaixona-se  por Maria. Porém, num jantar que oferece aos amigos, Maria não aparece. Ele a busca no apartamento que dividia com um amigo, mas não a encontra. Maria, grávida, pensa em fazer um aborto. Desesperado, ele viaja até o interior em que ambos nasceram, encontrando sua humilde mãe, assim como seu rico pai. Se os excessos ficassem restritos ao seu exuberante visual, presente já de

Filme do Dia: En Tus Brazos (2005), François Xavier-Goby & Matthieu Landour

Imagem
E n Tus Brazos (França, 2005). Direção: François Xavier-Goby & Matthieu Landour. Rot. Original: François Xavier-Goby, Edouard Jouret & Matthieu Landour Grande mestre do tango dos anos 20, relembra seus dias de glórias em uma cadeira de rodas ao qual ficou condenado após um acidente de trabalho. Porém, nem as limitações de sua atual situação são capazes de interromper a vontade voltar a dançar com sua parceira nessa animação em 3D, evidente tributo ao tango, porém talvez demasiado dependente da imagística do próprio cinema de ação ao vivo. SupInfoCom. 5 minutos e 20 segundos.